Prefeitos, ex-prefeitos e ex-candidatos a prefeitos no interior maranhense avaliam o efeito nas pesquisas de intenção de votos e a influência do seu eventual apoio a um candidato a governador
Uma série de pesquisas, de vários institutos, estão sendo analisadas por lideranças políticas de vários municípios nesta reta final de 2021.
Os números avaliam o desempenho, sobretudo, dos prefeitos, mas também medem o peso do apoio desses prefeitos a um candidato a governador.
É o caso, por exemplo, de Santa Rita, município governador pelo prefeito Hilton Gonçalo (Avante), aliado do vice-governador Carlos Brandão (PSDB).
O Instituto Conceito apresentou Brandão aos moradores de Santa Rita normalmente como candidato, mas também mediu seu desempenho quando apresentado como candidato apoiado por Gonçalo.
A diferença é gritante.
Na pesquisa espontânea em Santa Rita, quem lidera é o senador Weverton Rocha (PDT), que fica à frente tanto de um tal “candidato de Flávio Dino (PSB)” quanto do próprio Brandão.
Mas quando Carlos Brandão é apresentado na planilha como “candidato de Dr. Hilton”, seus índices vão para 46,55%, contra 14,83% de Weverton.
Em Barra do Corda, o Instituto Inop perguntou ao eleitor se ele “Votaria em um candidato a governador apoiado por Rigo Teles”.
Resposta: 54,36% responderam que, “sim, votariam.”
Rigo Teles tem relações históricas com Brandão, mas ainda não definiu o seu apoio oficial nas eleições de 2022.
De qualquer forma, as pesquisas ora em análise pelas lideranças municipais e seus pretensos candidatos servem para medir a força do interior logo no início do ano eleitoral.
Vários outros municípios também fizeram levantamentos neste fim de ano…