O apelo de André Nascimento para conseguir um transplante de fígado para a companheira, Perla, terminou com a realização da cirurgia em menos de 24 horas. O caso foi citado pelo governador Carlos Brandão ao anunciar que o Maranhão zerou a fila de espera por transplante de fígado.

Segundo Brandão, a rapidez no atendimento foi possível porque o Estado passou a contar com disponibilidade para atender pacientes que aguardavam pelo procedimento.
“Esse procedimento só foi realizado em menos de 24 horas porque zeramos a fila de transplante de fígado no Maranhão”, afirmou o governador.
Brandão destacou ainda que o Maranhão avançou no ranking nacional de transplantes. De acordo com ele, o Estado, que anteriormente ocupava a última posição, agora está em 11º lugar.
O governador também fez questão de afastar qualquer interferência externa na definição do atendimento. “Não aconteceu por interferência política, jurídica ou por pressão de rede social”, declarou.
Para garantir o atendimento de Perla, foram mobilizadas equipes do Hospital da Ilha, Hospital Carlos Macieira, Complexo Regulador Estadual, Central de Regulação de Leitos, Central de Transporte e Ambulância e Central Estadual de Transplantes. O Hospital Universitário Presidente Dutra também participou do acompanhamento, além da atuação da Força Aérea Brasileira.
Brandão informou ainda que a fila de transplantes de córnea também apresentou uma redução expressiva. O número de pacientes caiu de mais de mil, em 2022, para cerca de 150 atualmente. A previsão do Governo do Estado é zerar essa espera até o final do ano.
As ações integram o Plano de Aceleração de Transplantes, implantado em 2023 pela Central Estadual de Transplantes, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e participação de hospitais públicos e instituições parceiras.