Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Maranhão vence premiação nacional com Programa Escola Digna

 

A premiação valoriza profissionais dedicados à promoção de serviços públicos de qualidade

A premiação valoriza profissionais dedicados à promoção de serviços públicos de qualidade

Os impactos e resultados do Programa Escola Digna na Educação do Maranhão ganharam destaque nacional e levaram a maior política de investimentos educacionais da história do Estado a receber o Prêmio Espírito Público, na categoria ‘Equipes que Transformam’, com o eixo setorial de Educação. A premiação ocorreu em cerimônia transmitida pelo YouTube, na noite desta quarta-feira (15).

O Prêmio Espírito Público é uma realização do Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, que neste ano escolheu servidores nas categorias: Pessoas que Transformam, Equipes que Transformam e Instituições que Transformam. A premiação valoriza profissionais dedicados à promoção de serviços públicos de qualidade.

O anúncio dos premiados foi feito pela atriz Elisa Lucinda. “Parabéns à equipe do Programa Escola Digna, que projeto fantástico. Conheci através de vocês e fiquei encantada, querendo que o Brasil todo copie. Um grande exemplo para inspirar e reverberar por esse país”, ressaltou Lucinda.

“O sucesso do Programa, em cada espaço escolar deste estado, é justificado pela conjunção de fatores, resultado da vontade e determinação política de seu idealizador, o governador Flávio Dino. Parabéns, equipe! Parabéns, Maranhão! Orgulho de fazer parte do maior Programa Educacional do Brasil”,

apontou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Felipe Camarão pedirá filiação ao Partido dos Trabalhadores – Zeca Soares

O Escola Digna foi criado em 2015, no primeiro dia de gestão do governador Flávio Dino, inicialmente para substituição de estruturas inadequadas de ensino e aprendizagem espalhadas no Maranhão. Em seguida foi ampliado e passou a ser uma política que reverteu os baixos indicadores educacionais do estado, demonstrado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que saltou de 2,8 em 2013 para 3,7, no último ano da avaliação, em 2019.

Além disso, o Escola Digna contabiliza aproximadamente 1,4 mil obras no setor da Educação entre construções de prédios escolares, reformas, revitalizações e investimentos em equipamentos com quadra poliesportivas, bibliotecas, laboratórios, ruas dignas próximas a unidades escolares, etc.

Também recebeu os holofotes da premiação pela expansão das escolas em tempo integral promovida pelo programa, saindo de zero matrícula para mais de 26 mil, com 79 unidades de ensino em todo o estado. Os benefícios do Escola Digna incluem investimentos pedagógicos na aprendizagem dos estudantes, ações de educação inclusiva, formação de educadores e o fortalecimento do Ensino Médio com a aprovação dos estudantes da rede pública em vestibulares.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*