Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Não deixe que sua decoração apague a luz e o brilho do seu Natal

_Equatorial Maranhão orienta sobre decoração natalina com segurança e economia_

Quando chega o mês de novembro, muitas famílias já começam a se organizar para entrar no clima das festividades de Natal, e iniciar a decoração natalina com muitos elementos que remetam ao período mais iluminado e esperado do ano. A saga começa na escolha dos itens de decoração para suas casas e empresas, e é neste momento que se deve estar atento para não cair em armadilhas que podem pesar no bolso e também comprometer a segurança.

Nesse sentido, a Equatorial Maranhão traz informações de utilidade pública que podem auxiliar o consumidor na hora de fazer sua decoração. Segundo o Técnico de Segurança da distribuidora de energia, Carlos Prazeres, o cuidado com a decoração de Natal já deve começar no momento da compra. “É essencial que os produtos luminosos sejam de boa procedência e tenham o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ”, destacou Carlos. “Investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, é a melhor opção de decoração, além de mais bonitas são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas. Alguns cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga nas instalações elétricas internas das residências, um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin, o famoso “T”, o ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor) ”, complementa.

Para evitar acidentes, é importante, ainda, montar a árvore de natal distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito e sempre que for se ausentar de casa a orientação é retirar os itens decorativos da tomada.

Deve-se tomar o máximo de cuidado com a ornamentação de áreas externas, já que nesse período o estado está vulnerável às chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes, como choques, curtos-circuitos e até incêndios, além do perigo de quedas. A Equatorial Maranhão orienta a não decorar lugares próximos à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica para ornamentação ou para servir de apoio.

Deixar sua decoração natalina segura é importante para que as crianças e adultos possam aproveitar ao máximo essa época sem acidentes com eletricidade. Seguindo essas orientações, você estará protegendo a sua casa e a sua família. Depois é só curtir as festas de fim de ano com segurança.

Em situações de risco com energia é importante ligar para o Corpo de Bombeiros (190) para buscar socorro, e para a Central de Atendimento (116) da Equatorial Maranhão em situações que envolvam a rede de distribuição de energia elétrica.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*