União Brasil e Federação PSDB/Cidadania realizam convenções, encerrando calendário de homologações e consolidando alianças e chapas para as eleições no Maranhão

O calendário das convenções partidárias para as eleições de 2026 chega ao fim nesta quarta-feira (5) no Maranhão com a realização dos atos políticos do União Brasil e da Federação PSDB/Cidadania. As duas legendas deixaram para a data-limite prevista pela Justiça Eleitoral a oficialização de suas chapas e alianças, encerrando um período marcado por intensas negociações de bastidores e pela definição dos principais palanques que disputarão o Governo do Estado.
Depois de convenções realizadas por partidos como MDB, PT, PSD, PL, PRTB e outras legendas ao longo dos últimos dias, caberá ao União Brasil e à Federação PSDB/Cidadania concluir oficialmente o ciclo de homologações. Ambas as siglas chegam ao último dia do prazo com papel estratégico na composição do grupo governista liderado pelo candidato Orleans Brandão (MDB).
O União Brasil realiza sua convenção estadual das 14h às 18h, no Auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em São Luís. Sob o comando do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, líder da bancada da legenda na Câmara dos Deputados, o partido deve homologar sua participação na aliança que apoia Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado, além de confirmar uma das maiores nominatas para as disputas proporcionais de deputado federal e deputado estadual.
Além da composição majoritária, o União Brasil aposta em uma chapa proporcional competitiva. Pedro Lucas será o principal nome da legenda para a Câmara Federal, enquanto o deputado estadual Neto Evangelista desponta como uma das principais lideranças da nominata para a Assembleia Legislativa, ao lado de prefeitos, ex-parlamentares e lideranças regionais. Também nesta quarta-feira, das 10h às 12h, a Federação PSDB/Cidadania realiza sua convenção no Salão de Eventos do Hotel Premier, na Ponta d’Areia, em São Luís. O evento será conduzido pelo deputado federal Juscelino Filho, responsável pela articulação política das duas legendas no Maranhão.
A federação chega ao encerramento do prazo de convenções com o objetivo de homologar suas chapas proporcionais e deliberar sobre as atas referentes às coligações majoritárias. Segundo lideranças do grupo, o trabalho realizado nos últimos meses priorizou a atração de prefeitos, vereadores e lideranças municipais para fortalecer a presença das duas siglas nas eleições deste ano.
Na disputa pela Câmara dos Deputados, Juscelino Filho figura como o principal nome da federação para buscar a renovação do mandato. Já para a Assembleia, a estratégia concentra-se na formação de uma chapa composta por quadros tradicionais do PSDB e novas lideranças políticas do interior maranhense, com o objetivo de ampliar a representação do grupo no Parlamento estadual.