Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Gestão Chiquinho FC segue valorizando os professores de Codó

Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), realizou um grande encontro com servidores efetivos da Educação Municipal no clube FC Show. O evento reuniu 645 professores da rede pública de ensino e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, do secretário municipal de Administração, Daniel Silveira, do secretário municipal de Finanças, Ivaldo José, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), além de autoridades municipais e profissionais da educação.

Durante o encontro, o prefeito anunciou o pagamento de R$ 6.739.000,00 referentes à indenização de licença-prêmio, beneficiando 645 professores efetivos do município. O pagamento representa a garantia de um direito adquirido pelos servidores, sem a necessidade de intervenções judiciais, diferentemente do que ocorria em gestões anteriores, quando muitos professores precisaram recorrer à Justiça para ter seus direitos reconhecidos.

A licença-prêmio é um direito do servidor público, concedido a cada cinco anos de efetivo exercício, garantindo três meses de licença com remuneração integral. A iniciativa da gestão municipal assegura o cumprimento da legislação e reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da educação.

Outro destaque do encontro foi o anúncio de que, entre os 217 municípios, Codó foi o único a encerrar o ano com todos os recolhimentos previdenciários devidamente quitados, demonstrando equilíbrio fiscal e responsabilidade com os servidores.

O prefeito também apresentou o cronograma de benefícios e pagamentos previstos para a educação em 2025: 16/12: pagamento do valor retroativo das progressões dos professores; 19/12: pagamento do 13º salário dos servidores; 22/12: pagamento da folha geral; e 24/12: pagamento da licença-prêmio.

Em seu discurso, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância do investimento nos educadores para o desenvolvimento do município.

“Só podemos promover uma educação de qualidade se investirmos nos professores. O professor é o profissional que forma todas as outras profissões. Temos a preocupação de valorizar nossos educadores, reconhecendo seus direitos e garantindo aquilo que é deles. Reafirmo o compromisso da nossa gestão com a valorização de todos os servidores”, afirmou.

Com a realização desses pagamentos, a Prefeitura de Codó reafirma o compromisso com a valorização dos profissionais da educação, garantindo melhores condições de trabalho, fortalecendo o ensino público e promovendo uma educação mais justa e de qualidade.

Equatorial Maranhão informa sobre atendimento durante os feriados de fim de ano

As festividades de final de ano se aproximam e, durante a semana do Natal, a Equatorial Maranhão reforça que o atendimento presencial será realizado até o dia 24 de dezembro (quarta-feira), das 8h às 12h, com retorno das atividades na sexta-feira, 26 de dezembro, em horário normal. Já no período de Ano Novo, as unidades funcionarão até o dia 31 de dezembro (quarta-feira), também das 8h às 12h, retomando o atendimento regular na sexta-feira, 2 de janeiro.

Diante disso, a Distribuidora orienta que os clientes que necessitarem de atendimento presencial antecipem sua ida às agências ou utilizem os canais digitais da empresa. Para os participantes do programa de troca de materiais recicláveis por bônus na fatura de energia, a recomendação é antecipar ou reagendar a entrega dos materiais.

Em caso de falta de energia, os clientes podem registrar a ocorrência pelo WhatsApp, por meio da Clara, Assistente Virtual da Equatorial Maranhão, no número (98) 2055-0116. Pelo canal, também é possível consultar débitos, emitir segunda via de contas, obter código para pagamento, entre outros serviços.

A Distribuidora disponibiliza ainda a Agência Virtual, no site www.equatorialenergia.com.br, onde os clientes podem solicitar religação, trocar a titularidade da conta, alterar a data de vencimento e realizar diversas outras solicitações, com mais comodidade. Além disso, a Central de Atendimento 116 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com ligação gratuita.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Plano Operacional: Equatorial Maranhão traça estratégias para atuação durante o período chuvoso

_O plano reforça equipes de campo e ativa sala integrada para resposta rápida às ocorrências_

A Equatorial Maranhão vem monitorando os dados meteorológicos emitidos pela Climatempo e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com esses órgãos, os estados do Nordeste devem registrar chuvas acima da média até o final do mês de dezembro. Em todo o Maranhão o regime chuvoso já começou, especialmente na região sul e deve se intensificar nas próximas semanas. Diante desse cenário marcado pelo aumento das chuvas, ventos e maior incidência de descargas atmosféricas, a Equatorial Maranhão intensificou suas ações preventivas e já ativou seu Plano Operacional.

A estratégia tem como objetivo garantir agilidade no atendimento às ocorrências, com segurança para a população e continuidade do fornecimento de energia elétrica em todo o estado. Só no interior do Maranhão, mais de 2 mil equipes estão mobilizadas. Para São Luís, Rosário e Barreirinhas, o efetivo será de 350 equipes, reunindo mais de 810 técnicos e eletricistas.

*Reforço operacional e investimentos em tecnologia*

A coordenação das ações ocorre por meio do Centro de Operações Integradas (COI), responsável pelo monitoramento em tempo real da rede elétrica em todos os municípios maranhenses. Este ano, a Equatorial ampliou seus investimentos em tecnologia, adotando sistemas de telemetria, religadores automáticos, monitoramento remoto e plataformas integradas de comunicação. A Equatorial investiu mais de R$ 170 milhões na modernização do gerenciamento da rede de distribuição com a aquisição do sistema ADMS, elevando a inteligência operacional e reduzindo falhas. Também reforçou a comunicação em campo ao disponibilizar conectividade via satélite (Starlink) para 100% das equipes de plantão, garantindo internet estável mesmo em áreas remotas, com mais agilidade e segurança no atendimento.

“Essas ações reforçam o nosso compromisso com a segurança da população, a continuidade do fornecimento e a redução dos impactos causados pelos eventos climáticos na nossa região. Mesmo diante dos desafios do período chuvoso, devemos garantir que nossos clientes tenham energia segura e confiável. Estamos preparados para atuar com a maior agilidade possível”, destaca o Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Sergio Carvalho. O Superintendente também comenta os desafios que as equipes de campo enfrentam no restabelecimento do fornecimento neste período, já que, quanto mais intenso o volume de chuvas, maior a dificuldade de acesso em alguns pontos específicos.

*Sistema de proteção da rede elétrica*

É importante destacar que, em situações de chuva, o sistema automático de proteção e segurança da rede elétrica atua desligando circuitos preventivamente e realizando religamentos automáticos. Nesses casos, o desligamento não configura uma interrupção de energia e não há necessidade de registro, pois o próprio sistema restabelece o fornecimento em poucos minutos.

Além de todas essas medidas, a Equatorial Maranhão atua de forma integrada com a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil, mantendo um canal permanente de cooperação. Quando necessário, conta também com o apoio de órgãos municipais e estaduais, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Festas com segurança: Equatorial Maranhão orienta sobre ligações provisórias para comemorações de fim de ano

_Distribuidora alerta sobre necessidade de solicitar com antecedência ligações provisórias de energia nesse período_

Com a chegada das festas de fim de ano, as confraternizações, eventos privados e comemorações públicas se intensificam em todo o estado. Para garantir que essas celebrações aconteçam com segurança e sem riscos à população, a Equatorial Maranhão reforça a importância da solicitação antecipada de ligações provisórias de energia elétrica, serviço destinado a comerciantes temporários, vendedores ambulantes, produtores de eventos e responsáveis por estruturas montadas para festividades.

Durante esse período, aumentam as instalações de barracas de alimentos e bebidas, palcos e tendas para gerar renda extra. A Distribuidora alerta que, antes de iniciar qualquer atividade comercial ou realizar eventos privados, é essencial formalizar a solicitação da ligação provisória, que deve ser feita com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência para clientes de baixa tensão e 30 dias úteis antes da data do evento para clientes de média e alta tensão.

Além de garantir energia de forma regular e segura, o procedimento evita riscos de acidentes e combate ligações clandestinas, prática ilegal e passível de punições, que pode provocar choques elétricos, incêndios e interrupções no fornecimento.

*Prazo e orientações*

*Clientes Baixa tensão*
As solicitações de ligação provisória devem ser registradas com antecedência mínima de cinco dias úteis da data desejada, nas agências de atendimento presencial da Equatorial Maranhão. Para formalizar o pedido, é necessário informar:

• Período em que a energia será utilizada;
• Documento oficial com foto (RG) e CPF;
• Dados completos do local da instalação;
• Informações sobre a carga elétrica que será utilizada (os aparelhos elétricos).

*Cliente Média e alta tensão*
Para solicitações que envolvam grandes cargas ou exijam instalação de transformadores, como é o caso de prefeituras e eventos de maior porte, o atendimento deve ser feito diretamente com a Gerência de Grandes Clientes, por meio dos consultores especializados da Distribuidora.

No caso de eventos públicos ou espaços privados de terceiros, também podem ser necessárias autorizações específicas do proprietário ou da prefeitura municipal.

*Para que todos possam aproveitar as festas com tranquilidade, a Equatorial orienta:*
• Nunca realize intervenções na rede elétrica por conta própria;
• Em caso de acidentes, não toque na vítima e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192);
• Ocorrências relacionadas à rede elétrica devem ser informadas pela Central 116.

“Além de garantir fornecimento regular em um período de alta demanda, o procedimento permite avaliação técnica, proteção contra sobrecargas e segurança das instalações. A ligação provisória garante tranquilidade e regularidade ao fornecimento de energia durante as festas”, explica o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade.

*Combate às irregularidades*

A Equatorial Maranhão reforça que ligações irregulares serão identificadas e suspensas durante as festividades. A Distribuidora atuará em conjunto com órgãos públicos para coibir práticas clandestinas e preservar a segurança da população.

*Operação especial para as festas de fim de ano*

Para assegurar um Réveillon tranquilo a milhares de famílias maranhenses, a Equatorial Maranhão implantou um Plano Operacional especial para todo o estado. As ações entram em vigor de 24 de dezembro e seguem até 1º de janeiro de 2026, com a ampliação das equipes de atendimento emergencial, técnicos em regime de plantão 24h, monitoramento contínuo da rede elétrica e reforço estratégico em áreas de grande circulação. O objetivo é garantir estabilidade no fornecimento, reduzir o risco de interrupções e agilizar o atendimento a eventuais ocorrências.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Brandão inicia entrega de motos e kits de trabalho e segurança da primeira fase do Avança Maranhão

Neste domingo (21) ocorreu a solenidade de apresentação dos primeiros beneficiários do ‘Programa Avança Maranhão: Trânsito Seguro é a Gente que Faz – Eixo Formação e Capacitação de Motociclistas’ na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), na Vila Palmeira.

O momento marcou o início da entrega de 100 motociclistas zero quilômetro para os beneficiados.

Na ocasião, os motoristas premiados no primeiro sorteio do programa apresentaram às equipes do Detran/MA a documentação prevista no edital, como o CNH na categoria A há pelo menos dois anos, curso especializado de motofretista ou mototaxista, inscrição no CadÚnico, entre outros requisitos do programa.

Além dos veículos novos, os condutores também recebem equipamento de segurança, como capacete, e kits para o trabalho de mototáxi ou motofrete, incluindo colete refletor e mochila de delivery.

O sorteio da primeira fase foi voltado para as 10 cidades com mais habitantes no estado: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Paço do Lumiar, Codó, Açailândia, Bacabal e Balsas.

A entrega das motos começou pela Grande São Luís e seguirá para os demais municípios. Ao todo, até o final das três fases do programa, serão entregues 2 mil motocicletas sem custos para os contemplados, incluindo o emplacamento, que será gratuito.

“Serão entregues 2 mil motocicletas e vamos começar com 100, mas esse número pode aumentar uma vez que o governo vai tentar mais parcerias e as empresas estão com ânimo para participar. Já fizemos várias ações para beneficiar os condutores que mais precisam, mas faltavam os itens de segurança, como o capacete, e vamos conseguir distribuir 70 mil pelo estado inteiro, pois capacete salva vidas”, informou o governador Carlos Brandão.

A gestão estadual possui um conjunto de medidas que contempla os condutores no Maranhão. Como o CNH Social, que destinou 10 mil vagas para carteira de motorista gratuita e que será ampliado, diante da redução de custos com essa documentação a partir das decisões recentes do Governo Federal para baratear os custos da habilitação.

“Depois da CNH Social, que foi sucesso absoluto, hoje temos mais esse presente para o Natal dos maranhenses: o Avança Maranhão. Esse é um programa voltado para a mobilidade do trânsito e para pautar a saúde, a educação para o trânsito e assim resguardar vidas. Nossa ideia não é apenas gerar emprego e renda, mas garantir um trânsito muito melhor para todos”, destacou o diretor-geral do Detran/MA, Diego Rolim.

O cuidado com o aumento da segurança no trânsito também foi ressaltado pelo presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais de São Luís (Sindmoto SLZ), Luiz Gonçalo. Ele parabenizou a gestão estadual pela iniciativa com a entrega de motocicletas, equipamentos de segurança para as atividades e, também, com o curso de qualificação.

“É um programa que veio na hora certa para abranger uma categoria que necessita dessa ferramenta para o seu trabalho, para o seu dia a dia. Então é muito gratificante essa consciência do governo, porque com certeza beneficiará muitos pais de família em todo o estado. Essa iniciativa de sortear as motos e o curso de capacitação é essencial para ter a consciência sobre a importância e o cuidado de conduzir vidas”, observou.

Parceria com a iniciativa privada

O Avança Maranhão é coordenado pelo Detran/MA e também conta com a articulação da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), que junto à iniciativa privada concretizou a parceria para a doação das motos. O programa conta com a contrapartidas das empresas Agroserra, FC Oliveira e Gees.

“Essa é uma oportunidade que o Governo do Estado está dando. Essas pessoas poderão fazer um bom trabalho e melhorar sua atividade econômica e a renda familiar. É importante dizer que esse trabalho é fruto de uma parceria com a iniciativa privada. As empresas que recebem benefício fiscal do Estado estão dando uma contribuição social para ajudar com as políticas de desenvolvimento”, explicou o secretário da Seinc, Júnior Marreca.

Em boa hora

Os beneficiários desta primeira etapa do Avança Maranhão afirmaram que o benefício chegou na hora certa. Paulo Silveira Ribeiro, 37 anos, trabalha há seis anos como mototaxista, mas ainda estava pagando o financiamento da motocicleta e agora terá um veículo completamente quitado para trabalhar.

“Há muito tempo não víamos uma oportunidade dessa e o governo está agindo de uma maneira excelente com a população e com os trabalhadores que estão buscando trabalhar para dar o sustento às suas famílias. Às vezes por não ter uma moto quitada, ficava mais difícil de levar o alimento para casa. Com a moto quitada, a renda que você fizer vai para dentro de casa, não tem mais aquela despesa da prestação”, pontuou.

Aloisio Monteiro Júnior, 44 anos, começou a trabalhar este ano como mototaxista e poder contar com um veículo novo e sem nenhuma prestação pendente fará muita diferença no seu dia a dia.

“Muda muita coisa para a minha vida, vai ajudar bastante, especialmente nesse final de ano, até a questão psicológica, pois a gente se sente mais tranquilo para trabalhar. É um alívio. Essa iniciativa do governo é maravilhosa, ajuda as pessoas que estão necessitando, então é essencial continuar com essa ação”, afirmou.

Instituto Maná e Prefeitura de Codó convidam a comunidade para a Cantata “Natal no Egito”, em Codó

Cantata “Natal no Egito”

O Instituto Maná é a Prefeitura Municipal de Codó convidam toda a comunidade codoense para a culminância do projeto Vozes que transformam.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Maná em parceria com a SEMCTI, as escolas municipais Remy Archer, Reinaldo Zaidan e E.M.T.I. Rosalina Zaidan, utilizando a música como ferramenta de aprendizado e cidadania.

Para celebrar os resultados dessa jornada e o espírito natalino, aproximadamente, 110 alunos sobem ao palco para apresentar a belíssima Cantata Natal no Egito. Um espetáculo inesquecível, onde a música e a história se encontram para mostrar que a arte, de fato, transforma vidas. ✨🎄

Venha prestigiar o talento das nossas crianças e adolescentes e o Natal Encantado que traz Fé, Paz e Luz!

Data: 23 de dezembro (terça-feira)
🕢 Horário: 19h
📍 Local: Praça São Sebastião

Sua presença tornará essa noite ainda mais brilhante! ❤️

INSTITUTO MANÁ – AMPARANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CODÓ

#VozesQueTransformam #NatalNoEgito #Codo #InstitutoMana #PrefeituradeCodó #SEMECTI #SecretariadeCultura #EscolaRemyArcher #ETIRosalinaZaidan# #EscolaReinaldoZaidan

Vereador Nunes do Náutico participa de importantes conquistas para Codó

O vereador Nunes do Náutico participou, nesta sexta-feira (19/12), de momentos marcantes para o município de Codó, celebrando grandes conquistas voltadas à população. Entre as ações do dia, esteve presente na entrega dos títulos de regularização fundiária dos bairros Santa Terezinha, Santo Antônio e Codó Novo, por meio do programa A Casa é Sua, que garante dignidade, segurança jurídica e a realização do sonho da casa regularizada para dezenas de famílias.

A iniciativa representa um avanço significativo na política habitacional do município, promovendo inclusão social e valorização dos moradores. O parlamentar parabenizou o prefeito Chiquinho FC e a Prefeitura de Codó pelo compromisso e empenho em levar cidadania às comunidades, reforçando a importância de ações que transformam a vida das pessoas.

Encerrando a agenda do dia, o vereador também marcou presença na Corrida Movimento 1000%, promovida pelo deputado Francisco Nagib, um evento esportivo que reuniu corredores e incentivou a prática de atividades físicas, além de fortalecer a integração entre esporte, saúde e comunidade em Codó.

Vereador Teonilo prestigia formatura geral e homenagens à policiais e parceiros do 17º BPM de Codó

Na última quinta-feira (18), o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar (17º BPM), tenente-coronel Senilson, promoveu em Codó uma formatura geral com a tropa, marcando um importante momento de alinhamento institucional, reconhecimento e fortalecimento da segurança pública no município.

0O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, e do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Wallace Amorim, que acompanharam a apresentação do panorama atual da segurança pública em Codó. Durante a solenidade, foram destacados os avanços, desafios e estratégias adotadas para garantir mais tranquilidade à população.

 Vereador Teonilo do Garra – parceiro e colaborador do 17º Batalhão

Na ocasião, policiais militares foram homenageados e reconhecidos como destaques pelos relevantes serviços prestados ao longo do ano, em um gesto de valorização do trabalho desempenhado pela tropa. O momento também foi marcado pela confraternização, celebração e agradecimento a Deus por mais um ano de dedicação, reforçando a união entre comando e efetivo.

Além dos militares, representantes de diversos segmentos da sociedade, como a comunicação e outros setores, também foram certificados em reconhecimento ao compromisso, cooperação e apoio às políticas públicas desenvolvidas no município, evidenciando a importância da parceria entre a Polícia Militar e a sociedade civil. Representando o Poder Legislativo de Codó, o vereador Teonilo do Garra recebeu o reconhecimento do 17º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (17º BPM) por sua relevante contribuição para o fortalecimento da segurança pública no município de Codó.

Com muita alegria, nós estamos aqui no 17º Batalhão, aonde houve a formatura e promoção de policiais e homenagens aos colaboradores desta honrosa corporação. É uma solenidade de valorização desta entidade, nossos policiais e sua grande importância para a cidade de Codó e nossa sociedade. Agradeço ao convite, as homenagens e parabenizo o tenente coronel Senilson e toda a Polícia Militar do Maranhão por este grande momento”, ressaltou o vereador

A solenidade reafirmou o compromisso do 17º BPM com a segurança da população de Codó, fortalecendo laços institucionais e destacando a atuação integrada como essencial para a promoção da ordem e da paz social.

“A Casa é Sua”: Codó encerra 2025 com mais de 1,5 mil famílias donas do próprio lar

_Prefeitura de Codó entrega 500 novos títulos de propriedade e faz história na regularização fundiária do município._

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizou nesta sexta-feira (19) mais uma etapa do programa “A Casa é Sua”, considerado a maior iniciativa de regularização fundiária da história do município. Esta foi a última etapa de entregas do ano de 2025 e contemplou 500 famílias dos bairros Santa Terezinha, Santo Antônio e Codó Novo.

Com a nova entrega, o programa alcançou a marca de 1.513 títulos de propriedade concedidos ao longo do ano, garantindo segurança jurídica e mais dignidade às famílias beneficiadas. A solenidade de entrega aconteceu no Clube FC Show e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), da coordenadora-geral do programa, Ana Lúcia Santos, do tabelião Acy Brandão, membros da Comissão de Regularização Fundiária Urbana (REURB), além de autoridades municipais e moradores contemplados.

O programa “A Casa é Sua” tem como principal objetivo assegurar o direito à moradia, promover a valorização dos imóveis e oferecer estabilidade às famílias que viviam em áreas não regularizadas. Com o título definitivo, os moradores passam a ser reconhecidos legalmente como proprietários, podendo acessar linhas de crédito, investir em melhorias habitacionais e planejar o futuro com mais tranquilidade.

Um dos diferenciais da iniciativa é que os beneficiários já saíram da solenidade com os títulos devidamente registrados em cartório, com todos os custos e trâmites burocráticos custeados pela gestão municipal. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Codó com a moradia digna e a segurança jurídica dos imóveis das famílias atendidas. A implementação do programa em Codó é fruto da articulação da gestão municipal junto ao deputado estadual Francisco Nagib com o Governo Federal.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância social do programa.

“Este é um dos programas sociais mais importantes para o município. Não existe nada mais preocupante para uma pessoa do que construir uma moradia em um terreno que não é oficialmente seu. Muitas pessoas chegaram a sofrer ameaças por conta dessa situação. Por isso, buscamos recursos junto ao Presidente Lula para implementar esse programa em Codó, acabando com a angústia das famílias e promovendo cidadania e direitos. Em 2026, ampliaremos a regularização fundiária para a zona rural, começando pelo KM 17, uma região que precisa muito desse benefício”, afirmou.

O deputado estadual Francisco Nagib também ressaltou a relevância da iniciativa.

“Esse é um dos melhores programas da gestão do prefeito Chiquinho FC. A titularidade do terreno é concedida de forma totalmente gratuita. Se as pessoas tivessem que arcar com os custos cartoriais, pagariam valores altos. A busca por recursos federais possibilitou que as famílias se tornassem oficialmente donas de seus imóveis. Parabenizo a gestão pela entrega de 1.513 títulos, demonstrando compromisso e responsabilidade com o povo codoense”, destacou.

A regularização fundiária é uma política pública fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e para a construção de uma cidade mais justa, organizada e inclusiva. De acordo com a Comissão de Regularização Fundiária Urbana (REURB), a meta da gestão municipal é entregar 20 mil títulos de propriedade até o fim do mandato do prefeito Chiquinho FC, fortalecendo a cidadania e promovendo um avanço significativo no desenvolvimento urbano e social de Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

A Acrivi representada pela Presidente Inalda Béder prestigia a EXPOAPI e destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio nordestino

A 74ª edição da Expoapi (Exposição Agropecuária do Piauí), realizada em Teresina, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, recebeu a visita de Inalda Beder, presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru – ACRIVI-Codó, que prestigiou um dos maiores e mais importantes eventos do calendário agropecuário do Nordeste. A feira reuniu produtores, empresários, especialistas e visitantes interessados em conhecer as principais tendências, inovações e oportunidades do agronegócio.

Reconhecida por integrar exposições agropecuárias, leilões, julgamentos de raça, gastronomia regional e uma diversificada programação cultural e musical, a Expoapi se consolida como um espaço estratégico para troca de experiências e fortalecimento do setor, com foco no desenvolvimento sustentável.

Grupo Progresso

Durante a visita, Inalda Beder esteve no estande da Fazenda Progresso, liderada por Anie Sanders, embaixadora do agro e referência no protagonismo feminino no agronegócio do Piauí e do Brasil. O Grupo Progresso atua no cultivo de soja e milho, produção e beneficiamento de algodão, reflorestamento com eucalipto e pecuária, sendo destaque em investimentos e inovação desde a chegada da família Sanders ao estado, em 2001.

A agenda incluiu ainda passagem pelos pavilhões de animais, onde estão expostas algumas das melhores genéticas disponíveis no mercado, reforçando o compromisso da feira com a excelência produtiva e tecnológica do setor agropecuário.

Expocodó 2026

Aproveitando o ambiente de integração e negócios, Inalda Beder também realizou a entrega de convites aos expositores, incentivando a participação na 52ª Expocodó, prevista para agosto de 2026, fortalecendo o intercâmbio entre eventos e produtores da região.

Para Inalda, a experiência foi enriquecedora, encerrando o calendário do ano com ‘chave de ouro’. “A Expoapi é um espaço fundamental para quem deseja acompanhar de perto as inovações do agronegócio, trocar conhecimento e pensar o desenvolvimento de forma sustentável. Eventos como esse fortalecem o setor, valorizam o produtor e apontam caminhos promissores para o futuro do agro no Nordeste”, concluiu a presidente.