Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Racha familiar: Irmão e sobrinho de Felipe Camarão declaram apoio a Orleans Brandão

Foto Reprodução

A pré-candidatura do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), sofreu um forte revés político vindo de dentro de sua própria casa. Nesta quarta-feira (20), o empresário Carlos Gustavo Rabelo Camarão, o “Guga”, irmão do petista, declarou oficialmente apoio ao pré-candidato Orleans Brandão (MDB).

 Além do irmão, o sobrinho do vice-governador, Antônio Rabelo — pré-candidato a deputado estadual —, também participou do encontro e chancelou a aliança com o emedebista.

O gesto foi recebido como um sinal claro de que nem mesmo os parentes mais próximos acreditam no projeto eleitoral de Felipe Camarão, fortalecendo a musculatura política de Orleans Brandão na disputa.

Brandão garante oportunidade de estudo e emprego para jovem grávida vítima de agressão

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão informou que a jovem Samara Reggina já está oficialmente matriculada no programa Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional no Maranhão (EJATEC). A estudante iniciará sua trajetória no curso de Gastronomia, dando um importante passo em direção à qualificação profissional e à construção de novas oportunidades.

Além da formação educacional, Samara também começará a atuar como recepcionista na Secretaria de Estado das Cidades, conquistando sua inserção no mercado de trabalho e fortalecendo seu processo de recomeço.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a educação, inclusão social e geração de oportunidades para jovens maranhenses que buscam transformar suas vidas por meio do estudo e do trabalho.

“Mais um passo importante para o seu recomeço e para a construção de uma nova história”, destacou o governador em anúncio nas redes sociais.

DEPUTADO Francisco Nagib anuncia emenda para recuperação da MA-123Francisco Nagib anuncia emenda para recuperação da MA-123

O deputado estadual Francisco Nagib (MDB) demonstrou preocupação, nesta terça-feira (19), durante discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), com um trecho da MA-123 entre os municípios de Codó e Afonso Cunha, que vem sendo alvo de reclamações de que depende diariamente da via em virtude da falta de trafegabilidade.

Em seu discurso, o parlamentar anunciou a destinação de recursos para a recuperação da via e afirmou que o governador Carlos Brandão já está ciente da situação e empenhando esforços necessários para a resolução do problema.

O deputado destacou que as gestões anteriores não tiveram a devida atenção com a via e, por essa razão, seu estado foi se degradando com o passar do tempo e a força das chuvas. “Desta vez, o governador Carlos Brandão está estendendo a mão para ajudar produtores rurais, pecuaristas e proprietários de terra que têm fazendas às margens da MA-123 para planejar algo para aquela região da Trizidela, bastante populosa e muito importante”, disse o parlamentar.

Na manhã desta terça-feira (19), estava prevista uma manifestação dos produtores da região cobrando melhorias da MA-123, mas o ato foi suspenso em virtude das ações que já estão sendo desenvolvidas para o melhoramento da pista. “Quero fazer o meu agradecimento a esses pecuaristas que, de forma sensível, entenderam o meu esforço, o meu diálogo de harmonia e dizendo que tudo se resolve no diálogo”, pontuou Nagib.

Destinação de emenda

O parlamentar afirmou que destinou uma emenda de mais de R$ 2,5 milhões para a recuperação de um trecho de 60 quilômetros da estrada, serviço esse que será executado por meio de um convênio entre a Prefeitura de Codó e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Já nesta quinta-feira (21), segundo o deputado, engenheiros da Secretaria já estarão em Codó analisando in loco a situação da MA-123 a fim de colocar em prática ações emergenciais para a melhoria da via.

“Com o prefeito Chiquinho, nós vamos alinhar esse entendimento para que, em breve, eu possa dizer aqui sem medo de errar, até julho ou agosto, que essa estrada estará estar totalmente recuperada e entregue, fruto da emenda parlamentar do deputado Nagib, mas, também, fruto do apoio que o governador Carlos Brandão vai dar para complementar e melhorar essa MA”, destacou o deputado.

Roseana Sarney oficializa candidatura ao Senado e Brandão se filia ao MDB

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, confirmou, na noite desta terça-feira, 19, sua filiação ao MDB.

A ficha estava assinada desde abril, mas o anúncio oficial ocorreu apenas nesta semana, durante jantar com lideranças emedebista de todo o Brasil na casa do ex-presidente José Sarney em Brasília.

Além da confirmação da chegada de Brandão, o encontro serviu, também, para que a deputada federal Roseana Sarney reafirmar sua pretensão de ser mesmo candidata a senadora em outubro deste ano.

Outro ponto de destaque foi uma fala de Orleans Brandão, pré-candidato da sigla ao Governo do Maranhão. Ele garantiu que, independentemente da candidatura própria do PT no estado, o palanque do MDB será também do presidente Lula.

Com informações do Gilberto Léda

Corrida às vagas do Senado vai além dos pré-candidatos já declarados

Iracema Vale, Duarte Jr, Pedro Lucas e Fábio Gentil tem potencial
para entrar na corrida ao Senado

A disputa para as duas vagas no Senado não se resume aos pré-candidatos já assumidos e a iminente entrada da deputada federal Roseana Sarney no circuito com a articulação do ex-presidente José Sarney. Qualquer avaliação desse contexto incluirá três nomes de peso da política maranhense: a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (MDB), os deputados federais Duarte Jr. (Avante) e Pedro Lucas Fernandes (União), ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil (União).

Ela não disse ainda uma palavra sobre o assunto, dizendo apenas que é pré-candidata à reeleição, mas Iracema Vale aparece com destaque em todas as listas de nomes com cacife para disputar as cadeiras na Câmara Alta.

Duarte Jr., que vinha trabalhando focado no seu projeto de reeleição, foi, de repente, catapultado para a esfera da disputa para o Senado por uma pesquisa, a AtlasIntel, que o apontou como favorito para uma das vagas, juntamente com a senadora Eliziane Gama (PT), deixando para trás os outrora favoritos Weverton Rocha (PDT), que busca a reeleição, e o ex-senador Roberto Rocha (Novo).

Pedro Lucas Fernandes frequenta a lista de aspirantes a senador desde o ano passado, quando em visita ao Maranhão, o presidente do seu partido, Antônio Rueda, o lançou como pré-candidato ao Senado. De lá para cá, sua “pré-candidatura” vem sofrendo altos e baixos, ao sabor dos ventos da pré-campanha. Mais recentemente, seu nome voltou à baila senatorial, tendo ele declarado que tal projeto depende única e exclusivamente do governador Carlos Brandão, que não se manifestou sobre o assunto.

Finalmente, o ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que vinha sendo apontado como eventual candidato a 1º suplente na chapa do ex-ministro André Fufuca (PP), declarou recentemente que está disposto a ser candidato a senador pelo União. “Estou preparado”, declarou, jogando a bola para o governador Carlos Brandão.

E não será surpresa se outros nomes aparecerem com esse objetivo.(Repórter Tempo) 

Orleans Brandão participa de reunião com pré-candidatos do Podemos e fortalece diálogo com a legenda no estado

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de uma reunião, nesta segunda-feira (18), com pré-candidatos do Podemos, para alinhar estratégias e fortalecer a construção de alianças políticas em torno de sua pré-candidatura. Realizado na sede do partido, em São Luís, o encontro contou com a presença do presidente estadual da legenda, Fábio Macedo.

 

Participaram ainda da reunião Ricardo Murad, Sônia Campos, Rosângela Sousa, Márcio Coelho, Tharciane Garcês, Olívia Oliveira, Helton Mesquita, Leonilde Santos, Jehanylce de Sousa, Melquizedec Oliveira, Raimundo Júnior, Guilherme Oliveira, Vanice Alves, Walber Rodrigues, Igor Paiva.

Na ocasião, Orleans Brandão destacou a importância da união de forças e da construção de alianças pautadas no diálogo e no compromisso com o desenvolvimento do Maranhão.

“Recebo com muita alegria e responsabilidade o apoio e a parceria do Podemos. É por meio do diálogo e da construção conjunta que vamos seguir fortalecendo esse projeto para o Maranhão. Nosso compromisso é caminhar ao lado das lideranças, somando experiências e trabalhando em parceria em prol do nosso estado.”, disse Orleans.

 

O presidente estadual do Podemos, Fábio Macedo, ressaltou a importância do encontro que reforçou o alinhamento do partido com o projeto político liderado por Orleans Brandão.

 

“Foi um encontro muito importante, em que reunimos todos os pré-candidatos da nossa chapa com o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão. Nossa chapa está preparada para a disputa, com nomes experientes, que já participaram de eleições em diferentes esferas e que chegam fortalecidos para este novo momento”, afirmou Macedo.

Governo do Maranhão entrega obras de implantação da MA-372

O Governo do Maranhão tem realizado a reestruturação da malha viária do estado e, neste sábado (16), entregou as obras de implantação da MA-372, que liga a MA-270, em Mirador, à BR-230, em São Domingos do Azeitão.

Trata-se da maior obra de pavimentação executada pela atual gestão do Governo do Maranhão e, para marcar a liberação do tráfego, ocorreu uma grande carreata com a presença do governador Carlos Brandão e a população dos dois municípios.

A MA-372 é chamada de rodovia do desenvolvimento e é essencial para o deslocamento da população e para a atividade econômica, impactando no escoamento da produção agrícola de todo o estado.

Com extensão de 85 km, a nova rodovia vai fortalecer a mobilidade, melhorar o escoamento da produção e a integração entre os municípios da região sul do estado.

O governador Carlos Brandão destacou que a entrega representa a concretização de um sonho de mais de 50 anos da população. “Em 4 de abril de 2024, assinei a ordem de serviço desta obra, que era considerada impossível. E hoje, 16 de maio de 2026, estamos inaugurando esta belíssima obra que transformará toda a região. É uma estrada construída do zero, com 85 quilômetros de extensão, que vai impulsionar o agronegócio. A soja e o milho produzidos no Maranhão passarão por aqui para serem transportados até o porto. Vamos reduzir em 9 horas o tempo de deslocamento. E, claro, a população também vai ter mais facilidade de acesso a serviços de saúde, educação e lazer”, assinalou Brandão.

A prefeita de Mirador, Domingas Cabral, afirmou que o dia de hoje foi histórico e singular. “As palavras são insuficientes para expressar a magnitude deste feito, que perdurará por toda a vida, não apenas na minha memória, mas na história de Mirador. Nosso município, que possui uma das maiores extensões territoriais do Maranhão, testemunha hoje a transformação de suas vias de acesso em um marco de progresso. A construção desta estrada é um divisor de águas, impulsionando o desenvolvimento de nossa cidade”, declarou.

Nova rota de escoamento da produção – Quem utiliza a rodovia já fala das melhorias. Do Ceará, o caminhoneiro Raimundo Josivan disse que evitava passar pela região. “Antes, evitávamos trafegar por esta região devido às más condições das estradas e aos caminhos difíceis. Agora, melhorou significativamente para a gente, pois o percurso foi encurtado e a via se tornou mais larga. Diferente de outras estradas, mais estreitas, que dificultam o transporte de grãos em caminhões”, contou.

Quem também já incluiu a MA-372 na sua rota foi o caminhoneiro José Orlando. “Essa estrada veio para beneficiar bastante os profissionais da estrada, porque o percurso aumentava muito com a gente indo por Paraibano. Passando por aqui a gente já sai bem à frente e quem carrega grãos precisa de um percurso mais seguro como esse aqui”, afirmou.

A estimativa é que com a nova estrada os municípios produtores de grãos economizem cerca de 130 quilômetros para que a produção chegue até ao Porto do Itaqui, principal modal de exportação do Arco Norte brasileiro.

A gestão pública que mais cresce no Brasil

Por Carlos Brandão

Há alguns anos, resolver um problema simples muitas vezes significava enfrentar burocracia, demora e a impressão de que o Estado caminhava em um ritmo diferente da vida real das pessoas. Hoje, após decidirmos por uma intervenção estratégica na modernização de nossos processos, essa percepção começa a mudar.

O Maranhão vive um novo momento na gestão pública. E essa mudança é resultado de uma forma diferente de governar, baseada em planejamento, responsabilidade fiscal, modernização administrativa e, principalmente, cuidado com as pessoas. Uma gestão feita por servidores dedicados e comprometidos com o bem servir.

Talvez este seja o maior diferencial da nossa gestão: a capacidade de unir técnica e sensibilidade humana. E os números ajudam a explicar isso. O estado saiu da 20ª para a 9ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados, tornando-se o ente federativo que mais evoluiu em gestão pública no país nos últimos três anos. Mas, na prática, essa evolução significa algo muito mais simples de entender: o governo passou a funcionar melhor para quem mais precisa dele.

E isso aparece no cotidiano. A dona de casa, que consegue acessar serviços sem precisar perder um dia inteiro em filas. O trabalhador, que resolve demandas pelo celular. O estudante, que encontra mais oportunidades em um estado que começou a investir em conectividade, inovação e transformação digital.

O pequeno empreendedor, que percebe um ambiente mais organizado e preparado para crescer. O cidadão ou cidadã, que resolve abrir uma empresa e consegue fazer isso em quatros horas, quando antes demorava noventa dias – e tempo faz toda a diferença para quem se preparou e está pronto para enfrentar os desafios do mercado.

Mas resolvemos ir além, ampliar. Lançamos o Maranhão Digital, que talvez seja um dos símbolos mais claros dessa nova fase. Ao reunir centenas de serviços em uma única plataforma, reduzimos burocracia e aproximamos o Estado da população. Parece algo técnico. Mas não é apenas isso.

Quando um cidadão deixa de passar horas esperando atendimento e fica mais tempo com a família ou trabalhando; quando consegue resolver questões antes demoradas agora em minutos, existe ali um gesto silencioso de respeito, de inclusão.

Ao mesmo tempo, continuamos buscando investimentos que aceleram o cumprimento de nosso plano maior: o Maranhão 2050.  Estamos investindo em infraestrutura, mobilidade, habitação e conectividade e, em breve, lançaremos cabos submarinos que conectarão o Maranhão diretamente à Europa, transformando nosso estado em um polo tecnológico global. E o mais importante: estamos fazendo tudo isso ouvindo você.

Com o Orçamento Participativo – aliás, a edição 2026 já está começando -, a sua voz decide onde o recurso deve ser aplicado. E os resultados continuam aparecendo. Comemoramos o registro de que o Maranhão alcançou a menor taxa de desemprego do Nordeste no primeiro trimestre de 2026. E mais: o número de trabalhadores ocupados passou de 2,570 milhões para 2,657 milhões. São mais 87 mil maranhenses devidamente empregados.

O Maranhão começa a se posicionar estrategicamente para novos desafios, atraindo desenvolvimento e criando bases para uma economia mais moderna e competitiva. Um caminho pavimentado pela excelente parceria que mantemos com o governo Lula, que guarda um carinho muito especial pelo Maranhão.

Avançamos muito na gestão pública sem perder uma característica importante de nosso governo: a presença. Afinal, construímos um estilo de governar próximo, municipalista e atento às realidades locais, percorrendo o estado, escutando as pessoas, acompanhando obras e compreendendo que nenhum planejamento funciona de verdade quando é feito apenas dentro de gabinetes. É uma mudança importante de mentalidade. O cidadão deixa de ser espectador e passa a fazer parte das decisões.

A evolução da gestão pública no Maranhão está na construção de um estado mais organizado, mais eficiente e, ao mesmo tempo, mais humano. Porque gestão pública de verdade é fazer as pessoas sentirem que existe um governo próximo, responsável e preparado para cuidar do presente sem perder de vista o futuro.

Orleans Brandão une três forças políticas de Pinheiro no mesmo palanque

Antes do grande ato “Por Todo o Maranhão”, no município de Pinheiro, em mais um movimento de fortalecimento de sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão participou de uma série de encontros com importantes lideranças políticas da Baixada Maranhense, ampliando apoios e reforçando o diálogo em torno de propostas para o desenvolvimento da região.

Orleans foi recebido pelos ex-prefeitos de Pinhero, Luciano Genésio e Filuca Mendes; o deputado João Batista Segundo, o ex-deputado estadual Leonardo Sá, e o professor Fernando Mitoso, todos influentes figuras políticas da história recente do município, com relevantes serviços prestados à população pinheirense.

Ao agradecer a receptividade e o apoio das lideranças políticas de Pinheiro e de toda a Baixada Maranhense, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da região, assegurando que seguirá trabalhando para construir soluções concretas para todos os municípios da Baixada.

“Quero agradecer a acolhida e a confiança de todas as lideranças e de cada cidadão que está conosco nessa caminhada. Ouvir de perto as demandas da população e receber o apoio de nomes tão importantes da história política da Baixada Maranhense fortalece ainda mais nossa disposição de seguir trabalhando. Tenho um compromisso verdadeiro com Pinheiro e com todos os municípios desta região tão importante para o nosso estado, de construirmos juntos caminhos que garantam mais oportunidades, investimentos e qualidade de vida para o nosso povo”, enfatizou Orleans.

A programação teve início com um café da manhã com Fernando Mitoso e amigos, oportunidade em que Orleans ouviu demandas da população local e debateu pautas relacionadas ao desenvolvimento da Baixada Maranhense.

Dando sequência à agenda, ele reuniu-se com o ex-prefeito Luciano Genésio, encontro no qual participaram também apoiadores e importantes lideranças políticas, em mais um momento de articulação e fortalecimento de sua pré-candidatura.

Na ocasião, Luciano Genésio destacou a capacidade de diálogo e a sensibilidade política de Orleans Brandão, ressaltando sua conexão direta com as demandas da população e manifestando confiança em seu projeto para o futuro do Maranhão.

“A política se faz com líderes que sabem ouvir, que estão conectados com quem está lá na ponta, entendendo de perto as necessidades do povo, exatamente como Orleans tem demonstrado ser. Por isso, acreditamos no seu projeto político e temos a certeza de que ele dará uma grande contribuição à nossa Baixada Maranhense e ao Maranhão”, disse Luciano Genésio.

Durante a tarde, Orleans Brandão também se reuniu com o ex-deputado estadual Leonardo Sá, consolidando apoios estratégicos e teforçando o engajamento à sua pré-candidatura. Liderança regional muito ligada às demandas populares de Pinheiro, especialmente na saúde, Leonardo reteirou apoio à pré-candidatura de Orleans.

A agenda no município incluiu ainda um encontro com o deputado Batista Segundo e o ex-prefeito de Pinheiro Filuca Mendes, três vezes gestor da cidade, para ampliar o diálogo e reforçar a união em torno de seu projeto político.

Miriam Reis assume a Casa Civil

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão oficializou a nomeação da empresária Miriam Reis Ribeiro para o comando da Casa Civil da gestão estadual.

Natural do setor educacional de Imperatriz, Miriam possui experiência na administração pública, tendo ocupado a secretaria de Desenvolvimento Social da cidade durante a gestão de Sebastião Madeira.

Ela assume o cargo em substituição ao próprio Madeira, que se descompatibilizou da chefia da pasta para disputar uma vaga na Assembleia