Durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Codó, o vereador Nunes do Náutico apresentou duas indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e malha viária do município.
Por meio da Indicação Nº 119/2026, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos a implantação de bloquetes na Travessa Mangueira, localizada no bairro Codó Novo. A proposta busca melhorar as condições de trafegabilidade e garantir mais qualidade de vida para os moradores da região.
Já a Indicação Nº 120/2026 pede a recuperação asfáltica da Travessa Teresina, no trecho compreendido entre a Rua Carlos Palhano e a Rua Renato Archer, também no bairro Codó Novo. Em plenário, o vereador destacou que as solicitações são resultado de demandas apresentadas pelos próprios moradores das localidades.
O edil ainda teve aprovado seu Aditivo para a solicitação de serviço de recapeamento asfáltico na Travessa Teresina, com início na Rua da COHAB até a Rua Renato Archer.
“Essas indicações refletem pedidos da população que convive diariamente com as dificuldades nessas vias. A implantação de bloquetes na Travessa Mangueira e a recuperação da Travessa Teresina são ações importantes para melhorar o acesso, garantir mais segurança e oferecer melhores condições de mobilidade para todos que vivem e circulam por essa região”, ressaltou o vereador. As indicações foram encaminhadas ao Poder Executivo para análise e possíveis providências.
Iniciativa reúne profissionais da educação, amplia práticas de conscientização ambiental e incentiva o uso seguro e eficiente da energia elétrica
A Equatorial Maranhão segue fortalecendo ações voltadas à educação e à transformação social por meio do projeto Estação Futuro, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Caxias e a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia. No último sábado (16), a iniciativa promoveu uma capacitação com profissionais da rede municipal de ensino, reforçando temas ligados à eficiência energética, sustentabilidade e preservação ambiental. O projeto está sendo desenvolvido em 11 escolas do município e busca estimular práticas educativas capazes de gerar impactos positivos dentro e fora do ambiente escolar.
Durante a formação, professores e gestores escolares participaram de atividades voltadas à construção de estratégias pedagógicas capazes de aproximar os estudantes de temas que fazem parte do cotidiano, como consumo consciente de energia, preservação dos recursos naturais e responsabilidade socioambiental. A proposta é fortalecer o papel da escola como espaço de formação cidadã, ampliando o debate sobre hábitos sustentáveis e estimulando mudanças que possam ser levadas para dentro das famílias e comunidades.
Além do momento formativo, os participantes conheceram a estrutura itinerante do projeto, incluindo a van interativa do Estação Futuro, ambiente adaptado para proporcionar experiências práticas e atividades educativas. O espaço utiliza recursos lúdicos e dinâmicos para apresentar conceitos relacionados à geração de energia, redução do desperdício e uso eficiente dos recursos, tornando o aprendizado mais próximo da realidade dos estudantes.
Outra etapa importante da iniciativa envolve a entrega de kits educativos aos profissionais participantes, permitindo que as atividades desenvolvidas durante a capacitação tenham continuidade nas escolas ao longo do ano letivo. A intenção é transformar educadores em multiplicadores do conhecimento, ampliando o alcance das informações trabalhadas pelo projeto e fortalecendo ações permanentes de conscientização.
O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, destaca que ações como essa representam um investimento direto no desenvolvimento social e na formação de novas gerações mais conscientes. “Acreditamos que a educação tem um papel fundamental na construção de mudanças duradouras. Quando trabalhamos temas como eficiência energética, sustentabilidade e consumo consciente dentro das escolas, estamos ampliando esse conhecimento para além da sala de aula. Os estudantes levam essas informações para casa, compartilham com suas famílias e ajudam a construir uma cultura de responsabilidade e cuidado com os recursos. O Estação Futuro nasce justamente com esse propósito: contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro”, explica o gerente.
O Projeto Estação Futuro integra as ações do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, e percorre diversos municípios maranhenses promovendo atividades educativas que combinam conhecimento, experiências práticas e conscientização ambiental. Por meio da iniciativa, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com o desenvolvimento social das comunidades, ampliando o acesso à informação, incentivando o uso consciente da energia elétrica e estimulando práticas sustentáveis que contribuem para a construção de um futuro mais eficiente e responsável.
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, o vereador Teonilo do Garra apresentou indicação solicitando ao Poder Executivo a realização de obras de pavimentação asfáltica em vias do Residencial Santa Rita.
Na proposição, o parlamentar pediu que a Prefeitura de Codó determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura a pavimentação das ruas Paraíba, Sergipe e Goiás, atendendo demandas de moradores da região.
Segundo o vereador, a melhoria da infraestrutura das vias é importante para garantir mais mobilidade, segurança e melhores condições de trafegabilidade para os moradores do residencial.
A indicação apresentada por Teonilo do Garra foi aprovada pela maioria dos vereadores presentes e segue agora para execução por parte da Prefeitura de Codó.
O pré-candidato do MDB ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou do jantar oferecido pelo ex-presidente José Sarney à cúpula do MDB, na noite de terça-feira (29), em Brasília. O encontro consolidou o apoio da legenda à pré-candidatura de Orleans, reunindo lideranças como o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi.
O jantar reuniu importantes lideranças maranhenses e nacionais do partido, com o objetivo de fortalecer a unidade do MDB e definir os próximos passos da legenda no Maranhão. O governador Carlos Brandão também participou da agenda em Brasília, reforçando o alinhamento político do grupo e o apoio ao projeto de continuidade administrativa da atual gestão estadual.
José Sarney deu as boas-vindas aos convidados e, na ocasião, enalteceu a gestão do governador Carlos Brandão. O ex-presidente afirmou ainda confiar no futuro do Maranhão sob a liderança do pré-candidato Orleans Brandão.
“O governador Brandão vem realizando um trabalho digno de reconhecimento. É um gestor bem avaliado, que soube pacificar o Maranhão e conduzir o estado com equilíbrio. Tenho acompanhado atentamente sua administração e testemunhado as inúmeras obras e avanços alcançados. Por isso, acredito que a continuidade desse governo estará em boas mãos com Orleans Brandão”, disse Sarney, parabenizando-o ainda por seu ingresso no MDB.
Orleans Brandão destacou a relação de respeito e aprendizado construída ao longo dos anos com o ex-presidente José Sarney, a quem agradeceu pelo apoio e pelos conselhos recebidos durante sua trajetória política.
“O presidente Sarney sempre foi um grande conselheiro e sempre me atendeu quando precisei. Sou muito grato por todo o apoio e, principalmente, por confiar na continuidade desse trabalho que vem sendo realizado pelo governador Carlos Brandão. Hoje, faço parte também do seu grupo político e quero continuar contando com seus importantes conselhos, para que possamos fortalecer ainda mais o MDB e trabalhar pelo desenvolvimento do Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.
Durante o jantar, o governador Carlos Brandão agradeceu o apoio recebido das lideranças do MDB e o reconhecimento ao trabalho realizado pelo Governo do Maranhão, destacando que esse respaldo reforça a confiança em uma caminhada vitoriosa e no compromisso de seguir contribuindo para o fortalecimento da legenda. “Com o apoio do MDB, tenho certeza de que seremos vitoriosos e vamos escrever nossa história juntos. Queremos continuar dando a nossa contribuição por meio do trabalho, ajudando no fortalecimento e no crescimento do nosso partido”, afirmou.
O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, ressaltou a força política demonstrada por Orleans Brandão e reafirmou o apoio integral do partido ao projeto governista no Maranhão.
“O Orleans, mesmo jovem, já demonstra uma presença muito forte nessa caminhada e na mobilização popular. Por onde passa, recebe o reconhecimento da população pelos avanços conquistados pelo governo que ele ajudou a construir. Isso nos dá a certeza da continuidade de um trabalho que está dando certo. O que está bom não pode parar. Temos convicção de que sua caminhada será vitoriosa e reitero que ele conta com o apoio de todo o MDB”, afirmou.
Baleia Rossi também aproveitou para ressaltar o significado político da filiação de Carlos Brandão na legenda. “A chegada do governador ao nosso partido tem um significado muito especial porque demonstra prestígio e reforça a união entre um grupo que vem fazendo bem ao Maranhão e a um partido que tem tradição de entrega, gestão e moderação”, declarou.
A Prefeitura de Codó realizou a entrega de importantes equipamentos que irão beneficiar diretamente os pescadores do município e ampliar os serviços de saúde oferecidos à população. O prefeito Chiquinho FC (PT) entregou quatro canoas para a Associação de Pescadores Z-37, além de uma Unidade Odontológica Móvel e um micro-ônibus destinado ao transporte de pacientes para atendimentos especializados.
As quatro canoas foram doadas pelo Governo Federal por meio de parceria com o senador Weverton Rocha e o deputado estadual Francisco Nagib. Os equipamentos irão fortalecer o trabalho dos pescadores da cidade, garantindo mais estrutura, segurança e melhores condições para o exercício da atividade pesqueira.
Com os novos equipamentos, os profissionais da pesca terão mais apoio para desenvolver suas atividades diárias, assegurando mais dignidade e contribuindo diretamente para o sustento de diversas famílias que dependem da pesca como principal fonte de renda.
Também foi entregue uma Unidade Odontológica Móvel do Novo PAC, integrada ao programa Brasil Sorridente, iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação do acesso gratuito aos serviços de saúde bucal pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa Brasil Sorridente oferece atendimento odontológico completo à população, incluindo ações preventivas, restaurações, cirurgias, tratamento de canal e fornecimento de próteses dentárias, garantindo mais qualidade de vida e cuidado com a saúde bucal dos brasileiros.
Outro importante reforço para a saúde municipal foi a entrega de um microônibus para atendimento especializado, que integra o programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde. O veículo foi viabilizado em parceria com o Governo Federal por meio do deputado federal Juscelino Filho.
O programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde é uma iniciativa do Ministério da Saúde criada para reduzir as filas de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS. A ação leva unidades móveis e promove mutirões em diversas regiões do país, além de garantir veículos para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento especializado.
A gestão municipal destacou que os investimentos representam avanços importantes tanto para o fortalecimento da pesca quanto para a ampliação dos serviços de saúde pública em Codó, beneficiando diretamente a população com mais acesso, estrutura e qualidade no atendimento.
_Levantamento aponta que 63% dos incêndios residenciais no estado têm origem em falhas nas instalações elétricas_
Falhas nas instalações elétricas seguem entre as principais causas de incêndios em residências em todo o Brasil e continuam representando um risco grave à segurança da população. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que, apenas em 2025, foram registrados 632 incêndios causados por sobrecarga elétrica no país. As residências lideram o número de ocorrências e também concentram a maior parte das vítimas fatais. Do total de casos registrados, 361 tiveram relação direta com problemas nas instalações elétricas internas.
No Maranhão, o cenário acompanha a tendência nacional e acende um alerta significativo. Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 63% dos incêndios residenciais registrados no estado em 2025 tiveram como causa falhas elétricas. Os números evidenciam que a falta de manutenção, o uso inadequado da energia elétrica e instalações fora dos padrões técnicos recomendados continuam entre os principais fatores de risco em imóveis residenciais e comerciais.
Diante desse contexto, a Equatorial Maranhão intensifica as orientações de segurança e reforça a importância da prevenção como principal medida para evitar curtos-circuitos, incêndios e acidentes envolvendo energia elétrica. O Executivo de Segurança da Distribuidora, Gabriel Vieira, destaca que a atenção aos sinais de falhas elétricas é fundamental para evitar que situações mais graves aconteçam. “Entre as principais causas de curto-circuito estão o cheiro de queimado em aparelhos, tomadas ou padrões de energia e fusíveis queimados, interrupções no fornecimento em um ou mais cômodos sem causa aparente, além do desarme constante do disjuntor. Esses sinais não devem ser ignorados”, alerta o Executivo.
O ambiente doméstico concentra o maior número de acidentes envolvendo energia elétrica, o que reforça a necessidade de cuidados simples, porém essenciais, no dia a dia. A Equatorial Maranhão orienta os consumidores a adotarem medidas preventivas, como:
• Evitar a sobrecarga de tomadas com benjamins (“T”) e extensões – prática que pode causar aquecimento dos condutores e aumentar o risco de incêndios;
• Nunca utilizar fios desencapados ou mal conservados e optar exclusivamente por materiais e equipamentos elétricos certificados, conforme as Normas Brasileiras (NBRs);
• Retirar os carregadores de celulares das tomadas ao sair de casa. Em caso de viagem, desconectar das tomadas os equipamentos ou, se possível, o disjuntor geral da instalação elétrica;
• Evitar a instalação de tomadas próximas a locais com presença de água;
• Manter cortinas e tapetes afastados de fios e tomadas, reduzindo o risco de propagação do fogo em caso de curto-circuito;
• Acionar um eletricista qualificado sempre que o disjuntor desarmar com frequência. É recomendada a manutenção completa periódica do circuito elétrico do imóvel, lembrando que, do medidor de energia para dentro da residência, a responsabilidade é do consumidor;
• Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, a orientação é desligar imediatamente o disjuntor ou a chave geral da residência e acionar os órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou o Samu, pelo 192.
A Distribuidora também reforça a importância de contratar apenas profissionais habilitados para serviços de manutenção, revisão ou adequação das instalações elétricas. “Somente um profissional qualificado pode garantir que os circuitos estejam corretamente dimensionados e em conformidade com as normas de segurança. Além disso, a manutenção periódica e a instalação de dispositivos de proteção reduzem significativamente os riscos e aumentam a segurança das pessoas e dos imóveis”, ressaltou Gabriel Vieira.
Movimento “Vc + Seguro”
A Equatorial Maranhão segue atuando de forma preventiva, orientando seus clientes e reforçando que a segurança com energia elétrica começa dentro de casa. As ações fazem parte do movimento “Vc + Seguro”, campanha que tem como objetivo ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre os riscos e perigos relacionados ao uso da energia elétrica. A iniciativa reafirma o compromisso da Distribuidora com a segurança, a prevenção de acidentes e o bem-estar da comunidade.
_Programação ofereceu serviços comerciais, entrega de geladeiras e iniciativas de inclusão energética para moradores do parque_
A Equatorial Maranhão realizou entre os dias 12 e 15 de maio uma ação social nas comunidades do Parque Estadual de Mirador, reforçando o compromisso da Distribuidora com o atendimento próximo da população e o desenvolvimento social em áreas de preservação ambiental.
O Parque Estadual de Mirador é a maior unidade de conservação do Maranhão. Criado em 1980, ele possui mais de 700 mil hectares de área preservada e é considerado uma das áreas ambientais mais importantes do Nordeste. Localizado na região centro-sul do estado, o parque abriga nascentes do Rio Itapecuru e Alpercatas, fundamental para o abastecimento hídrico de diversas cidades maranhenses, inclusive a Capital do Estado, além de preservar áreas de Cerrado, fauna silvestre e comunidades tradicionais da região.
Atendimentos itinerantes e eficiência energética
A iniciativa da Distribuidora ofereceu serviços como atualização cadastral, negociação de débitos, orientações sobre faturamento, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e a entrega de geladeiras novas para famílias beneficiadas, contribuindo para mais eficiência energética, economia no consumo e melhoria na qualidade de vida da população local.
As atividades foram realizadas de forma itinerante, com equipes da Equatorial Maranhão percorrendo os povoados do Parque Estadual de Mirador para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Distribuidora. A iniciativa teve como foco aproximar os atendimentos das comunidades, levando em consideração as dificuldades de deslocamento enfrentadas pelos moradores da região.
Durante a programação, além dos serviços comerciais e sociais, famílias da comunidade também foram contempladas com a entrega de novos refrigeradores, iniciativa voltada à promoção da eficiência energética, conservação adequada de alimentos e melhoria da qualidade de vida. Nesta primeira etapa, foram entregues 80 geladeiras, de um total de 200 equipamentos previstos para a região.
As pessoas beneficiadas com as geladeiras foram as mesmas atendidas recentemente com a implantação do Sistema Individual de Geração de Energia com Fonte Intermitente (SIGFI), solução de energia solar instalada pela Equatorial Maranhão em comunidades da região. A iniciativa representa uma atenção especial da Distribuidora para promover mais qualidade de vida às famílias atendidas, possibilitando melhores condições para conservação de alimentos e utilização segura da energia elétrica no dia a dia, melhorando a qualidade de vida das comunidades que muito contribuem para a preservação do Parque.
O Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Guilherme Medina, destaca a importância da ação para fortalecer o vínculo da empresa com as comunidades atendidas. “Essa iniciativa reforça o compromisso da Equatorial Maranhão em estar cada vez mais próxima da população, levando serviços, orientações e ações que contribuem diretamente para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das famílias”, afirma Guilherme.
O Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, também ressaltou a relevância da iniciativa para as comunidades da região. “Estamos realizando mais uma ação importante voltada aos moradores do Parque Estadual de Mirador, com a entrega de televisões, geladeiras e o fortalecimento do pagamento das bolsas destinadas aos agentes ambientais comunitários. A iniciativa amplia os benefícios levados às famílias da região após a chegada da energia elétrica, promovendo mais conforto, qualidade de vida e dignidade para os moradores. Além disso, a ação também reforça a valorização das comunidades que contribuem diretamente para a preservação ambiental do parque”, destaca o secretário.
SIGFI amplia acesso à energia em comunidades remotas
Além da ação social, a Equatorial Maranhão também desenvolve projetos voltados à ampliação do acesso à energia elétrica em áreas remotas, como a instalação do Sistema Individual de Geração de Energia com Fonte Intermitente (SIGFI), tecnologia baseada em geração solar fotovoltaica destinada a comunidades sem acesso à rede convencional de distribuição.
Os sistemas contam com painéis solares, baterias e inversores, garantindo fornecimento de energia elétrica limpa e renovável para moradores de localidades isoladas. A solução contribui para o acesso à iluminação, conservação de alimentos, carregamento de equipamentos eletrônicos e melhores condições de vida para as famílias beneficiadas. A ação integra o conjunto de iniciativas sociais desenvolvidas pela Equatorial Maranhão com foco na promoção da cidadania, inclusão social e fortalecimento do relacionamento com as comunidades atendidas pela Distribuidora.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA), anunciou uma extensa programação de cursos de capacitação técnica voltados para o homem do campo e empreendedores locais.
As qualificações ocorrerão entre os dias 01 e 09 de agosto de 2026, tendo como sede o Parque de Exposições Walter Zaidan, em Codó.
Variedade e Qualificação
A lista de cursos reflete a diversidade da produção regional e a busca pela modernização do setor.
Estão sendo oferecidas 13 frentes de capacitação, que abrangem desde a tecnologia de ponta, como a pilotagem de drones, até o beneficiamento de produtos tradicionais da nossa terra, como o babaçu e o buriti.
Confira os cursos disponíveis:
Pilotagem de Drones
Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas
Transformação da Mandioca
Fabricação da Cachaça
Bovinocultura – Silagem
Cultivo de Hortaliças Folhosas
Aproveitamento Integral de Produtos de Origem Vegetal: Babaçu
Confecção de Biojoias
Artesanato em Fibras Naturais – Buriti
Bovinocultura de Corte – Manejo Sanitário
Produção de Conservas Vegetais, Compotas e Frutas
Beneficiamento Primário de Frutas
Beneficiamento e Conservação do Pescado
Inscrições e Vagas
O SINCODÓ alerta que as vagas são limitadas, dada a natureza prática dos cursos que exigem atenção direta dos instrutores aos alunos. Os interessados em garantir uma vaga devem entrar em contato o quanto antes para realizar a inscrição.
Data: 01 a 09 de agosto de 2026
Local: Parque de Exposições Walter Zaidan – Codó/MA
Inscrições/Contato: (98) 98704-4153 (WhatsApp)
A iniciativa reafirma o compromisso das entidades em fortalecer a economia codoense através do conhecimento, permitindo que o produtor agregue valor aos seus produtos e melhore a gestão de suas propriedades.
O Maranhão se destacou entre os estados do Brasil que mais avançou no pilar de Infraestrutura do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ocupando o 4ª lugar no ranking nacional e o 3º na Região Nordeste. Este resultado é reflexo das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.
Foto Reprodução
O resultado apresentado pelo CLP integra a edição mais recente do levantamento, que avalia o desempenho das 27 unidades da federação (UF) com base em indicadores estruturados de políticas públicas e eficiência administrativa.
O ranking leva em consideração o quanto cada UF evoluiu de 2023 a 2025 comparada a si mesma.
O pilar Infraestrutura do Ranking de Competitividade dos Estados considera variáveis como acessibilidade do serviço de telecomunicações, qualidade do serviço de telecomunicações, custo de combustíveis, custo de saneamento básico, disponibilidade de voos diretos, acesso à energia elétrica, custo da energia elétrica, qualidade da energia elétrica, qualidade das rodovias e backhaul de fibra óptica.
No ranking nacional o Maranhão ocupa a 4ª colocação, atrás de Sergipe (1º), Piauí (2º) e Minas Gerais (3º). Quando analisada apenas a Região Nordeste, o Maranhão passa para a 3ª colocação com Sergipe e Piauí mantendo as mesmas posições também a nível regional.
Qualidade das rodovias
Somente no que diz respeito à qualidade das rodovias, o Maranhão subiu dois lugares no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 em comparação a 2024. Desde 2023, o Governo do Maranhão consolidou um conjunto de ações voltado à ampliação e reestruturação da infraestrutura do estado.
Entregas como Ponte sobre o Rio Preguiças, Nova Litorânea, Avenida Metropolitana, Estrada da Raposa, entre muitas outras, garantem desenvolvimento e mais qualidade de vida para milhões de maranhenses.
Todas estas obras possuem em comum o caráter estruturante para os municípios, especialmente no caso da pavimentação de vias urbanas e rodovias estaduais, criando novos caminhos para escoar a produção regional, como as Estradas do Abacaxi (São Domingos do Maranhão), do Jacaré (Penalva), MA-006 (trecho de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba), MA-014 (trecho de Palmeirândia a São Bento).
Tais grandes obras de pavimentação são executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e incluíram uma ampla gama de serviços, indo desde o trabalho de drenagem até a sinalização das vias.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, o resultado da pesquisa do CLP reflete um trabalho consistente que vem sendo realizado desde o início da gestão do governador Carlos Brandão, com investimentos importantes em infraestrutura em todas as regiões do Maranhão.
“Nesse período, consolidamos uma série de obras estruturantes voltadas para melhorar a mobilidade, fortalecer a logística e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. Estamos atuando em diversas frentes, tanto na recuperação e manutenção de rodovias já existentes quanto na implantação de novos corredores viários importantes para o escoamento da produção e para a integração regional. Já são mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais contemplados com obras e serviços. São obras planejadas com base em estudos técnicos e executadas de forma estruturada, pensando no presente e no futuro do Maranhão”, assinalou Aparício Bandeira.
Foto Reprodução
MA-372
Dando continuidade a estas ações, no sábado (16), o Governo do Maranhão entregou as obras de recuperação da MA-372, que liga a MA-270, em Mirador, à BR-230, em São Domingos do Azeitão.
Trata-se da maior obra de pavimentação executada pela atual gestão do Governo do Maranhão. Com extensão de 85 km, a nova rodovia vai fortalecer a mobilidade, melhorar o escoamento da produção e a integração entre os municípios da região sul do estado.
Voos diretos
Ainda no que tange a transportes o pilar Infraestrutura, do Ranking de Competitividade dos Estados, considera ainda a existência de voos diretos. Quanto a isto, o Governo do Maranhão, em parceria com companhias aéreas e o Ministério do Turismo, também tem ampliado a malha de voos diretos partindo de São Luís, incluindo rotas inéditas.
Entre os exemplos das novas rotas aéreas estão os voos diretos diários para o Rio de Janeiro, por meio de rota implantada pela Gol Linhas Aéreas desde abril.
Já a empresa aérea TAP Air Portugal anunciou o lançamento da rota Lisboa – São Luís, que passa a operar partir de outubro.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, afirmou que o crescimento do fluxo de voos para o Maranhão demonstra o avanço das ações de promoção turística em feiras de turismo nacionais e internacionais que o Governo do Estado realiza nos últimos anos.
“Estamos intensificando e fortalecendo as ações promocionais do destino Maranhão em eventos bastante estratégicos dentro do segmento do turismo no Brasil e no exterior. Essas ações promocionais têm atraído a confiança do mercado no potencial turístico do nosso estado e, consequentemente, têm contribuído para a ampliação da conectividade aérea e para o fortalecimento do estado como destino competitivo nos cenários nacional e internacional. Esse aumento representa mais visitantes chegando aos nossos polos turísticos, mais oportunidades para o setor produtivo e mais desenvolvimento econômico para os municípios maranhenses”, destacou Socorro Araújo.
Mais conectividade
O Maranhão também subiu quatro posições em relação a 2024 no backhaul de fibra óptica. Entre as iniciativas nesta área o Governo do Maranhão, em parceria com o Governo Federal (Ministérios das Comunicações e MCTI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está implementando a Infovia Maranhão.
O projeto vai expandir a rede de fibra óptica do estado, integrando 20 municípios ao backbone nacional, garantindo internet de alta velocidade para órgãos públicos, escolas e comunidades.
O Governo do Estado também lançou o Programa Maranhão Mais Conectado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), voltado para a expansão da infraestrutura de telecomunicações, e a inclusão digital em todo o território maranhense.
Foto Reprodução
Saneamento básico
Saldo positivo também no custo do saneamento básico, onde o estado avançou três posições. Em janeiro deste ano, o Governo do Maranhão autorizou o início das obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de São Luís – etapa 1, referentes aos sistemas São Francisco e Vinhais. Com investimentos de mais de R$ 75 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), com as melhorias a cobertura de redes de coleta de esgoto deve subir de 55% para cerca de 70%. Com relação ao tratamento, a expectativa é que a cobertura alcance cerca de 80% até o fim das entregas.
O abastecimento de água também avança no Maranhão por meio da implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA).
Somente em 2025, 78 sistemas foram concluídos e 19 sistemas foram revitalizados, levando água potável a áreas urbanas e rurais e reduzindo a vulnerabilidade hídrica de comunidades inteiras.
A Prefeitura de Codó realizou no último sábado (16) um grande Festival de Prêmios em comemoração ao Dia das Mães. O evento aconteceu na Praça São Sebastião e reuniu centenas de famílias codoenses em uma noite marcada por alegria, emoção e muitos presentes para as mães do município.
Promovida de forma gratuita, a ação sorteou 100 valiosos prêmios para as mães presentes. Entre os itens distribuídos estavam air fryers, geladeiras, fogões, televisores, micro-ondas e ventiladores, proporcionando momentos de felicidade para as contempladas.
A Praça São Sebastião ficou completamente lotada durante a programação, demonstrando a grande participação popular no evento promovido pela gestão municipal. Muitas mães chegaram cedo ao local para garantir presença no sorteio.
Estiveram presentes no festival o prefeito Chiquinho FC (PT), o deputado federal Juscelino Filho (PSDB), o deputado estadual Francisco Nagib (MDB), além de outras autoridades políticas do município.
Durante o evento, as lideranças destacaram a importância de homenagear as mães codoenses e promover ações que valorizem as famílias da cidade. O clima foi de confraternização, carinho e reconhecimento pelo papel das mães na sociedade.
O Festival de Prêmios reforçou o compromisso da Prefeitura de Codó em realizar eventos populares e de grande alcance social, fortalecendo a integração entre a administração municipal e a população.