Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Justiça nega redução no número de vereadores em Codó

O juiz Iran Kurban Filho, da 7º Zona Eleitoral, julgou nesta quarta-feira (13), pedido de recontagem dos votos para vereadores de Codó, protocolado pelo promotor Weskley Pereira de Moraes, baseado no último Censo Demográfico, quando a Câmara Municipal deveria perder duas cadeiras, segundo a Constituição Federal.

No entanto, o pedido para que o cálculo do coeficiente eleitoral usasse como base, apenas 17 cadeiras, foi negado, já que, de acordo com a decisão, o TSE -Tribunal Superior Eleitoral fixou que a alteração do número de vereadores, para efeitos na legislatura seguinte, deve ser promovido pelas Câmaras Municipais até o prazo final para convenções partidárias.

Dessa forma, Codó segue com 19 vereadores, e os eleitos, seguem conforme relação do resultado do TSE no dia 06 de outubro.

A decisão deve ser seguida em todos os outros municípios do Maranhão.

Confira a decisão aqui.

Programa Siga Antenado disponibiliza antenas digitais no Maranhão; confira como participar

O Programa Siga Antenado realizado pela Anatel, disponibilizou uma nova fase de agendamento em 148 cidades do Maranhão. Serão oferecidos de maneira gratuita kits de antenas digitais para famílias que ainda possuem parabólicas tradicionais em suas residências.

As antigas parabólicas necessitam ser trocadas pelas novas digitais, pois o sinal de internet 5G utiliza a mesma faixa de frequência usada por tais antenas, possibilitando até mesmo interferências de sinal diretamente na TV. Logo, visando preparar a população para a implementação do sinal 5G e evitar a falta de acessibilidade, a Anatel vem atuando para que a substituição gradual das antenas tradicionais pelas digitais aconteça de fato em todo território nacional.

O Programa Siga Antenado tem como objetivo garantir a continuidade e a qualidade das transmissões de TV em todo o país, pois à medida que o 5G se expande pelo Brasil, as antigas antenas deixarão de funcionar com eficiência.

Como participar do Programa Siga Antenado

Para verificação direito ao kit gratuito, deve-se entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou acessar o site sigaantenado.com.br. A pessoa deve possuir de fácil acesso o CPF ou o NIS do responsável pela família beneficiada. Independentemente do número de televisores no imóvel, cada família possui direito somente a um kit.

Confira os critérios exigidos para as famílias participantes:

  • Devem possuir inscrição no Cadastro Único
  • Necessitam usar uma antena parabólica tradicional ainda em funcionamento
  • ter uma renda familiar de até três salários-mínimos
Programa Siga Antenado

Desligamento do antigo sistema

O sistema convencional parabólico será totalmente desligado em dezembro de 2024. Por essa razão, governos estaduais, municipais e emissoras de televisão estão realizando campanhas para realizar a substituição de todos os equipamentos até o final deste ano, afim de evitar a potencial desinformação causada pela falta de acesso a televisão.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 20 milhões de residências no Brasil ainda utilizam antenas parabólicas para assistirem televisão. No entanto, o Programa Siga Antenado alega especificamente no Maranhão que, existe uma baixa procura das famílias em relação ao benefício oferecido.

Eleições 2024: e-Título atinge marca de 81,5 milhões de emissões

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O aplicatico e-Título atinge a marca de 81,5 milhões de emissões nas Eleições Municipais de 2024. O aplicativo móvel permite obter a via digital do título eleitoral e foi baixado por mais de 52% do eleitorado apto a votar.

Lançado pela Justiça Eleitoral em 2017, a plataforma já recebeu diversas atualizações para oferecer mais serviços não presenciais aos eleitores.

No aplicativo, é possível emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, acessar e emitir guias para o pagamento de multas, autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral, fazer a inscrição como mesário voluntários, justificar a ausência, entre outros. E tudo isso, sem a necessidade de deslocamento a um cartório eleitoral.

A via digital do título eleitoral também pode ser usada como documento de identificação na hora de votar. Para isso, basta que apareça sua foto no aplicativo, o que indica que o eleitor pode ser identificado pela biometria.

Com informações da Rádio Nacional

Brandão recebe ministros para tratar de obras do Novo PAC no MA

(Foto: Arquivo/Reprodução)

governador Carlos Brandão e parte do secretariado estadual participam, na manhã desta quarta-feira, 13, de reunião com comitiva do governo federal liderada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) no Maranhão.

Também estarão presentes os ministros Jader Filho (Cidades), André Fufuca (Esportes), Juscelino Filho (Comunicações), o ministro em exercício do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, o secretário especial do PAC, Maurício Muniz, e representantes dos órgãos federais ligados às áreas da saúde, educação, transporte, desenvolvimento regional e relações institucionais.

Será concedida uma coletiva à imprensa às 11h40, em frente ao Salão de Atos do Palácio dos Leões, com a presença do governador Carlos Brandão e dos ministros Rui Costa, Jader Filho e André Fufuca.

Em carta aberta agentes de endemias denunciam governo de Zé Francisco por negligência na vacinação de cães e gatos contra a raiva

Uma Carta de Denúncia foi enviada ao jornalista Acélio Trindade na tarde de ontem, 12, pelos representantes da  categoria dos Agentes de Combate às Endemias Erones Oliveira de Sousa, Jean Jacques Cabral Pereira e Jean dos Reis.

São dois problemas em foco:

1 – Denunciam que a campanha contra a raiva animal, a chamada antirrábica, que começou em 23 de setembro e deveria durar só 30 dias, até hoje, 13 DE DEZEMBRO,  nunca foi encerrada pela Secretaria de Saúde do governo de Zé Francisco.

De setembro pra cá, só 51% dos dos 22 mil cães e gatos que deveria ser imunizados contra o vírus, que é  mortal em humanos, foram vacinados. Significa dizer, na ponta do lápis, que até agora só 11.220 doses foram aplicadas, longe até do mínimo de 75% exigidos pelo Ministério da Saúde.

2 – Denunciam que o governo de Zé Francisco nunca pagou as diárias trabalhadas até o momento nesta campanha por agentes comunitários de saúde e guardas de endemias.

O dinheiro já está na conta há meses da prefeitura de Codó, são R$ 60.000,00 só para esta gratificação que é de R$ 800 por servidor que participar da campanha.

O não pagamento da gratificação, calculada sobre dias já trabalhados, tem emperrado o fim da campanha. Os agentes estão com medo de fechar o ciclo de vacinação e nunca verem a cor deste dinheiro.

Com informações ,BLOG DO ACELIO TRINDADE

Últimos dias: Inscrições para o Edital Diálogos Equatorial com R$ 3 milhões para projetos sociais

Equatorial Maranhão informa que as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (14)

Últimos dias: Inscrições para o Edital Diálogos Equatorial com R$ 3 milhões  para projetos sociais - Equatorial Energia – MA

O Instituto Equatorial está com inscrições abertas até esta quinta-feira (14), para o Edital Diálogos Equatorial, que investirá 3 milhões de reais em projetos sociais liderados por Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) de base comunitária. A iniciativa abrange os estados do Maranhão, Piauí, Alagoas, Amapá, Pará, Goiás e Rio Grande do Sul, e busca fomentar ações que promovam impacto positivo e sustentável em áreas essenciais.

Investimento com propósito e impacto social
As OSC’s poderão inscrever projetos que atuem nas áreas de educação, empregabilidade e geração de renda, empreendedorismo, sustentabilidade e biodiversidade. Cada projeto aprovado poderá receber até R$ 20 mil para execução. O prazo para envio das propostas e documentação vai até o dia 14 de novembro, por meio da plataforma Prosas. O edital completo e o link de inscrição estão disponíveis em: https://prosas.com.br/editais/15048-edital-dialogos-equatorial

Transformação nas comunidades por meio da parceria com OSC’s

Segundo Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial, a iniciativa é um passo importante para levar autonomia e dignidade às comunidades. “Esses projetos são fundamentais para o fomento do empreendedorismo regional, promovendo mais oportunidades na economia e desenvolvimento das comunidades. Nosso compromisso é apoiar ações que promovam desenvolvimento sustentável, gerem impacto positivo e transformem a realidade local”, destacou a coordenadora.

Dados recentes do IBGE confirmam a importância dessas iniciativas: projetos liderados por OSC’s têm demonstrado reduzir a taxa de desemprego em até 15% nas regiões mais vulneráveis e contribuir para o aumento da alfabetização e escolaridade, fortalecendo o desenvolvimento econômico das comunidades.

Resumo do Edital Diálogos Equatorial:
– Encerramento das inscrições: 14 de novembro
– Público-alvo: Organizações da Sociedade Civil (OSC’s)
– Valor total de investimento: R$ 3 milhões
– Valor por projeto: Até R$ 20 mil
– Abrangência: Piauí, Maranhão, Alagoas, Amapá, Pará, Goiás e Rio Grande do Sul
– Inscrição: https://prosas.com.br/editais/15048-edital-dialogos-equatorial ou acesse pelo link na bio do Instagram: @institutoequatorial

Com o Edital Diálogos Equatorial, o Instituto reafirma seu compromisso com o fortalecimento das comunidades e a promoção de ações que geram impacto social, econômico e ambiental positivo em todo o Brasil.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Brandão lançará programa para combater o que resta de pobreza extrema no Maranhão

O governo do Maranhão investe em ações que visam a erradicação da pobreza extrema no estado. O programa “Criança sem fome”, que consta de projeto a ser encaminhado à Assembleia Legislativa, é uma delas.

A meta da iniciativa é retirar 197 mil famílias da pobreza extrema no estado. Na ação, cada família beneficiada receberá um cartão no valor de R$ 200,00 mensais, destinados exclusivamente à aquisição de alimentos em rede comercial credenciada. Para evitar problemas, o projeto prevê fiscalização rigorosa da utilização do cartão e, em caso de uso indevido, haverá suspensão.

O investimento no “Criança sem fome” será da ordem de R$ 200 milhões por mês, com recursos provenientes de reajuste de 1% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que incide sobre produtos não essenciais. Esse percentual também está previsto na proposição que deve ser encaminhada à Assembleia nos próximos dias, para que seja aprovado ainda neste ano e possa ser implantado no início do ano que vem.

Em uma visão macro, o “Criança sem fome” será o eixo central da política de segurança alimentar do Governo do Maranhão, especialmente a voltada para crianças. O objetivo, com o programa implementado, é que nenhuma família do Maranhão apareça mais na faixa de pobreza extrema até 2026, último ano do governo Brandão.

Também dentro desse esforço, diversas iniciativas já são realizadas pelo governo. É o caso dos Restaurantes Populares, com uma rede de 180 unidades que servem café da manhã, almoço e jantar, ao preço de R$ 1,00; e do programa Mais Renda, que garante inclusão financeira a milhares de empreendedores.

Quatro deputados do MA já assinaram a PEC do fim da escala 6/1

Rubens Pereira Jr, Márcio Jerry, Duarte Jr e Pedro Lucas Fernandes – Foto: Reproução

Pelo menos quatro deputados federais do Maranhão assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala trabalhista 6×1, são eles: Duarte Júnior (PSB), Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Pereira Jr (PT) e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil). A escala 6×1 é aquela em que se trabalha durante seis dias e descansa um.

A PEC, que reduz a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais em quatro dias por semana, é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e no momento conta com pouco mais de 100 assinaturas, que seguem sendo recolhidas no Congresso.

Para que a PEC comece a tramitar, é necessária a assinatura de ao menos 171 dos 513 deputados federais.

Com informações ,Central de noticias

Duas pessoas morrem em graves acidentes na BR-316, no MA

Os acidente envolveram batidas de motocicletas e carros, nas cidades de Codó e Bacabal, nessa segunda-feira (11)

Duas pessoas morrem em graves acidentes na BR-316, no MA — Foto: Reprodução

Duas pessoas morreram durante dois acidentes envolvendo batidas de motocicletas e carro, ocorridos na BR-316, nessa segunda-feira (11). Os casos aconteceram nos trechos entre as cidades de Codó e Bacabal.

Na zona rural da cidade de Codó, a 307 km de São Luís, um homem identificado como Flávio Ribeiro Lindoso, de 41 anos, de São Luís, morreu durante uma batida frontal entre dois carros de passeio.

Flávio chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Geral de Codó, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois de ter dado entrada no hospital. De acordo com a polícia, as causas do acidente estão sendo investigadas.

Em Bacabal, um acidente envolvendo duas motos resultou na morte de Cláudio Alves de Sousa, que morreu no local. Ele estava indo em direção à zona rural de Bom Lugar, quando se envolveu no acidente.

O outro motociclista saiu ferido com fraturas nas pernas e foi levado em estado grave para o Hospital Regional de Bacabal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), uma das motos seguia na contramão da via e causou o acidente.

Em Codó, prefeitura pretende gastar R$ 22 milhões com energia solar até o final de 2024

A decadência da carreira política de Zé Francisco - Marco Silva Notícias

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, contratou uma empresa de Teresina/PI visado a aquisição, instalação e comissionamento de um sistema solar fotovoltaico com capacidade total de 5507,04 kWp, incluindo subestações e todos os componentes necessários para seu pleno funcionamento.

Assinado em 22 de outubro de 2024, o contrato nº 20240395 possui vigência até o final de 2024, e custará R$ 22.048.722,13 (vinte e dois milhões, quarenta e oito mil, setecentos e vinte e dois reais e treze centavos) aos cofres do município.

Conforme apurado , a responsável pela prestação do serviço será a V M VELOSO CERQUEIRA LTDA, empresa localizada na Avenida São Raimundo, nº 1989, bairro Cristo Rei, em Teresina/PI.

Blog do Graciliano