Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Camarão volta a falar de desejo de ser governador com apoio de Brandão

Em entrevista ao programa Agora Brasil, da TV Meio Norte, do Piauí, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), confirma que deseja que a sucessão ao governo siga a naturalidade.

O petista defendeu ainda a candidatura do governador Carlos Brandão (PSB) para o Senado Federal.

“A nossa intenção que siga a naturalidade das coisas. O Brandão era o vice do Flávio [Dino], foi um vice muito correto, muito leal, aí o Flávio renunciou, foi candidato a senador, foi o senador mais bem votado da história, foi ministro da Justiça e hoje ta no Supremo. Então, hoje o nosso líder político é o governador Brandão. Quero muito que a gente caminhe para essa naturalidade. O Brandão possa ser candidato a senador, seja meu candidato a senador, o senador mais bem votado da história, e eu seja o candidato dele a governador. Dele do PT, do presidente Lula, do povo do Maranhão. É isso que a gente tem trabalhado todos os dias para que a gente possa continuar”, declarou.

Na terça-feira , Felipe Camarão, esteve em Brasília cumprindo agenda institucional. Em sua primeira parada na Capital Federal, esteve na Advocacia-Geral da União (AGU), onde se reuniu com o ministro em Exercício e Adjunto do Advogado-Geral da União e Advogado-Geral da União Substituto, Flavio José Roman, para tratar sobre o bloqueio dos 15% referente ao Precatório do Fundef, destinados aos professores do Estado.

Durante a reunião, que contou ainda com a participação da advogada da União, Clara Rachel, o vice-governador do Maranhão pediu intercessão dos advogados para que este bloqueio seja revisto ou, ainda, para que a pauta retorne ao Plenário para julgamento.

Na oportunidade, Felipe Camarão solicitou aos advogados da AGU que este mesmo acordo prevaleça para prefeituras maranhenses que ainda não receberam os repasses, como é o caso de municípios como: São Domingos do Maranhão, São João dos Patos, Matinha, Riachão e Arari.

“Minha luta continua sendo pela educação. Aproveitei minha vinda à Brasília para reunir com o ministro em exercício, Flávio Roman, e a Advogada da AGU, Clara Rachel, para tratarmos dessa pauta tão importante que é a liberação dos 15% dos Precatórios do Fundef, para professores da Rede Pública Estadual e os recursos também para as prefeituras municipais maranhenses. Estou confiante de que teremos o apoio da AGU nesse processo. Seguimos trabalhando para que a educação do Maranhão siga avançando”, declarou o vice-governador Felipe Camarão.

Reuniões no Ministério da Educação

Ainda em Brasília, Felipe Camarão esteve no Ministério da Educação (MEC) a convite da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADISecadi), Zara Figueiredo, para participar de reunião sobre educação ambiental, educação de quilombolas e indígenas, e Projovem.

Na pauta, a construção de mais de 20 escolas voltadas às educações indígena e quilombola, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da implementação de mais bolsas do Projovem para os estudantes maranhenses.

“Um grande satisfação ser convidado pela professora Zara Figueiredo para vir ao MEC debater temas tão importantes para a educação do nosso estado. Por meio do PAC, serão construídas 11 escolas indígenas e 11 escolas quilombolas em diversas comunidades do Maranhão. Saio daqui imbuído da missão de articular junto às prefeituras municipais, comunidades indígenas e quilombolas a melhor forma para que esses investimentos cheguem ao nosso estado. E, assim, trabalharemos juntos, sob a liderança do ministro Camilo, do presidente Lula e do governador Carlos Brandão, para seguirmos avançando na educação do nosso estado. Continuamos firmes e fortes lutando pela educação do Maranhão”, acrescentou Felipe Camarão.

Ainda no MEC, o vice-governador se reuniu, também, com Marta Abramo, titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Com a secretária da Seres, a pauta versou sobre o processo de recredenciamento da Universidade Católica do Maranhão, instituição que oferta Cursos de Teologia, Filosofia, entre outros, e é responsável pela formação de padres em todo o estado.

Camarão agradeceu a receptividade da secretária e disse estar confiante no compromisso do Governo Federal em agilizar o processo de recredenciamento da Instituição de Ensino, parado desde 2018. “Vim a pedido da Arquidiocese de São Luís, além das dioceses dos interiores. Agradeço toda a receptividade que tivemos e pelo diálogo muito produtivo. Acredito que agora, na gestão do presidente Lula e do ministro Camilo, conseguiremos agilizar esse processo e fazer essa medida de justiça junto à comunidade católica do nosso estado. Avalio nossas reuniões aqui no Ministério como extremamente positivas para a educação do nosso estado. Seguiremos avançando”, finalizou Camarão.

Maranhão tem 1.141 casos de crimes de trânsito em 2024

O Brasil tem 480 novas ações por dia em razão de crimes de trânsito, segundo levantamento inédito realizado entre janeiro e agosto de 2024. Foram contabilizadas 116.597 ações durante o período, conforme dados obtidos no banco estatístico disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o crescimento dos casos de crimes de trânsito, foram 489 novos processos judiciais por dia e 178.512 ações iniciadas ao longo de 2023.

O Maranhão teve 1.141 novos casos registrados entre janeiro e agosto de 2024, que representa a média de 5 ações ingressadas por dia. Nos demais estados, o Rio Grande do Sul apresenta o maior número, com 21.345 novos casos registrados entre janeiro e agosto de 2024, conforme dados disponibilizados pela base do CNJ. Na sequência, vêm os estados de Minas Gerais, com total de 17.204, e Paraná, com 7.352 novas ações. Acre, Amapá e Sergipe ostentam os menores índices, registrando 457, 558 e 561 novos processos ajuizados durante o mesmo período, respectivamente.

Para João Valença, criminalista do VLV Advogados, chama a atenção a variação do volume de casos nos estados e no DF. “A negligência nas pequenas ações do dia a dia ao volante pode gerar consequências severas, tanto na esfera penal quanto na vida das vítimas e familiares envolvidos”, alerta.

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) junto com a Comissão da ALEMA debate fortalecimento da Agricultura Familiar

A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (7) para discutir ações visando o fortalecimento da agricultura familiar no estado. Durante o encontro, foi debatida a importância da chamada Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para as famílias que dependem da agricultura familiar no Maranhão.

Presidida pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB), a reunião da comissão também contou com a presença dos deputados Carlos Lula (PSB), Davi Brandão (PSB), Dra. Vivianne (PDT) e Francisco Nagib (PSB).

No encontro, a diretora executiva da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Loroana Santana, falou sobre as ações desenvolvidas pela entidade que vem contribuindo para o fortalecimento da produção agrícola familiar em todo o Brasil. No entanto, muitas famílias ainda necessitam da Assistência Técnica e Extensão Rural, ou seja, do apoio técnico e transferência de tecnologia que vise melhorar a qualidade de vida e a renda dessas famílias do campo.

Ao final do encontro, o deputado Júlio Mendonça avaliou positivamente a reunião, destacando as ações que devem ser colocadas em prática para melhorar a qualidade de vida e, também, a produção dos agricultores familiares.

“Muito importante, especialmente para o nosso estado, que é um dos com os maiores números de agricultores familiares do país, com políticas públicas em andamento que precisam avançar. A assistência técnica é fundamental. Eu, como presidente da Agerp que já fui e hoje no parlamento, não posso esquecer nunca que existem centenas de mulheres e homens que dependem diretamente da agricultura familiar. Por isso, o parlamento cumpre a sua função quando traz essas pessoas para cá e faz um diálogo produtivo”, disse Júlio Mendonça.

A reunião da comissão contou com a participação também de Thiago Borges, assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Sandro Monte Negro, presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp); Francisco Cysne, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Joaquim Queiroz, secretário adjunto de coordenação e política interna da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), além de representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Após eleição 2024, surgem 18 candidatos a deputados estaduais com chances reais de vitória em 2026

Marcos Miranda, Adailson Machado, Gleydson Resende, Cidônio Gonçalves, Luciano Leitoa, Paula Prata, Hernando Macedo, Dr. Erik, Luciano Genésio, Amovelar Filho, Aldir Júnior, Dr. Orland, João IgorIvo Rezende, Luanna Rezende, Valmira Miranda, Thay Evangelista e Domingos Curió.

ddd

Com o fim das eleições municipais 2024 e com o resultado das urnas, começa um novo ciclo eleitoral, agora visando a disputa de 2026. No Maranhão, diante das vitórias e derrotas de diversos grupos políticos, o Blog do Domingos Costa faz uma análise acerca da corrida pelas 42 cadeiras da Assembleia Legislativa do Maranhão, como segue a ordem das fotos acima:

1 – Marcos Miranda 

Empresário bem-sucedido, Marcos Miranda (União Brasil) perdeu a disputa pela prefeitura de Bacabal; contudo, saiu fortalecido das urnas com 23.278 votos (41,64%). Além disso, sua esposa Marlene foi reeleita prefeita na cidade de Bom Lugar, sem nenhum adversário. Miranda é um dos nomes com grande possibilidade de vencer as eleições de 2026 como candidato a deputado estadual.

2 – Adailson Machado 

Reeleito prefeito da cidade de Paulo Ramos com quase 70% dos votos, Adailson Machado (PP) também conseguiu eleger o irmão, Nénem Machado, no município vizinho de Marajá do Sena. Já a esposa, Dulcinha, perdeu em Satubinha, contudo manteve seu grupo político. Portanto, caso queira, Adailson poderá renunciar ao mandato para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa ou até mesmo colocar um familiar para ser o candidato em 2026, que possui grandes chances de eleger.

3 – Gleydson Resende 

O prefeito eleito da cidade de Barão de Grajaú, Gleydson Resende (União Brasil), está praticamente definido que irá renunciar em 2026 para concorrer à cadeira na Assembleia Legislativa. O pai dele, Edmilson Carvalho, foi candidato a prefeito de Sucupira do Riachão e ficou em segundo lugar; já o sogro, ex-prefeito José Laci, ficou em segundo lugar na cidade de Raposa. Além disso, Gleydson possui bases eleitorais espalhadas por todo o Maranhão.

4 – Cidônio Gonçalves 

O empresário, que é irmão do ex-prefeito da cidade de Açailândia, Ildemar Gonçalves dos Santos, obteve o segundo lugar na disputa pela prefeitura. Cidônio Gonçalves saiu das urnas com 18.794 votos (30,80%) e é outro nome muito competitivo para a eleição de 2026, quando certamente será candidato a deputado estadual.

5 – Luciano Leitoa

Ex-deputado federal e ex-prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PDT) é um daqueles nomes que não podem ser subestimados. Embora derrotado nas eleições deste ano, o grupo político da prefeita Dinair, que não conseguiu a reeleição, a família Leitoa ainda tem tradição o bastante para eleger um representante na Assembleia Legislativa.

6 – Paula Prata 

Esposa do prefeito reeleito da cidade de Santa Inês, Paula Prata deverá disputar uma cadeira de deputada estadual em 2026. Conforme checagem, Felipe dos Pneus já se articula para fazer da primeira-dama uma das mais votadas do Maranhão na eleição vindoura. Vale ressaltar que o prefeito conhece bem esse caminho, uma vez que já foi deputado estadual.

7 – Hernando Macedo

Ex-prefeito de Dom Pedro, empresário, filho de outro empresário, irmão de deputado federal e tio de vereador de São Luís: essas são algumas das credenciais de Hernando Macedo, que está em pré-campanha aberta para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Ele conta com o apoio do irmão, o presidente estadual do Podemos, Fábio Macedo, deputado federal pelo Maranhão.

8 – Dr. Erik

Prefeito de Balsas que termina o segundo mandato consecutivo agora em dezembro, Dr. Erik deverá começar o projeto de chegar à Assembleia Legislativa. A esposa ocupa atualmente a vaga, a deputada estadual Dr. Vivianne Martins. Mesmo bem avaliado entre os balsenses, o médico não conseguiu eleger o seu sucessor, mas ainda possui grande prestígio político na cidade.

9 – Luciano Genésio 

Um dos políticos mais exitosos da Baixada Maranhense, Luciano Genésio deverá ser nome certo na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Ele terminará o segundo mandato consecutivo de prefeito de Pinheiro em dezembro deste ano e, então, começará a colocar em prática o seu projeto de ser deputado estadual.

10 – Amovelar Filho

Outro ex-prefeito que termina o segundo mandato consecutivo agora em dezembro é Luis da Amovelar Filho. Apesar de ter perdido a eleição em Coroatá e não conseguido emplacar sucessor, a família do político disputou outras duas prefeituras nestas eleições e também perdeu. Contudo, Amovelar possui bases eleitorais nessas três cidades: Coroatá, Pirapemas e Peritoró. É com esse poderio que ele tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026.

11 – Aldir Júnior

10.633 – essa foi a quantidade maiúscula de votos que obteve nas urnas de São Luís o vereador agora de três mandatos seguidos, Aldir Júnior. Sobrinho do deputado federal Josimar Maranhãozinho, o parlamentar agora disputará uma vaga na Assembleia Legislativa e, sem sombra de dúvida, diante das bases do PL, Aldir deverá ser eleito deputado estadual.

12 – Dr. Orlando 

Após eleger o sucessor na cidade de Senador Alexandre Costa, o prefeito reeleito Orlando Mauro Sousa Arouche começou a trabalhar na sua região o seu nome para a Assembleia Legislativa. Portanto, Dr. Orlando é um dos nomes com grandes chances de conquistar a vaga em 2026.

13 – João Igor

Com cinco familiares prefeitos na mesma região, João Igor deverá ser um dos mais votados em todo o Maranhão em 2026, quando disputará uma vaga de deputado estadual. Ele é prefeito eleito na cidade de São Bernardo. João conseguiu eleger seu sucessor com mais de 60% dos votos em São Bernardo, e ainda o pai, Neto Carvalho, consagrou vitória como prefeito de Araioses. O tio, Nonato Carvalho, se reelegeu prefeito de Magalhães de Almeida; a madrasta, Sâmia Moreira, foi reeleita em Santa Quitéria. E a prima de João Igor, a prefeita reeleita Thalita Dias, elegeu a sucessora em Água Doce.

14 – Ivo Rezende

Quem briga por uma vaga na Assembleia Legislativa é o ex-prefeito de São Mateus Ivo Rezende. Embora com pouca habilidade quando o assunto é política, o ex-presidente da FAMEM é um projeto do tio, o prefeito eleito de São Mateus, Miltinho Aragão, que pretende “apertar” a prefeitura para tornar o sobrinho deputado estadual em 2026.

15 – Luanna Rezende Bringel

Filha do ex-deputado estadual Juscelino e irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), a prefeita reeleita da cidade de Vitorino Freire será candidata a deputada estadual em 2026. A família conseguiu eleger um “poste” para a sucessão de Luanna Rezende Bringel e agora pretende ocupar um gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão por meio da eleição vindoura.

16 – Valmira Miranda

Quem também quer ir para a Assembleia Legislativa após deixar o mandato de prefeita é Valmira Miranda, que termina o segundo mandato como prefeita da cidade de Colinas em dezembro próximo. A gestora integra o grupo político da família Brandão e é outra que não terá muitos problemas para se eleger deputada em 2026.

17 – Thay Evangelista

Quem também deverá disputar uma cadeira de deputada estadual é a médica e influencer digital Thayanne Evangelista, eleita em 2024 como vereadora por São Luís. Esposa do deputado estadual Neto Evangelista, a jovem que agora é chamada de Thay tem sangue político na veia. A mãe foi reeleita nestas eleições como prefeita do município de Lago da Pedra, Maura Jorge, e o pai, Rui Filho, acabou perdendo a disputa pela reeleição em Arari.

18 – Domingos Curió

E, por último, mas não menos importante, o líder político Domingos Curió, que teve um filho [Paulo] reeleito na cidade de Turilândia e o outro [Marcel] disputando a prefeitura de Governador Nunes Freire, onde já foi prefeito. Curió trabalha para resolver as pendências judiciais que possui e, assim, conseguir projetar sua campanha de deputado estadual em 2026 com grandes chances de sair vencedor.

Com informações Blog do Domingos costa

Governo Brandão é destaque em avaliação de transparência no Maranhão com nota ouro

Governador Carlos Brandão

O Governo do Estado do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, recebeu a nota máxima na recente avaliação de transparência realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

Com uma pontuação de 9,29, a gestão de Brandão foi reconhecida pela sua excelência no cumprimento das normas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e outras legislações de transparência pública.

A fiscalização, conduzida entre 20 de setembro e 31 de outubro de 2024, analisou a aderência dos órgãos estaduais e municipais às normas que garantem o acesso à informação e a transparência nas gestões públicas. A avaliação destacou a postura do Governo do Maranhão como modelo de transparência, alinhado às exigências das leis de Acesso à Informação, Responsabilidade Fiscal, e da Lei da Transparência.

Equatorial Maranhão segue com Plano Operacional para segundo dia do ENEM 2024

_Distribuidora mantém atuação estratégica para evitar ocorrências durante a realização das provas no próximo domingo (10)_

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 será realizado no próximo domingo, dia 10 de novembro. Com a segunda etapa do Plano Operacional Enem 2024, a Equatorial Maranhão tem o objetivo de assegurar o fornecimento da energia elétrica com qualidade e segurança. Além disso, a empresa visa garantir também o restabelecimento do sistema no menor tempo possível, em caso de falta de energia nos locais previamente mapeados onde vão ocorrer as provas.

Equipes mobilizadas

No primeiro dia de provas do Enem 2024, a Equatorial mobilizou em todo o Maranhão, 200 equipes técnicas e mais de 600 profissionais como analistas, engenheiros e líderes, nas áreas de Obras e Manutenção, Operação do Sistema Elétrico, Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Comunicação e Atendimento ao Cliente. Esses profissionais estiveram de plantão durante a aplicação das provas, monitorando o sistema elétrico em tempo real para responder prontamente a qualquer ocorrência.

Para o segundo dia de provas, a Equatorial Maranhão está mantendo a mesma estrutura do primeiro dia, dando continuidade às diversas ações de manutenção preventiva e vistoria da rede elétrica em todas as localidades cobertas pelo plano. Além disso, equipes permanecem de prontidão no Centro Integrado de Operação de Segurança (CIOPS), que conta com um link direto com o Centro de Operações Integradas (COI), permitindo o monitoramento em tempo real de qualquer intercorrência durante a aplicação da prova. A Distribuidora reforça seu compromisso com a operação para o ENEM 2024 e seguirá acompanhando em tempo real todas as ocorrências do sistema elétrico, garantindo que o exame ocorra de maneira segura e sem imprevistos relacionados ao fornecimento de energia elétrica.

A Central de Atendimento 116 da Equatorial Maranhão estará com equipe reforçada para priorizar o atendimento no caso de qualquer eventualidade. Além da central, a Distribuidora também dispõe de atendimento 24h por meio do WhatsApp com a Clara no (98) 2055-0116, do aplicativo móvel da Equatorial e por meio do site www.equatorialenergia.com.br.

*Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão*

Saiba tudo sobre a promoção “Energia em Dia” da Equatorial Maranhão e concorra a diversos prêmios

Com sorteios mensais até junho de 2025, a Distribuidora premia clientes adimplentes com campanha que terá um ano de duração_

A promoção “Energia em Dia” da Equatorial Maranhão, lançada em junho deste ano, é uma iniciativa voltada para os clientes residenciais de todo o Maranhão. Destinada ao titular da conta de energia elétrica, a campanha sorteia prêmios mensais para aqueles que mantêm suas contas em dia. Ao longo da promoção, que encerrará em junho de 2025, serão realizados 15 sorteios, oferecendo aos consumidores adimplentes a oportunidade de ganhar prêmios, que podem chegar até R$ 25 mil.

Para participar e concorrer aos prêmios, basta estar com a conta de energia paga e se cadastrar no site da campanha: energiaemdia.equatorialenergia.com.br. Ao se registrar com os dados da conta de energia, os clientes recebem um número da sorte para os sorteios mensais. Os nomes dos contemplados e seus respectivos números da sorte serão divulgados em até dez dias úteis após cada sorteio no site da promoção.

A edição 2024 da promoção “Energia em Dia, vale para todo o estado do Maranhão e podem participar clientes pessoa física, cadastrados como residencial, e que sejam titular da conta. Haverá um sorteio final de R$ 25 mil para todos os clientes cadastrados. Além disso, o cliente pode ganhar prêmios instantâneos de R$25 em Voucher Vale Compras. Os valores sorteados variam entre R$ 150,00 (bônus para pagar a conta de energia), R$ 500,00 (um cartão de crédito, sem função de saque) e R$ 2 mil (um cartão de crédito sem função de saque).

Veja como é fácil participar:

• Acesse o endereço eletrônico: equatorialenergia.com.br;
• Entre com seu CPF e data de nascimento e aceite participar da promoção;
• Turbine suas chances de ganhar atualizando seus dados e cadastrando a fatura digital;
• Pague sua fatura com PIX e concorra a sorteios exclusivos;

Confira os prêmios que você pode concorrer na campanha:

• Bônus para pagar a conta de energia no valor de R$ 150,00;
• Bônus para supermercado no valor de R$ 500,00;
• Celular: R$ 2.000,00;
• Caminhão de prêmios: 25 mil reais.

O cliente pode ainda aumentar suas chances de ganhar atualizando o número do seu celular, e-mail, dados pessoais (RG ou CNH), informar o NIS e autorizar o envio da fatura por e-mail ou WhatsApp. Quem cadastrar a conta no débito automático e fizer o pagamento via PIX terá números da sorte extras.

Próximo Sorteio

O próximo sorteio da promoção “Energia em Dia” será realizado no dia 4 de dezembro e contará com duas categorias de prêmios. A primeira será um cartão de crédito, sem função de saque, no valor de R$ 500. A segunda, um crédito na conta de energia, também sem função de saque, no valor de R$ 150, que poderá ser utilizado para deduzir o valor da fatura.

Quer participar, mas possui débitos na fatura?

Se o cliente não está adimplente por possuir contas em aberto, mas deseja participar da promoção, a Equatorial Maranhão disponibiliza a oportunidade de negociação destes débitos, que pode ser realizada pelo site da Distribuidora e o parcelamento já fica disponível na própria conta de energia.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Equatorial Maranhão alerta sobre a importância da poda regular de árvores para manter a segurança da rede elétrica

_A Equatorial Maranhão, com o intuito de manter o bom desempenho do sistema e de reduzir as ocorrências de falta de energia, reforça as orientações sobre poda de árvores em vias públicas e em terrenos particulares._

Toda manutenção da arborização em áreas urbanas e vias públicas é de responsabilidade dos órgãos de paisagismo da prefeitura de cada munícipio, para evitar que cresçam a ponto de atingir a rede elétrica. Por questão de segurança, é necessário sempre fazer a poda, para evitar que os galhos atinjam a rede elétrica e afetem o fornecimento de energia.

Já em casos de árvores localizadas em imóveis ou terrenos privados, o proprietário é o responsável pela poda regular, que deve ser feita por empresa especializada ou profissional qualificado. Porém, nas situações em que os galhos já estejam em contato com a fiação, a Equatorial Maranhão realiza as podas com suas equipes especializas, para evitar que haja a interrupção do fornecimento de energia ou mesmo acidentes. A empresa executa esse serviço em seu plano de manutenções com o intuito de manter o fornecimento de energia para os clientes e garantir a segurança da população.

Para solicitar o serviço de poda de árvores, que estejam próximas ou em contato com a rede elétrica, o cliente deve acionar a Equatorial, por meio da Central 116. A Equatorial reforça a orientação de que somente profissionais habilitados e autorizados pela Distribuidora devem realizar essa prática. Por isso, é importante que as pessoas jamais tentem podar por conta própria as árvores que estejam próximas ou tocando na rede elétrica.

Alguns cuidados importantes:

– Sempre busque profissional habilitado para realizar a poda regular em casos de árvores em locais privados. Tal prática é extremamente perigosa e pode resultar em acidentes graves;
– Não realize poda em dias de chuva. Além do risco com a eletricidade, os ventos fortes podem ocasionar a queda da árvore, além do risco de descarga atmosférica;
– Observe a distância da rede elétrica durante a realização da atividade. Tome cuidado também para que os galhos cortados não caiam sobre a rede;
– Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica;
– Em casos de árvores localizadas em espaços públicos, entre em contato com a prefeitura do seu município para solicitar a poda;
– Em casos de galhos caídos ou apoiados na rede de energia, comunique imediatamente à Equatorial Maranhão, por meio da Central 116.

A segurança é uma das prioridades da Equatorial Maranhão, que ressalta a importância da colaboração entre população e Distribuidora para evitar incidentes e assegurar o fornecimento de energia com qualidade e segurança para todos.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Codó recebe 2ª edição da Cruzada Internacional Fé e Milagres com evangelista internacional Rubens Cunha e equipe dos EUA

O município de Codó recebe, a partir desta segunda-feira (4), a 2ª edição da Cruzada Internacional Fé e Milagres, evento de fé e evangelização aberto a toda a população. A programação se estende até o sábado (9), com encontros diários que buscam promover uma mensagem de paz e esperança. O evangelista Rubens Cunha, conhecido por seu trabalho evangelístico em mais de quarenta países, será o preletor principal e estará acompanhado de uma equipe dos Estados Unidos.

Rubens Cunha já realizou mais de cem cruzadas pelo Norte e Nordeste do Brasil, além de conferências nos Estados Unidos, África e Europa. Em Codó, ele compartilhará uma mensagem bíblica e conduzirá orações de fé pelos enfermos, repetindo momentos que já trouxeram testemunhos de cura e alívio, como visto na primeira edição da cruzada, em 2019.

Programação oficial

Nesta segunda-feira (4), o evangelista inicia as atividades com visitas a escolas de Codó, levando uma mensagem de esperança e realizando orações com jovens. À noite, até quarta-feira (7), o Ginásio Carlos Fernando será palco de treinamentos evangelísticos e missionários voltados para todos os evangélicos e igrejas da cidade.

A grande cruzada acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro, reunindo milhares de pessoas em busca de fortalecimento espiritual e cura. Para mais informações, acesse o site www.missaocrista.org.br ou siga o perfil @evrubenscunha nas redes sociais.

A Cruzada Internacional Fé e Milagres promete ser um momento marcante de fé, união e esperança para Codó e região.

Blog do Sampaio

Dez nomes, altamente competitivos, na disputa por vaga de Deputado Federal em 2026

Nomes com muita envergadura política para disputa de vaga na Câmara Federal em 2026: Orleans, Douglas, Mariana, Remizinho, Paulo Marinho, Dudu, Erlânio, Gonçalo, Almeida e Neto.

Com o término do segundo turno das eleições municipais de 2024 é hora de avaliar o resultado das urnas e projetar a próxima disputa eleitoral, do ano de 2026. Das urnas surgiram novas lideranças eleitorais em todo o Maranhão, que terão grande poderio político na eleição vindoura.

Conforme a vontade popular em 2024, o Blog do Domingos Costa projeta dez nomes altamente competitivos para a disputa de cadeira na Câmara Federal em 2026. Vamos aos nomes:

1 – ORLEANS BRANDÃO

Orleans Brandão (MDB),  secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, filho do presidente estadual do MDB, Marcus Brandão e sobrinho do governador Carlos Brandão, o jovem que é considerado uma promessa da política maranhense, já disse publicamente que pretende disputar vaga na Câmara Federal em 2026. Contudo, o Blog do DC, projeta que existe a possiblidade dele ser candidato ao governo do Maranhão.

2 – DOUGLAS PINTO

Outro nome para deputado federal é do vereador mais votado da história de São Luís. O fenômeno eleitoral, Douglas Pinto (PSD), que saiu das eleições da capital maranhense com maiúsculos 16 mil votos. Esse desempenho em 2026  deve multiplicar por cinco, caso o parlamentar aceite o desafio de trocar a Câmara Municipal pela Federal em 2026. 

3 – MARIANA CARVALHO 

Embora derrotada no segundo turno das eleições de Imperatriz, a bolsonarista Mariana Carvalho (Republicanos) saiu grande da disputa na segunda maior cidade do Maranhão ao obter mais de 66 mil votos e, certamente, é um dos nomes mais competitivos para as eleições de 2026, caso seja novamente candidata à Câmara Federal. Obviamente, que Mariana deverá encontrar outro partido, vez que rompeu os laços com o presidente do Republicanos, Aluísio Mendes.

4 – REMI SOARES 

Com um resultado surpreendente nas urnas da cidade de Presidente Dutra, Remy Soares Filho (PP) por muito pouco não se tornou prefeito. Filho dos ex-prefeitos Irene de Oliveira Soares e Remy Alves Soares, o jovem médico obteve 46,42% do eleitorado, exatamente 12.326 votos, perdendo para o atual prefeito Raimundinho, que teve 14.213 votos (53,52%), diferença de apenas 1.887 votos. De forma que “Remyzinho” se torna um nome com muita musculatura para 2026 na disputa por vaga na Câmara Federal.

5 – PAULO MARINHO JÚNIOR 

Outro que saiu grande das eleições e projeta 2026 com muita expectativa é Paulo Marinho Júnior, do PL. Na disputa pela prefeitura de Caxias, o jovem por muito pouco não saiu vitorioso, obteve 42.787 votos (48,07%) contra 43.352 votos (48,70%) do candidato do prefeito, Gentil Neto; diferença de apenas 565 votos. Júnior deverá novamente disputar vaga na Câmara Federal na eleição vindoura. Contudo, Paulo Marinho precisa entender e, também, aceitar, que para ter mandato precisa sair das asas, e do partido, de Josimar Maranhãozinho.

6 – DUDU DINIZ

35.544 votos (37,30%), essa foi a votação de Dudu Diniz (PSB) como candidato a prefeito da terceira maior cidade do Maranhão. E é com esse poderio político que o vereador presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar deverá concorrer a uma vaga na Câmara Federal. O grande desafio é aglutinar as lideranças que o apoiaram nesse audacioso projeto.

7 – ERLÂNIO XAVIER 

Ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), o prefeito reeleito da cidade de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, do PDT, que conseguiu eleger o sobrinho na sua sucessão nestas eleições e, também, reelegeu o irmão na cidade vizinha de Bernardo do Mearim como prefeito, é um dos nomes grandes nessa disputa de cadeira na Câmara Federal em 2026. O pedetista, inclusive, está em campanha livre desde o inicio do ano. Resta saber, se Weverton Rocha tentará “podar” o projeto Erlânio até as Convenções para substituí-lo.

8 – DR HILTON GONÇALO

Prefeito reeleito da cidade de Santa Rita, o médico Hilton Gonçalo (Mobiliza) é um dos mais vitoriosos destas eleições no Maranhão. Além de eleger sucessor em sua terra, ele também conseguiu eleger o substituto da sua esposa na cidade de Bacabeira. Portanto, possui dois sobrinhos prefeitos. Fora isso, conseguiu eleger outros aliados no interior do Maranhão e fazer grupo político na cidade de Paço do Lumiar, onde também teve um sobrinho disputando a prefeitura. Gonçalo é um nome que vem com muita força para conquistar a vaga em 2026 no Congresso Nacional.

9 – ALMEIDA SOUSA 

Embora a esposa não tenha sido eleita prefeita da cidade de Santa Inês, onde obteve 19.611 votos (39,25%), Almeida Sousa (PL), saiu grande das eleições. Ele elegeu quem quis na sua cidade onde é reeleito: Igarapé do Meio e, também, reelegeu o irmão prefeito no município de Pio XII. Almeida ainda possui bases eleitorais em toda a sua região. E, caso aceite disputar cadeira na Câmara Federal, é outro nome altamente competitivo.

10 – NETO EVANGELISTA

Na eleição passada, Neto Evangelista (União Brasil) já tinha ameaçado disputar cadeira na Câmara Federal, mas foi desarticulado. Mas nas eleições de 2026 certamente esse será o foco do parlamentar, que já soma nada menos que 04 (quatro) de deputado estadual. Além de “luz própria” na política maranhense, Neto tem a sogra – Maura Jorge – prefeita reeleita de Lago da Pedra e ainda o sogro, ex-prefeito de Arari – Rui Filho. Fora isso, possui bases eleitorais espalhadas por todo o Maranhão e ainda conseguiu eleger a esposa, Thay, vereadora por São Luís nestas eleições com 5.667 votos.