Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

EQT Lab na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

_Hub de inovação da Equatorial terá stand e apresentará projetos de inovação e tecnologia no evento_

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) realizará entre esta terça e quinta-feira (15 a 17) a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Considerado o maior evento de divulgação científica do Maranhão, a SNCT deste ano tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”; e ocorrerá de forma presencial no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.

Com o objetivo de mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida das pessoas, além de promover a divulgação e popularização da ciência no estado, a programação da Semana contará com minicursos, palestras, oficinas, lançamento de livros, debates, exibição de vídeos científicos, dentre outras atividades. O evento é voltado para pesquisadores, estudantes, instituições, movimentos sociais, sociedade civil organizada, inventores, intelectuais e pessoas interessadas em ciência, tecnologia e inovação em geral.

O Grupo Equatorial, que sempre teve a Inovação e a Sustentabilidade como parte do seu negócio, vai participar ativamente da SNCT, por meio do EQT Lab, hub de inovação e tecnologia do Grupo, que estará com um stand interativo e instagramável à disposição dos visitantes, além de oferecer experiência com óculos de realidade virtual, onde os participantes poderão conhecer virtualmente as instalações do casarão histórico onde funciona o EQT Lab.

A equipe de inovação do hub também estará presente no stand da empresa, para mostrar um pouco dos projetos de inovação e tecnologia utilizados dentro do Grupo; além de participar das seguintes palestras, todas no dia 15 de outubro (terça-feira):

09h – 10h | Palestra “A Inovação em IA No Setor Elétrico (Grupo Equatorial)” por Matheus Menezes;
10:10 – 11:10 | Apresentação do Case “EQT Lab como hub de inovação (Grupo Equatorial)” por Andressa Gaspar;
11:20 – 12:20 | Palestra “O futuro da inteligência artificial (Grupo Equatorial)” por Jéssica Mendes;

Mais informações e inscrições gratuitas no site da SNCT 2024 MA: https://www.sntcma2024.com/ ou pelo Instagram do EQT Lab: @eqtlab.grupoequatorial

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Mais de 90 famílias do MA podem solicitar antena digital gratuita

Foto: Reprodução

Desde o desligando do sinal analógico de TV no Brasil, em 31 de dezembro de 2023, o acesso à TV aberta passou a depender da utilização de antenas digitais. Para auxiliar nessa transição, o programa Siga Antenado abriu uma nova fase de agendamento em 148 cidades maranhenses, oferecendo kits gratuitos para famílias inscritas em programas sociais que ainda utilizam parabólicas tradicionais.

No Maranhão, cerca de 130 mil famílias já podem se inscrever para receber a nova parabólica digital sem custo. Até o momento, mais de 317 mil famílias no estado já foram contempladas com o kit, porém, há uma preocupação com a baixa procura, visto que ainda existem 98 mil que têm direito à instalação gratuita e não solicitaram o benefício.

O programa busca assegurar que o entretenimento e o aprendizado cheguem a todos os lares, promovendo a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para as parabólicas digitais (Banda Ku).

MDB foi quem mais elegeu vereadores no Maranhão

Definitivamente, o MDB sai das eleições de 2024 no Maranhão em outro patamar. Desde a chegada do novo presidente da legenda estadual, Marcus Brandão, o partido conseguiu feitos importantes.

O partido teve um salto enorme para o comando das prefeituras municipais, já que saltou de sete prefeitos eleitos em 2020, para 37 nas eleições deste ano.

Nesta segunda-feira (14), o Imirante divulgou levantamento sobre a eleição de vereadores nos 217 municípios do Maranhão, tendo sido justamente o MDB o partido que conseguiu mais eleger representantes para as câmaras municipais nestas eleições.

O MDB teve 1.354 candidatos e conseguiu eleger 286 vereadores, sendo o que mais elegeu no Maranhão. O segundo lugar ficou com o União Brasil, comandado no estado pelo deputado federal Pedro Lucas. O União elegeu 272 vereadores entre os 1.389 candidatos. O terceiro partido que mais elegeu vereadores foi o PP, do ministro do Esporte, André Fufuca. O PP conseguiu eleger 259 vereadores, entre os 1.258 candidatos.

Entre os partidos considerados grandes, a decepção foi o PT. O partido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu apenas 63 vereadores e teve 719 candidatos. O PT foi apenas o 13º partido no Maranhão que mais elegeu vereadores.

Inegavelmente, os números apenas confirmam que Marcus Brandão conseguiu elevar o patamar do MDB e que o partido deverá vir forte nas eleições de 2026.

É aguardar e conferir.

Vereador eleito Thacyo Cobel agradece votação recebida

Vereador Thacyo Cobel agradece votação recebida, e parabeniza vereadores eleitos

O vereador Thacyo Cobel (PDT), usou as redes sociais para agradecer aos 323 votos recebidos pela população de Timbiras.

‘’O momento é de agradecimento, agradecer imensamente o meu público, que me deu 323 votos, votos de amigos e amigas de Timbiras. Estou feliz porque fizemos uma campanha limpa, também quero dizer que já estou planejando para assumir o mandato no dia 1 de janeiro de 2025, porque a luta continua e juntos somos mais fortes”, disse.

QUEM É THACYO COBEL.

Thacyo Paz Albuquerque, nascido, no dia 06 de agosto de 1997, filho do timbirense, do Povoado Sete, Francisco Roberto de Araújo Albuquerque “Roberto Cobel”, neto Francisco Corrêa Araújo Albuquerque vereador de Timbiras em 1964.

É Engenheiro Ambiental e Sanitarista Pós – graduado Engenheiro de segurança. Casado com a timbirense Nathalia karolinne Nascimento Lima, Neta do ex vereador Zé Frozino.

“Agradeço a Deus e a população timbirense por este mandato em mim confiado, irei honrar a confiança de todos os timbirenses com muita responsabilidade e compromisso” (concluiu Thacyo).

Prefeito de Codó autoriza compra de viaturas por quase meio milhão de reais

O prefeito de Codó, Zé Francisco, prova que não mede distância quando o assunto é atirar com a pólvora alheia.

Blog do Graciliano recebeu informações de que o prefeito autorizou a compra de 03 (três) viaturas caracterizadas, tipo SUV e com tração 4×2, que serão destinadas à Guarda Civil Municipal (GCM) de Codó.

Ainda de acordo com as informações, a aquisição dos veículos poderá custar até meio milhão de reais aos cofres públicos.

Vale ressaltar que Zé Francisco fracassou nas Eleições Municipais em 2024, não se reelegendo para mais um mandato como prefeito.

Mantido em cárcere privado, médico idoso e deficiente visual acusa casal de mulheres de furto em Codó

O médico Lucas Lopez Rodrigues, de 78 anos de idade, estava sendo mantido em cárcere privado em uma casa localizada na Rua Tomé de Sousa, no bairro São Sebastião, na cidade maranhense de Codó, por um casal de mulheres.

De acordo com denúncia feita por uma familiar do idoso, em boletim de ocorrência registrado 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó, as responsáveis são a dentista Géssica Sampaio e a enfermeira Cristiane Melo. Ambas teriam furtado o salário da vítima no valor R$ 7.800, e depois seguiram em viagem a Luís Correia, no Piauí.

Lucas pediu ajuda a denunciante via ligação informando que estava trancado há quase dois dias, sem alimentos e bebendo água da torneira.

Uma amiga da família disse que o casal deixou o médico nessas condições após fazerem a transferência de todo o dinheiro da conta dele para a conta de Géssica.

Policiais civis foram até o local e arrombaram a porta do quarto onde o médico estava. Ele morava só em um sítio e passou a residir com o casal pois confiava em Géssica que era filha de uma senhora com quem ele teve um antigo relacionamento.

Com as duas mulheres, ele achava que receberia os cuidados necessários por ser idoso. Depois passou a sofrer abusos psicológicos sendo até mesmo impedido de sair de casa, ficando em cárcere privado.

Com informaçõe de O Informante

Prefeito de Codó pretende torrar mais de R$ 1 milhão com materiais esportivos

A Prefeitura de Codó pretende gastar mais de R$ 1 milhão com materiais esportivos destinados à Secretaria Municipal de Educação (SEMECTI), mesmo sem nenhum evento esportivo no cronograma/calendário da pasta até o final de 2024.

Segundo informações, 04 (quatro) contratos foram firmados no dia 25.09.2024, às vésperas das eleições municipais, totalizando R$ 1.015.246,20.

Veja abaixo os dados dos contratos:

Contrato: 2024364

Empresa: R. N. RIBEIRO DA SILVA

Valor: R$ 141.362,75

 

Contrato: 2024365

Empresa: R. N. RIBEIRO DA SILVA

Valor: R$ 141.362,75

 

Contrato: 2024366

Empresa: NOGUEIRA CALÇADOS LTDA

Valor: R$ 589.509,65

 

Contrato: 2024367

Empresa: M H L DE SOUSA LTDA

Valor: R$ 143.011,05

Blog do Graciliano apurou que os contratos têm origem em uma licitação realizada pelo executivo municipal, no mês de julho, com valor total estimado de R$ 4.534.888,38.

Brandão anunciou pagamento do piso da enfermagem para 15 de outubro e destacou aprovação de PL sobre o tema

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou neste domingo (13) que irá antecipar o pagamento do piso da enfermagem aos profissionais da saúde do estado. O anúncio veio após o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Maranhão, que acelera o repasse financeiro aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares, de acordo com o piso nacional.

– Secretário de Saúde, Tiago Fernandes e governador Carlos Brandão (Foto: Reprodução)

Em suas redes sociais, Brandão também prestou homenagem aos trabalhadores e agradeceu aos deputados pela aprovação do PL. “O complemento do piso será pago até o dia 15 de outubro. Aproveito para agradecer o empenho dos deputados na aprovação do PL, que altera a lei originária do piso, permitindo antecipar ainda mais o pagamento nos próximos meses. Reforço o nosso compromisso com essa categoria tão importante para a nossa rede de saúde pública”, postou o governador.

O governo do Maranhão enviou à Alema o Projeto de Lei que altera a Lei Estadual nº 12.043, de 20 de setembro de 2023, com o objetivo de acelerar e desburocratizar o repasse do complemento financeiro para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem no estado.

O projeto trouxe mudanças na redação do §3º do artigo 6º da norma, que trata dos repasses de Assistência Financeira Complementar da União aos Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades filantrópicas, conforme previsto no artigo 198 da Constituição Federal, com a redação atualizada pela Emenda Constitucional nº 127, de 2022.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o esforço para contemplar a categoria. “Por determinação do governador Carlos Brandão, nós temos procurado realizar o pagamento entre os dias 26 e 30 do mês. Com a proposta do Projeto de Lei, a ideia é efetivar o recebimento antes deste período”, ratificou o secretário.

PSB, PP, MDB, PL e União Brasil elegem 70% dos prefeitos no Maranhão

Líderes dos partidos no estado.

O resultado das eleições de 2024 configurou um novo equilíbrio às forças partidárias no Maranhão. Agora, PSB, MDB, PL, PP e União Brasil assumem o protagonismo partidário com cerca de 70% das prefeituras e uma parcela significativa de vereadores. Juntas, as legendas elegeram 152 prefeituras. O número equivale a aproximadamente 70,05% do total de cidades do estado (217). O PL conquistou 40 administrações municipais, o MDB 37, PP 30, União 26 e o PSB 19 governos locais.

Os números também se repetem em relação à votação, com uma leve variação. O PSB alcançou 553.400 votos nas eleições de prefeito, o PL 494.130, PP 487.680, PSD 466.520, MDB 448.850, e UNIÃO 359.367. Nas eleições deste ano foram 4.118.647 votos válidos. PSB, PP, MDB, PL e União Brasil conquistaram 2.343.427, o equivalente a 56,90% do total de eleitores para prefeito.
Os números mostram que, nas eleições de 2026, as cinco legendas devem despontar como favoritas na eleição de deputados estaduais e federais. Além disso, terão peso na escolha dos dois senadores e o governador do estado.
Do Imirante.

Homem com várias passagens pela polícia é executado a tiros em Coroatá

Vítima do homicídio.
Um homem identificado até o momento apenas como Juliano foi assassinado a tiros na madrugada desta segunda-feira (14), por volta de 1h, na Rua do Poço, no bairro Novo Areal, em Coroatá. As informações são do repórter Antônio Silva, do Programa Coroatá na TV.
Os moradores relataram que ouviram pelo menos quatro disparos de arma de fogo e, em seguida, encontraram o corpo caído. A vítima possuía diversas passagens pela polícia, no entanto, até o momento não é possível afirmar quem seriam os autores e a motivação para o homicídio, que tem características de execução. A polícia civil vai investigar o caso.