Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Vereador Pastor Max participa de homenagem ao Dia do Professor na Escola Reinaldo Zaidan em Codó

Na última sexta-feira (18), o vereador Pastor Max participou de uma emocionante cerimônia em homenagem ao Dia do Professor, realizada na Escola Reinaldo Zaidan. O evento, que reuniu educadores e representantes da comunidade escolar, destacou a importância do papel dos professores na formação das futuras gerações.

Durante seu discurso, o vereador ressaltou o valor do trabalho dos docentes e o impacto positivo que eles têm na sociedade. “Educação é a base de uma sociedade mais justa e igualitária, e nossos professores são os principais responsáveis por isso. Precisamos continuar lutando por melhores condições de trabalho, valorização e reconhecimento desses profissionais“, afirmou.

O vereador Pastor Max aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho da Gestora Cecília Serra e reforçar o seu compromisso com a educação de Codó, contribuindo com iniciativas voltadas ao fortalecimento da educação na região e com a valorização dos professores e o aprimoramento das escolas públicas.

Estar na Escola Reinaldo Zaidan para homenagear nossos professores é emocionante! Cada um deles, com o apoio da gestora Cecília Serra, tem feito um trabalho incrível, preparando nossas crianças para um futuro brilhante. Todos os méritos para os nossos professores, que se destacaram por sua dedicação e excelência em sala de aula, reconhecendo o trabalho árduo e o comprometimento desses profissionais. Hoje foi dia de celebrar essa dedicação, essa missão de ensinar e transformar vidas! Parabéns a todos os professores, vocês são fundamentais para o desenvolvimento de Codó!”, declarou o parlamentar.

O Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, é um momento de reflexão sobre os desafios e as conquistas da educação no país, e a participação do vereador no evento reforça seu apoio contínuo a políticas que promovam o desenvolvimento educacional e o reconhecimento dos professores como pilares fundamentais da sociedade.

Comarca de Timbiras publica lista de jurados para 2025

O juiz Pablo Carvalho e Moura, titular de Timbiras, tornou público edital no qual dispõe sobre a lista definitiva de cidadãos e cidadãs que atuarão como jurados nos julgamentos da comarca em 2025. De acordo com o juiz, a convocação obedece ao que determina o Código de Processo Penal, no artigo 426, e as pessoas que constam na lista foram indicadas por autoridades, repartições públicas e outras entidades locais, além das que se ofereceram de forma espontânea. O edital de Timbiras apresenta 100 nomes.

A legislação versa que o serviço do júri é obrigatório e que nenhum cidadão poderá ser excluído dos trabalhos do júri ou deixar de ser alistado em razão de cor ou etnia, raça, credo, sexo, profissão, classe social ou econômica, origem ou grau de instrução. Caso se recuse de forma injustificada, o cidadão ou cidadã poderá pagar multa no valor de um a dez salários-mínimos, a critério do juiz, de acordo com a condição econômica do jurado.

COMPETÊNCIA

O Tribunal do Júri é uma instituição prevista pela Constituição Federal que possui competência para julgar os crimes dolosos contra a vida (aqueles praticados com intenção de eliminar a vida de uma pessoa) e é um dos órgãos do Poder Judiciário. Ele é composto por um juiz de direito, que o presidente, e por 25 jurados que serão sorteados dentre aqueles alistados anualmente. Destes, sete constituirão o Conselho de Sentença em cada sessão de julgamento a ser realizada pela unidade judicial.

O exercício da função de jurado é representa um serviço público relevante e estabelece presunção de idoneidade moral e assegurará ao cidadão que atuar como jurado prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo. Constitui também direito do jurado, a preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no provimento, mediante concurso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça

DIA DO ELETRICISTA: Equatorial Maranhão homenageia eletricistas e conta a história Orlando Nenê

Nesta quinta-feira, 17 de outubro, é celebrado no Brasil o Dia do Eletricista, oportunidade para reconhecer o trabalho desses profissionais que desempenham um papel crucial para a sociedade e são responsáveis pela instalação, manutenção e reparo de sistemas elétricos, garantindo segurança e eficiência em residências, indústrias e serviços públicos.

A Equatorial Maranhão homenageia todos os eletricistas e valoriza o compromisso de quem atua dia e noite sem medir esforços para garantir que o conforto da energia elétrica chegue para todos, como o Orlando da Silva Nenê, conhecido como Orlando Nenê, um dos técnicos da Distribuidora, e que, há quase 20 anos, vem fazendo parte da história do grupo.

Atuando na região central do estado, a história do Orlando com a profissão começa em 1998, ano em que ele se interessou pela área da eletricidade. Na época, trabalhando na construção de rede elétrica, era comum para ele observar montadores trabalhando na instalação de transformadores. “Comecei como motorista, trabalhava como operador de guindauto, implantando postes na zona rural. Foi nesta época que me apaixonei pela profissão e decidi me capacitar para atuar como eletricista. Eu via que era uma grande missão, poder levar algo tão essencial como a energia elétrica para lugares remotos, oferecendo mais comodidade para a população”, pontua.

Depois de muito esforço e investir em capacitação, Orlando finalmente conseguiu alcançar o sonho de contribuir com o desenvolvimento de várias comunidades, garantindo que a energia elétrica esteja presente no dia-a-dia de inúmeras famílias maranhenses. Entretando, o profissional reconhece que, para isso, é preciso que alguns desafios sejam enfrentados. “Ser eletricista é uma profissão que exige muito de nós. Uma das maiores dificuldades é ficar longe da família. Muitas vezes, precisamos trabalhar em horários irregulares ou em locais distantes, o que pode ser desafiador. No entanto, eu reconheço a importância do que fazemos. Embora a saudade seja grande, saber que estou ajudando a manter as luzes acesas e a energia fluindo traz um sentimento de satisfação e propósito. Cada instalação, cada reparo é um passo a mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, tenho orgulho da minha profissão e do impacto que ela tem na vida dos outros”, reflete.

Ciente da sua responsabilidade, Orlando busca constantemente conhecimento para estar preparado e capacitado para os desafios diários que os eletricistas enfrentam, lidando com situações que requerem agilidade e precisão, já que a segurança deve ser uma prioridade. Além disso, para ele, estar atento e acompanhar as novas tecnologias que chegam no setor é essencial. “O mercado exige profissionais qualificados, e investir em cursos e treinamentos é a chave para se destacar. A segurança e a qualidade do nosso trabalho impactam diretamente a vida das pessoas, e, por isso, devemos estar sempre prontos para enfrentar novos desafios. Além disso, manter-se atualizado não apenas nos torna mais competentes, mas também garante a segurança de nossos serviços,” finaliza.

Na Equatorial Maranhão, todos os dias reafirma-se a importância de valorizar os profissionais que contribuem para a distribuição de energia elétrica em todo o estado. Por isso, a Distribuidora constantemente abre oportunidades para que a educação e capacitação profissional. Um exemplo disso é o Projeto Escola de Eletricistas, iniciativa da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia, apoiado pelo Programa de Eficiência Energética da ANEEL, com o intuito de qualificar os alunos e preparar para desafios sociais e cognitivos do mercado de trabalho.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

COSIP 2024: Prefeitura de Codó arrecada R$ 233 mil em setembro

O município de Codó arrecadou R$ 233 mil com a taxa de iluminação pública no mês de setembro.

De acordo com o Portal da Transparência, a Prefeitura de Codó recebeu o montante de R$ 233.397,61 , no dia 13/09/2024, referente ao repasse da Contribuição de Custeio da Iluminação Pública (COSIP).

No acumulado do ano (2024), a arrecadação ultrapassou a marca de R$ 2,5 milhões.

Ciclista morre atropelado por caminhão na BR-135 em Peritoró

Bicicleta envolvida no acidente.

Na manhã dessa terça-feira (15), por volta das 11h, no km 225 da BR-135, em Peritoró, um ciclista veio a óbito após perder o controle da bicicleta, cair e ser atropelado por um caminhão. O ciclista tinha 37 anos.

De acordo com as informações preliminares repassadas pela equipe da PRF que atendeu a ocorrência, os indícios verificados no local apontam que possivelmente o ciclista transitava pelo acostamento quando caiu da bicicleta, indo parar na pista de rolamento, momento em que foi atropelado por um caminhão. 
Quando a equipe da PRF chegou ao local para atendimento do sinistro não foi encontrado o possível caminhão envolvido nem o seu condutor. A equipe da PRF que atendeu a ocorrência deve concluir o Laudo Pericial de Acidente de Trânsito (LPAT), com a dinâmica e as causas do sinistro, em até 5 dias.
Fonte: PRF.

Vereador Pastor Max solicita solução para o fornecimento de energia no Mercado das Vísceras

Durante a 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, da última terça-feira (15), o vereador Pastor Max apresentou três importantes Indicações para o município, uma direcionada a empresa Equatorial e duas direcionadas ao Executivo Municipal, para melhorias na infraestrutura do município.

Por meio da Indicação Nº 207/2024, o vereador solicitou ao Consultor da Equatorial do Maranhão, seja resolvido em Caráter de Urgência, a situação da implantação de um único medidor de energia no Mercado das Vísceras, uma vez que persiste o problema causado aos donos dos boxes desde a sua inauguração.

Recuperação de vias urbanas e estradas vicinais

Através da Indicação Nº 208/2024, o parlamentar solicitou ao prefeito de Codó, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, a pavimentação asfáltica da Rua Santa Filomena e Rua Rui Barbosa, ambas localizadas no Bairro Santa Filomena. E pela Indicação Nº 209/2024, solicitou ao Executivo Municipal, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, a recuperação da estrada da localidade Tanque dos Almeidas, região da Trizidela, zona rural deste município.

Esse pedido a Equatorial, visa garantir uma melhor gestão do consumo de energia, regularizando a situação do mercado e proporcionando maior segurança e eficiência energética para os comerciantes e frequentadores do local. A segunda e terceira indicações estão relacionadas à infraestrutura urbana e rural, onde solicitamos a recuperação da massa asfáltica das vias urbanas no bairro Santa Filomena e a recuperação de uma estrada na zona rural, na localidade Tanque dos Almeidas. Essas ações são fundamentais para melhorar a mobilidade, garantir a segurança de motoristas e pedestres, além de facilitar o escoamento da produção agrícola, beneficiando diretamente os moradores da região rural e a economia local. Ambas as indicações mostram o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população, tanto na área urbana quanto rural do nosso município“, finalizou o vereador Pastor Max.

Brandão é condecorado com a mais alta comenda da Marinha do Brasil

Brandão recebendo a maior comenda da Marinha Brasileira

O governador Carlos Brandão foi reconhecido pela Marinha do Brasil como uma personalidade que se destaca em contribuir com o fortalecimento das parcerias e tradições da instituição. Na noite desta terça-feira (15), o governador recebeu a maior comenda da Marinha, a Medalha da Ordem do Mérito Naval.

A medalha foi entregue pelo comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, durante solenidade na Capitania dos Portos, no Centro Histórico de São Luís. O comandante destacou as ações que justificaram a decisão do comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, de conceder a honraria.

Eu me sinto muito honrado por estar recebendo mais uma medalha da Marinha Brasileira. Isto significa que estamos avançando nas parcerias e projetos conjuntos. Temos o segundo maior litoral do país e o desenvolvimento em nosso estado também chega pelo mar, além da importância da nossa segurança aquaviária, em diversos âmbitos e com retornos socioeconômicos. Seguiremos promovendo ações integradas com este órgão tão respeitado por todos nós”, reforçou Brandão.

O governador Carlos Brandão é uma personalidade que contribui diretamente com o desenvolvimento da Marinha aqui no Maranhão. É uma pessoa que leva ao conhecimento da sociedade a importância da nossa instituição e suas atividades, sendo um apoiador de primeira linha, e o comandante da Marinha, reconhecendo essa importância, o condecorou com a nossa comenda de mais alta importância”, observou o vice-almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho.

A Medalha da Ordem do Mérito Naval é uma das mais prestigiadas condecorações concedidas pela Marinha do Brasil. Foi instituída pelo Decreto nº 24.659, de 11 de julho de 1934, e tem como objetivo homenagear militares da Marinha e de outras Forças Armadas, assim como civis, instituições nacionais e estrangeiras por prestarem serviços relevantes à Marinha Brasileira, contribuindo com as operações e valores da instituição e promovendo a segurança e a integração institucional.

No Dia do Consumo Consciente, Equatorial Maranhão alerta para o uso racional da energia elétrica e gestão de resíduos

_Distribuidora orienta ainda sobre a importância de cuidar do meio ambiente e informa sobre o programa E+ Reciclagem_

Nesta terça-feira (15) foi comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi criada em 2009, pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas socioambientais causados pelo consumo exagerado e para refletir sobre o uso dos recursos naturais.

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão reforça a importância do uso consciente da energia elétrica e também da gestão dos resíduos sólidos, reduzindo a quantidade de lixo produzido, seja em casa ou no trabalho. Ações simples diárias podem fazer a diferença, como diminuir o uso de plástico na empresa, usando garrafas e canecas no lugar de copos de plástico, assim como levar sacolas ecológicas para o supermercado, ao invés de utilizar sacolas plásticas.

*Postos do E+ Reciclagem*

Outra ação que faz toda a diferença é a reciclagem. O Programa de Eficiência Energética, E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão, realiza a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. Os postos E+ Reciclagem, além de darem a destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis, proporcionam desconto na fatura de energia, que pode ser para o titular da fatura ou para uma instituição escolhida por ele. Os pontos recebem resíduos, como papel, plástico, metal e eletrônicos e, para contribuir e receber bônus na conta de luz, basta dirigir-se até o local levando a fatura de energia e os resíduos limpos.

*Retorna Machine*

As máquinas Retorna Machine já estão em funcionamento. Os equipamentos estão sendo espalhados em pontos estratégicos da capital e são máquinas de autoatendimento, onde é possível fazer o descarte e posterior recebimento desse desconto.

Três máquinas já estão disponíveis, nos seguintes pontos: Shopping do Automóvel, no bairro Quintas do Calhau, no IFMA do Monte Castelo e no Valparaíso, em Paço do Lumiar. Nesta terça-feira (15), Dia do Consumo Consciente, a quarta máquina Retorna Machine será inaugurada, às 15h, no Champs Mall, na Península da Ponta d’Areia, com localização estratégica próxima à praia.

*E+ Reciclagem*

Promovido pela Distribuidora desde 2011, o E+ Reciclagem, em 2023, arrecadou cerca de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente R$ 256 mil de descontos nas contas de energia das famílias maranhenses. O Projeto promove ações de conscientização e preservação ambiental, combatendo os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva por meio da conscientização da população.

*Consumo consciente de energia elétrica*

Também é fundamental se manter atento ao uso consciente da energia elétrica. Por isso, a Equatorial Maranhão separou algumas dicas para garantir a economia da conta e o uso racional da energia:

• Evite ao máximo abrir e fechar a geladeira;
• Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;
• Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
• É importante que os aparelhos de ar-condicionado tenham a tecnologia inverter, mais econômica;
• Tire os aparelhos que não estiverem em uso da tomada. Mesmo em stand-by eles consomem energia;
• Acumule as roupas para lavar e passar de uma vez só, evitando o uso dos equipamentos diversas vezes;
• Utilize aparelhos eletrodomésticos que apresentem o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, com a indicação “A”, com maior economia.

Por fim, vale lembrar que a mudança de hábito é o principal fator para a redução do consumo em geral. Fazer uso consciente e responsável de energia elétrica não é apenas uma boa estratégia para economizar dinheiro, mas um gesto de respeito ao meio ambiente e às futuras gerações.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

DEU NA VEJA: O governador da esquerda que pode comemorar os resultados dessas eleições

Governador Carlos Brandão

Do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) calcula a eleição de 157 prefeitos de partidos aliados, incluindo o PL. Ele, no entanto, amarga derrota na capital

Enquanto a esquerda lambe as feridas, tentando contabilizar os poucos municípios conquistados no primeiro turno das eleições, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, comemora a vitória em 157 das 217 prefeituras em disputa no estado. O resultado tem certa contabilidade criativa, já que Brandão, do PSB, considera os triunfos de partidos que compõem sua base aliada, que inclui até o PL de Jair Bolsonaro. Mas o Maranhão é mesmo um dos poucos lugares onde as duas principais forças antagonistas da política nacional se aproximaram.

Apesar do número expressivo de aliados eleitos no estado, Brandão amarga a derrota na capital: em São Luís, o prefeito Eduardo Braide (PSD) se reelegeu com folga (69%) no primeiro turno, deixando para trás o candidato do governador, Duarte Júnior (PSB). A capital maranhense foi a única do país onde o PT, do presidente Lula, e o PL, de Bolsonaro, se uniram numa mesma chapa, a de Duarte. Ele obteve apenas 22% dos votos válidos.

Olhos no Senado em 2026

Outros partidos com representantes que compõem a frente inusitada citada por Braide são MDB e União Brasil. Brandão tenta suceder Flávio Dino — ex-governador e agora ministro do STF — como grande força política no Maranhão. O atual governador, inclusive, vem se distanciando de Dino desde que passou a comandar o Palácio dos Leões, sede do Executivo. De acordo com aliados, Brandão, ex-vice de Dino, se diferencia do ministro ao abrir diálogo para além da esquerda.

Como já foi reeleito, Brandão, agora, analisa disputar uma vaga ao Senado em 2026 ou permanecer no governo do estado até o último dia. Se deixasse a cadeira, seu vice, Felipe Camarão (PT), assumiria o lugar. Mas o petista hoje é próximo do grande adversário político do governador, que é o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). O parlamentar busca ser o herdeiro do ministro do Supremo no estado.

Nos bastidores, a derrota do irmão de Jerry, João Haroldo, na disputa para prefeito de Colinas e de sua irmã, Régia Barroso, para vereadora na mesma cidade é comemorada pela base do governador. Colinas é a cidade de Jerry e também de Brandão. A VEJA, o governador comentou os cálculos desta eleição dizendo que sempre colocou “o municipalismo acima de qualquer formato ideológico” e que é a favor da construção de “pontes”. “Muralhas, jamais”, completou Brandão.

Fonte: VEJA

Mesmo sem apoio do fundo partidário, Rogério da Casa Raquel conquista 764 votos e se torna 2º suplente pelo União Brasil em Codó

Rogério da Casa Raquel, que foi candidato a vereador pelo União Brasil, obteve 764 votos nas eleições municipais de Codó, conquistando a posição de 2º suplente. Mesmo sem o apoio financeiro do fundo partidário, Rogério destacou em entrevista ao Blog do Sampaio que sua expressiva votação foi fruto de um trabalho sólido e do apoio de amigos e familiares.

Segundo Rogério, o presidente do partido, vereador Wanderson da Trizidela, não repassou recursos do fundo partidário aos candidatos, o que fez com que sua campanha fosse baseada exclusivamente no esforço pessoal. “Toda essa votação é resultado de muito trabalho e da confiança que meus amigos depositaram em mim. Não tive acesso ao fundo partidário, mas mesmo assim, seguimos firmes e conseguimos um ótimo resultado”, afirmou.

Rogério da Casa Raquel destacou que continuará envolvido em projetos para a população codoense e está preparado para contribuir com a cidade de Codó, seja como suplente ou em futuras oportunidades.

Com uma campanha focada em ouvir as demandas da população, Rogério da Casa Raquel agradeceu o apoio recebido nas urnas e reforçou seu compromisso com os codoenses. “Vamos continuar trabalhando pela nossa cidade. A confiança de cada voto será honrada com dedicação e trabalho para Codó”, finalizou.