Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

LIDERANÇA CONSOLIDADA: Nova pesquisa mostra diferença de cerca de 20 pontos percentuais entre Chiquinho FC e o segundo colocado

Faltando menos de dez dias para as eleições de 06 de outubro, o Instituto BMO (Brasil Marketing e Opinião), contratado pelo Blog do Jorge Aragão, divulgou novo levantamento sobre a disputa eleitoral em Codó-MA.

A nova pesquisa não só confirma a liderança do empresário e candidato do PT à Prefeitura de Codó, Chiquinho FC, como assegura que a vantagem foi ampliada para o segundo colocado.

No cenário estimulado, onde são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor de Codó, Chiquinho FC teria 54,3% contra 33,4% de Zé Francisco, o que significa uma vantagem de cerca de 20 pontos. Os demais não alcançaram 1%. Ainda teríamos 4,3% que pretendem votar branco/nulo e 6,9% ainda não sabem ou não respondeu.

Se comparada com a primeira pesquisa do Instituto BMO, contratada pelo Blog e divulgada no início do mês, Chiquinho FC subiu de 38,2% para 54,3%, enquanto que o atual prefeito de Codó, Zé Francisco, saiu de 28,9% para 33,4%.

Ou seja, a diferença entre os dois candidatos saltou de 10% para mais de 20%. Vale lembrar que na primeira pesquisa constava o nome do ex-prefeito Biné Figueiredo, que deixou a disputa e declarou apoio a Chiquinho FC.

Sobre a perspectiva de vitória, independente em quem vai votar, 56,3% acreditam que Chiquinho FC será o novo prefeito, enquanto que apenas 32,3% acreditam na reeleição do atual prefeito Dr. Zé Francisco.

A pesquisa BMO ouviu 550 eleitores, entre os dias 24 e 25 de setembro, e foi registrado no MA-01383/2024.

O levantamento tem margem de erro de 4,16% para mais ou menos e 95% de intervalo de confiança.

Fonte: Blog do Jorge Aragão

Mutirão Criminal em Codó realiza mais de 100 audiências

Um mutirão que mobilizou integrantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, coordenado pela 3ª Vara da Comarca de Codó, realizou 102 audiências no período de 16 a 20 de setembro. As atividades foram coordenadas pela juíza titular Flávia Pereira Barçante. As audiências, realizadas em seis salas, resultaram em sentenças condenatórias, absolutórias e de extinção da punibilidade, entre outras.

A realização do mutirão foi uma iniciativa da juíza titular da unidade, que funcionou normalmente durante os trabalhos. “A iniciativa foi minha, tendo em vista a crescente demanda criminal aqui na comarca. A pauta apresentou, inclusive, muitos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A 3ª Vara de Codó encontra-se totalmente saneada e a realização desse mutirão evita que a unidade fique congestionada, a longo prazo”, destacou a magistrada, frisando que alguns réus encontram-se presos.

auxiliaram a juíza nas atividades os magistrados Bernardo Luiz Freire, da 4ª Vara de Pedreiras, e Raniel Barbosa Nunes, da 1ª Vara de Tuntum, e as juízas Claudilene Morais de Oliveira, da 3ª Vara de Pedreiras, Gisa Fernanda Nery, da 2ª Vara Criminal de Caxias, e Elaile Silva Carvalho, da 1ª Vara de Codó. O mutirão contou, ainda, com a colaboração de seis representantes do Ministério Público e seis representantes da Defensoria Pública do Maranhão.

Apenas três audiências deixaram de ser realizadas, já que a pauta previa 105 audiências criminais e de instrução para o mutirão. Ao final dos trabalhos, foram contabilizadas 42 sentenças prolatadas. O funcionamento na 3ª Vara de Codó seguiu normal durante o mutirão.

Em Brasília, Brandão discute parcerias e projetos para os Lençóis Maranhenses

Foto Divulgação

O Maranhão está empenhado no desenvolvimento turístico do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com foco na sustentabilidade. Nesta quarta-feira (25), o governador Carlos Brandão esteve em Brasília (DF) e realizou uma visita de cortesia à sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. Na ocasião, ele debateu um grande projeto estrutural para a região.

Viemos conversar com a Unesco para desenvolver um grande projeto que envolve saneamento básico, sistema de abastecimento de água, esgoto, pavimentação, enfim todo um grande complexo de ações que envolve esse polo turístico. Esse é um passo muito importante para preservar os Lençóis Maranhenses e garantir a presença do turismo com sustentabilidade”, relatou Brandão.

A comitiva maranhense contou ainda com a presença da secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, e do coordenador do Parque Nacional dos lençóis Maranhenses, Paulo Matos. O grupo foi recebido pela diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

“Recebemos com muita alegria a visita do governador do Maranhão para debater projetos e políticas que visam a sustentabilidade e o desenvolvimento do turismo nos Lençóis Maranhenses. Esse título de Patrimônio Natural da Humanidade agrega um valor imenso ao estado, que já tem um título de Patrimônio Cultural no município de São Luís e o de Patrimônio Imaterial com o bumba meu boi”, ressaltou Marlova Jovchelovitch Noleto.

A recepção positiva das propostas apresentadas pela comitiva maranhense foi destacada pelo coordenador do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Paulo Matos. Ele lembrou o protagonismo desempenhado pelo governador Carlos Brandão na busca pelo título de Patrimônio Natural da Humanidade para o destino maranhense.

Foto Divulgação

Tivemos uma excelente reunião com a Unesco e eles se colocaram a inteira disposição para colaborar nessa construção da nova gestão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O governador foi um construtor desse momento que estamos vivendo, pois articulou com o presidente Lula e com as embaixadas internacionais e conseguimos o título em tempo recorde, então precisamos cuidar desse patrimônio que é do Maranhão e do mundo”, observou Paulo Mattos.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, lembrou que o título concedido pela Unesco de Patrimônio Natural da Humanidade para os Lençóis Maranhenses aumenta o compromisso e a responsabilidade com a preservação da localidade, que é um produto turístico belíssimo e inigualável.

Estamos aqui discutindo os planos e programas que devem ser implementados naquela região. Então é um momento muito importante, pois vamos receber o título no próximo ano, mas temos que ter a responsabilidade de desenvolver um turismo sustentável para que tanto turistas quanto a comunidade estejam comprometidos com os Lençóis Maranhenses”, declarou.

POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA EM CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO LESTE DO MARANHÃO

A Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), realizou entre os dias 16 e 20 de setembro, uma operação de combate ao furto de energia nas cidades de Caxias, Timon, Chapadinha, São Benedito do Rio Preto e Mata Roma, localizadas na região leste do estado.

Intitulada Actio Tempore III, a ação contou com apoio da Perícia Oficial e de equipes da Equatorial Maranhão, com o objetivo de combater as adulterações de equipamentos de medição e desvios em medidores de energia elétrica – prática popularmente conhecida como “gato”, além de ligações clandestinas (gambiarras).

 A operação foi realizada em duas etapas: entre os dias 16 e 18 de setembro, as inspeções ocorreram nos municípios de Caxias e Timon e, nos dias 19 e 20 de setembro, em Chapadinha, São Benedito do Rio Preto e Mata Roma.

Durante a ação, foram efetuadas nove inspeções em unidades consumidoras localizadas em zonas urbanas e rurais dos municípios. Mais de 300 metros de cabos foram apreendidos, vários transformadores foram encontrados ligados clandestinamente, além de intervenções nos medidores, que impossibilitavam que eles registrassem corretamente o consumo de energia elétrica.

Atenção

O furto de energia, além de ser uma prática criminosa, prevista em lei no artigo 155 do Código Penal, ocasiona prejuízos para a população e para a concessionária de energia elétrica. A ação pode causar interrupções no fornecimento de energia de serviços essenciais, como escolas e hospitais, por exemplo, pois consumidores ligados de forma clandestina acabam sobrecarregando o sistema elétrico, podendo causar acidentes, como incêndios e explosões, colocando em risco a própria segurança e a de terceiros.

Equatorial Maranhão realiza mais um sorteio da Promoção ‘Energia em Dia’

_Os clientes poderão receber prêmios mensais de R$150 a R$500 reais_

O quinto sorteio da promoção ‘Energia em Dia’ da Equatorial Maranhão será realizado na próxima quarta-feira (2). Ao todo, serão 15 sorteios durante toda a campanha e os clientes da Distribuidora que mantiverem suas contas de energia em dia, poderão receber prêmios mensais de R$150 a R$500 reais e, ao final da promoção, terão a chance de ganhar até R$ 25 mil reais.

Para aqueles que desejam participar e ter mais informações sobre a campanha, devem se cadastrar no site: energiaemdia.equatorialenergia.com.br/. O principal requisito para realizar a inscrição é estar em dia com a fatura de energia, ou seja, não possuir débitos e sempre pagar até a data do vencimento. Além disso, é necessário que o cliente seja pessoa física, cadastrado como residencial, e possuir o título da conta.

Já os clientes que querem participar da promoção, mas não estão adimplentes por possuírem contas em aberto, a Equatorial Maranhão disponibiliza a oportunidade de negociação, que pode ser feita pelo site e o parcelamento vem na própria conta de energia.

Serão distribuídos mais de R$ 360 mil em prêmios para os clientes em todo o estado e os sorteios mensais vão até junho de 2025, sendo 15 no total: 12 deles serão para todos os participantes e 3 vão premiar números da sorte gerados para clientes que fizerem os pagamentos via PIX. Os consumidores com a conta de energia em dia terão a chance de ganhar até R$ 25 mil no prêmio final.

Fique atento as datas dos sorteios de 2024:
• 02 de outubro;
• 02 de novembro;
• 04 de dezembro;
• 07 de dezembro.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

PF realiza operação contra crime de exploração sexual infantil em Codó

Nesta terça-feira (24), a Polícia Federal realizou uma operação em Codó, no interior do Maranhão, cumprindo mandados de busca e apreensão, além da quebra de dados telemáticos, na residência de um investigado por crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de material contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil.

A ação, batizada de “Conteúdo Proibido VIII”, utilizou avançadas ferramentas tecnológicas e diversos métodos de investigação para rastrear a atividade criminosa dos suspeitos na internet. Durante a operação, equipamentos e mídias digitais foram apreendidos e encaminhados para exames periciais, a fim de coletar provas digitais armazenadas nos dispositivos.

Caso a hipótese criminal seja confirmada, o investigado poderá responder por crimes de armazenamento e disseminação de conteúdo de abuso sexual infantil, entre outras acusações. As investigações continuam em andamento.

Fonte: Ascom

Governador Brandão concede promoção a mais de 600 policiais e bombeiros militares pelos trabalhos prestados ao Estado

Como forma de reconhecimento ao mérito e antiguidade, o governador Carlos Brandão oficializou a promoção de 656 policiais e bombeiros militares. A solenidade foi realizada nessa segunda-feira (20) no Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís. No início de fevereiro, o Estado já havia promovidos 873 militares, entre policiais e bombeiros.

“A promoção é um importante ato para destacar o trabalho que os policiais e os bombeiros militares estão fazendo. Também é motivação para o bom serviço prestado à sociedade. Vemos todas as famílias que estão aqui satisfeitas com essa oportunidade desses profissionais crescerem na carreira militar. Já são 2.800 promoções só no nosso governo”, declarou Carlos Brandão.

O governador também ressaltou o compromisso da gestão estadual em valorizar os profissionais da segurança e, ao mesmo tempo, fazer os investimentos necessários para fortalecer cada vez mais o sistema de segurança pública.

“Vamos continuar com esse ritmo, fazendo sempre as promoções, com muita atenção, para valorizar aqueles que prestam um bom serviço e estão se dedicando ao serviço da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, afirmou Brandão.

Ao todo, foram contemplados 621 efetivos da Polícia Militar e 35 do Corpo de Bombeiros. Na PM, as promoções incluíram: 6 coronéis, 11 tenentes-coronéis, 18 majores, 26 capitães, 54 primeiro-tenentes, 66 segundo-tenentes, 37 subtenentes, 268 sargentos e 135 cabos. No Corpo de Bombeiros Militar, os postos promovidos foram 2 tenentes-coronéis, 5 majores, 7 capitães, 11 primeiro-tenentes e 10 segundo-tenentes.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, a medida é de grande importância para a corporação, uma vez que é tanto um reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido pelo servidor público quanto um incentivo para que os militares se mantenham sempre motivados.

“Mais um ato de valorização dos policiais pelo governador Carlos Brandão. A promoção traz alegria aos policiais que ao mudarem de patente se dedicam cada vez mais ao combate ao crime e em defender a sociedade. Desde o início da gestão do governador Carlos Brandão, esse número de promoções ultrapassou 2.800, e assim temos policiais motivados defendendo a sociedade e o cidadão maranhense”, relatou o secretário.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando, destacou o compromisso que os policiais possuem com as ações desempenhadas no dia a dia e a importância das promoções dentro da carreira militar.

“O governador Carlos Brandão tem olhado bastante para a Polícia Militar. As nossas instalações do Comando Geral e de várias unidades, operacionais e administrativas, estão sendo reformadas. Podemos dizer que o governador está trazendo dignidade para o nosso policial militar, pois teremos ambientes saudáveis, confortáveis e adequados para o militar desenvolver suas atividades”, observou.

Também presente na solenidade, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, relatou a felicidade com a promoção dos servidores. Ele afirmou que a paciência e a dedicação ao trabalho são requisitos essenciais no cotidiano da corporação.

O Governo do Estado tem reconhecido o trabalho do Corpo de Bombeiros, que têm se dedicado diuturnamente para prestar um serviço público de qualidade. É claro que o governo, através de propostas, está trabalhando para que se ampliem os quadros, pois o Corpo de Bombeiros também tem se expandido no território estadual com várias unidades que foram ampliadas. Então, mais promoções virão”, comentou o coronel Célio Roberto.

TSE autoriza uso da força federal nas eleições no Maranhão

Foto Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro.

Por unanimidade, os ministros aprovaram um pacote de 53 processos para garantir o envio de soldados das Forças Armadas para municípios dos estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Durante a sessão, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, destacou que a requisição de forças federais é um procedimento comum que ocorre em todas as eleições.

“Os governadores comunicam aos tribunais regionais eleitorais (TREs) que eles precisam de forças federais para garantir a votação e a apuração”, ressaltou a ministra.

O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local.

Na Semana Nacional do Trânsito, Equatorial Maranhão alerta para acidentes envolvendo postes da rede elétrica

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, dentro da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.

Durante este período, diversas ações são promovidas para reforçar a importância de um comportamento responsável no trânsito. Por isso, a Equatorial Maranhão aproveita para intensificar seus esforços e alertar a sociedade sobre os riscos associados aos acidentes envolvendo postes da rede elétrica.

Os postes de energia são estruturas essenciais, frequentemente estão localizados próximos às vias públicas e desempenham um papel fundamental no fornecimento de energia elétrica para a população. No entanto, as colisões de veículos com postes podem comprometer o fornecimento de energia e danificar a infraestrutura elétrica, além de colocar em risco a segurança dos envolvidos.

Em um balanço realizado pela Equatorial Maranhão, só em 2023, foram contabilizadas 1.026 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica no estado. E, de janeiro a julho deste ano, já foram registrados 596 acidentes com postes, no Maranhão. “É sempre importante atentar para as medidas de segurança que podem evitar acidentes, como fazer regularmente a revisão do veículo, seguir as normas de trânsito, jamais utilizar o celular dirigindo, respeitar a sinalização das vias, entre outros cuidados”, ressaltou o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro.

Ainda de acordo com o gerente, o custo de manutenção para a troca de um poste pode variar entre R$ 3 mil e R$ 44 mil, dependendo da extensão dos danos à estrutura atingida.

“Os custos são altos e variam conforme o tipo de poste e os componentes instalados. Quando é possível identificar o condutor do veículo que causou o acidente, ele é responsabilizado e deve arcar com os custos dos danos causados. Além disso, o serviço de reparo ou substituição dos componentes pode levar de três a quatro horas, já que envolve procedimentos rigorosos para garantir a segurança de todos”, destacou Manoel Romeiro.

Com o intuito de orientar sobre a segurança no trânsito, a Equatorial Maranhão reforça algumas dicas importantes:

• Dirija de maneira defensiva: É preciso estar atento e dirigir de maneira defensiva, pois acidentes com postes, dependendo da gravidade, podem afetar não apenas os envolvidos, mas centenas de pessoas, que podem ser prejudicadas com a falta de energia;
• Respeite os limites de velocidade e mantenha a atenção: Dirija sempre dentro dos limites de velocidade estabelecidos nas vias de trânsito; não dirija sob efeito de bebida alcóolica e jamais utilize o celular ao volante. Essas regras são fundamentais para preservar a vida de todos no trânsito;
• Cuidado com cabos energizados: Se estiver na rua e algum cabo de energia cair ao solo, não se aproxime do mesmo, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Por fim, caso presencie algum acidente de trânsito com vítimas, mantenha a calma e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e o SAMU (192). Caso o acidente envolva a rede elétrica, por ser em via pública, acione também a Equatorial Maranhão, pela Central de Atendimento 116.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Maranhão mobiliza forças de segurança para as eleições municipais

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão irá reforçar o policiamento preventivo-ostensivo e ações de inteligência durante as eleições municipais de 2024. Nesta segunda-feira (23), foram enviadas as primeiras equipes da tropa de São Luís para o interior do estado.

Um aumento na presença policial será implementado nos municípios na semana das eleições, com o envio de novo contingente policial, visando garantir tranquilidade aos mais de 5 milhões de eleitores das 217 cidades maranhenses durante o pleito, no dia 6 de outubro.

“Estamos a menos de 15 dias das eleições, e nossas equipes estão empenhadas e trabalhando para a efetivação do planejamento de segurança preparado para o período. As tropas em deslocamento neste momento ficarão posicionadas em municípios polos, para facilitar o atendimento de possíveis ocorrências. Nesta semana ainda, equipes da Polícia Civil também iniciam deslocamento para as regiões estratégicas do estado”, informou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

O secretário disse, ainda, que todo o sistema de segurança do Maranhão está trabalhando de forma integrada, para que o pleito eleitoral transcorra com tranquilidade e o eleitor participe do processo democrático exercendo a sua cidadania.

Primeira etapa

Nesta etapa de mobilização da tropa, viajam para o interior do estado cerca de 200 policiais militares e 50 viaturas, inclusive de equipes especializadas da corporação, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChoque), Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Força Integrada de Segurança Pública (Feisp). Os policiais serão redistribuídos em polos das regiões da Baixada Maranhense, Médio Mearim, Centro Maranhense, Litoral Ocidental, Gurupi, Cocais, Lençóis, Grajaú, entre outros. O contingente completo chegará às cidades no dia 3 de outubro.

As áreas de interesse operacional incluem locais diretamente relacionados ao processo eleitoral, como seções eleitorais, além de espaços indiretamente afetados, como rodoviárias, aeroportos e locais de grande aglomeração de pessoas.

O comandante-geral da PMMA, coronel Paulo Fernando, destacou que a presença da tropa em regiões estratégicas é fundamental para garantir um atendimento rápido em caso de incidentes.

“A presença do policiamento de reforço em pontos estratégicos, apoiando as unidades policiais dos municípios, assegura que, em caso de necessidade, possíveis ocorrências sejam prontamente atendidas, reduzindo o tempo-resposta no atendimento de cada uma delas”, explicou.

A atuação também será voltada para o controle de manifestações, bloqueios de vias públicas e fiscalização de crimes como fake news, venda de bebidas alcoólicas em período proibido e uso indevido de celulares nas cabines de votação.

Ainda nesta semana, a Polícia Civil do Maranhão também enviará policiais da região metropolitana de São Luís para auxiliar nas ações de combate ao crime no interior do Maranhão, reforçando os plantões, observando as particularidades de cada regional. O Corpo de Bombeiros também se redistribuirá estrategicamente durante o período das eleições municipais, mantendo unidades de resgate e atendimentos emergenciais em grandes centros e apoiando órgãos municipais de atividades semelhantes.

Durante o pleito, a Perícia Oficial também reforçará os plantões em seus institutos para atendimento/identificação de casos suspeitos de falsidade ideológica. Os demais Institutos de perícia estarão de prontidão com suas equipes do plantão a fim de auxiliar, orientar e atender demanda referente à prova pericial em caso de tentativa de fraudes. O CTA manterá seu efetivo de prontidão para realizar o transporte da tropa, além de contribuir para o policiamento ostensivo preventivo com as aeronaves das bases de São Luís, Imperatriz e Presidente Dutra.

O Ciops, por sua vez, orientará as equipes de videomonitoramento para ficarem em alerta máximo nas câmeras de segurança das vias próximo aos locais de votação, bem como para controlar as viaturas destinadas ao atendimento de ocorrências. Já o CISP fará os levantamentos necessários, em face às ocorrências, para subsidiar as decisões operacionais dos grandes comandos.