Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Marreca se licencia e Wolmer assume mandato na Câmara dos Deputados

O presidente estadual do Solidariedade no Maranhão, Wolmer Araújo, tomou posse durante a sessão da Câmara dos Deputados. Sua entrada no Congresso Nacional era aguardada com expectativa.

Advogado, Wolmer assumiu na terça-feira (19), e traz consigo experiência de anos de dedicação e uma trajetória pautada pela defesa dos interesses dos trabalhadores, em especial, dos pescadores e pescadores artesanais.

Em seu discurso de posse, Wolmer Araújo expressou entusiasmo para cumprir essa nova missão e destacou seu compromisso e responsabilidade em trabalhar incansavelmente para corresponder a confiança que foi depositada por seu eleitorado.

“Desejo corresponder a essa confiança que nos foi depositada e que, hoje, permite que estejamos aqui no início do nosso mandato. Quero oportunamente falar que estaremos sim alinhados para todas as pautas que importem na manutenção e nas conquistas dos direitos e garantias dos nossos trabalhadores”, garantiu o parlamentar.

Ademais, enfatizou sua luta e bandeira em prol dos pescadores artesanais, colocando-os como prioridade em seu mandato.
“Certamente, desempenharemos um mandato muito propositivo e um mandato onde traremos para o diálogo propostas e ideias que realmente atendam as expectativas desta tão importante categoria”, disse.

Por fim, agradeceu ao Governador do Maranhão Carlos Brandão, ao amigo, deputado federal Marreca Filho, pelo apoio e confiança sempre dispensada. Agradeceu ao secretário de Pesca e Aquicultura, Edson Araújo; ao presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln; a sua equipe da Federação dos Pescadores do Maranhão e todas as entidades e representantes dessas entidades de pesca no estado.

Com informações Blog do Neto ferreira

Vereador Pastor Max faz Indicações para a Educação e destaca abertura da FLIC 2023

Em seu discurso na tribuna na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, a última do ano legislativo, realizada na última terça-feira (19), o vereador Pastor Max apresentou três Indicações importantes, destinadas a Educação e a Saúde Pública no município. Por meio da Indicação Nº520/2023, o vereador solicitou ao Executivo, junto à Secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, que seja deixado de fora do processo seletivo de professores, a Modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJAI, levando-se em consideração aspectos específicos e contingenciais referentes aos alunos da referida modalidade.

Através da Indicação Nº521/2023, o parlamentar solicitou ao Exmo. secretário de Estado de Saúde do Maranhão, a realização da ação Cuidar de Todos “Saúde Animal”, para atendimento dos pets, com consulta veterinária, vacinação antirrábica e castração, a ser realizada no “Dezembro Verde”, na cidade de Codó. E pela Indicação Nº522/2023, o vereador solicita ao Exmo. secretário de Estado da Educação do Maranhão, a realização de uma pequena reforma no CE- Complexo Renê Bayma, no município de Codó-MA.

“Nossa proposta em relação aos professores da EJA não passarem pelo seletivo, é no sentido de garantir o direito à educação de jovens e adultos o mais próximo possível de suas casas, vínculo entre aluno e professor e que os alunos não abandonem os cursos, dando assim oportunidade de aprendizado para todos aqueles que precisam. Solicitamos também a realização da Ação Cuidar de Todos “Saúde Animal”, que é uma ação de consultas veterinárias, vacinas, castração etc… que vai beneficiar a saúde dos animais. E também a nossa Indicação de uma pequena reforma no Complexo Renê Bayma, uma escola com um número bem expressivo de alunos e que precisa dessa reforma, o que vai ajudar na sua estrutura física, é importante essa reforma pra tornar um espaço agradável e propício para uma educação de qualidade”, disse o vereador.

Destaque para FLIC e agradecimentos pelo ano Legislativo

O edil na oportunidade, falou sobre o trabalho da Câmara Municipal ao longo do ano de 2023, e pela honra de fazer parte da Mesa Diretora. “A Câmara amadureceu e tem, através de um trabalho sério e compromissado, seja na bancada de oposição, seja na bancada de situação, buscado levar soluções para a cidade de Codó. Quero dizer da alegria de poder fazer parte, juntamente com vocês, deste mandato, e a honra de fazer parte da Mesa Diretora, agradecer por tudo aquilo que conseguimos construir ao longo de 2023”, comentou.

Ao longo do discurso, o parlamentar ressaltou sobre a Feira Literária Codoense (FLIC), que é um Projeto de Lei de sua autoria, que hoje é uma política pública, que incentiva alunos, professores e a população em geral a leitura e a escrita. “A Feira Literária de Codó, a FLIC, é uma política consolidada em nível de município, e que busca, através da educação, incentivar a leitura escrita dos nossos alunos, através dos nossos professores e das nossas escolas. Isso só foi possível, porque nesta Casa, através de um Projeto de Lei de minha autoria, nós aprovamos essa política pública que hoje se torna política de Estado e concretizada. Isso também é possível porque há o entendimento e a sensibilidade do prefeito Dr. José Francisco para que, de fato, aquilo que está estabelecido em Lei, no papel, se torne na prática concretizada”, argumentou o parlamentar.

Concluindo seu discurso o vereador agradeceu a Pedro Neres que de uma forma humana e generosa doou o valor que faltava para a realização da cirurgia do pequeno Jacó. “Eu gostaria de fazer um registro. Vocês acompanharam, há alguns dias atrás, um pedido que eu fiz a esta Casa, da criança Jacó, uma criança pequena, todo mundo se mobilizou, e o Pedro Neres, esse jovem que de uma forma generosa doou o valor que faltava para a realização da cirurgia do pequeno Jacó, marcada para amanhã. Quero desejar a todos os amigos, a população de Codó, a Câmara Municipal, os funcionários, a minha equipe de gabinete, aos nossos amigos familiares. Um Feliz Natal e que o ano de 2024 seja um ano de muitas conquistas e muitas vitórias, mas acima de tudo de saúde para que possamos vencer as batalhas que virão. Deus abençoe”, finalizou o vereador Pastor Max.

Ana do Gás é nomeada secretária de Assuntos Legislativos do Governo do Maranhão

A deputada estadual Ana de Nazaré Pereira Silva Macedo Mendonça, mais conhecida como Ana do Gás (PCdoB), está nomeada como secretária extraordinária de Assuntos Legislativos do Governo do Maranhão a partir desta quarta-feira, 20 de dezembro. O ofício já foi enviado à Assembleia Legislativa e dessa forma Zé Inácio (PT), volta oficialmente ao cargo de parlamentar.

De acordo com informações obtidas de fontes palacianas, além de beneficiar o PT com a presença do partido na Assembleia Legislativa, a estratégia envolve também a eleição municipal de Santo Antônio dos Lopes.

Assim como vem fazendo em outros municípios, Brandão deseja unir o grupo de Ana do Gás com o do atual prefeito Bigu (PDT) e trazê-lo para seu campo político. Sendo assim, um candidato ou candidata única seria lançada para disputar a Prefeitura provavelmente contra a atual vice-prefeita Cibelle.

Com informações Blog do Diego emir

VERGONHA: Prefeitura de Codó não aderem ao Programa Nacional de Transparência Pública, informa o TCE

A Prefeitura Municipal de Codó não aderiu ao Programa Nacional de Transparência Pública (PNTC). A informação foi divulgada na última sexta-feira (15/12) no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).

De acordo com o TCE/MA, o PNTC tem como principal finalidade assegurar aos cidadãos o direito fundamental de ser informado em relação a tudo o que diz respeito à administração pública, seja federal, estadual ou municipal – direito assegurado pela Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI).

A não adesão ao PNTC macula a imagem do Município de Codó perante o TCE e a sociedade civil, haja vista que o programa tem como objetivo estimular, fortalecer e fiscalizar as ações de transparência na administração pública, contribuindo para que os cidadãos tenham melhores condições de acompanhar a atuação dos gestores públicos e as soluções implementadas para resolver os problemas por eles enfrentados.

CLIQUE AQUI para mais informações.

Fonte: Blog do Graciliano com informações do TCE/MA

Retrospectiva 2023: Saúde implanta novos programas, entrega serviços especializados e realiza mais de 123 mil cirurgias

Vai-se 2023, o ano em que as prioridades do Governo do Maranhão no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram investimentos na atenção primária, expansão da rede, instalação de novos serviços e equipamentos. Para esse fim, novos programas foram criados, ações foram potencializadas e mais investimentos em saúde realizados no estado.

“As medidas implementadas em 2023 alcançaram muitos êxitos, e o principal é discutir e executar ações de saúde de alto impacto na vida das pessoas, como o programa Cuidar de Todos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Segundo o secretário, o aprimoramento dessa política visa a preservação e a qualidade de vida dos maranhenses. “Para isso, o fazer junto, lado a lado com os municípios, é também o nosso compromisso”, completou Tiago Fernandes.

Cirurgias

Neste ano, unidades ambulatoriais e hospitalares da rede estadual de saúde executaram mais de 123 mil cirurgias. Estão inseridos procedimentos cirúrgicos como urológicos, oftalmológicos e pediátricos, beneficiando diretamente milhares de crianças, jovens e adultos no estado.

Redução das filas

Há também o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. Por meio dele, o estado ultrapassou 20 mil cirurgias entre os meses de março e outubro. Deste total, a SES já realizou 17.936 cirurgias. O programa tem vigência de um ano e é executado em parceria com o Ministério da Saúde.

Cuidar de Todos

Para atenção básica, basta lembrar da criação do programa Cuidar de Todos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com investimento de R$ 15 milhões, distribuídos em quatro áreas: doação de equipamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família (ESF), monitoramento de indicadores e apoio técnico aos municípios, premiação do Concurso Inova Saúde e premiação dos municípios que alcançaram os indicadores.

O Cuidar de Todos apresenta ainda eixos como Ações de Saúde, Oftalmologia, Saúde Animal, Cirurgias, ‘AVC – Cada Segundo Importa’ e Telemedicina. Em dezembro, mais de mil equipamentos, além de insumos, foram entregues pelo governo Carlos Brandão na primeira etapa de distribuição do eixo Atenção Primária do programa Cuidar de Todos, beneficiando, nesta fase, 62 municípios das regiões de saúde de Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru, Rosário e Timon.

Com o Telemedicina, o projeto fortalece as ações no macroprograma de governo e é desenvolvido por meio do Telenordeste, uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Saúde, a Beneficência Portuguesa e os municípios, ampliando o acesso à assistência especializada. Oito municípios distribuídos nas Unidades Regionais de Barra do Corda, Itapecuru, Rosário e Chapadinha já receberam um kit com um computador e webcam para execução do projeto.

Nos eixos do programa, como o Cuidar de Todos Oftalmo, em cinco edições em São Luís, 3.932 pessoas foram atendidas. E ainda, entrega de óculos e encaminhamento para cirurgias oftalmológica de catarata e pterígio. No eixo AVC Cada Segundo Importa, 188 atendimentos realizados, sendo 30 trombólises. Enquanto que no eixo Cuidar de Todos Saúde Animal, ação que inclui encoleiramento para cães com teste negativo para leishmaniose, triagem de doenças, vacinação para cães e gatos, consultas, entre outros. Foram 6.655 atendimentos em quatro edições nos bairros da Liberdade, Anjo da Guarda, Cidade Operária e Turu.

Novas cadernetas

A SES entregou 60 mil cadernetas para gestantes e 100 mil dos pequenos maranhenses, sendo 50 mil de meninos e outras 50 mil de meninas. A entrega das cadernetas foi realizada para as 19 Unidades Regionais de Saúde e unidades de saúde da rede estadual. As cadernetas foram desenvolvidas pelo programa Cuidar de Todos para o fortalecimento da atenção primária.

Programa Mais Médicos

O governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, recebeu a visita da ministra Nísia Trindade no estado. Durante a agenda, aq ministra conheceu o Hospital da Ilha, além de participar do lançamento do programa Cuidar de Todos Telemedicina e da cerimônia de acolhimento de 470 novos profissionais do programa Mais Médicos no Maranhão, totalizando 825 profissionais do programa atuando no estado.

Unidade de Tratamento de Queimados

Os avanços que a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Ilha prometeu trazer na assistência aos pacientes é uma realidade no estado. Desde a chegada dos primeiros pacientes, em maio deste ano, foram atendidas 74 pessoas, entre adultos e crianças, sendo 24 pacientes da capital e 23 de outros municípios. A unidade é referência para o tratamento de queimados. A UTQ dispõe de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 adultos, além de uma Câmara Hiperbárica exclusiva, indicada para o tratamento dos pacientes.

Transporte sanitário

Com a entrega de 50 novas ambulâncias, o governo estadual melhorou as condições de socorro imediato dos municípios e fortaleceu o transporte sanitário seguro dos pacientes. Os veículos doados aos municípios foram adaptados para atender demandas que necessitam de cuidados intensivos, atuando como semi-UTIs.

Leitos pediátricos

No Hospital da Ilha, ao todo, foram 12 novos leitos clínicos, que têm como destino crianças entre 29 dias e 14 anos. Com a ampliação, o Hospital da Ilha chega a 40 leitos pediátricos. A medida também contemplou o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, referência estadual no atendimento materno-infantil (zero a 14 anos). Na unidade, foram acrescidos 13 leitos, sendo oito leitos pediátricos de Unidades Semi-Intensivas e 5 leitos de UTI.

Centro TEA 12+

A rede de cuidado à rede da pessoa com deficiência no âmbito da Saúde foi ampliada com a inauguração neste ano pela SES do centro especializado de atendimento ao adolescente e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O centro oferece atendimentos em neurologia, educação física, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia, musicoterapia e arteterapia.

Expansão de Serviço de Ressonância

A Policlínica da Criança é a terceira unidade da rede de 17 Policlínicas a implantar o serviço de ressonância. Em Imperatriz, a policlínica iniciou a oferta do serviço a partir de abril de 2023. Na Policlínica Diamante, em São Luís, o serviço teve início em outubro de 2015. A expansão também beneficiou o Hospital da Ilha, em São Luís.

Mamógrafos

O ano também foi de fortalecimento da prevenção ao câncer de mama. Depois da entrega do novo mamógrafo na Policlínica de Santa Inês, para assistência da população no Vale do Pindaré, sobe para 17 o número de mamógrafos instalados em hospitais e policlínicas da rede estadual da saúde.

Centro de Neuromodulação

Na rede de Saúde Mental da SES, o Hospital Nina Rodrigues dispõe do Centro de Neuromodulação por Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e mais dois ambulatórios especializados, sendo um para assistência de pacientes com depressão resistente e o outro destinado ao tratamento de quadros de psicose.

Tele-UTI

Com a implantação do Tele-UTI no Hospital de Traumatologia e Ortopedia, em São Luís, o projeto está disponível em 10 unidades da rede SES. No Maranhão, o Projeto de Tele-UTI do Hospital Israelita Albert Einstein é adotado no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; no Hospital Regional de Barra do Corda Dr. José de Abreu Silva; Hospital Regional de Barreirinhas; Hospital Regional de Balsas; Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional de Pedreiras Dr. Kleber Carvalho Branco e o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra. Enquanto que o Projeto de Tele-UTI do Hospital Sírio-Libanês apoia o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão e Maternidade de Alto Risco do Maranhão (MACMA), ambos em São Luís.

Afetados pelas chuvas

O Comitê Estadual de Saúde em Desastres, da SES, fez o monitoramento dos municípios afetados pelas chuvas no primeiro semestre deste ano. Equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) realizaram assistência aos municípios afetados, como Itaipava do Grajaú, Esperantinópolis, Poção de Pedras, São João do Carú, Santa Luzia e Trizidela do Vale, entre outros. Como parte das ações, foram destinados frascos de hipoclorito de sódio e análise da água.

Piso da enfermagem

Para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem no Maranhão, desde setembro o Governo do Estado iniciou o pagamento do reajuste retroativo concedido a todos os profissionais que cumprem os requisitos estabelecidos pelo governo federal. E para 21 dezembro, a SES anunciou que será pago o complemento e o 13º referente ao piso da enfermagem. Receberão o pagamento mais de 16 mil profissionais habilitados pelo Ministério da Saúde.

Semana Estadual de Vacinação

Incentivo à vacinação. Assim, a SES, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu a Semana Estadual de Vacinação, de 27 de novembro a 3 de dezembro. Ao longo da semana, 100.561 doses de vacinas para de crianças e adolescentes menores de 15 anos foram aplicadas, sendo 75.514 doses em crianças e 25.047 em adolescentes.

Planificação

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) organiza os processos de trabalho das unidades de saúde e promove a integração das atenções Primária e Especializada, por meio de um conjunto de ações educacionais e processos com foco na qualificação profissional e do atendimento. Na regional de Presidente Dutra, 16 municípios implementaram o processo da Atenção Primária à Saúde (APS). A Planificação foi elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e no Maranhão conta com a parceria do Hospital Beneficência Portuguesa (BP) e do Instituto Einstein de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Experiências bem-sucedidas

Para dialogar, trocar experiências, incentivar a pesquisa e fortalecer o papel da ciência, a SES promoveu a I Mostra as Experiências Exitosas “Recuperação das coberturas vacinais”, o I Seminário Estadual de Emergências em Saúde Pública, a I Mostra de Vigilância Sanitária, o I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão, a III Mostra Científica da SES/MA e a 1ª Mostra Macro de Experiências Exitosas das Ações do Programa Saúde na Escola, da Macrorregião Leste e Macrorregional Sul. O Maranhão também sediou, em junho, em parceria com a Associação Rede Unida, entidade internacional sediada no Brasil, o Encontro Regional Nordeste I da Rede Unida com o tema “Florestania: por outros amanhãs”.

Programa Saúde na Escola

A SES alcançou 1.214604 crianças e adolescentes, de janeiro a outubro deste ano, por meio das ações do programa Saúde na Escola (PSE). A estratégia somou 23.687 atividades no âmbito da Atenção Primária, aliando ações de saúde e educação em escolas públicas maranhenses.

Rede estadual

Na rede da SES, 87 unidades são gerenciadas por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) no Maranhão, 26 por meio do Instituto Acqua, 16 por meio do Instituto Vida e Saúde (Invisa) e uma unidade por meio da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (ABEAS) Maranhão.

Conheça os vencedores do Top 10 do 1º Concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) divulgou o resultado final do 1º Concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão, realizado de 7 a 9 de dezembro, como parte da programação da 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar, na Lagoa da Jansen, em São Luís.

O concurso contou com a participação de 76 produtores inscritos, representando 42 municípios do estado. Dentre esses, 37 produtores de 22 municípios: Açailândia, Amarante do Maranhão, Barreirinhas, Belágua, Central do Maranhão, Codó, Cururupu, Itapecuru-Mirim, Mirinzal, Morros, Olinda Nova do Maranhão, Peri Mirim, Pinheiro, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santa Rita, São Bento, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timbiras, Vargem Grande e Viana foram selecionados para concorrer ao prêmio.

Dos selecionados, destacam-se cinco associações, uma cooperativa e 31 agricultores familiares, evidenciando a diversidade de participantes. O júri técnico avaliou 37 amostras, seguindo critérios rigorosos estabelecidos no edital do concurso.

Top 10 – Melhores Farinhas D’Água do Maranhão

Júri Técnico – Resultado Final

1º lugar – Marinete Sousa Silveira (Barreirinhas)

2º lugar – Genivaldo Serra Lindoso (Olinda Nova do Maranhão)

3º lugar – José Norberto Cardoso Oliveira (Barreirinhas)

4º lugar – Luís Henrique Maciel Costa (Viana)

5º lugar – Reginaldo Romeu (Cururupu)

6º lugar – Aldir dos Santos Lima (Barreirinhas)

7º lugar – Gracilene Lourença de Sousa (Itapecuru-Mirim)

8º lugar – Associação dos Produtores Rurais do Povoado Pedra Preta (Timbiras)

9º lugar –  José de Ribamar Marreiros Pires (Barreirinhas)

10º lugar – Associação de Mulheres Unidas pela Agroecologia (Morros)

Júri Popular – Resultado Final

1° lugar – José Norberto Cardoso Oliveira (Barreirinhas) – 391 votos

2° lugar – Associação Comunitária e Agrícola de Trabalhadores e Trabalhadoras de Piqui da Rampa (Vargem Grande) – 128 votos

3° lugar – Reginaldo Romeu (Cururupu) – 121 votos

4° lugar – Maria Madalena Gonçalves de Sousa (Presidente Juscelino) – 105 votos

5° lugar – Sebastião Oliveira Costa (Presidente Juscelino) – 88 votos

6° lugar – Luciana Gonçalves Pinho (Presidente Juscelino) – 74 votos

7° lugar – Edivan Menezes Silva (Pinheiro) – 64 votos

8° lugar – Cooperativa Mista das Áreas de Reforma Agraria do Vale do Itapecuru (Itapecuru Mirim) – 52 votos

9° lugar – José de Ribamar Marreiros Pires (Barreirinhas) – 48 votos

10° lugar – João Carlos Trindade Azevedo (Matinha) – 26 votos

Resultado do Concurso

O resultado completo, incluindo todas as farinhas classificadas, pode ser acessado aqui.

O Concurso

O 1º Concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão buscou reconhecer e premiar as melhores produções, promovendo a qualidade e a diversidade na agricultura familiar.

O evento contou com um corpo de jurados especializados e premiou os três primeiros colocados do júri técnico, totalizando R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. Além disso, o júri popular teve sua premiação no valor de R$ 2 mil e o sucesso do Concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão foi ainda mais notável com a participação expressiva do público.

Já o júri popular, composto por 1.173 pessoas, teve a responsabilidade de avaliar e escolher as farinhas expostas para competição. Os visitantes da 1ª Femaf puderam degustar, avaliar e votar nas suas preferidas, adicionando um elemento participativo e democrático à competição.

A iniciativa visou não apenas destacar a produção de qualidade, mas também fortalecer os laços entre os diversos agentes envolvidos na agricultura familiar do Maranhão. A premiação ocorreu no palco institucional no último dia da Femaf, em 9 de dezembro.

Vereador Evimar Barbosa solicita placas de sinalização na Avenida Augusto Teixeira e calçadão no entorno do Cemitério Central

Em sua participação na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, a derradeira de 2023, na última terça-feira (19), o vereador Evimar Barbosa apresentou e teve aprovadas duas relevantes Indicações, por melhorias na segurança no trânsito da cidade e na recuperação de importantes espaços públicos.

Por meio da Indicação Nº490/2023, o vereador solicitou ao prefeito municipal de Codó, junto ao setor competente, em caráter de urgência, a instalação das placas de sinalização das faixas elevadas construídas recentemente na Avenida Augusto Teixeira, bem como a placa de sinalização do quebra-molas construído nas proximidades do 17º Batalhão de Polícia Militar. E pela Indicação Nº491/2023, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, a construção de um calçadão no entorno do muro do Cemitério Central na rua Piauí, localizada no bairro São Francisco.

Solicitamos a instalação das placas de sinalização ali na Avenida Augusto Teixeira, pois quanto mais sinalização, mais segurança para os pedestres e motoristas, razão pela qual solicitamos a atenção especial do Executivo, o risco de acidente é constante, pois como não existe esta sinalização, muitas vezes os condutores de veículos não param ou trafegam em alta velocidade. Solicitamos também um calçadão no entorno do muro do Cemitério na rua Piauí, pois trará mais proteção, segurança, pois cuidar do lugar onde permanecem nossos entes queridos é uma prática digna e que honra a memória daqueles que já partiram. Sendo assim, os serviços no cemitério não podem acontecer apenas próximo ao Dia de Finados, e sim, durante todo o ano, para mantê-lo organizado“, justificou o parlamentar.

Evimar Barbosa ainda participou sobre as discussões em relação ao projeto sobre programa de garantia de água para a população de baixa renda, denominado  “Água de todos”, o parlamentar aprovou o PL, mas com ressalvas técnicas e prometeu acompanhar a execução do programa no município.

 Agradecimentos aos colegas de parlamento e ao povo de Codó

Em seu discurso na tribuna da Câmara, o vereador aproveitou a oportunidade para agradecer aos colegas, pelo ano produtivo ano Legislativo e ao povo de Codó, pela hospitalidade e pelo voto de confiança em seu trabalho. “Última sessão do ano, onde aprovamos duas importantes Indicações e debatemos sobre importante projeto para o abastecimento de pessoas de baixa renda. Quer aproveitar e agradecer aos colegas vereadores pelos trabalhos ao longo do ano e pela população de Codó, que além de acolher a mim e minha família, me deu voto de confiança para trabalhar pelo desenvolvimento e crescimento do município. Feliz Natal e próspero ano novo a todos

Crescimento do comércio varejista no Maranhão é o maior do país, revela IBGE

O comércio varejista ampliado apresentou crescimento de 13,3% no acumulado de janeiro a outubro no Maranhão. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o maior crescimento entre os 26 estados e o Distrito Federal. Quando comparado o resultado em relação ao mesmo período de 2022, os dados são ainda melhores, com crescimento de 19,5%.

O governador Carlos Brandão comemorou os dados expressivos do setor. “O excelente resultado é fruto de várias ações articuladas do nosso governo, como a priorização do pagamento antecipado dos servidores e os programas que resultam na geração de emprego e renda. É um excelente indicativo de que a economia do nosso estado está trilhando o caminho certo”, explicou Brandão.

O varejo ampliado é referente a serviços voltados para material de construção, veículos, partes e peças automotivas, atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.

A pesquisa traz ainda o dado do volume de vendas do comércio varejista. O Maranhão registrou um avanço de 3,1% em outubro quando comparado ao mês anterior. O resultado também é o melhor do país. Outro destaque é o comparativo com o mesmo período do ano passado, com um aumento de 10,1%, segundo maior do Brasil, atrás apenas de Tocantins (12,6%).

Os números refletem o momento econômico que o Maranhão vive, com políticas de incentivo fiscal, fomento ao empreendedorismo, vencimentos do funcionalismo público pagos em dia e políticas públicas de geração de emprego e renda.

Carlos Brandão participa da solenidade de filiação de Datena ao PSB

Brandão discursou ao lado de Datena durante filiação ao PSB…

Brandão discursou ao lado de Datena durante filiação ao PSB…

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou da solenidade de filiação do apresentador José Luiz Datena ao PSB, nesta terça-feira (19). A cerimônia foi realizada na sede nacional do partido, em Brasília, e contou com a presença de outras lideranças políticas. Brandão, que será o novo presidente do PSB Maranhão, já se posicionou a respeito e recepcionou o novo filiado.

Demonstrando sua intenção de contribuir com o crescimento do partido, Brandão entende que Datena tem muito a acrescentar. “Você é uma pessoa que conhece profundamente a população, as ruas e vem para agregar com o seu trabalho e história ao nosso partido. Não poderia, de forma nenhuma, deixar de participar desse momento, em que assumimos há poucos dias a Presidência do nosso partido no Maranhão, na responsabilidade de fazermos um grande partido.”

Datena definiu o momento como um divisor de águas na sua vida política e que pretende somar com o partido na construção de um país mais unificado. “O Brasil é um só, e o objetivo dos senhores, eleitos pelo povo, é lutar por esse povo e afastar qualquer possibilidade de insegurança”, destacou o novo membro do PSB.

O ministro da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, também parabenizou o apresentador e falou do seu poder de comunicação, que trará grande contribuição para o partido. “Ele é o próprio conhecimento. É quase uma unanimidade: a voz dele repercute a todo instante e tudo que ele faz sempre tem ampla repercussão”, disse França.

José Luiz Datena tem 66 anos de idade, é jornalista, radialista, locutor esportivo e apresentador, destacando-se nos últimos anos à frente do programa policial “Brasil Urgente”, da Rede Bandeirantes.

Também participaram do evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; e o governador da Paraíba, João Azevedo.

Com informações Blog do Domingos costa

Saiba quais deputados maranhenses podem disputar cargos no Executivo em 2024

A pouco mais de um ano das eleições de 2024, alguns deputados estaduais e federais começam a sinalizar candidaturas para disputar o pleito municipal. A troca do mandato legislativo é para administrar a capital e outras cidades do Maranhão. Essa movimentação pode alterar a formação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) e da Câmara dos Deputados Federais.

Blog do Minard fez uma lista de possíveis candidaturas:

  • Ana do Gás (PCdoB), deputada estadual, que vai disputar a prefeitura de Santo Antônio dos Lopes, onde já foi vice-prefeita;
  • Daniella (PSB), deputada estadual, que vai tentar se eleger prefeita de Presidente Dutra, pela primeira vez;
  • Júnior Cascaria (PODEMOS), deputado estadual, que vai concorrer à prefeitura de Pedreiras, o já foi prefeito por dois mandatos em Poção de Pedras;
  • Juscelino Marreca (Patriota), deputado estadual, que vai disputar a prefeitura de Santa Luzia, onde já foi vice-prefeito;
  • Neto Evangelista (UNIÃO BRASIL), deputado estadual, que vai se candidatar à prefeitura de São Luís, onde já foi secretário de Desenvolvimento Social do governo Flávio Dino;
  • Rafael Leitoa (PSB), deputado estadual, que vai pleitear a prefeitura de Timon, já foi secretário adjunto de Obras em Timon e é o líder do Governo na Alema;
  • Rildo Amaral (PP), deputado estadual, que vai buscar a prefeitura de Imperatriz, onde já foi vereador por dois mandatos;
  • Roberto Costa (MDB), deputado estadual, vai se lançar à prefeitura de Bacabal; ele foi secretário de Esporte e Juventude (SEJUV) do governo Roseana Sarney;
  • Solange Almeida (PL), deputada estadual, que vai se aventurar na política municipal e concorrer à prefeitura de Santa Inês, é casada com Almeida Sousa, prefeito de Igarapé do Meio (MA);
  • Wellington do Curso (PSC), deputado estadual, que vai tentar novamente a prefeitura de São Luís, onde ficou em terceiro lugar em 2016;
  • Yglésio Moyses (PSB), deputado estadual, que vai se candidatar à prefeitura de São Luís, onde já foi diretor do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1);
  • Duarte Júnior (PSB), deputado federal, que vai disputar a prefeitura de São Luís, onde já foi presidente do Procon;

O cenário eleitoral em São Luís para 2024 está polarizado entre o atual prefeito Eduardo Braide, que tentará a reeleição, e o deputado federal Duarte Jr., que agora recebeu de vez o apoio do grupo de Carlos Brandão. Braide lidera as intenções de voto, mas Duarte Jr., por sua vez, se fortaleceu com o apoio do governador.

Já nas cidades maranhenses, os parlamentares que estão despontando nas intenções de votos são Josivaldo Jp, Rildo Amaral, Roberto Costa e Juscelino Marreca. É provável que, em 2025, haja uma renovação na Assembleia Legislativa, e quem sabe na Câmara dos Deputados.

Fonte: Minard