Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

INDICAÇÃO DO VEREADOR ANTÔNIO LUZ É ATENDIDA E MAIS UM POÇO É PERFURADO EM CODÓ

Atendendo a uma Indicação do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Luz, o prefeito de Codó, Dr. José Francisco, iniciou as obras de perfuração de mais um poço artesiano no município. Na última quinta-feira (9) o prefeito e o presidente, juntamente com secretários de governo e vereadores, estiveram em visita ao Bairro São José, na região da Trizidela, conferindo as obras de perfuração do novo poço, que irá beneficiar as comunidades Bacurí e da Maliça.

“É com grande satisfação que estamos atendendo a essa importante indicação do presidente da Câmara, vereador Antônio Luz, e perfurando o 15º poço em nossa gestão, levando água as comunidades que ainda tem essa grande demanda. Sabemos que água é vida e é essencial para o dia a dia das famílias”, declarou o prefeito.

Para o presidente da Câmara, vereador Antônio Luz, a iniciativa representa a importância da união e harmonia entre Legislativo e Executivo e o trabalho conjunto e coordenado para atender as demandas da população, respondendo com celeridade e eficácia as necessidades de cada comunidade.

Já iniciamos o início da realização de um grande sonho para as famílias da região da Trizidela, principalmente as comunidades da Rua do Bacurí e da Maliça, que tanto esperavam por este momento. Como representante da nossa comunidade, estivemos aqui alguns meses atras para avaliar onde poderíamos perfurar este novo poço. A com a devida atenção do prefeito Dr. José Francisco e a resposta rápida do município a nossa Indicação, estamos conseguindo levar mais água para nossa população”, concluiu o presidente.

Vereador Gracinaldo solicita Casa de Apoio em São Luís para codoenses

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (31), os parlamentares apresentaram e tiveram aprovadas importantes Indicações, como as do vereador Gracinaldo, que propõem a revitalização total da Praça do Vereda e uma Casa de Apoio em São Luís, para pessoas em tratamento médico e seus acompanhantes.

“A primeira indicação que nós apresentamos foi solicitando a reforma, a revitalização da Praça do Vereda. E também que a iluminação daquela praça fosse resolvida e nós acreditamos que será resolvida pelo Poder Executivo. E a indicação mais importante que nós consideramos é que nós fomos procurados por pessoas que fazem tratamento na cidade de São Luís. E a dificuldade é de uma casa de apoio. Haja vista que tem pessoas que vão num dia e não voltam no dia seguinte, precisa ficar uma semana, 15 dias, 1 mês, 2 meses. Gente que passa até 6 meses e não tem onde ficar”, justificou o vereador Gracinaldo.

Na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na terça-feira, dia 31 de outubro, os parlamentares apresentaram e tiveram aprovadas importantes Indicações, como as do vereador Gracinaldo, que propõem a revitalização total da Praça do Vereda e uma Casa de Apoio em São Luís, para pessoas em tratamento médico e seus acompanhantes.

“A primeira indicação que nós apresentamos foi solicitando a reforma, a revitalização da Praça do Vereda. E também que a iluminação daquela praça fosse resolvida e nós acreditamos que será resolvida pelo Poder Executivo. E a indicação mais importante que nós consideramos é que nós fomos procurados por pessoas que fazem tratamento na cidade de São Luís. E a dificuldade é de uma casa de apoio. Haja vista que tem pessoas que vão num dia e não voltam no dia seguinte, precisa ficar uma semana, 15 dias, 1 mês, 2 meses. Gente que passa até 6 meses e não tem onde ficar”, justificou o vereador Gracinaldo.

 

Mulher é encontrada morta dentro de casa em Timbiras

Uma mulher identificada como Maria de José de Jesus Paiva, de 40 anos, foi encontrada morta pelos vizinhos na manhã desta sexta-feira (10), na Rua Sete Casas, no bairro São Sebastião, em Timbiras (MA).

De acordo com informações do repórter Amaral Junior, os vizinhos perceberam a porta da residência aberta e ao entrarem no local encontraram a mulher morta na cama de um dos quartos da residência.

A Polícia Militar foi acionada e repassou o caso para a Delegacia de Timbiras, que vai investigar o caso.

Com informações  Blog do Marco Silva 

Lula nomeia Fernando Carvalho como reitor da UFMA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de maneira oficial, definiu o nome do novo reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O novo reitor será o professor Fernando Carvalho, que teve sua nomeação publicada no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (10).

Lula acabou respeitando a lista tríplice que recebeu, já que Fernando Carvalho foi o mais votado para reitor, com 43,5% dos votos. Na sequencia vieram o professor Luciano Façanha que teve 36,38% e a professora Isabel Ibarra 15,78%.

A posse de Fernando Carvalho deve ocorrer na próxima segunda-feira (13).

 Com informações, blog do Jorge Aragão

NEM MESMO A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO SE APLICA AO GOVERNO DE ZÉ FRANCISCO, POIS O MESMO PROPÕE O CIRCO, MAS FALTA O PÃO!

NEM MESMO A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO SE APLICA AO GOVERNO DE ZÉ FRANCISCO, POIS O MESMO PROPÕE O CIRCO, MAS FALTA O PÃO!

Promover uma festa para o servidor público municipal justo num momento em que os trabalhadores passam por privações que vão desde o atraso de salários, falta de condições de trabalho e o recente golpe aplicado contra os professores, constitui-se num verdadeiro DEBOCHE aos trabalhadores de Codó.

O servidor público deste município é um dos poucos neste país que não sabe ao certo o dia de recebimento de seus proventos, dada a falta da implantação de um calendário de pagamento ao servidor codoense.

Zeladoras e vigias da saúde são os mais prejudicados, pois chegam a ficar até quatro meses sem receberem seus salários.

A desvalorização é marca registrada no governo de Zé Francisco, já que nos últimos vinte anos o número de professores contratados volta a superar o número de efetivos, sem falar que possivelmente cerca de 90% dos ASGs e vigilantes do município são contratados e/ou terceirizados tendo direitos básicos como 13° salário e férias negados, tudo isto, por falta de concurso público, algo totalmente fora de cogitação nessa gestão, no entanto, diante de toda esta situação, o prefeito promoverá uma festa com várias atrações musicais e sorteio de prêmios com um único propósito, que é o de tentar se promover politicamente!

QUANTA ABERRAÇÃO E CONTRADIÇÃO!

SINTSERM-CODÓ.

Totalmente sem lei e sem ordem, cidade de Codó continua registrando crescimento continuo de acidente de trânsito

Que o município de Codó está há três anos totalmente abandonado, isso ninguém tem mais dúvidas. Saúde na UTI, Educação indo ladeira a baixo, infraestrutura sucateada, salários atrasados… e por aí segue. Tudo isso acontecendo, enquanto os milhões em recursos vão chegando aos cofres da prefeitura. No entanto o gestor já deixou bem claro que não está nem ai para o caos em que se tornou o município de Codó, uma cidade abandonada, sucateada, sem lei e sem ordem, em todas as áreas.

Trânsito descontrolado continua matando gente

O trânsito de Codó é outro setor abandonado pelo município. Sem norma, sem controle, sem aplicação de lei e sem fiscalização, os números de acidentes fatais continuam crescendo e vitimando mais pessoas. Só no mês de outubro foram 51 acidentes de trânsito em Codó. Enquanto isso, a Guarda Municipal e os agentes de trânsito parecem que não fazem parte do quadro de servidores, mas são pagos pelo contribuinte.

Ruas sem lei e lotada de animais

O trânsito que mata é apenas uma parte do total abandono em que se encontra Codó. Os animais tomaram conta das ruas. Equinos e bovinos circulam livremente pelas vias urbanas, canídeos e felinos se reproduzem descontroladamente, rasgam os lixos, sujam as ruas e levam riscos de doenças e até ataques aos cidadãos. E nada, absolutamente nada, é feito a respeito.

Poluição sonora

Outro problema crônico que está tirando o sossego dos cidadãos é a poluição sonora e o abuso do volume dos são automotivos, seja para trabalho ou lazer. Durante o dia, os donos de carros de som de propagandas colocam o volume no máximo, não respeitando o limite de decibéis e sem se preocuparem se estão atrapalhando os ambientes por ondem passam. A noite, entram em ação os paredões, que param onde querem, colocam suas cornetas estridentes para fritar o cérebro de quem trabalhou o dia todo e quer descansar, e sem ligar se na casa ao lado existem crianças, idosos, pessoas enfermas, ou que precisem de cuidados especiais. E o mais impressionante é que a vida segue e ninguém faz absolutamente nada.

Redação do Codó Notícias

Operação da PF mira fraude em licitação envolvendo recursos do FUNDEB em Timbiras

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (9) a Operação W.O com o objetivo de apurar possíveis crimes de fraude em licitações para contratação de empresa para fornecimento de materiais de informática e de limpeza no município de Timbiras/MA, envolvendo recursos federais do FUNDEB e do FNS.

Ao todo, 22 policiais federais cumprem 6 mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início no ano de 2020 a partir de representação formulada pelo Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, que indicou uma série de inconsistências em dois pregões presenciais realizados pelo município de Timbiras.

As investigações apontaram envolvimento de empresários e servidores municipais para direcionar dois certames a uma determinada empresa, sendo constatados indícios de várias irregularidades nos procedimentos licitatórios, tais como a apresentação de documentação extemporânea, a ausência de documentos obrigatórios, falsificação de assinaturas e a simulação de cotação de preços. Uma das sessões públicas teria sido realizada em 12 de outubro (feriado nacional).

As licitações geraram duas Atas de Registro de Preços que foram aderidas, no ano de 2021, pelos municípios de Presidente Dutra/MA, São Vicente de Ferrer/MA, Morros/MA, Coelho Neto/MA, Pedro do Rosário/MA e Matões do Norte, o que elevou o potencial prejuízo ao erário.

A Justiça Federal também determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores até o limite de R$ 10.006.760,31, a suspensão do exercício de função pública de um servidor municipal de Timbiras/MA e a suspensão do direito de participar em licitações e contratar com órgãos públicos ao empresário investigado e sua empresa.

Os investigados irão responder pelos crimes de fraude ao caráter competitivo de licitação, fraude em licitação ou contrato, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa.

O nome da operação faz alusão ao fato de que, estranhamente, a empresa investigada foi a única a participar das licitações, beneficiando-se, assim, de vultosos contratos.

Fonte: Central de Notícias

Vereador Dr. José Mendes explica sobre inconstitucionalidade dos juros de mora em relação aos Precatórios do Fundef

Em entrevista à mídia digital, o vereador Dr. José Mendes discorreu sobre a questão do repasse de verbas relativos aos juros de mora dos Precatórios do Fundef. De acordo com o parlamentar, a transferência de valores seria inconstitucional. Confira a fala do vereador explicando a questão:

“Viemos esclarecer a polêmica do Projeto de Decreto do Legislativo, que entrou na Câmara e que nós sabíamos que era inconstitucional. Votamos pela inconstitucionalidade e hoje o Ministério Público está mostrando que o juros de mora não pode ser rateado, que o juros de mora ele tem que ser usado na educação. Mais uma vez, a mentira caiu, a verdade apareceu e nós estamos mostrando aqui pra população, viemos mostrar aqui a realidade das coisas, a verdade dos fatos, que é isso que o vereador tem que fazer e foi pra isso que o vereador foi votado. O Sindicato fez a política dele e eu fiz o meu papel de legislador, então a verdade apareceu, o município está correto, o prefeito irá alocar este recurso em prol da sociedade de Codó, em prol da educação, em especial também aos professores porque eles fazem parte da Rede Educacional”, disse o vereador Dr. Mendes

Equatorial Maranhão alerta: medidas de segurança evitam acidentes com energia elétrica em obras

A energia elétrica é um bem essencial e indispensável para a vida de todas as famílias, mas quando usada de forma inadequada pode gerar acidentes fatais. Na construção civil, por exemplo, a atenção com as normas de segurança deve ser redobrada, pois a proximidade com a rede elétrica ou até mesmo as ligações improvisadas podem causar acidentes. De acordo com o anuário da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), os profissionais do ramo da construção civil como de pedreiros, pintores e ajudantes, são os principais alvos, em especial aqueles que não utilizam EPIs.

Diante disso, a Equatorial Maranhão faz um alerta sobre as principais medidas de segurança para evitar acidentes envolvendo eletricidade em obras. “É comum identificarmos obras em andamento ou até finalizadas próximas da rede elétrica. Por isso, reforçamos o alerta para que todos que vão construir ou reformar fiquem atentos às regras de segurança. Seguir os cuidados e as normas pode salvar vidas”, pontua Guilherme Medina, Superintendente da Equatorial Maranhão na Regional Centro.

Cuidados:

• Toda e qualquer instalação elétrica conforme padrões técnicos recomendados pela ABNT deve sempre ser executada e fiscalizada por um profissional capacitado e habilitado na área;
• Mantenha uma distância segura da rede elétrica. No momento da construção, os andaimes e demais partes da obra devem obedecer a distância mínima de segurança: 2m da rede elétrica. Use sempre tapumes ou andaimes com anteparo que permitem isolar a área de trabalho e impeçam a aproximação/contato de equipamentos e ferramentas com a rede elétrica;
• Evite o uso de “gambiarras” ou improvisos, pois esse tipo de instalação apresenta situações de risco como cabos descascados, fios mal isolados e emendas mal feitas, além de gerar fugas de corrente aumentando os riscos de choques e curto circuito;
• Obrigatório por lei o uso dos EPIs (Equipamentos de proteção individual) que são fundamentais para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos na obra;
• Tenha cuidado redobrado com veículos de grande porte (caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras) para que não encoste na rede elétrica;
• Não manuseie objetos próximos à rede elétrica, principalmente os metálicos e de grande porte;
• Só utilize materiais certificados pelo Inmetro, pois oferecem menos riscos elétricos na construção civil, e garantem melhor funcionamento de toda parte elétrica da obra.

Em casos de acidentes com vítima de choque elétrico, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga, desligue o disjuntor para cessar a fonte de eletricidade. Ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193 para que a vítima receba os devidos cuidados. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso isolar o local e acionar a distribuidora pela Central 116 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Motociclista é arremessado e fica em estado grave após acidente com carro no bairro Codó Novo

Um motociclista foi arremessado e ficou em estado grave após sofrer um acidente com um carro, por volta das 19h45 desta quarta-feira (8), na Rua São Luís, no bairro Codó Novo, em Codó (MA).

Segundo informações do blogueiro Maylson Reis, o condutor de um carro Fiat branco, que não foi identificado, seguia em alta velocidade pela Rua São Luís, no Bairro Codó Novo, quando perdeu o controle do veículo e invadiu o outro lado da via, colidindo com uma motocicleta Honda Bros, conduzida pela vítima identificada apenas como Paulo, motorista do Grupo FC Oliveira.

Com o impacto, Paulo foi arremessado a cerca de 10 metros de distância. Ele foi socorrido pelo Samu e conduzido para o Hospital Geral Municipal (HGM), onde seu estado de saúde é considerado grave.

Blog do Sampaio