Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Homem é preso após passar a noite toda agredindo a esposa em Coroatá

Uma noite de terror terminou com a prisão de um homem acusado de agredir sua esposa durante horas em sua residência, na cidade de Coroatá, no estado do Maranhão. A rápida intervenção das autoridades garantiu a segurança da vítima e resultou na detenção do agressor.

De acordo com informações da jornalista Emanuela Carvalho, a vítima procurou a Polícia Militar relatando ter sofrido agressões físicas e psicológicas ao longo de toda a noite.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o agressor em um bar ao lado da residência do casal. O suspeito foi preso e a vítima foi imediatamente encaminhada para receber atendimento médico e apoio psicológico.

O agressor, identificado como Antônio Daniel Silva da Conceição, de 44 anos, foi levado sob custódia para a delegacia local, onde foram registradas as denúncias de violência doméstica e lesões corporais. Ele deverá responder criminalmente pelos atos cometidos e enfrentar as consequências de suas ações.

Com informações  Blog do Marco silva

Aumento nas contas de água gera revolta em codoenses e levanta suspeitas de acordo político no governo de Zé Francisco

Zé Francisco é investigado por usar dinheiro público em suposta compra de  imóveis em Codó e São Luís – Marco Silva Notícias

Codoenses estão revoltados com o aumento nas contas de água e a falta de pronunciamento por parte da prefeitura e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Os moradores alegam que o aumento no valor é proposital e que tudo não passa de um acordo político entre o atual diretor da autarquia e o Prefeito Dr. Zé Francisco, um acordo firmado quando criaram o chamado “Grupão”. Essa suspeita de conluio entre as autoridades locais tem levantado questionamentos sobre a transparência na gestão dos serviços públicos.

Anteriormente, as contas de água costumavam ser pagas a um valor médio de R$22,00, porém, agora os codoenses estão surpresos ao se depararem com valores de cerca de R$45,00 (contas com baixo consumo e/ou baixa renda). O aumento repentino tem impactado diretamente a vida dos moradores, que além de precisarem arcar com as despesas, sofrem com a falta de diversas outras melhorias no município.

A população considera a situação uma verdadeira vergonha, visto que, além das dificuldades financeiras, os codoenses também enfrentam carências em outros serviços públicos essenciais. A falta de esclarecimentos por parte das autoridades municipais tem agravado a insatisfação da comunidade, que se sente desamparada e desconfiada de possíveis acordos políticos que prejudicam diretamente a qualidade de vida da população.

Diante desse cenário, os codoenses ainda aguardam uma posição da prefeitura e do SAAE, bem como uma investigação para apurar a veracidade das suspeitas de acordo político envolvendo o aumento nas contas de água. O povo reivindica transparência e ações concretas para garantir que os serviços públicos sejam geridos de forma justa e honesta, priorizando o bem-estar da população e a melhoria da infraestrutura municipal.

Governador Brandão é agraciado com Medalha “40 anos Anape” pela valorização do trabalho dos procuradores

Governador Brandão é agraciado com Medalha “40 anos Anape” pela valorização do trabalho dos procuradores

Em Brasília, o governador Carlos Brandão participou da solenidade de 40 anos da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, e da posse da nova mesa diretora, ocorrida na noite de quinta-feira (02).

Na oportunidade, o governador foi um dos homenageados com a Medalha “40 anos Anape”, concedida às pessoas relevantes para a história da Associação.

Carlos Brandão parabenizou o procurador Vicente Braga pela reeleição como presidente da Anape, assim como toda a Mesa Diretora, e agradeceu a homenagem da associação, afirmando que ela lhe trouxe mais estímulo à valorização do trabalho exercido pelos procuradores.

“Agradeço à Anape por esta homenagem, por esta honraria. A gente sabe da importância dos procuradores em defesa dos estados, da advocacia do Brasil e da nossa Constituição. Ao estar neste grupo seleto de homenageados, este momento se torna ainda mais significativo para mim, que enxergo com respeito e valor o trabalho dos procuradores”, disse o governador.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga, destaca que a homenagem ao governador maranhense trata-se de um reconhecimento pela colaboração para o bom funcionamento do sistema jurídico e fortalecimento do Estado de Direito.

“O governador Carlos Brandão sempre foi um parceiro da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados, e da advocacia pública do estado do Maranhão. Ele tem sempre ajudado os procuradores do Maranhão a desenvolverem o melhor trabalho e a entregarem as políticas públicas, por meio do seu trabalho, aos cidadãos maranhenses. Então, é um momento de gratidão ao governador, não podíamos fazer menos que agracia-lo com a medalha dos 40 anos da Anape”, disse o presidente da Associação.

O procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia, ressalta que a honraria entregue a Brandão é resultado das importantes contribuições não só às Procuradorias, mas às carreiras de estado.

“Aqui, na solenidade em comemoração aos 40 anos da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados, estamos aqui ao lado do governador Carlos Brandão, que foi homenageado pela Anape, juntamente com outras entidades, que prestaram importantes contribuições para as carreiras de estado e Procuradorias que exercem um relevante papel em prol de toda a sociedade”, pontuou Maia.

Presentes na cerimônia o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Eustáquio Soares Martins; e outras autoridades.

Guardas Municipais reclamam do estado da viatura e pedem melhores condições de trabalho

GUARDAS MUNICIPAIS ESTÃO EXPOSTOS AO RISCO NO TRÂNSITO DE CODÓ

Fotos da viatura da Guarda Municipal enviadas ao jornalista Acélio Trindade mostram como o governo Cidade de Todos cuida do patrimônio do município e, principalmente, de seus servidores públicos.

Os pneus estão carecas, lisos. A área do radiador está exposta depois que a parte frontal do veículo não foi consertada.

Uma das fotos mostra fiação do giroflex solta sobre a parte superior da viatura e outra evidência bancos rasgados.

Os guardas temem por acidentes e cobram do governo de Zé Francisco melhor estrutura de trabalho.

A Guarda exerce função primordial de defesa do patrimônio público de Codó, mas seus servidores também precisam de proteção.

Que o governo entenda isso.

 

Patrulha Maria da Penha Conduz Indivíduo por roubo em Codó

A equipe de policiais da patrulha Maria Da Penha do 17°BPM, realizava rondas de rotina quanto se deparou com a ocorrência onde as vitimas informaram que haviam sido assaltadas por um indivíduo que utilizava uma motocicleta honda pop, e um simulacro de arma de fogo.


O conduzido foi detido por populares e em seguida linchado, porém a guarnição conseguiu impedir que as agressões continuassem.
O conduzido foi levado até o hospital para passar por cuidados médicos e em seguida levado para a 4ª Delegacia Regional de Policia Civil.

*OBJETOS APRESENTADOS NA DP:*

01- motocicleta Honda pop
01- simulacro de arma de fogo

Mortes em rodovias: Maranhão tem maior taxa de letalidade do Nordeste

O Maranhão lidera a taxa de letalidade em acidentes nas rodovias federais no Nordeste. Em 2022, o estado contabilizou 1.079 acidentes e 209 mortes. Já o Rio Grande do Norte foi o que apresentou menor número de mortes percentualmente. Apesar do aumento no número de acidentes, Alagoas foi o estado que mais reduziu óbitos em rodovias federais entre 2021 e 2022.

Os dados obtidos pela Agência Tatu são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes, e mostram que em 2022 houve 13.500 acidentes com 1.633 mortes registradas nas rodovias federais no Nordeste em 2022.

A maior taxa de letalidade foi registrada no Maranhão, com 19 mortes a cada 100 acidentes. Em relação às rodovias, a BR-135 foi a que mais registrou óbitos proporcionalmente ao número de sinistros, 54 durante o ano passado.

Em contrapartida, o estado do Rio Grande do Norte teve taxa de letalidade de 7% ao encerrar o ano com 1.279 sinistros e 93 óbitos, a menor registrada entre os estados nordestinos.

Uma comparação entre os números de 2021 e 2022 revela que o estado que mais reduziu, percentualmente, o número de mortes em acidentes nas rodovias foi Alagoas. Em 2021 foram 579 acidentes e 91 mortes. Já em 2022, apesar do número de sinistros aumentar para 590, as mortes reduziram para 54, uma redução de 6,57% na taxa de letalidade.

Causas evitáveis

De acordo com o Senatran, a maioria das causas de acidentes nas rodovias do nordeste tem relação com a imprudência dos condutores, como excesso de velocidade e ultrapassagem indevida. A diretora do Departamento de Segurança Viária, Maria Alice Nascimento, enfatiza que a estrutura e segurança viária são temas discutidos diariamente para diminuir o número de mortes nas rodovias.

“A gente percebe que os acidentes mais graves, em sua maioria, acontecem por causa do excesso de velocidade. A partir de 60 km/h, uma batida é como se você estivesse caindo do quinto andar de um prédio, então é necessário ter atenção sempre. As pessoas precisam se conscientizar que precisam mudar a postura e o comportamento para que possamos ter um trânsito mais seguro”, afirma Maria Alice.

Maio Amarelo

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, a 10ª campanha Maio Amarelo no Brasil ganhou o tema “No Trânsito escolha a vida”. O movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito é internacional e no Brasil é propagado pelo Senatran e pelos Departamentos Estaduais de Trânsito.

FONTE: AGÊNCIA TATU

São João do Maranhão 2023 começa neste domingo (4) no Arraial do Ipem

Já está tudo pronto para a estreia oficial do São João do Maranhão 2023 – o Maior São João do Mundo, no Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais dos festejos juninos.

Uma ampla programação diária foi preparada com diversas atrações dos mais variados segmentos para representar toda a tradição cultural junina maranhense. O Arraial do Ipem fica localizado no bairro Calhau (Avenida A) e a  programação diária começa dia 4 de junho e vai até o dia 9 de julho.

Para a noite de estreia, foram programados os grupos e artistas: Tambor de Crioula  Catarina Mina, Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, cantora Thais Moreno, Boi de Morros (orquestra), cantor Erick Andrade,  Boi de Axixá (orquestra) e Boi da Maioba (matraca).

A programação começa às 17h30, e a entrada em todos os arraiais promovidos  pelo Governo do Estado e organizados pela Secretaria de Estado da Cultura,  é gratuita.

O São João do Maranhão, o Maior São João do Mundo,  terá mais de 60 dias de festa. De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, mais de 1.266 atrações foram habilitadas a participarem da programação.

No arraial do Ipem, o público vai poder se encantar com todos os tipos de manifestações culturais juninas maranhenses. O arraial está preparado para atender a uma multidão. No ano passado, segundo a coordenação do evento, pelo menos 20 mil pessoas passaram diariamente pelo local.

Infraestrutura

O espaço contará com Área Kids, dois palcos (Palco principal GeoSpace e o Palco Alternativo), além do Barracão do Forró, com o tradicional forró arrasta-pé.

Em todo local há espaços instagramáveis, área para acessibilidade, pontos de ativações de parceiros, área especifica para soltura de bombinhas, barraca de tiros, área de restaurantes.

E quando se fala de arraial, não dá para não falar da comida típica que não pode faltar nos arraiais. Para garantir que os melhor da culinária esteja presente, o Arraial do Ipem disponibiliza   24 barracas e 3 tendas para beneficiários do programa Mais Renda, 26 barracas, 17 Food Trucks /8 Bike Lanches, 5 restaurantes, 1 Vila do Chopp.

“Importante lembrar que em todos os nossos projetos, há  uma preocupação que não haja apenas entretenimento, mas também da geração de emprego e renda. O São João, ao mesmo tempo que mostra toda a nossa cultura, movimenta toda uma rede de serviços e negócios e garante, durante o período, que as pessoas possam ter alguma renda com seus produtos e serviços”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Parcerias

Como uma festa grandiosa dessas, a exemplo do São João não se faz sozinho,  o evento tem as parcerias de várias secretarias e órgãos do estado, a exemplo de: Sema (Secretaria de Meio Ambiente), SES (Secretaria de Estado da Saúde), Setur (Secretaria de Turismo), SSP (Secretaria de Segurança Pública), Polícia Civil, Secom (Secretaria de Comunicação Social), Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), Sedihpop (Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular), SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), SECTI (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação), MAPA (Maranhão Parcerias).

Programação

Confira a programação até o domingo, dia 11. Acompanhe também em nossas redes sociais, a programação diária.

IPEM 04/06

DOMINGO 17h30

– TC CATARINA MINA 18h
– GRUPO PIAÇABA 19h
– BMB ENCANTO DA ILHA 20h
– SHOW THAIS MORENO 21h
– BMB DE MORROS 22h
– SHOW ERICK ANDRADE 23h
– BMB DE AXIXÁ 00h.

05/06 – SEGUNDA -FEIRA

17h30 – TC ENCANTO DE SÃO BENEDITO.
18h – DP MAJESTADE PORTUGAL.
19h – BMB MIRANTE DA ILHA.
20h – SHOW ROSA REIS.
21h – BMB DA FLORESTA DE MESTRE APOLÔNIO.
22h – SHOW PEDRO MAYCHEL.
23h – BMB PIRILAMPO.

06/06 – TERÇA-FEIRA

17h30 – TC PROTEÇÃO DE SANTO ANTONIO.
18h – QUADRILHA RAINHA DO SERTÃO
19h – CIA BAILE DE CAIXA
20h – CIA ENCANTAR
21h- GRUPO CRIOU-LÁ22h – BMB UNA
23h – BMB MEU TAMARINEIRO

07/06 – QUARTA-FEIRA

18h – TC DOS ONÇAS
19h – CACURIÁ ASSA CANA
20h – SHOW FRANK HUDSON
21h – ENCANTOS DO SÃO CRISTOVÃO
22h – BUMBA MEU SAMBA
23h – BMB DE RIBAMAR

08/06 – QUINTA-FEIRA

18h – TC MESTRE CONSTANCIO
19h – QUADRILHA JUNINA MEXE MEXE
20h – CACURIÁ DE DONA TETÉ
21h – CIA VEM BB
22h – SHOW BARÉ DE CASCO
23h – BMB BRILHO DA ILHA

09/06 – SEXTA-FEIRA

18h – TC ORGULHO DE ITAPERA DE MARACANÃ
19h – CACURIÁ DA BASSON
20h – BMB DE GUIMARÃES21h – BMB DE SANTA FÉ
22h – SHOW MAYARA LINS23h – BMB DE SONHOS

10/06 – SÁBADO

18h – TC DE MESTRE LEONARDO
19h – CACURIÁ DO JHON20h – BMB DA LUA
21h – SHOW LUCAS SEABRA22h – BMB DE MARACANÃ
23h – SHOW FLASHBACK DO FORRÓ
00h – BMB AXIXÁ

11/06 – DOMINGO

– TC ARTE NOSSA 19h
– DP IMPÉRIO DE LISBOA 20h
– MARAJUNINO 21h
– BMB DE NINA RODRIGUES 22h
– BANDA MIX IN BRAZIL 23h
– CIA BARRICA

BARRACÃO DO FORRÓ

Horários: 19h, 21 e  23h
04/06  Forró Bom Demais Forró da Ilha
05/06 Trio  Poeirão Forró Trio TopXote
06/06 Forró Pesado Forró Baião do Mará
07/06 Forró Raizes da Terra Forró Pé de Moleque
08/06 Forró Suvaco de Cobra Forró Made in Xote
09/06 Forró Fulô do Mará Forró Encaixotado
10/06 Forró não Gela Forró do Xeleléu Forró Chá de Catuaba
11/06 Forró Jr Sanfoneiro Forró do Jean Sanfoneiro

Datas do São João do Maranhão 2023

Ipem – 4 de junho a 9 de julho (diariamente).
Ceprama –  8 a 18 de junho (de quinta-feira a domingo).
Vila Palmeira –  8 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo).
Cohatrac – 8 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo).
Anjo da Guarda  – 8 a 18 de junho (de quinta-feira a domingo).
Praça da Fé – 8 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo).
Liberdade – 9 a 24 de junho (sexta-feira a domingo).
Vila Embratel – 15 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo).
Cidade Operária – De 15 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo).
Maiobão –  De 15 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo).
Parque da Juçara – 16 de junho a 2 de julho (de sexta-feira a domingo).
Capela de São Pedro – 24  a 29 de junho São Marçal – 30 de junho.
Imperatriz – 30 de junho a 2 de julho.
Pinheiro – 14 a 16 de julho.
Timon – 21 a 23 de julho.
Barreirinhas – 28 a 30 de julho.

Maranhão é o 3º estado que mais vacinou contra a Influenza

O Maranhão é o terceiro estado que mais aplicou a vacina contra Influenza em 2023. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza chegou ao fim nesta quarta-feira (31). Entretanto, a vacinação continua nos estados que ainda possuem estoques do imunizante contra a gripe.

Com o esforço empregado pelo Governo do Estado em parceria com os 217 municípios, o Maranhão conquistou o terceiro lugar no ranking da nacional de Vacinação contra a Influenza. Ao todo, foram vacinadas 1.816.985 pessoas, o equivalente a 61,13% do público-alvo. Em primeiro lugar ficou o estado Amapá (94,27%), seguido do estado da Paraíba (73,91%).

“O Governo do Maranhão não tem medido esforços para, junto com os municípios, ampliar a cobertura vacinal no estado. Esse é um resultado que comprova o nosso compromisso em incentivar a população a se vacinar e em reforçar que as vacinas salvam vidas”, reitera o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Para ampliar a cobertura vacinal no estado, diversas estratégias foram lançadas, sempre em parceria com os municípios. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também realizou a descentralização dos pontos de aplicação da vacina, disponibilizando as doses em shopping centers, espaços públicos, unidades de saúde, escolas, além de drive-thru e universidades.

Nesta 25ª Campanha de Vacinação contra a Gripe, o Maranhão tem como meta vacinar 2 milhões e 420 mil pessoas, de 18 públicos prioritários. Entre estes, estão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; idosos com 60 anos ou mais; gestantes, puérperas, povos indígenas e outros.

Além da mobilização contra a Influenza, a SES também alerta a população para a importância da vacinação contra Covid-19. Estão sendo ofertadas as doses monovalentes para quem precisa dar continuidade ao esquema básico, e a Vacina Pfizer Bivalente, aqueles com 18 anos ou mais que já receberam as duas primeiras doses, com intervalo mínimo de quatro meses desde a última dose.

Três estados são alvos de operação da policia civil do Maranhão de conbate organização crominosa, seis pessoas foram presas

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta quarta-feira(31), uma megaoperação de repressão ao crime de organização criminosa com o objetivo de cumprir seis mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização “facção” criminosa. Os alvos da ação policial foram as cidades de São Luís, Codó, Bacabal, Açailândia, além de Teresina, no Piauí e Porto Velho, capital de Rondônia.

As investigações do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC), demonstraram que os indivíduos integram organização criminosa com atuação nacional, voltada, sobretudo, para o tráfico de drogas e armas e ocorrem como desdobramento de inquérito que investiga a ação de facções no Maranhão como em outros Estados da federação.

A operação logrou êxito em localizar e prender, na cidade de Porto Velho, a liderança que atuava no último escalão da organização em São Luís. Segundo as investigações, Rondônia constitui uma das rotas de entrada de drogas no Brasil. Parte da operação também se desenvolveu na cidade de Açailândia.

O trabalho policial contou com apoio Superintendência de Polícia Civil do Interior(SPCI), com suporte operacional das Delegacias Regionais de Bacabal, Açailândia e Codó, além da Polícia Militar do Maranhão e DRACO da Polícia Civil de Rondônia. Os investigados foram devidamente recolhidos e permanecerão à disposição da Justiça.

Cip 2023: codoenses pagam R$ 215 mil em taxa de iluminação pública no mês de maio

No mês de maio, os moradores de Codó pagaram R$ 215.266,92 com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

No acumulado do ano, o governo Zé Francisco (PSD) já arrecadou R$ 1.414.020,19.

As informações constam no Portal da Transparência da Prefeitura de Codó.

QUASE R$ 22 MILHÕES EM CINCO ANOS

Instituída no ano de 2002, durante o governo do ex-prefeito Ricardo Archer, por meio da Lei Nº 1285, o município arrecada uma média de R$ 4 milhões por ano com a CIP.

Levantamento realizado pelo Diário Codoense apontou que, entre os anos de 2018 e 2022, os codoenses pagaram quase R$ 22 milhões em taxa de iluminação pública.

A falta de transparência no uso dos recursos da CIP, por parte do poder executivo municipal, motivou o Ministério Público a instaurar o Procedimento Administrativo (SIMP 000283-509/2021) com a finalidade de acompanhar a prestação de serviço na iluminação pública em Codó.

FONTE: DIÁRIO CODOENSE