Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Vereador Pastor Max busca a construção de um Mercado Público no Residencial São Pedro e importantes obras para o São Francisco

Vereador Pastor Max busca a construção de um Mercado Público no Residencial São Pedro e importantes obras para o São Francisco

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Pastor Max apresentou e teve aprovadas Indicações de grande relevância para o desenvolvimento do município e a melhora da qualidade de vida da população. A primeira dela irá beneficiar e facilitar a vida dos moradores do mais recente residencial de Codó. Por meio da Indicação Nº233/2023, o vereador solicitou ao Executivo, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, a construção de um Mercado Público no Residencial São Pedro.

“Mais uma sessão importante e trouxemos aqui três indicações que são justamente solicitações e pedidos das nossas comunidades. Estamos solicitando aqui a construção de um Mercado Público Municipal no Residencial São Pedro, porque sabemos que este é um sonho dos moradores e vai justamente movimentar a economia naquele lugar, dando oportunidade de emprego e renda, para aquela população, e claro, facilitar o comércio de todos os moradores que ali estão. Também levaremos esse pedido ao nosso deputado federal Marreca Filho, para que ele possa está destinando essas emendas e assim nos ajudar a concretizar esse sonho dos moradores do Residencial São Pedro”, destacou o parlamentar.

Importantes obras para o São Francisco

Na oportunidade, o edil também solicitou obras importantes e benfeitorias para o bairro São Francisco, um dos mais populosos de Codó. Pela Indicação Nº234/2023, solicitou ao governo municipal, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, o recapeamento da Rua Rio de Janeiro, no Bairro São Francisco. E com a Indicação Nº243/2023, solicitou pela reforma da Praça Roseana Sarney, localizada no Conjunto Cohab/Vereda, com a implantação de aparelhos para atividades física (Academia ao ar livre), bem como a construção de uma praça em frente ao Centro de Formação do Educador, também no Conjunto Cohab, Bairro São Francisco.

“Pedimos aqui também o recapeamento da Rua Rio de Janeiro, uma rua importante do município de Codó, uma rua que corta o bairro São Francisco, muito utilizada pela população, é uma rua que necessita desse recapeamento que a população solicitou. E também pedimos a reforma da Praça Roseana Sarney, ali no Conjunto Vereda, que abraça a Vila Biné e o Mutirão, é uma praça extremamente importante que tem logradouros públicos nela, posto de saúde, centro comunitário, igreja, mercadinho, enfim, estamos solicitando que também sejam colocados instrumentos de academia, de atividades físicas pra ajudar a população e a construção de uma praça também no Vereda, em frente ao Centro de Formação do Educador, que é um sonho de todos os moradores.

São pedidos que nós trazemos da nossa população e esse tem sido o nosso trabalho: estar perto, ouvir, trazer as demandas pra cá e buscar as parcerias certas para que cada uma delas seja concretizada”, finalizou o vereador Pastor Max.

Se tem São João, tem energia! Equatorial Maranhão divulga Plano Operacional para o fornecimento de energia durante as festividades juninas

Se tem São João, tem energia! Equatorial Maranhão divulga Plano Operacional para o fornecimento de energia durante as festividades juninas

Quando o assunto é São João, as atrações culturais e comidas típicas atraem pessoas de todo o país. Mas, o que não pode ficar de fora mesmo é a energia elétrica, que está presente em todos os momentos e que garante que as festas aconteçam. Para assegurar o conforto e a tranquilidade durante os dias desse grande evento, a Equatorial Maranhão preparou seu Plano Operacional para o São João de 2023, que tem como objetivo manter o fornecimento com maior continuidade e segurança para toda a população.

Ações antecipadas de manutenção preventiva – A estruturação do plano começou bem antes, com a realização de ações preventivas de manutenção, que ocorrem constantemente, e foram intensificadas com o objetivo de aumentar a confiabilidade das redes elétricas nesse período. Dentre essas ações estão: inspeção prévia da rede, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores.

O plano entra em vigor logo no primeiro dia de festas (04/06) e vai até o último dia de festejo, mobilizando mais de 1.000 profissionais entre engenheiros, líderes, técnicos, analistas, operadores, eletricistas, equipes comerciais e equipes de campo com estruturas de grande porte e caminhões de Linha Viva (que permitem a execução de serviços mais complexos sem precisar desligar a energia). Todos estarão em regime de plantão, prontos para atender possíveis demandas durante o período de São João.

As equipes envolvidas no plantão especial estarão posicionadas em pontos estratégicos dos principais arraiais definidos pelas prefeituras e Governo do Estado e estarão munidas com tecnologia de comunicação, para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI) e, com isso, agilizar o atendimento às eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica.

O Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Luis Filipe Leal, explica que o plano envolve estratégias para agilizar o atendimento e manter a máxima continuidade de energia para todos. “Nós desenhamos um plano robusto, alinhamos nossas atividades e organizamos um fluxo de atuação para que em qualquer situação emergencial saibamos como agir rapidamente, e dessa forma os clientes tenham máxima continuidade no fornecimento de energia e possam curtir as festas juninas com o conforto da energia disponível e possam ter um atendimento ágil”, pontuou Leal.

A Distribuidora conta com tecnologia avançada para agilizar as resoluções de possíveis situações emergenciais. “Contamos com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade no restabelecimento do fornecimento de energia. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do COI”, destaca o Gerente de Operações.

Atendimento no período do São João – O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br. Em casos de necessidades os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais.

Segurança com a rede elétrica – Nos arraiais é bastante comum o uso de bombinhas, rojões, fogueiras para aquecer os pandeirões e enfeites juninos como bandeirinhas e balões de papel. E diante dessas situações a regra mais importante é sempre manter distância da rede elétrica e jamais lançar objetos sobre a rede.

A Executiva de Segurança da Equatorial Leiziane Carvalho, chama atenção para que ninguém realize ligações clandestinas ou interfira na rede elétrica. “Apenas profissionais habilitados podem realizar essas atividades. Caso haja necessidade de colocar energia elétrica no seu evento ou ponto de venda, solicite uma Ligação Provisória de energia junto à Equatorial”, ressalta. Essa solicitação deve ser feita em um ponto presencial de atendimento da Distribuidora e o cliente deve informar a carga elétrica que vai necessitar (isso vai variar de acordo com a quantidade e tipos de equipamentos que vai utilizar) e apresentar os documentos juntamente com endereço completo e aguardar o prazo.

Além disso, nesse período é importante redobrar a atenção no trânsito e evitar acidentes. Muitos deles ocasionam sérios danos às vítimas e causam também transtornos de falta de energia com quebras de postes em vias públicas.

Caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Carlos Brandão e a boa relação com todos os ex-governadores do Maranhão

Uma das marcas de Brandão governador é manter relações com as diversas forças políticas...

Uma das marcas de Brandão governador é manter relações com as diversas forças políticas…

Uma característica peculiar do governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB) é boa relação com as forças políticas em seu entorno.

Prova disso é que o socialista faz história na política maranhense ao ponto que mantém boa relação com todos os ex-governadores vivos do Maranhão.

Eleito sucessor do ex-governador Flávio Dino, Brandão possui ótima conexão com o hoje Ministro da Justiça e Segurança Pública, de quem é correligionário.

Mantendo a mesma linha de relação harmoniosa, o chefe do Palácio dos Leões possui laços políticos com o ex-governador João Alberto, o ex-governador Lobão, o ex-governador José Rinaldo Tavares, a ex-governadora Roseana e também com o ex-governador José Sarney.

A forma conciliadora de Carlos Brandão em governador mantendo o respeito e a ligação política com as correntes políticas distintas tem sido muito elogiada, mas também criticada por outros…

FONTE: Domingos costa

Licitante denuncia CPL do governo Zé Francisco no MPMA

Um licitante denunciou a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Codó, nesta terça-feira (30), no Ministério Público (MPMA).

Conforme apurado pelo Diário Codoense, o autor da denúncia alega irregularidades na condução do processo licitatório Concorrência nº 05/2023, que tem como objeto a contratação de empresa especializada para implantação e recuperação de estradas vicinais na zona rural do município de Codó, pelo valor de R$ 965.000,00.

De acordo com o licitante, a CPL da Prefeitura de Codó teria negado fé à assinatura digital por ele apresentada na Procuração no momento do credenciamento.

Considerando o teor da denúncia, o promotor de justiça Carlos Augusto Soares determinou a expedição de ofício à CPL, solicitando informações circunstanciadas acerca dos motivos da negativa de credenciamento da empresa representada pelo autor em vista do uso da assinatura digital, bem como que descreva a situação de cada uma das demais empresas participantes do certame no que diz respeito às condições atendidas no ato do credenciamento.

FONTE: DIÁRIO CODOENSE

Licitante denuncia CPL do governo Zé Francisco no MPMA

Um licitante denunciou a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Codó, nesta terça-feira (30), no Ministério Público (MPMA).

Conforme apurado pelo Diário Codoense, o autor da denúncia alega irregularidades na condução do processo licitatório Concorrência nº 05/2023, que tem como objeto a contratação de empresa especializada para implantação e recuperação de estradas vicinais na zona rural do município de Codó, pelo valor de R$ 965.000,00.

De acordo com o licitante, a CPL da Prefeitura de Codó teria negado fé à assinatura digital por ele apresentada na Procuração no momento do credenciamento.

Considerando o teor da denúncia, o promotor de justiça Carlos Augusto Soares determinou a expedição de ofício à CPL, solicitando informações circunstanciadas acerca dos motivos da negativa de credenciamento da empresa representada pelo autor em vista do uso da assinatura digital, bem como que descreva a situação de cada uma das demais empresas participantes do certame no que diz respeito às condições atendidas no ato do credenciamento.

FONTE: DIÁRIO CODOENSE

Caged 2023: Codó gera apenas 01 posto de trabalho formal em abril

Com 190 admissões e 189 desligamentos, o município de Codó gerou apenas 01 posto de trabalho formal (com carteira assinada) no mês de abril. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Ministério do Trabalho.

Praticamente todos os setores obtiveram saldo positivo, exceto o Comércio, sendo este o setor que mais demitiu trabalhadores no mês.

Com o resultado de abril, o estoque de empregos formais de Codó atinge a marca de 8.390 vínculos empregatícios.

* Dados passíveis de retificação por motivo de ajustes realizados pelas empresas.

FONTE: DIÁRIO CODOENSE

É ZÉ, UTI DE CODÓ está mesmo sem hemodiálise, confirma Secretaria de Saúde

Prefeito de Codó, José Francisco, decreta estado de ...

A imprensa já havia denunciado a falta de hemodiálise no que restou da UTI DE CODÓ. O governo quase um mês depois mandou uma nota não à imprensa, mas para a Câmara. Ela foi lida ontem, 30/05, pelo líder do governo Gracinaldo Ferreira.

A nota da Secretaria de Saúde confirma a denúncia, nossa UTI perdeu a hemodiálise porque a empresa não recebeu o pagamento e desfez o contrato (não foi informado se desfez com o governo do Estado ou com o governo municipal).

Agora se o paciente precisa de hemodiálise ele é regulado para outra unidade do Estado onde o serviço exista.

O ítem 3 da nota lida em plenário diz:

“Quanto ao serviço de hemodiálise, fora objeto de distrato pela empresa tomadora de serviço informo que o município de Codó tem garantido tem garantido assistência plena e integral dos seus pacientes através do sistema de referência para redes de serviços de UTI estadual de forma temporária até que ocorra a contratação dos efetivos através do processo administrativo legal”, descreve

O PORQUÊ DA HEMODIÁLISE NUMA UTI

Existe uma portaria do Ministério da Saúde, a de número 895/2017 que institui o cuidado progressivo a pacientes críticos ou graves para saber se ele é de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou paciente a ser encaminhado apenas à uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) quando o risco de vida dele é médio, mas que precisa de monitoramento 24h.

Esta portaria também  elenca critérios de habilitação para UTIs, ou seja, diz do que vai precisar ter o hospital para que seja habilitado a ter uma Unidade de Terapia Intensiva adulta (tipo a de Codó).

Entre as exigências, ela determina:

“Os seguintes recursos assistenciais deverão ser garantidos no hospital por meios
próprios ou terceirizados, com os seguintes serviços à beira do leito:

  1. j) Assistência clinica nefrológica, incluindo hemodiálise;”

Quando o paciente perde a capacidade renal por razões, as vezes, até do próprio tratamento intensivo ter uma hemodiálise disponível na unidade salva vidas.

É SEMI-INTENSIVA?

Alguns médicos defendem que sem a uma hemodiálise a UTI perde este status, passa a ser Unidade semi-intensiva. É como pensa o médico intensivista Dr. Luan Cardoso.

“Quando pra salvar vidas porque senão o paciente vai a óbito. O paciente que precisa de hemodiálise é porque aquilo ali é uma perca dos rins. Geralmente a maioria das hemodiálises elas começam em UTI e aí depois o paciente estabiliza e vai pras clínicas. Uma UTI pra funcionar ela, necessariamente, tem que ter uma hemodiálise, como a de Codó que agora não tem aí significa que tá funcionando como uma semi-intensiva, tem que ter  hemodiálise. Tem que ter duas pressões evasivas para cada 5 leitos, tem que ter um ventilador mecânico para cada dois leitos”, explicou ao jornalista Acélio Trindade

O governo Zé Francisco não deu prazo para que a UTI tenha de volta o serviço de hemodiálise, sequer informou se já há um processo licitatório para tal fim.

Blog do Acelio

Lançada a programação oficial do Maior São João do Mundo

Mais de 1.266 artistas habilitados via edital, quase 60 dias de festa, 12 arraiais somente em São Luís, quatro arrais regionais nas cidades de Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz e cerca de 80% municípios maranhenses com festas apoiadas pelo governo do Maranhão. Esta é a síntese da volumosa programação oficial do São João do Maranhão 2023, “O Maior São João do Mundo”.

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (30), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA), o governador Carlos Brandão e uma equipe de secretários estaduais, apresentaram aos profissionais da imprensa detalhes d’O Maior São João do Mundo.

“Esse nosso Maranhão é só paixão. Temos que mostrar isso tudo para o mundo, para fortalecer nossa cultura e gerar emprego e renda”, declarou o governador Carlos Brandão, após apresentação de vídeo promocional da festa junina, peça publicitária que mostra a diversidade cultural e as belezas naturais do Maranhão.

Com mais de dois meses de celebração da cultura maranhense, o São João do Maranhão 2023 será realizado em vários espaços da capital e em vários municípios do estado. O pontapé inicial de festejos juninos será no próximo domingo (4), com a abertura do já tradicional Arraial do Ipem, espaço que contará com atrações juninas diariamente e por 35 dias contínuos de festa. O encerramento da programação oficial no Maranhão está marcado para o dia 30 de julho.

Em São Luís, o São João será concentrado nos arraiais do Ceprama, Vila Palmeira, Cohatrac, Liberdade, Anjo da Guarda, Praça da Fé, Vila Embratel, Cidade Operária, Maiobão, Parque da Juçara e Parque do Forró (Rangedor). As populares festividades no Largo de São Pedro e encontro de bois no João Paulo (Dia de São Marçal) também estão garantidas.

“Vai ser um São João grandioso; de fato, o maior do mundo. Não só em investimentos, não só em quantidade de dias, mas no principal, que é a geração de emprego e renda, principalmente com essa grande diversidade cultural que o estado do Maranhão tem”, disse o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.

 

Arraiais regionais e apoio estadual a 80% dos municípios

Destaque também para os arraiais regionais, que serão realizados nas cidades de Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz. A ideia é descentralizar a cultura, garantindo espaço para manifestações folclóricas de cada local, estimulando a atividade turística e a geração de renda. Principal pasta estadual à frente da coordenação e execução da festa, a Secma aponta, ainda, que cerca de 80% das cidades maranhenses também contarão com o apoio da gestão estadual na realização do São João 2023.

“O São João é muito forte em São Luís, mas a gente não pode pensar somente na capital. Quero assegurar que vamos fazer o mesmo que fizemos em 2022: Vamos levar o São João também para os municípios. No ano passado, chegamos a mais de 70% das cidades maranhenses. Neste ano, criamos quatro arraiais como referência e devemos chegar a 80% dos municípios com apoio do governo do Maranhão, para levar essa riqueza cultural a todos”, afirmou o governador Brandão, durante a coletiva.

 

Cultura em todas as regiões

A coletiva de imprensa de lançamento da programação do São João do Maranhão 2023 já foi marcada pelo clima junino, com a apresentação dos grupos de bumba-meu-boi Encanto da Ilha e Boi de Morros. A cantora maranhense Rosa Reis também animou o público com o peso rítmico da ‘caixa’, instrumento de percussão tocado na Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão, e em grupos de Cacuriá.

Artista conhecida dos palcos maranhenses, Rosa Reis não vê a hora de se apresentar nos arraiais de São Luís e do interior do estado.  “Eu acho que o São João vai ser muito bom. Espero que a gente dê oportunidade para todas as brincadeiras, para todos os brincantes de São Luís e do interior do estado. A gente aguarda o ano todo por esse momento, a maior festa do Maranhão que é o São João”, disse a artista.

Amo e presidente do Boi de Morros, José Lobato acha que as festa junina é o momento ideal para apresentar a riqueza do Maranhão para o Brasil e para visitantes de outros países. “A cultura do Maranhão é muito forte e o governo está tendo essa sensibilidade de ampliar tudo isso para o Brasil e para o mundo. São mais de 60 dias anunciados e esperamos recepcionar todos aqueles que adentrem ao Maranhão, dizendo quem é o povo do Maranhão, lhe retratando na alma e no espírito, uma cultura secular”, ressaltou.

Durante a entrevista, o amo do Boi de Maracanã, sotaque de matraca, Ribinha do Maracanã, mostrou que já está preparado e cantou trecho de “Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão”, toada composta pelo seu pai, o saudoso mestre Humberto de Maracanã (1939-2015), canção que virou uma espécie de hino do batalhão de Maracanã. Ribinha convocou a população para prestigiar a programação do “O Maior São João do Mundo”.

“O nosso boi e o nosso batalhão já estão ensaiando. A expectativa é que esse ano será o maior São João de todos os tempos. Em junho e julho, vem aí uma grande festa. Os arraiais farão grandes espetáculos com grandes grupos. Digo ao público, aos fãs, aos simpatizantes, aos brincantes, ao turista, a todo mundo: podem aguardar que vem um grande São João por aí”, garantiu Ribinha.

 

Turismo em alta

Ao lado da primeira-dama e embaixadora da cultura no estado, Larissa Brandão, o governador falou das ações que o governo do Maranhão vem desenvolvendo para atrair visitantes ao estado durante o período junino, para aquecer o setor turístico por meio da economia criativa.

“Fomos a São Paulo e lançamos o nosso São João para as maiores operadoras de turismo do Brasil, mais de 148 operadoras de turismo e agências de viagens em um auditório lotado, todo mundo interessado e a imprensa toda lá. Foi um espetáculo. Logo de início foram vendidas 1.500 passagens e já tem até contratado voo charter [são tipos de voos diferenciados, fretados para ocasiões ou festas especiais, fora das rotas comerciais tradicionais]”, detalhou Carlos Brandão.

De acordo com a secretária de Turismo do Maranhão (Setur), Socorro Araújo, a estimativa inicial é de que haja um acréscimo de aproximadamente de 20% no fluxo turístico, em relação ao São João do ano passado.

“Somos hospitaleiros e vamos receber muito bem os turistas, Nós acreditamos em um aumento de fluxo de cerca de 20% esse ano em relação a 2022. O setor hoteleiro está com a boa expectativa de um grande número de reservas em junho e julho, com o setor bem aquecido”, afirmou a secretária Socorro Araújo (Setur).

Desde a última quinta-feira (25), o governo do Maranhão tem surpreendido turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. Os visitantes estão sendo recepcionados pelos ritmos contagiantes do Bumba-Meu-Boi e Cacuriá, além de serem presenteados com matracas (instrumentos de percussão feitos de madeira, típicos das brincadeiras de bumba boi).

Por meio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) instalado no saguão de embarque e desembarque, os turistas recebem mais informações sobre o São João do Maranhão 2023, orientações sobre os principais pontos e polos turísticos do estado, além de mapas com as principais roteiros no Parque Nacional dos Lençóis e informações turísticas sobre passeios em São José de Ribamar, na Raposa e em São Luís.

“A campanha busca reforçar o sentimento do maranhense e mostrar para o Brasil que temos ‘O Maior São João do Mundo’, tanto em número de dias quanto em diversidade. Nós seguimos a orientação do governador, no sentido de fazermos uma festa grandiosa para movimentar a economia, para gerar emprego, renda, para beneficiar os mais humildes”, enfatizou o secretário de Estado da Comunicação Social (Secom), Sérgio Macedo.

 

Segurança reforçada

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos brincantes nos variados pontos de programação junina, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) preparou um forte esquema de segurança, que contará com o uso centenas de policiais em viaturas, motos e a cavalo, além da grupamentos especiais para monitorar os espaços de festa, como explicou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Paulo Fernando.

“Nosso esquema de segurança já está montado. A Polícia Militar terá, por dia, 500 policiais em todos os locais de evento. Teremos 60 viaturas, 60 motos, mais os comandos especiais – vinculados ao Comando de Missões Especiais (CME), Batalhão de Choque, Batalhão de Policiamento Rodoviário [BPRv], Batalhão de Policiamento de Turismo [BPtur] e a Cavalaria, que serão empregados nos locais de eventos. A polícia vai trabalhar tanto no policiamento a pé, dentro dos locais de evento, como no entorno, no policiamento motorizado. A PM garante a todos um São João seguro”, ressaltou o comandante da PMMA.

Trabalho em conjunto

O Maior São João do Mundo contará com o trabalho articulado entre várias secretarias, como Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Maranhão Parcerias (Mapa).

O São João do Maranhão 2023 é uma realização do governo do Maranhão, com patrocínio do Grupo Mateus, Equatorial Energia, e Guaraná Jesus.

Aneel mantém bandeira verde em junho e contas de luz seguem sem taxa extra

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de junho será verde, o que significa que não haverá cobrança adicional na tarifa de energia elétrica. Essa sinalização indica condições favoráveis na geração de energia e é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que abrange a maioria do território brasileiro.

Com esse anúncio, os consumidores encerram o primeiro semestre do ano sem o pagamento do adicional. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) atualiza regularmente suas projeções sobre o acionamento das bandeiras tarifárias e, com base nos dados disponíveis até o momento, é altamente provável que a bandeira verde seja acionada durante todo o ano de 2023.

A bandeira verde, aplicável a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados pelo período de chuvas. O SIN consiste em uma rede de linhas de transmissão que conecta as usinas geradoras de energia aos consumidores.

A disponibilidade abundante de recursos hidráulicos tem criado condições favoráveis para a geração de energia no Brasil. No início do período seco, o nível médio de armazenamento dos reservatórios alcançou 87%, contribuindo para o cenário positivo atual.

As bandeiras tarifárias, implementadas em 2015, visam proporcionar transparência em relação ao custo real da energia. Esse mecanismo visa informar os consumidores sobre as condições de geração de energia elétrica e promover uma melhor compreensão dos custos associados ao fornecimento de energia.

Governo do Maranhão implantará Casa da Mulher em Codó e mais 15 municípios

O Maranhão deu mais um passo inédito na história do país para a proteção e garantia de direitos às mulheres. O governador Carlos Brandão assinou, nesta segunda-feira (29), termo de adesão para expandir o trabalho da Casa da Mulher Maranhense, que passará a contar com um total de 18 regionais. A cerimônia realizada no Palácio dos Leões contou com a participação de representes do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

“Hoje fizemos uma importante reunião em favor das mulheres. Vamos ampliar a Casa da Mulher Maranhense. Já temos uma unidade em Imperatriz e outra em Caxias e agora vamos levar para mais municípios. Esse projeto vem acolher as mulheres e combater o feminicídio. O Maranhão é o primeiro estado que tem a ousadia de ampliar a Casa da Mulher para que a gente possa ter locais de acolhimento e segurança”, declarou o governador.

O documento que alinha as ações para a expansão da Casa da Mulher também contou com a assinatura da secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, que destacou a importância do atendimento ser expandido para as regionais, beneficiando as mulheres em todas as regiões do estado.

“Essa é uma iniciativa do governador Carlos Brandão para estender a Casa da Mulher Maranhense às 18 regionais. Já temos a Casa da Mulher Brasileira em São Luís, a Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz e entregamos a Casa da Mulher Maranhense em Caxias, agora vamos avançar nos demais municípios onde já está pronta a rede de proteção às nossas mulheres”, ressaltou Abigail Cunha.

Ela destacou a solenidade com a participação de representantes de diversas instituições como essencial para o alinhamento das ações. “Esse foi um momento de diálogo e de ajustes para que a gente possa construir esse projeto junto com o Ministério Público, com o Tribunal de Justiça, com a Defensoria Pública e com a Secretaria de Segurança Pública que garante as Delegacias das Mulheres e também a Patrulha Maria da Penha. Então este é um grande avanço no combate à violência contra as mulheres e no combate ao feminicídio”, pontuou.

A Casa da Mulher Maranhense oferece um suporte completo para o apoio e atendimento das mulheres vítimas de violência, dispondo de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria Pública Especializada da Mulher, Defensoria Pública Especializada da Mulher, Patrulha Maria da Penha, além de oferecer atendimento psicossocial e orientação sobre programas de auxílio e promoção da autonomia econômica.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, lembrou que os espaços especializados permitem que as mulheres denunciem os casos de violência e sejam protegidas. “Quando conseguimos descentralizar esse atendimento, conseguimos fazer com que as mulheres rompam o silêncio e denunciem. Pois muitas das vezes não há um espaço especializado e, por isso, a mulher não se sente encorajada, a vítima acaba não conseguindo denunciar. Essa medida é uma demonstração clara que o Governo do Maranhão efetiva as políticas públicas para as mulheres”, destacou.

Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Velten, foi representado pela desembargadora Sônia Amaral Ribeiro, que ressaltou a importância do trabalho conjunto no combate à violência contra a mulher.

“O governador Carlos Brandão está de parabéns por essa iniciativa e o Judiciário não poderia ficar de fora dessa cooperação. Eu tenho dito e acredito que a violência contra a mulher tem que ser combatida em forma de rede, em forma de parceria, em que se integre Judiciário, Executivo e Legislativo e é isso que o governador propõe com a expansão da Casa da Mulher Maranhense, uma forma de abordar essa questão de forma mais efetiva e eficiente”, afirmou a desembargadora.

A 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques Mendes, que representou o defensor-geral do Estado, Gabriel Gustavo, reafirmou o compromisso da Defensoria Pública na garantia de direitos e combate à violência contra a mulher.

“O governador Carlos Brandão teve essa sensibilidade de levar esse atendimento de forma capilarizada para as mulheres do Maranhão e pudemos ver que onde foi implantada a Casa da Mulher Maranhense, como em Caxias, foi um impacto muito positivo, pois as mulheres buscam a Casa e tem o espaço como um referencial para a sua proteção. Através dessa iniciativa do governador, vamos instalar as Casas nas regionais em que foram escolhidos municípios com o maior número de feminicídios. A Defensoria Pública está ao lado do governador para trabalhar e combater a violência doméstica”, declarou.

A procuradora-geral em exercício, Regina Maria Leite, representando o Ministério Público, também assumiu o compromisso de cooperação com as ações de combate à violência e ao feminicídio. “Estou sempre à disposição para tratar da implantação da Casa da Mulher, pois o Ministério Público sempre deve estar presente ao lado de uma parceria como essa”, garantiu.

O presidente da Famem e prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, afirmou que o Maranhão dá um grande passo nas políticas públicas com a expansão da Casa da Mulher. “É algo de extrema relevância a união do Governo do Estado e dos municípios maranhenses, do Ministério Público, do Poder Judiciário, dentre diversos outros órgãos que estão aqui em prol da defesa dos direitos das mulheres. Para que as mulheres tenham uma vida digna e com seus direitos defendidos. É uma causa importantíssima”, comentou.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais Maurício Martins (Segurança Pública), Márcio Machado (Governo), o subsecretário Fredson Maciel (Administração Penitenciária), o subsecretário Ítalo Augusto (Infraestrutura), o secretário-adjunto Jeonys Aguiar (Planejamento e Ações Técnicas do Governo) e o representante da Assessoria Jurídica do Governador, Miguel Ribeiro.

Maranhão terá 19 núcleos de atendimento às mulheres

Com a expansão da Casa da Mulher Maranhense, o Maranhão contará com um total de 19 núcleos especializados de combate à violência contra mulher, sendo que três já estão em funcionamento: a Casa da Mulher Brasileira em São Luís e as unidades da Casa da Mulher Maranhense nas cidades de Imperatriz e Caxias.

As novas 16 regionais da Casa da Mulher Maranhense serão implantadas nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Viana e Zé Doca.

FONTE: GOVERNO DO MA