Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Brandão entrega 11 ambulâncias, inaugura CAPS-AD III e amplia assistência a crianças com microcefalia

Esta quinta-feira (19) foi dedicada a melhorias na rede estadual de saúde. O Governo do Maranhão promoveu um café da manhã para mães de crianças com microcefalia, em São Luís, durante o qual entregou dispositivos de mobilidade para crianças com síndrome congênita do Zika Vírus. Também foram entregues um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD III) e 11 novas ambulâncias para reforçar o atendimento nas unidades da rede estadual de saúde. O governador Carlos Brandão participou dos três momentos.

Governador Carlos Brandão e a deputada Iracema Vale, no Centro Ninar

A entrega do pacote de ações para reforço do sistema de saúde estadual começou durante um café da manhã institucional em alusão aos 10 anos da epidemia da Síndrome Congênita do Zika Vírus no estado, marcando uma década de cuidado, acompanhamento e políticas públicas voltadas às crianças e famílias impactadas pela síndrome. O evento aconteceu no Imperial Eventos, no bairro Quintas do Calhau, em São Luís.

Durante o evento, que reuniu autoridades, profissionais de saúde, familiares e representantes da rede de atenção especializada, o Governo do Maranhão fez a entrega de dispositivos de mobilidade para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus que são atendidas pelo Centro de Especialidades Ninar, referência no cuidado integral a esse público no Maranhão.

Nesta etapa, foram entregues 16 carrinhos de posicionamento, 24 cadeiras de rodas modelo Relax e três cadeiras de rodas modelo Jumper. A entrega é inédita no país e os equipamentos são fundamentais para a promoção da autonomia, do conforto e da segurança das crianças, contribuindo para o melhor alinhamento postural, suporte adequado de tronco e cabeça, além da prevenção de deformidades.

O governador Carlos Brandão anunciou a entrega de um cartão de complemento ao Serviço Travessia para que as famílias tenham ainda mais mobilidade para atender as necessidades dos seus filhos. O cartão tem o valor de R$ 500,00 para ser utilizado em serviço de transporte por aplicativo.

O governador também destacou a importância do reforço no cuidado com crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus no estado. “É importante dizer que fizemos isso tudo dialogando com as mães, com os pais, porque são equipamentos adaptados. Então, nada melhor do que fazer isso em uma escuta com todas essas pessoas que precisam desses equipamentos. Isso vai trazer mais conforto, mais segurança e, acima de tudo, dignidade. Esse é um trabalho que tem que ter um acompanhamento contínuo, é uma garantia de que o governo está presente dando todas as condições para que possam ter uma vida mais digna”, observou Brandão.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, informou que as entregas feitas hoje ampliam os investimentos feitos para melhorar o atendimento na rede de saúde estadual.

É mais um ato do Governo do Maranhão de diálogo com essas famílias, com parceria também da Assembleia Legislativa, com a entrega desses primeiros 43 carrinhos de reposicionamento, são 151 famílias que vão receber esses equipamentos. É um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, que visa, além da autonomia, o conforto, mas sobretudo a dignidade e a presença do Estado no acolhimento para essas crianças”, frisou.

Para as mães das crianças atendidas no Centro de Especialidades Ninar os equipamentos representam mais qualidade de vida para os filhos e as famílias. Elas lembraram que o suporte do poder público tem sido fundamental para o desenvolvimento dos filhos.

O governo está abraçando a nossa causa, não só com as emendas parlamentares que conseguimos, mas pelo cuidado, o ouvir, a atenção. Não é uma simples entrega, tem muito amor envolvido, muita dedicação. Temos a porta aberta com a Secretaria de Saúde do Estado e isso facilita todos os trâmites que foram necessários para chegarmos onde estamos, eu quero agradecer por tudo isso”, afirmou Giuliana Dominices, mãe da Jade Helena.

Opinião compartilhada por Rayane Oliveira, mãe do Arthur Oliveira atendido pelo Ninar. “São 10 anos de muita luta, muitas batalhas. Somos mães resilientes e nossos filhos também. E o Governo do Estado tem nos proporcionado muitas melhorias para os nossos filhos”, comentou.

Foto Divulgação

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Após a entrega dos equipamentos para o Centro de Especialidades Ninar, o governador Carlos Brandão esteve no bairro João Paulo para a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS-AD III).

A unidade funcionará em regime de 24 horas, inclusive no período noturno, finais de semana e feriados, conforme a modalidade III prevista nas normativas federais. O serviço atuará no manejo de crises, no acolhimento noturno e no acompanhamento longitudinal dos usuários, com fundamento no cuidado em liberdade, na atenção psicossocial territorial e na estratégia de redução de danos.

A capacidade assistencial está dimensionada conforme o porte da modalidade CAPS-AD III, considerando acompanhamento nos regimes intensivo, semi-intensivo e não intensivo, definidos a partir de Projeto Terapêutico Singular (PTS) elaborado pela equipe multiprofissional.

O CAPS AD III é fundamentado em dois pilares que vem sendo construído com muita dedicação e zelo da equipe multidisciplinar. O primeiro é a construção de um ambiente terapêutico e o segundo é a construção do PTS, que é a junção de toda a equipe multidisciplinar descobrindo um caminho para que esse paciente possa encontrar uma melhor qualidade de vida”, detalhou o diretor geral do CAPS AD III, Lonely Cavalcante.

A unidade dispõe de até oito leitos de acolhimento noturno, destinados exclusivamente a usuários em acompanhamento pelo serviço, com permanência de curta duração e mediante indicação clínica da equipe, não se caracterizando como internação hospitalar, mas como recurso terapêutico transitório no âmbito da atenção psicossocial.

A unidade atuará de forma articulada e intersetorial com a Atenção Primária à Saúde, serviços de urgência e emergência, assistência social, sistema de justiça e demais pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), observadas as competências de cada ente federativo.

A estrutura física é formada por 8 leitos de acolhimento noturno, posto de enfermagem, farmácia, salas de atendimento individual e multiprofissional, sala de acolhimento inicial, sala para atendimento familiar e em grupo, sala para oficinas terapêuticas, sala multimídia para recursos terapêuticos, refeitório, área de convivência, banheiros adaptados e espaços administrativos.

A equipe é multiprofissional, composta por médicos (clínico e psiquiatra), psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de profissionais administrativos e de apoio, em conformidade com os parâmetros da modalidade.

O coordenador clínico do CAPS AD III, Philip Sanches, informou que além dos cuidados e da capacitação do corpo técnico, a unidade também tem compromisso com o atendimento humanizado.

“O nosso objetivo é ser uma extensão da política nacional de saúde mental, com o objetivo primeiro de acolher essas pessoas e oferecer um tratamento adequado de reabilitação. Nesse processo, buscamos um atendimento humanizado para respeitar a singularidade e individualidade de cada pessoa”, comentou.

Mais ambulâncias para a rede de saúde

Finalizando o dia de entregas para o sistema estadual de saúde, também foram entregues 11 novas ambulâncias para unidades de saúde estaduais. Foram contempladas unidades estratégicas da Grande Ilha e do interior, fortalecendo o transporte sanitário e garantindo mais agilidade, segurança e resolutividade no atendimento à população.

Receberão os novos veículos as UPAs Araçagy, Parque Vitória e Cidade Operária e o Hospital Presidente Vargas, na Grande Ilha. Também foram contemplados o Hospital de Grajaú, Hospital de Balsas, Hospital de Santa Inês, Hospital de Pinheiro, Hospital de Peritoró, Hospital de Timbiras e a UPA de Coroatá.

A diretora do Hospital Presidente Vargas, Rilma Nunes, explicou que a ambulância garante a celeridade nos atendimentos, o que faz total diferença para salvar vidas. A unidade funciona na capital maranhense no bairro João Paulo.

Hoje não recebemos somente a chave de um veículo, ela representa cuidado, respeito, agilidade, socorro. Eu tenho certeza que nós vamos cuidar melhor da nossa população e salvar muitas vidas. Então eu deixo o meu agradecimento e o meu muito obrigada ao governo”, disse.

Para o diretor geral do Hospital Regional de Timbiras, Marco Boba, afirmou que o veículo ajudará no transporte de pacientes não apenas do município, mas de toda a região.

Esse veículo é um instrumento importante para salvamento de vidas para uma região que necessita muito, que é a região dos Cocais. Então como diretor geral só tenho a agradecer ao governo por esse instrumento que chega para salvar vidas ajudando no transporte de pacientes”, relatou.

As ambulâncias são do tipo Suporte Básico Tipo B, equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Os veículos também podem ser adaptados para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de atendimento conforme a necessidade do serviço.

Com esta entrega, a gestão do governador Carlos Brandão alcança a marca de 300 ambulâncias entregues entre 2022 e 2026, consolidando um dos maiores investimentos na renovação e ampliação da frota da saúde no Maranhão.

Vereador Hermínio da Farmácia celebra reforma da Escola Comunitária Codó Novo com foco em inclusão

A Escola Comunitária Codó Novo está passando por uma importante reforma estrutural que promete transformar o ambiente escolar e fortalecer a educação na comunidade. Mais do que melhorias físicas, a obra representa um avanço significativo na inclusão e no respeito às crianças com necessidades especiais.

Salas adaptadas

De acordo com o parlamentar, que solicitou e uniu forças ao Executivo para a concretização da obra, o novo projeto prevê a criação de salas específicas e adaptadas, garantindo mais acessibilidade, conforto e um espaço adequado ao desenvolvimento de cada aluno. A iniciativa reforça o compromisso com uma educação mais justa, humana e de qualidade para todos.

Durante visita ao local, o vereador Hermínio da Farmácia destacou a importância da conquista para a educação do município. “Estamos na Escola Comunitária Codó Novo. A reforma que a gente tanto lutou, ainda no primeiro ano da gestão do nosso prefeito Chiquinho, hoje já está com as obras em pleno vapor para se tornar uma realidade. A execução do projeto inclui salas adequadas para as crianças com necessidades especiais, com uma salinha diferenciada para elas.”

Projeto Inovador

A reforma inclui mudanças estruturais importantes: reorganização dos acessos, reconstrução de banheiros, retirada da cozinha do centro da escola, além de melhorias no telhado e nas salas, que antes sofriam com infiltrações em períodos de chuva. O vereador destacou que a obra irá melhorar ainda mais o desempenho de uma escola historicamente vencedora e com desempenho educacional exemplar.

Essa é uma escola que é destaque no SAEB e na Olimpíada de Matemática, com medalhista de ouro. O ensino aqui é de qualidade, o que faltava era estrutura. Lutamos muito por essa escola e conseguimos trazer essa reforma. Desta forma, entramos em diálogo com o prefeito Chiquinho FC e com o secretário municipal de Educação Ricardo Torres, unimos forças, e a demanda foi atendida para a comunidade”.

Ao fim, o vereador agradeceu à equipe escolar pelo acolhimento e reforçou que, após a conclusão das obras, retornará para apresentar o resultado à comunidade. “É trabalho que a gente mostra. Aqui a gente faz o que mostra e mostra o que faz. E essa comunidade merece muito. Assim é que se faz um governo decente, um governo que trabalha pelas nossas crianças. Investir na educação é investir no futuro. E garantir uma escola mais inclusiva é assegurar que nenhuma criança fique para trás”, concluiu.

Equatorial informa cronograma atualizado para padronização nacional do número das Unidades Consumidoras

Após a ampliação do prazo pela ANEEL, o Grupo Equatorial estabeleceu um novo cronograma para implementar a padronização nacional do número das Unidades Consumidoras

O Grupo Equatorial informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ampliou para 30 de junho de 2026 o prazo para a padronização nacional do número de identificação das Unidades Consumidoras (UCs) e das demais instalações dos usuários de energia elétrica. A atualização está regulamentada no art. 14 da Resolução Normativa nº 1.095/2024.

Inicialmente, a padronização estava prevista para ser notada a partir de 1º de janeiro de 2026. No entanto, com a alteração do cronograma pela ANEEL, o processo passa a ocorrer dentro de um novo cenário regulatório, com prazos estendidos para a conclusão da adequação por parte das distribuidoras.

No âmbito do Grupo Equatorial, as distribuidoras adotarão a melhoria de forma escalonada, conforme o seguinte cronograma:

• 1º de março de 2026: Maranhão (MA), Pará (PA), Piauí (PI), Alagoas (AL), Goiás (GO) e Amapá (AP);

• 1º de maio de 2026: CEEE Equatorial (RS).

A padronização tem como objetivo aprimorar a rastreabilidade, a segurança e a eficiência operacional no relacionamento com os consumidores. A nova numeração seguirá o padrão nacional estabelecido pela ANEEL e será composta por 15 dígitos, sendo:

• 10 dígitos sequenciais para identificação da Unidade Consumidora;

• 3 dígitos para identificação da distribuidora;

• 2 dígitos verificadores.

Essa padronização se aplica a todas as Unidades Consumidoras, inclusive aquelas com fornecimento suspenso ou desligado.

Como fica a fatura

Nas faturas emitidas pelas distribuidoras do Grupo Equatorial, o número padrão de 15 dígitos será exibido com a identificação “Número da UC”, conforme o padrão estabelecido pela ANEEL. Com essa atualização, os números de parceiro de negócio e de instalação deixarão de existir, passando a constar apenas o número da Unidade Consumidora, além das informações relacionadas ao consumo mensal e à data de vencimento.

É importante destacar que essa mudança não implica alterações contratuais, nem impacta a continuidade do fornecimento de energia elétrica. Em casos de alteração de titularidade, o número da UC permanece o mesmo, sendo atualizado apenas o CPF ou CNPJ do novo responsável, uma vez que o cadastro passa a estar vinculado ao imóvel, e não mais ao consumidor.

Durante o período de pelo menos um ano, os consumidores poderão consultar tanto o número antigo quanto o novo número de identificação nos canais digitais da distribuidora.

O processo de atualização será realizado de forma automática, não sendo necessária nenhuma ação por parte dos clientes da Equatorial Energia.

Para mais informações, acesse www.equatorialenergia.com.br ou procure uma das Agências de Atendimento da Equatorial Maranhão.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

​Carnaval 2026 em Codó: 17º BPM apresenta balanço com “zero mortes”, mas alerta para alta nos casos de violência doméstica

O Capitão Alysson, do 17º Batalhão de Polícia Militar, apresentou nesta quarta-feira (18) o balanço final das operações de segurança durante o Carnaval de Codó.

A festividade, que teve início na última sexta-feira (13) e se estendeu até a madrugada de hoje, 18,  foi marcada pela ausência de crimes letais intencionais, mas acendeu um alerta vermelho para a violência contra a mulher.

​Balanço Positivo na Folia

​De acordo com o oficial, o plano de segurança montado para o corredor da folia e áreas adjacentes surtiu efeito no controle de crimes violentos.

“Não tivemos registro de mortes durante o período carnavalesco”, destacou o Capitão.

​Na última noite de festa, a intervenção preventiva da PM resultou na detenção de um homem que portava uma arma branca (faca) no meio da multidão, evitando possíveis tragédias em momentos de aglomeração.

​A mancha da violência doméstica

​Apesar da tranquilidade no circuito oficial, o “extra-campo” registrou ocorrências graves relacionadas à Lei Maria da Penha.

O destaque negativo ficou para um único dia de folia, onde três casos de agressão contra mulheres foram registrados em diferentes pontos da cidade:

  • Residencial Trizidela: Dois casos foram atendidos pela guarnição. Em um dos episódios mais chocantes, a vítima denunciou ter sido abusada sexualmente pelo ex-companheiro, que não aceita o fim do relacionamento.
  • Bairro Codó Novo: Um homem foi detido após uma crise de fúria onde, além das ameaças, chegou a atear fogo nas roupas da ex-mulher.

​Prisões e Encaminhamentos

​O Capitão Alysson reforçou que todos os envolvidos nessas ocorrências de violência doméstica, bem como o portador da faca na última noite, foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil para as providências cabíveis.

​O 17º BPM avalia que o reforço no policiamento garantiu que o cidadão comum pudesse aproveitar o carnaval, mas lamenta que conflitos domésticos ainda figurem como a principal demanda de intervenção policial em datas festivas.

Carnaval “Folia, Cultura e Paixão” reúne multidão e consolida Codó como destaque no Maranhão

Cinco dias de festa, organização e diversidade musical marcaram o Carnaval 2026 no município

O Carnaval de 2026 “Folia, Cultura e Paixão”, promovido pela Prefeitura de Codó, foi encerrado em grande estilo no início da manhã desta quarta-feira (18), confirmando o sucesso de mais uma edição da festa que já se consolida como uma das mais animadas do interior maranhense. Mesmo sob chuva, uma multidão compareceu ao circuito montado na Avenida Augusto Teixeira para aproveitar uma programação marcada por swing, alegria e muita animação.

Durante cinco dias de festa, o evento reuniu tradição e vibração em um formato de circuito que foi um dos grandes destaques deste ano. A estrutura garantiu mais mobilidade, segurança e organização para os foliões, que puderam curtir cada noite com tranquilidade e energia redobrada.

Estrutura reforçada e valorização dos artistas locais

A programação contou com dois trios elétricos, que receberam artistas nacionais e também abriram espaço para bandas locais. A iniciativa reforçou a valorização dos talentos da terra, promovendo uma mistura de ritmos que agradou diferentes públicos e manteve o circuito sempre cheio.

A festa no formato de circuito contribuiu para a fluidez do público ao longo da Avenida Augusto Teixeira, além de fortalecer o esquema de segurança e os serviços de apoio disponibilizados pela organização. O resultado foi um ambiente de confraternização, respeito e celebração cultural.

Prefeito celebra sucesso e agradece participação popular

O prefeito Chiquinho FC celebrou o êxito da programação e agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. Segundo o gestor, o planejamento foi cumprido e o apoio da população foi fundamental para o sucesso da festa.

“Minha gente, o Carnaval 2026 de Codó foi bonito demais. Foi alegria nas ruas, respeito, organização e muita gente trabalhando para tudo dar certo. A Prefeitura fez sua parte, mas quem brilhou foi o povo codoense. A folia acabou, mas Codó segue em frente, com trabalho e alegria”, destacou o prefeito.

Ele também agradeceu às equipes organizadoras, aos artistas, aos blocos carnavalescos, aos comerciantes e a todos os profissionais que atuaram direta ou indiretamente no evento.

Cultura fortalecida e economia aquecida

De acordo com o 17º Batalhão de Polícia Militar, durante todo o período oficial da folia, cerca de 120 mil foliões participaram das festividades, incluindo visitantes, o que contribuiu para movimentar a economia local, refletindo o impacto positivo da festa para a cidade. O BPM ressaltou ainda que não houve registro de assaltos, furtos e homicídios no circuito de carnaval. Foi registrada a apreensão de uma arma de fogo, drogas e foram efetuadas 3 prisões. Os baixos índices de registros de ocorrências reforçam a atuação do policiamento ostensivo e a segurança em todos os dias de festa.

Além de impulsionar a economia e o turismo, o Carnaval “Folia, Cultura e Paixão” reafirmou a importância da cultura popular como instrumento de integração social e identidade regional. Com organização, diversidade musical e grande participação popular, Codó consolida-se como um dos destinos mais procurados do Maranhão no período carnavalesco.

Confira os melhores momentos do Carnaval de Codó 2026:

https://drive.google.com/drive/folders/1CV0gG9OAm-T8zX2DtGtKvRUJezes5PhT

Homem é preso acusado de tentativa de feminicidio em Coroatá

Um homem suspeito de tentar matar uma mulher foi preso após o crime ocorrido em uma ponte no município de Coroatá, no Maranhão.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, o suspeito foi localizado e detido poucas horas depois do ataque. Ele deve responder pelo crime de tentativa de feminicídio.

A vítima sofreu diversas perfurações pelo corpo e recebeu atendimento imediato. Ela foi encaminhada a um hospital da região, onde permanece internada sob cuidados médicos.

A polícia segue investigando as circunstâncias do crime e apura a motivação do ataque.

Governo do Maranhão participa de força-tarefa para apoiar vítimas de acidente em SP

Logística de resgate, suporte médico inicial, apoio material e de comunicação, além de integração com Defesa Civil e órgãos locais estão entre as tratativas do Governo do Maranhão e autoridades do município de Marilia (São Paulo), durante reunião ocorrida na quarta-feira (18). No encontro, que teve participação do prefeito Vinicíus Camarinha, foram definidas ações de apoio às vítimas do acidente ocorrido na última segunda-feira (16), quando veículo que transportava 51 pessoas tombou em uma rodovia da cidade paulista. Essa articulação irá garantir socorro imediato, apoio continuado no pós acidente e devidos encaminhamentos para atendimentos médico e assistência social.

Foto Divulgação

Coordenador da comitiva maranhense na cidade, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), coronel Célio Roberto, destaca a atuação integrada. “Estamos participando integralmente desta força-tarefa, a fim de assegurar que as vítimas tenham todo o apoio necessário”, ressalta. A comitiva conta ainda com representantes das secretarias estaduais da Saúde (SES) e do Desenvolvimento Social (Sedes).

O trabalho das autoridades maranhenses está focado na ajuda humanitária e no auxílio direto aos afetados com a ocorrência, incluindo as famílias. A presença da comitiva no estado paulista é importante para dar celeridade às providências, enfatiza o coronel Célio Roberto. O governo maranhense mobilizou a Defesa Civil, Saúde e a Assistência Social, para atuar de forma conjunta neste suporte, seja no acompanhamento hospitalar ou nas demandas sociais que surgirem. O prefeito Vinícius Camarinha agradeceu a mobilização do governo maranhense pelo apoio na força-tarefa em favor das vítimas.

No veículo que tombou estavam passageiros maranhenses e paraenses. O acidente deixou sete mortos e 44 feridos. “O Governo do Maranhão está em pleno monitoramento e da situação e em diálogo permanente com os órgãos responsáveis pelo atendimento no local do acidente. A missão é assegurar que cada família tenha o suporte devido neste momento difícil”, informa o coronel Célio Roberto.

Foto Divulgação

Carnaval do MA encerra sem registro de ocorrências graves nos circuitos

O Carnaval do Maranhão 2026 entrou para a história pelo recorde de público e pela segurança. Foram mais de 5,4 milhões de pessoas nos circuitos de São Luís. Nenhuma ocorrência grave foi registrada nos circuitos oficiais da festa promovida pelo Governo do Maranhão na capital ou nos circuitos do interior do estado. Não houve casos de homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte ou qualquer outro crime grave durante os dias de programação.

Em São Luís, também não houve apreensão de armas de fogo ou drogas nos circuitos oficiais organizados pelo Governo do Maranhão. Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública contabilizou redução significativa nos registros de roubos e furtos de aparelhos celulares em relação ao ano passado.

O balanço foi apresentado nesta Quarta-feira de Cinzas (18) pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, durante entrevista coletiva ao lado do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim; do delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida; do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco dos Anjos; e de demais comandantes das forças policiais do estado.

“Esses resultados são reflexo de um planejamento consistente e da atuação integrada de todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão, aliado ao uso da tecnologia. Empregamos mais de 8 mil policiais no reforço dos circuitos oficiais em todo o estado e utilizamos um sistema de reconhecimento facial, com câmeras e drones, no circuito da Litorânea, com monitoramento em tempo real, para garantir paz e segurança aos foliões e trabalhadores”, destacou o secretário.

Queda nos índices – Entre os principais indicadores da Operação Carnaval do Maranhão 2026 está a redução de aproximadamente 40% nos casos de furto de celulares no circuito da Litorânea: foram 116 registros em 2025, contra 70 em 2026.

Outro dado expressivo foi a queda de 98% nos roubos de celulares — de 41 ocorrências registradas no ano passado para apenas um caso em 2026.

SINCODÓ fortalece qualificação no campo com cursos de drone para produtores e Corpo de Bombeiros

O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) realizou, em sua sede, dois importantes cursos de capacitação em tecnologia de drones no mês de fevereiro, reafirmando seu compromisso com a qualificação profissional, a inovação no campo e o fortalecimento de parcerias institucionais.

As formações aconteceram em duas categorias. De 9 a 11 de fevereiro, foi promovido o curso “Uso do Drone para Mapeamento de Áreas Agrícolas”, direcionado a pecuaristas que já haviam concluído o curso básico de pilotagem. A capacitação deu continuidade à formação iniciada durante a ExpoCodó 2025, ampliando o conhecimento técnico dos participantes e fortalecendo o uso estratégico da tecnologia no monitoramento e gestão das propriedades rurais.

No período de 12 a 14 de fevereiro, o SINCODÓ realizou o curso “Pilotagem de Drone – Curso Básico”, atendendo a uma solicitação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, em Codó. A iniciativa evidencia que o uso de drones já é uma ferramenta essencial não apenas para o setor agropecuário, mas também para instituições públicas, especialmente em ações de monitoramento e combate a incêndios.

O mobilizador de cursos FAEMA/SENAR do SINCODÓ, Elias Araújo, destacou a importância das formações: “Os cursos realizados reforçam o compromisso do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó com a qualificação e a inovação. O módulo de Mapeamento de Áreas Agrícolas deu continuidade à formação iniciada na ExpoCodó 2025, ampliando o conhecimento técnico dos participantes e fortalecendo o uso da tecnologia no campo. A solicitação do curso básico pelo Corpo de Bombeiros demonstra que os drones já são ferramentas essenciais também para instituições públicas, assim como os cursos realizado junto a Polícia Militar de nosso município, confirmando a importância crescente dessa tecnologia em diversas áreas da sociedade.”

O presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, ressaltou que o sindicato vai além das ações voltadas exclusivamente à agricultura e pecuária. “Encerramos a semana com dois cursos importantes e ficamos muito felizes. O sindicato não trabalha apenas a área agrícola e pecuária, mas também mantém parceria com instituições públicas. Nosso portifólio de cursos é muito diversificado e contempla muitas áreas, inclui8ndo a saúde, educação, projetos, gastronomia, enfim, uma infinidade de propósitos e qualificações. Já tivemos a oportunidade de realizar quatro cursos de drone com a Polícia Militar no início de 2025, incluindo formação básica e avançada. Agora, poder oferecer essa capacitação ao Corpo de Bombeiros Militar é motivo de grande satisfação, especialmente por se tratar de uma das instituições de maior credibilidade no país.”, explicou.

O presidente também agradeceu o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), na pessoa do presidente Raimundo Coelho, do superintendente Figueiredo, além da equipe de apoio em São Luís, representada por Xavier e Tássio, que contribuíram para a realização das capacitações. Com mais essa iniciativa, o SINCODÓ reafirma seu papel como agente de desenvolvimento, mantendo-se de portas abertas para promover conhecimento, inovação e parcerias que fortalecem o setor produtivo e a sociedade como um todo.

Chiquinho Oliveira e Nagib reúnem aliados em apoio a Orleans Brandão

O prefeito Chiquinho Oliveira anunciou apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão ao reunir lideranças de Codó, Trizidela do Vale, Peritoró, Eugênio Barros, Coroatá e Vargem Grande e outros municípios da região na festa carnavalesca organizada pelo deputado estadual Francisco Nagib.

“É jovem quem tem que estar à frente das lutas. Temos que colocar um jovem no comando do Maranhão, para dar continuidade nos nossos serviços. Os amigos do Chiquinho estarão com Orleans nessa caminhada”, afirmou o prefeito de Codó.

“Fico muito feliz com o apoio que recebemos de tantos amigos, fruto do trabalho realizado com diálogo e parceria por todo o Maranhão. Nosso estado está avançando e vamos seguir trabalhando, melhorando a vida das pessoas. Continuem contando com um governador aprovado por mais de 70% da população”, declarou Orleans Brandão.

“Orleans tem trabalho nos 217 municípios, e estamos com ele para que essa dedicação e esse compromisso com o desenvolvimento do Maranhão tenha continuidade”, declarou o ministro André Fufuca.

Francisco Nagib também destacou a atuação de Orleans Brandão como secretário de Assuntos Municipalistas, que atende os prefeitos, é acessível aos vereadores, conversa com os deputados, recebe demandas de todos os lados, e sempre dá o encaminhamento necessário, mostrando que está preparado.

“Codó está recebendo muitas obras e reconhecemos o grande trabalho que vem sendo realizado e deve continuar. Os nossos amigos vão apoiar o candidato do governador Carlos Brandão, que nós ajudamos a eleger. Orleans tem juventude, tem garra, tem palavra, é humilde e sério, terei orgulho de eleger o governador mais jovem da história do Maranhão”, enfatizou Nagib.

Também presentes o deputado federal Juscelino Filho, o ex-prefeito de Codó Zito Rolim, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Cobel.