Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Cliente baixa renda receberá um Selo na Conta de Energia Os novos selos informam sobre a situação do cadastro do cliente na tarifa social

Com o grande número de famílias cadastradas como baixa renda, que possuem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, algumas acabam perdendo este benefício devido à falta de informação e prazos de recadastramento necessários. E foi pensando em alertas a essas famílias, que a Equatorial Maranhão decidiu inserir na própria conta de energia, selos impressos na fatura que sinalizam a situação dos clientes em relação ao seu cadastro.

Conforme explica a Gerente de Relacionamento com o Cliente Francila Soares, “o objetivo dos novos selos é ampliar e tornar mais clara a comunicação com os clientes Baixa Renda para três tipos de situações comuns em relação ao seu benefício: quando o beneficiário está com seu NIS- Número da Identificação Social cadastrado e ativo, quando o vencimento de seu NIS está próximo e o alerta sobre a perda do benefício. Uma das vantagens que os selos oferecem é para que o beneficiário não perca o subsídio da Tarifa Social de Energia Elétrica, garantido pelo Governo Federal”, destaca Francila.

Ficar atento à sua situação cadastral em relação a esta tarifa é fundamental para as famílias de baixa renda não perderem o benefício, checando sempre os avisos que constam na conta de energia. Foi o caso da cliente Maria de Ribamar Sousa, moradora do bairro Maracanã em São Luís, que graças ao selo de alerta em sua conta foi possível identificar que seu NIS estava vencido. “Na verdade, foi minha filha que descobriu, quando a conta de energia chegou e ela olhou e mandou pra mim. Imediatamente, eu fui logo no CRAS fazer o recadastro do meu cartão. No aviso dizia para eu fazer o recadastramento do meu NIS, e que poderia perder o benefício, e foi muito importante porque se não fosse essa conta de luz com o selo eu não teria descoberto que tinha que fazer o recadastro, e ia acabar perdendo o desconto na conta”, enfatizou a cliente.

Atualmente mais de 1,5 milhões de famílias maranhenses são beneficiárias em potencial do Tarifa Social. Destas, 552 mil estão com cadastro inválido; 192 mil estão com cadastro desatualizado há mais de 2 anos; 150 mil correm o risco de perder o benefício ainda em 2020; e 360 mil famílias encontram-se dentro da linha de consumo para benefício do programa. E apesar do avanço, os números de beneficiados pelo Programa Tarifa Social e de cadastros atualizados ainda podem aumentar.

Destaca-se que a Equatorial Maranhão é a primeira Concessionária a realizar campanha na fatura de energia, com informativo de selos, para os clientes Baixa Renda. Com o objetivo de tornar mais clara a comunicação com os clientes e facilitando a observância dos prazos para evitar a perda do benefício. Informando: o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS e a perda do benefício, conforme quadro abaixo:

Para realizar o cadastro, basta que este cliente entre em contato por meio do WhatsApp (98) 2055-0116 e por mensagem de texto, fale com a assistente virtual, Clara, na opção Tarifa Social Baixa Renda. Quem preferir pode também acessar o site equatorialenergia.com.br e se cadastrar também.

É preciso atualizar cadastro do NIS a cada dois anos no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, para continuar recebendo os benefícios do Governo Federal, como o desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica que garante até 65% de desconto na conta de luz. Agora ficou fácil pro cliente baixa renda ver a sua situação através da inclusão dos selos, e assim continuar usando os benefícios, sem se preocupar quando irá expirar o prazo pro recadastramento.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

“ISTO É UMA CRETINICE, NÃO ESTOU À VENDA”, diz professor Gil em Timbiras

“ISTO É UMA CRETINICE, NÃO ESTOU À VENDA”? DESABAFA PROFESSOR GIL. “Sou simples e humilde, mas não estou à venda. Estou muito triste, muito chateado mesmo com a nossa política”, disse aparentemente abatido, professor Gil, que também  se mostrou envergonhado após receber proposta indecorosa.

“Quero dizer a todos dignidade não se vende. Não vou generalizar, existe “gente boa” na política. Eu jamais vou falar mal de ninguém, mas estou muito decepcionado com essa forma de fazer política e volto a dizer.
“Prezado (a) não estou à venda”. Eu ando de cabeça erguida porque não fiz nada de errado. Mas muitos não tem essa coragem, por isso, que as pessoas andam desiludidas com a política.  Mas, não irei desistir, existe político honesto.
Quero dizer mais uma vez, não estou à venda, quem vier com essa cretinice mais uma vez vai passar vergonha, porque o nosso projeto não é pra se dar bem e sim pra cuidar da vida das pessoas da nossa Timbiras”, concluiu professor Gil.
Fonte – Blog do Acélio

Urgente! Prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale é cassada

O juiz Eleitoral titular da 73ª Zona Eleitora, Guilherme Valente Soares Amorim De Sousa, proferiu ação de cassação ao mandato da prefeita do município de Urbano Santos, Iracema Vale, em virtude de ter buscado benefícios eleitorais por intermédio da captação ilícita de sufrágio, realizada por diversas condutas eleitoreiras no município.

Segundo a decisão do juiz, a prefeita teria realizado a distribuição de cestas básicas em povoado do município, além da realização de serviços e obras em Caixa D´água localizada no Conjunto Habitacional Bandeiras, na Rodovia MA-224, próximo ao Conjunto Habitacional “Campos Belos”.

Iracema Vale ainda chegou a praticar a conduta vedada de contratar e exonerar 266 servidores temporários, para serviços não essenciais, no período entre os 03 meses anterior ao dia das eleições de 2016.

Diante do exposto, o juiz determinou a cassação da chapa da prefeita e inelegibilidade dos direitos políticos por um período de 8 anos. Na decisão, o juiz condicionou que a prefeita deve permanecer no cargo até uma eventual confirmação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, a restrição de inelegibilidade só passará a surtir efeito após a confirmação do Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Na mesma decisão, o juiz também determinou a cassação da vice-prefeita e do vereador e Presidente da Câmara Municipal de Urbanos Santos, Totó.

Fonte: Folha do Maranhão

Morre por complicações da Covid-19, o ex-prefeito de Zé Doca, Francisco Barroso

O falecimento ocorreu na manhã de hoje, 02/09, no Hospital Carlos Macieira, em São  Luís. Barroso estava em Zé Doca acometido pelo novo coronavírus, e quando o quadro se agravou foi transferido para a capital.

A família já levou o corpo para a cidade que Barroso foi prefeito, além de ter sido deputado estadual. Líder político receberá homenagens póstumas na cidade, através de carreata para o último adeus ao maior político  daquela região.

O corpo, após percorrer Zé Doca em carro funerário, com toda a segurança, será enterrado no povoado do Josias, ainda hoje.

Fonte – Blog do Luis Cardoso

Vereador Domingos Reis! O Mais Atuante do Parlamento Codoense.

O Parlamentar Domingos Reis , Está em seu 6º Mandato de Vereador no Município de Codó, Hoje um dos mais atuante Parlamentar Codoense , O Vereador como sempre tem Boa Aceitação em Codó , Domingos Reis é de Família tradicional do Município , Onde o Seu Pai Saudoso Moisés Soares dos Reis foi uma Grande Liderança Política , Chegando a Ser Prefeito da Cidade. e Deputado Estadual , Domingos Reis Está caminhando ao seu 7º Mandato de Vereador , Domingos Por duas vezes Abriu Mão das Eleições para dar Apoio ao Irmão Ricardo Reis , Que saiu Vitorioso Nas Eleições. Se Mais uma vez Domingos Reis Sair Vitorioso Como aponta as Pesquisas e Enquetes Já Realizada, A Família Irá ao Seu 9º Mandato na Câmara de Codó , Isso Mostra o Respaldo e o Grande Trabalho em Prol da População de Codó , Domingos Reis Hoje é Linha de Frente da Oposição , Sempre Defendendo os

Mais Humilde de Codó e Sempre dando Voz a População Que tanto Sofre com a Atual Gestão , Domingos Reis já realizou Várias Denuncias Contra a Prefeitura de Codó , Chegando Até a Policia Federal . Então Isso mostra que o Vereador está sempre Preocupado Fiscalizar o Dinheiro Público . Nas Eleições de 2016 o Vereador foi o Segundo Mais Votado na Cidade, Com 1.673 Votos Pelo Partido PV. Agora Filiado no PcdoB , Domingos Reis Poderá dessa Vez ser um Dos Mais Votados de Codó , Isso por que Domingos é o Principal Opositor ao Prefeito de Codó.
O Blog do Daniel Sousa Deseja Boa Sorte ao Amigo.

Empresa alvo de operação é contratada por R$ 4,7 milhões na Prefeitura de Codó

Alvo da operação Imperador I, deflagrada pela Polícia Civil em 2015, a Construservice Empreendimentos e Construções foi contrtada pela Prefeitura de Codó por cifras milionárias.

Segundo informações, o contrato é para pavimentação asfáltica de ruas da cidade.

O valor do serviço foi orçado em R$ 4.761.622,74 milhões. O acordo contratual é de 12 meses.

A Construservice fica localizada em Codó e tem como sócios Rodrigo Gomes Casanova Júnior e Adilton da Silva Júnior.

Em março de 2015, a Construservice foi alvo da Operação Imperador I, deflagrada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), da Polícia Civil, como desdobramento da Operação Detonando, desencadeada após o assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá.

Durante a ação, Rodrigo Gomes Casanova Júnior foi preso pela Seic por participar de um grupo investigado por agiotagem e fraude em licitações no Maranhão, assim como teve bens bloqueados.

Além dessa prisão, o empresário já foi detido quatro vezes pela Polícia Civil do Maranhão, em operações contra a Máfia da Agiotagem. Fonte – Blog do Neto Ferreira

TSE libera fichas-sujas de 2012 a participar das eleições de 2020

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu por maioria de 5 votos a 2 que os políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa até outubro de 2012 poderão disputar as eleições deste ano.

Como a Ficha Limpa prevê inelegibilidade por oito anos, a dúvida era se o adiamento das eleições de outubro para novembro continuaria a barrar quem foi enquadrado como ficha-suja nas eleições de 2012, realizadas em 7 de outubro.

Por maioria, os ministros decidiram que não seria possível ampliar o prazo da punição prevista em lei para estender a proibição de se candidatar até a nova data das eleições.

Os ministros Alexandre de Moraes, Mauro Campbell Marques, Tarcísio Vieira de Carvalo Neto, Sérgio Banhos e Luís Roberto Barroso, votaram a favor de que o prazo de inelegibilidade de oito anos não fosse estendido para atingir as Eleições 2020.

Os ministros Edson Fachin e Luís Felipe Salomão defenderam que a penalidade deveria continuar em vigor, mesmo com o adiamento da data das eleições.

Entenda o julgamento

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Congresso Nacional adiou os dias de votação de 4 de outubro para 15 de novembro, no primeiro turno, e de 25 de outubro para 29 de novembro, no segundo turno.

A Lei da Ficha Limpa fixa em 8 anos o prazo de inelegibilidade, contados a partir da eleição em que foi praticada a irregularidade.

A Justiça Eleitoral estabeleceu posteriormente que esse prazo é contado da data da eleição daquele ano até a mesma data 8 anos depois.

Por exemplo, políticos que ficaram inelegíveis por irregularidades nas eleições de outubro de 2012, realizadas em 7 de outubro daquele ano, estariam inelegíveis até 7 de outubro deste ano. Em consequência disso, não poderiam disputar a eleição, cuja data inicialmente estava prevista para 4 de outubro.

Mas, de acordo com a decisão de hoje do TSE, o adiamento das eleições para 15 de novembro fez com que a proibição prevista na Ficha Limpa não incida mais sobre os políticos que se tornaram inelegíveis em outubro de 2012.

Fonte – Blog do Gilberto Léda

ENCONTRO DE CODOENSES NA CAPITAL! Júnior Codó recebe visita do secretário de Relações Parlamentares, também Codoense Prof. Nonato Chocolate

Junior Codó recebeu na Manhã de Hoje dia 31 de Agosto na sua Residência a Visita do amigo e conterrâneo Professor Nonato Chocolate, Secretaria de Relações Parlamentares ” Ex-secretario da Semap”. Foi um dos primeiros secretario que Codó procurou para trata da reforma da Feira do Bom Jesus. Por solicitação nossa compareceu para olhar de perto o estado da feira naquela ocasião. Nos levando até na secretaria de obras Sr. Antônio Araújo e juntos sensibilizaram o Sr. Prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a quem agradecemos pela concretização de um sonho de 33 anos. “Agradeço a visita, do meu amigo secretario Prof. Nonato Chocolate e fico feliz pela declaração de apoio e reconhecimento da nossa luta no polo Coroadinho. projeto rumo a câmara municipal de São Luís Maranhão, Relatou Junior Codó

 

Wembley Santos – Ascom Junior Codó

O Campeão de Audiência Está Voltando. Daniel Sousa Vem Ai Com um Novo Projeto

Com uma Credibilidade e Transparência em Codó. O Comunicador Daniel Sousa Está voltando ao AR. Agora com um Novo projeto e sempre com um Jornalismo Verdade , Danielzinho estará de Volta , Agora em um novo Projeto Que causará Impacto na Cidade de Codó e em Todo o Estado , Uma Vez que esse Novo Projeto do Comunicador Será Expandido em Todo o Estado. Daniel Sousa é um dos Comunicadores de Maior Audiência na Comunicação Codoense , Agora Você que sempre Gosta de Ouvir o Radialista Terá uma Grande Surpresa em seu Novo Projeto, O Projeto ainda não tem Data de Estréia , Mas o Comunicador garantiu ao Blog que ainda em Setembro o Projeto será Lançado , e Você figue ligado em Nossas Plataformas nas Redes Sociais que em Breve estaremos Divulgando a Data de Estréia da Volta de Daniel Sousa a Comunicação Codoense. AGUARDEM!