Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

PROFESSOR GIL AGRADECE FAMÍLIA, AMIGOS E POPULAÇÃO PELO APOIO RECEBIDO.

O pré-candidato Professor Gil pelo PDT Timbiras, agradeceu a todos pelo apoio que vem recebendo nesta pré-campanha

Agradeceu particularmente todos que acreditam no novo, confiando tão importante missão que é a de representá-los nesta jornada.

Professor Gil afirma está vivendo um dos momentos mais importantes de sua vida, pois foi com árduas lutas, dias de oração e fé em Deus, que chegou onde está.

Com muita humildade e grande responsabilidade .

Relembrou as dificuldades quando foi jardineiro e quando vendia bananas e laranjas pra ajudar no sustento da sua família, passando por muitas dificuldades.

Mas, com muita confiança vem vencendo as adversidades e hoje, muito feliz por ter conquistado a amizade e o carinho das pessoas de Timbiras.

Professor Gil comentou que a população pode ter a certeza de que honrará e respeitará cada morador de sua amada Timbiras, pois recebeu uma valiosa Educação de seus pais, da qual tem muito orgulho de levar o sobrenome Martins.

Prometeu que honrará as virtudes de Educação e os princípios cristãos recebidos de seus pais, com muita sabedoria e dedicação em prol de uma cidade cada dia melhor.

“Que Deus nos proteja e nos conceda discernimento e sabedoria durante todo o tempo. Concluiu Professor Gil.

Fonte – Blog do Acélio

PGJ instaura inquérito para investigar Flávio Dino

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) instaurou um inquérito para investigar o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), por ato de improbidade administrativa.

A Portaria que comunica o fato foi divulgada no Diário Eletrônico desta quinta-feira (27), mas o documento foi assinado no dia 24 desse mês.

Segundo a PGJ, a instauração do procedimento investigatório se deu a partir da conversão da Notícia de Fato nº. 002258-509/2019, protocolada no órgão ministerial no ano passado.

Detalhes da motivação do inquérito não foram revelados pelo Parquet, pois são oriundos de uma denúncia sigilosa contra Flávio Dino.

A investigação está sob a responsabilidade do promotor Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes, assessor do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau.

O prazo de conclusão dos trabalhos é de 12 meses.

Essa não é primeira vez que o Ministério Público instaura um procedimento contra Dino.

Em maio, o governador foi acionado pelo promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim Gomes, por não divulgar dados sobre os gastos com medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão.

De acordo com o documento, a peça foi motivada por inúmeras denúncias de óbitos de idosos que não receberam atendimento, de falta equipamentos de proteção individual, leitos de UTI, respiradores, testes, exames, medicamentos e demais materiais usados contra o novo coronavírus (reveja)Fonte – Blog do Neto Ferreira

PM recupera duas motos furtadas nesta quarta-feira

Motocicleta furt. Recuperada.
LOCAL:* Rua Osmarino Medeiros, Nova JerusalémHISTÓRICO*
Por volta das 12h30min desta quarta-feira (26/08) policiais da Força Tática recuperaram uma motocicleta com registro de roubo/furto. De acordo com as denuncias via Copom, os moradores do bairro Nova Jerusalém informaram que os suspeitos abandonaram a motocicleta na Rua Osmarino Medeiros, prontamente a guarnição deslocou-se ao local e constatou que a YAMAHA/Crypton de placa NNE-2243 tinha sido furtada no dia 25/08 do corrente ano

 

Motocicleta roubada recuperada.
*LOCAL:* Povoado Amorim – Zona Rural de Codó.

*HISTÓRICO*

Por volta das 16h00min desta quarta-feira (26/08) A Polícia Militar recebeu uma denúncia via Copom de um assalto com emprego de arma de fogo, praticado na MA-026 sentido Timbiras. O suspeito identificado por “cabeça” roubou uma motocicleta YAMAHA/Crypton de chassi: 9C6KE1400A0008620 após agredir a vítima com uma coronhada na cabeça, evadindo-se do local. A guarnição policial foi acionada e após buscas na localidade acima mencionada, o produto do roubo foi localizado e apresentado na 4ªDRPC.

17°BPM, SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO.

Fonte – Blog do Acélio

Mesmo sem aulas nas escolas, Prefeitura de Codó realiza licitação para contratação de Buffet pela Secretaria de Educação

Uma atitude inusitada da Prefeitura de Codó, comandada pelo prefeito Francisco Nagib, chamou atenção da população nesta segunda-feira (24). A Secretaria Municipal de Educação realizou um pregão presencial para contratação de Buffet para atender a demanda da secretaria e das unidades de ensino durante o ano de 2020.

O extrato, que foi assinado pela secretária de educação, Fátima Stella Bezerra Viana Barbosa, surge em um momento que as unidades de ensino do município não estão em aulas e a secretaria não tem realizado eventos para que seja necessário contratação do Buffet, por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Ministério Público precisa investigar o caso e saber de fato qual a finalidade desse recurso.

Veja o extrato:  

PREFEITURA MUNICIPAL DE CODÓ – MA AVISO DE LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2020- CEL/SEMETCI. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação/SEMECTI de Codó/Estado do Maranhão, torna público que no dia 24 de agosto de 2020, às 10:00h (dez) horas, realizará Licitação na modalidade Pregão, na Forma Presencial, tipo menor preço por item, que tem por objeto a contratação de Serviços de Buffet a fim de atender as demandas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e suas unidades municipais de ensino no período letivo de 2020. O Edital se encontra a disposição dos interessados na CEL – Comissão Especial de Licitação- localizada à Avenida 1º de Maio, 1836 – Centro, Fone: (99) 3661-1399, mesma cidade, das 8h às 12h, onde poderá ser consultado gratuitamente ou obtido mediante a entrega de 02 (duas) “resma de papel A4 – 210 x 297mm”. BASE LEGAL: Lei Federal n0 10.520/02 subsidiariamente no que couber a Lei nº 8.666/1993 e demais normas pertinentes à espécie. – Secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Codó/MA

Fonte – Blog do Weberth Saraiva

Morre aos 64 anos a professora Raimundinha do PT

Morre aos 64 anos de idade a professora Raimunda Guilhon, mais conhecida como Raimundinha do PT

Ela foi vítima de problemas no coração.  Passou 17 dias internada, teve piora em seu quadro clínico na madrugada desta quarta-feira, foi transferida por volta das 2h da madrugada.

Morreu dentro da ambulância quando passava pela cidade de Miranda do Norte rumo a capital São Luís.

O corpo está sendo velado na rua desembargador Vasconcelos Torres, bairro São Pedro (rua do HGM) e o enterro será às  17h no Cemitério Central, hoje ainda.

Fonte – Blog do Acélio

Marido de mulher encontrada enforcada é preso como suspeito no Maranhão

O que parecia ter sido um suicídio acabou se revelando como assassinato por asfixia. Foi a conclusão a que chegou o médico legista Cláudio Paz, na cidade de Codó. A vítima foi a mulher Elidene Pereira. O suspeito é o marido, que foi preso ontem. O local do crime foi na casa do casal.  A polícia que investiga o caso ficou intrigada pelo fato do companheiro da vítima estar no local do crime e afirmando que Elisdene havia recorrido ao suicídio. Ele foi preso, mas continua dizendo que é inocente. O casal costumava brigar com agressões físicas.

Fonte – Blog do Luis Cardoso

Conta-Covid faz reajuste ser negativo para consumidores residenciais da Equatorial Maranhão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (25/8), o reajuste tarifário da Equatorial Energia Maranhão (antiga Cemar). A distribuidora atende cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios maranhenses.

Confira, na tabela, os novos índices que entrarão em vigor a partir da próxima sexta-feira (28/8). O voto aprovado pelos diretores está disponível aqui.A Conta-Covid contribuiu para amenizar o impacto do reajuste em -2,60%, proporcionando amortecimento significativo dos índices de reajuste a serem percebidos nas contas dos consumidores maranhenses.

O reajuste também foi impactado pelos custos de transmissão e distribuição de energia, e pela retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Mais informações sobre reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link Entendendo a Tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor, disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.

Fonte – Blog Daniel Matos – O Estado

Prefeito de Apicum-Açu e mais oito pessoas são alvos de Ação por Ato de Improbidade

Uma licitação irregular, realizada pelo Município de Apicum-Açu, com o objetivo de contratar uma empresa de construção, motivou o Ministério Público do Maranhão a propor, em 21 de agosto, Ação por Ato de Improbidade Administrativa contra nove pessoas, entre gestores, servidores e empresários. Assinou a manifestação ministerial o promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques.

São alvos da ação: Cláudio Luiz Lima Cunha (prefeito de Apicum-Açu), José Mário Ribeiro (ex-secretário de governo e condutor da licitação), Ramiro José Saif Campos, Oziel Santos Silva e Beneil Costa Mendes (membros da Comissão Permanente de Licitação na época), Joceney Franco Rocha (ex-secretário municipal de Infraestrutura) e Benenilson José Nascimento Castro (ex-secretário municipal de Educação).

Também estão envolvidos os empresários Jaime Peixoto Flores e Alex Lima de Sousa, sócios-proprietários da empresa vencedora da licitação, Ipê Projetos Ambientais e Serviços LTDA, e responsáveis pelo cumprimento das obrigações firmadas no contrato.

A licitação, realizada em 2013, na modalidade tomada de preços, tinha como finalidade a contratação de empresa para a conclusão da construção de uma quadra poliesportiva com vestiário, no valor global de R$ 249.670,64.

IRREGULARIDADES

De acordo com as investigações do MPMA, o certame apresentou diversas ilegalidades, entre as quais: inexistência de pesquisa de preços, não comprovação de existência de recursos orçamentários, publicidade insuficiente entre publicação e realização do certame e Inserção de documentos de habilitação em data posterior à licitação.

Além disso, a empresa, vencedora não apresentou Atestado de Capacidade Técnica e a administração pública, por sua vez, descumpriu as regras do edital por não ter desabilitado a empresa ganhadora do processo licitatório.

Para o promotor de justiça Igor Trinta Marques os envolvidos, além de terem violado princípios básicos da administração pública, causaram prejuízos ao erário porque direcionaram e facilitaram que uma pessoa jurídica utilizasse recursos públicos sem a observação de dezenas de formalidades legais ou regulamentares.

“Existem elementos cabais que constatam de forma inequívoca o favorecimento da empresa ganhadora da licitação, configurando, portanto, condutas ímprobas e proibidas legalmente. Não resta dúvidas que os requeridos violaram diversas normas da Lei nº 8.666/1993, como também desrespeitaram dezenas de disposições do edital do certame, tendo redundado em prejuízos ao patrimônio público”, enfatizou o autor da ação.

PEDIDOS

Como medida liminar, o Ministério Público requereu à Justiça a decretação da indisponibilidade dos bens no valor de R$ 249.670,64 de cada requerido.

Igualmente foi solicitada a penhora parcial dos salários dos envolvidos como medida de ressarcimento ao erário, limitando-se o bloqueio a 30% do valor recebido como vencimentos, soldos ou salários.

IMPROBIDADE

Como pedido final, foi pedida a condenação dos citados, conforme a Lei nº 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa) , com a aplicação das seguintes sanções: ressarcimento integral do dano no valor de R$ 249.670,64; perda da função pública e suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Fonte – Blog do John Cutrim

 

MESMO NA PANDEMIA E SEM ATIVIDADE EXTRA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CODÓ FAZ LICITAÇÃO PARA BUFFETe-commerce

acompanhar abaixo o extrato de um pregão presencial que aconteceu ontem (24), na Secretaria de Educação de Codó para contratação de BUFFET para atender a demanda da secretaria e das unidades de ensino durante o ano de 2020. Só lembrando que, não está tendo aula presencial em Codó e a secretaria não tem realizado eventos para que seja necessário contratar BUFFET. Nossos leitores com a palavra, veja o extrato abaixo:e-commercePREFEITURA MUNICIPAL DE CODÓ – MA AVISO DE LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2020- CEL/SEMETCI. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação/SEMECTI de Codó/Estado do Maranhão, torna público que no dia 24 de agosto de 2020, às 10:00h (dez) horas, realizará Licitação na modalidade Pregão, na Forma Presencial, tipo menor preço por item, que tem por objeto a contratação de Serviços de Buffet a fim de atender as demandas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e suas unidades municipais de ensino no período letivo de 2020. O Edital se encontra a disposição dos interessados na CEL – Comissão Especial de Licitação- localizada à Avenida 1º de Maio, 1836 – Centro, Fone: (99) 3661-1399, mesma cidade, das 8h às 12h, onde poderá ser consultado gratuitamente ou obtido mediante a entrega de 02 (duas) “resma de papel A4 – 210 x 297mm”. BASE LEGAL: Lei Federal n0 10.520/02 subsidiariamente no que couber a Lei nº 8.666/1993 e demais normas pertinentes à espécie. Fátima Stella Bezerra Viana Barbosa – Secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Codó/MA.e-commerce

Fonte – Blog do De Sá