O prefeito Dr. Zé Francisco parabeniza a Cidade de Codó pelos seus 125 anos de emancipação política.
Uma Cidade linda, que tem o seu povo acolhedor e que acredita sempre no novo amanhecer.

Nossa querida Codó completa 125 anos de história e grandes transformações.
A medida foi decidida pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e deve contemplar aproximadamente 12 milhões de famílias.

O Maranhão figura no cenário nacional como o estado com o menor número de óbitos em decorrência da Covid-19 dentro de um universo de 100 mil habitantes. Os dados são do portal SUS Analítico, do Ministério da Saúde, onde o Maranhão aparece no painel com 95 mortes por 100 mil habitantes. Os hospitais maranhenses têm também a quarta menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Boletim Extraordinário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explica que o cenário se deve ao trabalho realizado pelo Governo do Maranhão desde o início da pandemia do novo coronavírus. “Os investimentos realizados, antes mesmo do primeiro caso da Covid-19 ser registrado no Maranhão, foram e têm sido decisivos para garantir a baixa taxa de mortalidade pela doença no estado e a disponibilidade de leitos, sobretudo aos casos mais graves da doença”, destaca o secretário.
Entre os investimentos do Governo estão a construção de novos hospitais e ampliação de unidades já existentes, assim como na garantia de novos equipamentos, a exemplo dos respiradores, e contratação de profissionais de saúde.
Para combater o aumento dos casos da doença e garantir assistência aos pacientes com a Covid-19, o governo investiu na estruturação da rede para atender os pacientes. Em 2020, foram investidos em saúde 15,11% da receita do estado, quando o mínimo legal é de 12% da receita.
Só em 2021, com a chegada da segunda onda da doença, já foram abertos 983 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 626 leitos clínicos e 357 leitos de UTI, ampliando a assistência hospitalar em todas as regiões do estado.
Atualmente, a rede pública estadual conta com 1.871 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 586 leitos de UTI e 1.285 leitos clínicos. Essas ações fazem parte do maior esforço da história sanitária do Maranhão para garantir o acesso da população às unidades hospitalares. ´
Além disso, o Governo também investiu em prevenção. Desde o início da pandemia, a Superintendência de Vigilância Sanitária já realizou 9.036 ações para garantir o cumprimento de decretos estaduais, adoção de medidas sanitárias, de distanciamento e de proteção, como a utilização de máscaras.
Vacinação
Com o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, a expectativa para as próximas semanas é de redução no número de internações e, consequentemente, de óbitos em decorrência da doença. Para isso, o Governo do Estado está se empenhando para ampliar a cobertura vacinal no Maranhão.
“Temos uma estratégia que garante distribuição rápida e segura das vacinas, assim que elas chegam ao estado. Também realizamos um seletivo para a contratação de profissionais para auxiliar os municípios com menos de 50 mil habitantes na vacinação e atualização das doses aplicadas no sistema do Ministério da Saúde. Além disso, a FESMA e outras equipes da SES, estão contribuindo para a vacinação de quilombolas e indígenas”, pontua o secretário de Saúde, Carlos Lula.
Na manhã desta quinta-feira (15), o ex-prefeito de Codó e atual diretor geral do Detran-MA, Francisco Nagib, em entrevista ao radialista Jorge Aragão, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, falou sobre o legado deixado na chefia do executivo de Codó e projetou novas ações na direção do Detran.
“Se todo mundo pensar que a política é o local para você se fazer na vida ou de pessoas desonestas, nunca pessoas sérias vão querer entrar nela. Eu entrei na política para contribuir com a minha cidade. Levei indústrias internacionais para a minha cidade em momento de crise, levei faculdade que agora nós estamos inaugurando faculdade de medicina particular do Instituto Pitágoras, levamos uma UTI que era o sonho de 120 anos da população, quando Codó deu 124 anos eu presenteei a cidade com 10 leitos que o governador Flávio Dino ajudou, fizemos clínica de Hemodiálise, investimos muito na saúde, centros de partos humanizados, criamos uma escola cívico-militar chamada Nagib Buzar em homenagem ao meu avô que foi um grande produtor de arroz, um grande empresário. Com esses investimentos nós conseguimos melhorar nosso IDEB, a geração de emprego e renda na cidade, conseguimos levar Codó a uma das cinco cidades que mais geraram emprego e renda no estado”, disse.
Sobre a nova empreitada à frente do Detran-MA, Francisco Nagib diz que é um desafio, mas que nesses pouco mais de 30 dias, deu para mapear a situação do órgão e entender o que precisa ser feito para melhor os serviços oferecidos.
“Hoje eu aceito a missão do Detran, uma missão arrojada, desafiadora, o órgão está bem saneado, está bem equilibrado e agora a gente precisa ampliar os serviços do Detran. É algo que essa pandemia está nos fazendo reinventar e isso tudo está sendo novo para todos nós, mas nós temos que mostrar que somos diferentes. Eu assumi em 1º de março, e nesses 30 dias eu consegui fazer o planejamento, eu consegui entender o que falta o Detran fazer para a sociedade, eu preciso tirar o Detran de dentro para a ponta, para onde tem o cliente, o consumidor. O que o Detran precisa? Eu preciso fazer mutirões itinerantes, nós temos 217 municípios, nós temos 15 Ciretrans, eu não consigo atender todo lugar. Eu quero criar várias ações para aproximar o Detran do Povo. Temos um projeto de sinalização. Atenção prefeitos, colegas, secretários, SMTT’s dos municípios, eu tenho como atender vocês no Detran para um projeto de sinalização do seu município, eu entrego um projeto de estudo pronto para você licitar, fazer com que a cidade fique organizada no trânsito, evite acidente, faça com que eu desafogue o hospital por custos e despesas por acidentes de trânsito”, destaca, Nagib.
O atual diretor do Detran não descartou a possibilidade de disputar as eleições em 2022. Nagib tem seu nome cotado para disputar pelo PDT uma vaga na Assembleia Legislativa. Além disso, ainda deixou claro que acredita que o caminho será uma continuidade da renovação do Maranhão e apontou que o caminho seria o senador Weverton Rocha (PDT) para o Palácio dos Leões.
por Jorge Aragão

De acordo publicação hoje, quinta-feira (15), no Blog do Diego Emir, “com o apurado, a sala 327 do prédio Tech Office é de propriedade da H F empreendimentos em Construção e Serviços Eireli”.
Além da prestar serviços em Altamira, Alto Alegre do Maranhão, Codó, Bela Vista, a empresa opera também em em Jenipapo dos Vieiras e muito outros.
Na manhã desta quinta-feira(15), a Policia Civil de Coroatá, realizou uma operação no intuito de combater o tráfico de drogas na cidade, e cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão, em três bairros da cidade(Trizidela, Mocó e Eco Marajá), a operação foi coordenada pelo Delegado da cidade Rafael da Rocha.
No Bairro da Trizidela, os agentes cumpriram uma mandado de busca, em uma residência que já era monitorada pelos investigadores. No local um homem identificado como Francisco de Assis Nunes da Silva, mais conhecido como “Acoxadinho” foi preso em flagrante por tráfico de drogas, na residência os policiais encontraram, cerca de 200g de cocaína(avaliada em 8 mil reais), Balança de precisão, uma quantia de 445 reais e material para embalar a droga.
No Bairro do Mocó, a Polícia visitou dois pontos(Casas) de venda de drogas, ninguém foi encontrado, mas em uma revista em uma das residências, os agentes localizaram um revolver calibre 38, com três munições, ainda foi apreendida uma Balança de precisão e material para embalar o entorpecente. O traficante dono das duas casas não teve o nome divulgado e continua foragido.
Ainda nesta manhã a Policia Civil de Coroatá, cumpriu um mandado de prisão, e levou pra cadeia um homem identificado como José Marcos dos Santos Aragão, o mesmo foi preso em casa no bairro Eco Marajá. José Marcos, respondia um processo por tráfico de drogas, cometido em 2014 em São Luís, o mesmo foi condenado e a Justiça da Comarca de São Luís, expediu seu mandado de prisão.
Todo o Material apreendido e os conduzidos prestaram depoimento ainda hoje e serão transferidos para o Presídio da cidade onde ficarão a disposição da Justiça.