Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Brandão sanciona lei que institui Pacto Estadual de Combate à Pobreza no Maranhão

Governador Carlos Brandão

Sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB), nesta sexta-feira (24), a Lei nº 12.281/2024, que institui o Pacto Estadual de Combate à Desigualdade Social e à Pobreza no Maranhão. A matéria é de iniciativa da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, da Assembleia Legislativa do Maranhão, presidida pelo deputado Arnaldo Melo (MDB), com o objetivo de reduzir os índices de desigualdade econômica e social no Maranhão.

A Frente Parlamentar é composta pelos deputados Arnaldo Melo, Ana do Gás (PCdoB), Eric Costa (PSD), Florêncio Neto (PSB), Ricardo Arruda (MDB) e Solange Almeida (PL).

Segundo o Arnaldo Melo, a lei sancionada representa um passo decisivo na direção de um Maranhão mais equitativo e desenvolvido, sinalizando um futuro mais promissor para todos os maranhenses.

Pilares

O Pacto Estadual de Combate à Desigualdade Social e à Pobreza no Maranhão está fundamentado em dez pilares, cujo finalidade é eliminar as condições de miséria no estado, garantindo condições de vida digna para todos os maranhenses.

Dentre os pilares fundamentais estão a erradicação da pobreza e extrema pobreza; combate ao trabalho infantil e escravo; ampliação do acesso à educação; melhoria do acesso ao sistema público de saúde (SUS); acesso ao ensino superior; desestímulo ao trabalho informal; incentivo a novos negócios; redução da mortalidade infantil; fomento à qualificação profissional e expansão do índice de desenvolvimento humano.

A expectativa da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza é de que, com a plena execução do pacto, o Maranhão registre uma significativa redução nos índices de pobreza e desigualdade nos próximos anos.

Vereador Pastor Max destaca importantes obras para a Educação e inaugurações de escolas em Codó

Na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (21), o vereador Pastor Max em seu discurso falou sobre as várias ações do Executivo Municipal na área da Educação, como reforma, ampliação e modernização de várias escolas e inaugurações de novas unidades de ensino no município. O edil destacou duas inaugurações mais recentes de unidades educacionais, como as da Escola Cônego Ribamar Carvalho, na comunidade Lagoa do Leme, e da Escola Santo Antônio, na localidade Puraquê.

Uma sessão de debates, discursos acalorados, mas todos buscando o interesse da nossa comunidade. Trouxemos aqui nesta noite as inaugurações da Escola Cônego Ribamar Carvalho, da Escola Santo Antônio, na localidade Puraquê, um avanço significativo para aquela comunidade, um sonho de mais de 30 anos daquela comunidade e 12 anos de espera. Mas trouxemos aqui a importância do feito da gestão do prefeito Dr. José Francisco, que construiu aquela escola, levando dignidade e ensino de qualidade para a comunidade escolar” exaltou o parlamentar.

Novas obras de escolas serão entregues para as comunidades

O vereador Pastor Max aproveitou a oportunidade para anunciar as novas escolas que serão inauguradas e entregues para a população codoense, como as escolas na Boa Esperança (região da Trizidela) e na comunidade Boa Esperança (região do Barracão), e parabenizou o prefeito Dr. José Francisco pelos grandes feitos em sua gestão.

“Além dessas duas escolas que serão entregues para as nossas comunidades, diversas outras já estão em fase de conclusão para também atender com a qualidade os nossos alunos. Esse é o trabalho compromissado que a gestão tem tido. É o que buscamos aqui, atender também esses anseios da nossa comunidade, buscando cada vez mais avançar, para que melhorias como essa cheguem a todas as comunidades do município. Muito trabalho tem pela frente, neste pós-inverno, muitas ações para serem feitas. Com certeza, com esforço, com dedicação e sempre presente ao lado da nossa comunidade, buscaremos resolver todos esses problemas. Contem conosco!”

Internos do sistema prisional maranhense produzem 15 mil matracas para o Maior São João do Mundo

O Governo do Maranhão já deu a largada para o Maior São João do Mundo e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) segue trabalhando, agora em prol desta festividade tão importante para o estado.

Através do programa “Trabalho Com Dignidade”, que tem o intuito de inserir pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos de trabalho, a Seap contribuirá para a difusão cultural em nosso estado. Isso porque, em mais um ano, cerca de 15 mil matracas estão sendo confeccionadas pela mão-de-obra carcerária maranhense.

Os instrumentos estão sendo produzidos na fábrica de móveis do sistema, localizada na sede da Seap, onde são realizadas diversas etapas de produção, que saem com um excelente acabamento e levam a marca do Governo do Maranhão e do programa por todo Brasil e outros países.

Além dos benefícios para a ressocialização dos internos (pois a cada 3 dias trabalhados, é diminuído 1 dia da pena), outro ponto de destaque é a economia aos cofres públicos e promoção e valorização da cultura por parte do Governo do Estado.

Contexto cultural

As matracas são instrumentos essenciais em uma das manifestações culturais mais tradicionais do Maranhão: O bumba-meu-boi sotaque de matraca. Composta por dois pedaços de madeira retangulares, as matracas produzem um som agudo e forte quando batidas, proporcionando ritmo e animação às festividades juninas, arrastando multidões de admiradores da cultura popular maranhense.

CARA DE GATO É MORTO COM VÁRIOS TIROS EM TIMBIRAS

Na madrugada desta sexta-feira (24), por volta das 2h30, um homicídio chocou os moradores da Rua Manoel Félix, no Bairro Olaria, em Timbiras (MA). A vítima, identificada como Leandro de Abreu Rodrigues, conhecido como “Cara de Gato”, foi atingida por disparos de arma de fogo.

De acordo com o boletim informativo da Polícia Militar, a guarnição foi acionada por populares que ouviram os tiros e, ao chegar ao local, constatou a veracidade do ocorrido. Leandro, nascido em 19 de agosto de 1989, já estava sem vida quando a equipe policial chegou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado e confirmou o óbito. A Polícia Civil também esteve presente para iniciar as investigações. O caso foi registrado na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó, onde serão adotados os procedimentos necessários para apuração do crime.

“Cara de Gato” já tinha sido preso várias vezes por furtos e arrombamentos. Até o momento, não há informações sobre a motivação do homicídio ou sobre suspeitos.

Empresário é assassinado a tiros no centro de Coroatá

Vítima era conhecida como Vandeco (foto: reprodução instagram)O empresário Ocivando Lima Farias, de 39 anos, conhecido como Vandeco, proprietário da SAT Vídeo Antenas, foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (23) dentro de seu estabelecimento localizado no centro de Coroatá. Vandeco ainda chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Ocivando perdeu muito sangue no local, mas recebeu os primeiros socorros de populares até a chegada do SAMU. Ele foi encaminhado ao hospital Macrorregional, onde passou por cirurgia, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.O caso segue sendo investigado pela polícia.

Com informações, do Coroata online

Ex-prefeito Chico do Foto continua internado após ser atropelado em Timbiras

Na tarde desta quinta-feira, por volta das 17h15min, o ex-prefeito Chico do Foto foi atropelado no centro de Timbiras.

Vídeo mostra que ele parou para cumprimentar o também ex-prefeito Robson Antonio. Despediu-se e foi atravessar a rua, no momento surge um motociclista em alta velocidade que o atropela violentamente.

Populares o socorrem e  chamam o SAMU para atender ao motociclista que também se machucou. Não há informações sobre o estado de saúde do ex-prefeito, de 79 anos de idade.

Pais denunciam falta de merenda e ventiladores em escolas da zona rural de Codó

Paredes sem ventiladores

Pais de alunos da rede pública municipal de Codó fizeram várias denúncias ao jornalista Acélio Trindade, sobre as péssimas condições em que se encontram as unidades de ensino localizadas na rural rural da cidade.

Na Escola Santo Antônio, por exemplo, uma mãe de um estudante informou que não há merenda escolar e não há ventiladores disponíveis nas três salas de aulas onde nem mesmo os educadores conseguem trabalhar.

Na Escola Renê Bayma no KM 17, alunos também sofrem no calor com a falta de ventiladores na parede. Os que estão fixados  nas paredes não funcionam, além de mesas quebradas, unidade sem nenhuma reforma e sem banheiros dignos para os alunos. Um descaso total.

Grupo Equatorial Energia lança campanha em parceria com a CUFA para arrecadar 1 milhão de reais para o Rio Grande do Sul

Grupo Equatorial Energia lança campanha em parceria com a CUFA para arrecadar  1 milhão de reais para o Rio Grande do Sul – Portal Guarany Júnior

A cada $1,00 doado, o Grupo Equatorial Energia doará mais R$1,00, dobrando o impacto das doações

O Grupo Equatorial Energia lançou uma campanha de financiamento coletivo, do tipo matchfunding, para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas que deixaram mais de 500 mil pessoas desalojadas. Neste modelo de doações, a empresa promotora multiplica a doação feita pelo coletivo até o alcance da meta. Ou seja: a cada real doado, a empresa contribuirá com igual valor, dobrando o impacto das doações e multiplicando a esperança daqueles que mais precisam no momento.

A campanha “Juntos pelo Rio Grande do Sul” é realizada em parceria com a CUFA RS (Central Única das Favelas RS), que receberá integralmente o valor arrecadado e administrará o recurso com a sensibilidade e cuidado que a situação requer. A meta estabelecida é de R$ 500.000,00 em doações, que, quando alcançada, será dobrada com mais R$ 500.000,00 pelo Grupo Equatorial Energia, totalizando um montante de R$ 1 milhão de reais para ajudar a reconstruir vidas e sonhos.

“Todas as empresas do grupo estão mobilizadas com os gaúchos e, fortalecem ainda mais essa corrente de solidariedade e construção do Rio Grande do Sul, com essa nova campanha. Temos a confiança que vamos alcançar a nossa meta de arrecadação, reforçamos o nosso compromisso com cada família, neste que é o momento mais desafiador da história do estado”, afirma o diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera.

Para ajudar os gaúchos a reconstruírem suas vidas, é possível doar até dia 13 de junho pelo link: https://benfeitoria.com/projeto/JuntospeloRioGrandedoSul.

Solidariedade em ação
Além de estar engajada com a campanha de matchfunding, a CEEE Equatorial já destinou R$ 1,1 milhão para as famílias afetadas pelos temporais e pelas enchentes. Com o recurso, foram adquiridos 4.050 colchões, 720 travesseiros e mais lençóis e cobertores que foram entregues à população atingida pelas enchentes.

A mobilização também está presente dentro das demais empresas do Grupo Equatorial Energia: as distribuidoras dos estados Maranhão, Pará, Alagoas, Piauí, Amapá e Goiás, além da Echoenergia em São Paulo, são pontos de arrecadação de doações de colaboradores. Em parceria com as instituições Cruz Vermelha, CUFA e LBV (Legião da Boa Vontade), todos os materiais de higiene, limpeza, cobertores e águas arrecadados serão enviados para as famílias gaúchas afetadas pelas enchentes.

Nos próximos dias, o Grupo Equatorial iniciará uma nova campanha de arrecadação de doações em agências de atendimento das capitais para o público externo.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Zé Francisco pretende gastar quase R$ 250 mil com construção de campo de futebol na zona rural de Codó

CODÓ EM FOCO: Prefeito Dr. Zé Francisco se pronuncia sobre redução do Fundo  de Participação Municipal.

Sem grandes obras para inaugurar em Codó, o prefeito Zé Francisco apelará, mais uma vez, para o uso da velha política do “pão e circo”.

Segundo informações obtidas , a Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMDEL), determinou a abertura de licitação a abertura de licitação para construção de um campo de futebol no Povoado Santa Rita do Aureliano, localizado na zona rural de Codó.

Prevista para ocorrer no dia 06 de junho de 2024, a licitação possui valor estimado de R$ 248.750,00 (duzentos e quarenta e oito mil, setecentos e cinquenta reais).

Haja populismo!

Blog do Graciliano

Brandão nomeia 150 agentes da PM e novos servidores para Detran e Uema

O governador do Maranhão Carlos Brandão anunciou a nomeação de novos servidores para reforçar o serviço público. As nomeações foram publicadas nesta quarta-feira (22), e contam com 243 servidores nomeados, que reforçam a prestação de serviços essenciais para o estado, garantindo melhorias no atendimento à população.

O anúncio foi feito nas redes oficiais do governador, que destacou: “O serviço público do Maranhão ganhou um importante reforço. Nomeamos hoje (22) 150 policiais militares, 66 servidores efetivos do Detran-MA e 27 professores da Uema, além dos cinco servidores nomeados na semana passada para a Uemasul. Garantia de valorização e melhorias na prestação do serviço à população maranhense. Vamos em frente”, postou Brandão.

Em março, o governador anunciou a nomeação de 600 agentes para compor a Polícia Militar, como parte do pacote de ações para garantir índices satisfatórios na área da segurança pública. Brandão ainda confirmou a realização de concursos para o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, que estão em fase de trâmite legal para a escolha de banca organizadora.

Ainda em 2024, Brandão realizou a promoção de 873 policiais militares e bombeiros, além do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa para a derrubada da cláusula de barreira para que fossem convocados 50 delegados, 20 investigadores e 10 peritos. O intuito é reforçar as ações em diversos municípios maranhenses.

Na educação e trânsito, o governador já havia anunciado que daria continuidade à política de convocação de servidores do início do seu governo. No Dia do Trabalhador (1º), Brandão anunciou a nomeação de 32 professores para Uema e Uemasul e 66 servidores para compor o corpo técnico do Detran. Os anúncios foram cumpridos nesta quarta-feira, demonstrando o compromisso do governo do Maranhão com o funcionalismo público.