Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

PCdoB convoca aliados para Encontro Estadual com Pré-Candidatos

O presidente do PCdoB Maranhão (PCdoB-MA) e líder do partido na Câmara, Márcio Jerry, convocou todos os pré-candidatos(as) e dirigentes municipais para o Encontro Estadual do PCdoB-MA, que será realizado na próxima sexta-feira (24), às 16h, no Praia Mar Eventos. O encontro marcará a largada oficial do projeto do PCdoB-MA rumo às eleições de outubro.

Em suas redes sociais, Jerry destacou a competitividade do projeto eleitoral, que inclui pré-candidatos(as) a prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereadores(as) em diversos municípios do estado. “Na próxima sexta-feira, receberemos em São Luís lideranças de todas as regiões do Maranhão, de quase 200 dos 217 municípios, no que será o “grito eleitoral 2024”. Presidentes dos diretórios municipais do PCdoB, vereadores(as), prefeitos(as), dirigentes dos movimentos sociais. Uma só voz, numa só direção! Maranhão melhor para todos, sempre!”, declarou.

A pauta do encontro abrange a avaliação do cenário político, com discussão sobre o panorama atual da política local e nacional e seus impactos nas eleições de outubro. Além disso, serão dadas orientações detalhadas sobre a formação e funcionamento das federações municipais. Também serão apresentadas diretrizes e estratégias para a condução das campanhas eleitorais de forma eficaz e alinhada com os objetivos do partido.

Márcio Jerry enfatiza a importância da participação de todos os pré-candidatos e dirigentes municipais, pois a informação e a preparação são essenciais para garantir a vitória em outubro. “Para a nossa vitória de outubro, é fundamental que estejamos bem informados. Contamos com a presença dos principais dirigentes municipais e todos os nossos pré-candidatos. Vamos à vitória!”, afirmou o presidente.

Serviço:
Evento: Encontro Estadual do PCdoB-MA com Pré-Candidatos
Data: 24 de maio de 2024 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Praia Mar Eventos – Av. São Marcos 4 – Ponta D’Areia, CEP: 65077-310 – São Luís-MA

Dia de Corpus Christi volta a ser feriado no Maranhão

(Foto: Arquivo/Arquidiocese/Corpus Christi 2022)

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), publicou na última quarta-feira, dia 15 de maio, o
Acórdão em que, por unanimidade, reconhece a constitucionalidade do feriado de Corpus Christi no Maranhão. A data, este ano, será celebrada no dia 30 de maio.

A decisão foi proferida no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Federação do Comércio dos Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e outras entidades empresariais maranhenses contra a Lei nº 11.539/2021, que criou o feriado no âmbito do estado do Maranhão.

O julgamento do TJ/MA foi fundamentado em recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhecem a competência dos estados e municípios para instituir feriados que preservem o patrimônio histórico-cultural, além da significação étnica e religiosa.

Com isso, o Tribunal considerou a importância da data para a fé católica e sua relevância histórica e cultural para o Maranhão.

A Fecomércio orienta que o funcionamento do comércio no Maranhão no dia 30 de maio de 2024 deverá seguir as regras estabelecidas nas respectivas Convenções Coletivas para o trabalho em feriados. Portanto, as lojas de rua e dos shoppings podem funcionar em horários normais, desde que respeitadas as regras como o pagamento de gratificações.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

De acordo com a Arquidiocese, este ano, a concepção da identidade visual do Corpus Christi tem inspiração no trecho do Evangelho “Eu vos chamo amigos” (Jo 15,15), tendo como mote o tema da Campanha da Fraternidade 2024, “Fraternidade e Amizade Social”. A Solenidade acontecerá no dia 30 de maio, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís.

Confira abaixo:

30 de maio – Solenidade de Corpus Christi, com abertura dos portões 15h e Missa às 17h, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos, São Luís.

No dia da Solenidade, a programação completa dura em torno de 7h de duração, começando com a abertura dos portões, às 15h, com apresentações e testemunhos antes da Missa campal, que acontece às 17h.

Após a Missa, dá-se início à procissão luminosa, que termina na Catedral de São Luís, com a Benção com o Santíssimo Sacramento.

O percurso da procissão, neste ano, retorna com o termino na Catedral de São Luís, oque não aconteceu em 2023, devido a interdição da rampa do Palácio. Assim, o percurso será: saída do Nhozinho Santos, Venceslau Braz, Camboa, Avenida Beira-Mar, rampa do Palácio dos Leões até a Catedral de São Luís

Além da parte espiritual, os fiéis são convidados a contribuir com um gesto concreto, levando 1 kg de alimento ou mais, cuja a arrecadação será doada para paróquias que possuem comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Enquanto Codó recebe R$ 180 Milhões do Fundo de Saúde, pacientes sofrem com descaso da gestão Zé Francisco

Prefeito Zé Francisco

O prefeito Zé Francisco demonstra, mais uma vez, o desgoverno da sua gestão em relação à administração dos recursos públicos destinados à saúde. O Fundo Nacional de Saúde (FNS) tem sido um espelho revelador da verdadeira competência do gestor que vai tentar a releição este ano.

Apesar dos montantes significativos recebidos, denúncias e casos de descaso continuam a emergir, evidenciando uma gestão que muitos eleitores consideram ineficiente.

Dados do FNS mostram que a cidade de Codó recebeu valores substanciais nos últimos anos:

– 2021: R$ 52.642.037,04
– 2022: R$ 48.278.665,00
– 2023: R$ 53.252.250,77
– 2024: (até maio)**: R$ 25.862.038,29

Somando-se os repasses, o total atinge R$ 180.034.991,10 milhões. Este valor, que deveria ter transformado a saúde pública de Codó, contrasta fortemente com a realidade vivida pelos moradores.

Um exemplo desse descaso é o caso da idosa Francisca Galvão da Silva, que está há 32 dias aguardando uma cirurgia no fêmur no leito 23 do Hospital Geral Municipal. Ela representa as centenas de pessoas que sofrem nas mãos de uma administração que prometeu, mas não entregou melhorias na saúde pública.

A promessa do prefeito Zé Francisco de transformar a saúde em 90 dias parece cada vez mais distante, e a população continua a sofrer com a má gestão dos recursos. A transparência do FNS, ao detalhar os repasses, deixa claro que a questão não é a falta de recursos, mas sim a incompetência na administração do prefeito Zé Francisco.

Dona Francisca completou 30 dias com osso quebrado no HGM

Governo entrega obras de esporte e lazer para a população de Lajeado Novo e Sambaíba

As cidades de Sambaíba e Lajeado Novo receberam importantes obras da gestão estadual na área do esporte e lazer. Em Sambaíba foi entregue uma Areninha Esportiva, que possibilitará a prática de diversas atividades esportivas. Já em Lajeado Novo, a população recebeu três praças para a prática de esporte, lazer e convivência.

O governador Carlos Brandão esteve presente na agenda de entregas que foi realizada durante o domingo (19) e destacou o compromisso da gestão estadual com uma gestão municipalista para garantir qualidade de vida à população em todas as regiões do estado.

“O nosso governo não para e em pleno domingo estamos entregando obras e equipamentos para servir à população. Estamos inaugurando um grande Centro Administrativo aqui em Lajeado Novo onde ficarão todas as secretarias da prefeitura e uma grande praça, entregamos duas outras praças aqui no município e fizemos o anúncio de mais obras”, ressaltou Brandão.

Em Lajeado Novo, a comunidade do povoado Santa Luzia teve a praça completamente revitalizada que servirá como importante ponto de convivência social e para atividades físicas e de lazer. Já no povoado Passagem Boa foi entregue a praça que homenageia a memória de Iracema Nunes Jardim, que foi uma importante liderança da cidade.

Na região central do município foi entregue o Centro Administrativo que reúne todas as secretarias da prefeitura. O local também conta com uma praça pública que beneficiará os moradores da região.

O presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtonio Brandão, acompanhou a agenda de entregas em Lajeado Novo. “O Centro Administrativo é uma importante obra que poucas cidades possuem. O governador está na Região Tocantina desde ontem, visitando cidades para diversas entregas, e hoje finalizando essa grande agenda com Sambaíba e Lajeado Novo”, comentou.

A prefeita de Lajeado Novo, Ana Léa, agradeceu a colaboração do governo estadual para a realização de obras no município. “Esta é a segunda vez que o governador vem inaugurar obras e estamos felizes com essa grande parceria. É um governador simples, humilde, que nos recebe tão bem e tem realizado muitas obras, melhorando cada dia mais a qualidade de vida do nosso povo”, observou.

Durante a agenda no município também foram anunciadas novas obras que incluem a implantação de uma Estação Tech, um colégio militar e uma unidade do Viva/Procon. O governador Carlos Brandão e a comitiva estadual também participaram da celebração de Pentecoste organizada pela comunidade cristã.

Areninha Esportiva entregue em Sambaíba

O município de Sambaíba agora conta com a Areninha Esportiva José Antônio Nunes Dias entregue neste domingo. O equipamento esportivo é composto por quadra, arquibancada, aparelhos de exercícios físicos, bancos, passeio e caramanchão.

Durante a entrega, o governador Carlos Brandão reafirmou a importância dos investimentos na área do esporte. “Não é apenas um incentivo ao esporte, é também uma contribuição para a descoberta de novos talentos. As Areninhas têm dado essa oportunidade para novos talentos que têm se destacado não só nos povoados, mas nos municípios e até nacionalmente. Vamos continuar com essa ação”, frisou.

O município de Sambaíba também foi contemplado com pavimentação asfáltica. Mais de 20 quilômetros da MA-375, no trecho entre São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba, foram completamente recuperados, contribuindo para a mobilidade na região.

Identificado morador de Vargem Grande que foi encontrado morto na MA-020

Morador de Vargem Grande.
Conforme publicado pelo Titular do Blog, na manhã desta sexta-feira (17) um cadáver do sexo masculino foi encontrado sobre a MA-020, nas proximidades do povoado Pimenteira, entre os municípios de Vargem Grande e de Coroatá (relembre).
Logo que tomou conhecimento dos fatos, a polícia civil de Coroatá iniciou às investigações para apurar os fatos, sendo possível identificar a vítima. Trata-se de Mário Borges, de 46 anos. Ele residia no bairro Soldadinho, em Vargem Grande, no entanto, possuía problemas mentais e costumava andar pela região sem destino definido.
Ainda segundo informações, a hipótese de homicídio – doloso – está descartada e tudo indica que Mário foi atropelado durante a madrugada por um veículo que não foi identificado/localizado até o presente momento. A família foi informada para ir até Coroatá realizar os trâmites necessários quanto ao velório/sepultamento.

Analfabetismo cai no MA com menor taxa dos últimos 12 anos, diz IBGE

Foto Reprodução

Dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (17), mostram que, em 2010, a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais no Maranhão chegou a 20,8%. Em 2022, o número baixou para 15,5%, a menor taxa nos últimos 12 anos. A taxa de alfabetização do mesmo grupo etário também avançou no estado, chegando a 84,95%.

“Sempre que deparo com esses números tenho a certeza de que precisamos melhorar os nossos índices educacionais, mas ao mesmo tempo fico otimista porque percebo que as ações executadas pelo Governo do Estado, no sentido de avançar na alfabetização das pessoas e também combater o analfabetismo, estão sendo positivas. Esses números têm um significado valioso e seguiremos com ações efetivas para melhorar cada vez mais a educação do nosso estado. Em breve teremos novas conquistas”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Na taxa de alfabetização, o Maranhão tem municípios em destaque, como São Luís, com taxa de 96,01%; Imperatriz (93,22%); Balsas (91,59%) e São Pedro dos Crentes (91,07%). Segundo os dados do IBGE 2022, a taxa de alfabetização indígena no Maranhão também avançou, chegando a 72,56%.

No país, os dados do Censo 2022 mostram que, dos 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Assim, a taxa de alfabetização para esse grupo foi de 93,0% em 2022 e a taxa de analfabetismo foi de 7,0%. No Censo 2010, as taxas de alfabetização e analfabetismo eram de 90,4% e 9,6%.

Outro dado importante mostrou que no país todos os grupos etários tiveram queda na taxa de analfabetismo. Em 2022, o grupo mais jovem de 15 a 19 anos atingiu a menor taxa de analfabetismo (1,5%) e o grupo de 65 anos ou mais permaneceu com a maior taxa de analfabetismo (20,3%), mas teve a maior queda em três décadas, passando de 38,0% em 2000, para 29,4% em 2010 e 20,3% em 2022, uma redução de 17,7 p.p. desde 2000 (queda de 46,7%).

As pessoas de cor ou raça branca e amarela com 15 anos ou mais de idade tiveram as menores taxas de analfabetismo, 4,3% e 2,5%, respectivamente. Já as pessoas de cor ou raça preta, parda e indígena do mesmo grupo etário tiveram taxas de 10,1%, 8,8% e 16,1%, respectivamente.

As taxas de analfabetismo de pretos e pardos são mais que o dobro das dos brancos, e a de indígenas é quase quatro vezes maior. No entanto, de 2010 para 2022, a diferença entre brancos e pretos caiu de 8,5 para 5,8 p.p. e a vantagem também ficou menor em relação a pardos (de 7,1 p.p. para 4,3 p.p.) e indígenas (de 17,4 p.p. para 11,7 p.p.).

Empresário Teonilo leva presentes e participa de homenagens ao Dia das Mães no polo educacional Bom Jesus

O empresário Teonilo marcou presença nas escolas que compõem o polo educacional Bom Jesus, localizado na zona rural de Codó, durante as comemorações em homenagem as Mães. A visita foi marcada por momentos de alegria e emoção, com diversas atividades festivas voltadas para as mães dos alunos.


Teonilo não só participou das festividades, como também levou diversos presentes, que foram distribuídos a todas as mães presentes.

O gesto de carinho e reconhecimento foi recebido com muita gratidão e felicidade pelas mães, que expressaram seu contentamento com a atitude generosa do empresário.

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), com o intuito de estimular o descarte consciente dos resíduos produzidos pela população. O Brasil é o 4° país que mais produz lixo no mundo, por isso, iniciativas que promovem o tema são de grande importância para a preservação do meio ambiente.

A Equatorial Maranhão promove, desde 2011, o E+ Reciclagem, um Programa de Eficiência Energética, que tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. Somente em 2023, a iniciativa arrecadou cerca de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente 256 mil reais de descontos nas contas de energia das famílias maranhenses. O Projeto promove ações de conscientização e preservação ambiental, combatendo os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva por meio da conscientização da população.

Rosângela Martins, analista do E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão, pontua a relevância da iniciativa para o âmbito social da região. “O programa é de grande importância, não apenas quando falamos de preservar o meio ambiente, mas também pela contribuição social, pois ao realizar a troca, o cliente tem a oportunidade de ajudar instituições filantrópicas. Para isso, é preciso se dirigir a um dos postos de coleta e trocar os resíduos recicláveis por descontos na conta de energia, sinalizando para qual instituição quer doar. Vale ressaltar que o valor do desconto é proporcional a quantidade de material coletado”, destacou.

A Distribuidora, através do E+ Reciclagem, realizará diversas ações em comemoração ao dia da reciclagem. Os clientes que, nesta sexta-feira (17), comparecerem aos postos com mais de cinco quilos de resíduos para serem trocados, também serão contemplados com um brinde especial. A iniciativa, ocorre em todo o estado e tem como objetivo incentivar o descarte consciente de materiais recicláveis.

Para fazer a troca e garantir os benefícios oferecidos pelo E+ Reciclagem, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto, CPF e o número da conta contrato. Em caso de troca de lâmpadas, o cliente deve levar até cinco lâmpadas incandescentes ineficientes, em funcionamento, para trocar por novas de LED.

*Resíduos aceitos nos postos do E+ Reciclagem:*

• Papel: Livros, revistas, encartes, jornais, papelão, embalagens longa vida (tetra pack);
• Plástico: Pet, plástico duro, plástico filme, pvc, canos e forros;
• Eletrônicos: Celulares, placas eletrônicas, computadores, aparelho de som e televisor;
• Metal: Aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo;
• Vidro: Garrafas, copos, pratos, potes de conserva, embalagens de vidro, embalagens de esmalte.

*Conheça os Postos E+ Reciclagem perto de você:*

*Caxias*
Endereço: Rua Aarão Reis, s/nº, Caxias – MA (2º Batalhão de Polícia Militar)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e sábados das 8h às 12h.

*Timon*
Endereço: Rua Viana Vaz, S/N (Empresa B&Q) – Centro (Praça São José)
Horário: Segunda a Sexta, de 9h às 12h e das 13h às 17h, e sábados das 8h às 12h.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Semana do Microempreendedor Individual vai ofertar ações gratuitas em dez cidades da Região dos Cocais

Está chegando a Semana do Microempreendedor Individual 2024. Promovida pelo Sebrae, a Semana do MEI acontece de 20 a 24 de maio e é voltada para quem deseja formalizar-se como microempreendedor individual (MEI) e também para aqueles que já se formalizaram, mas querem melhorar seus negócios. A programação é gratuita, com mais de 300 ações, em 104 cidades maranhenses atendidas pelas 12 Unidades de Negócios do Sebrae.

Na Região dos Cocais, as ações da Semana MEI serão promovidas por meio da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias e acontecerão em dez municípios: Buriti Bravo, Caxias, Coelho Neto, Codó, Coroatá, Lagoa do Mato, São Francisco do Maranhão, Parnarama, Timbiras e Timon.

As ações da Semana têm a parceria das Salas do Empreendedor dos municípios. A programação contará com cursos, consultorias, palestras e oficinas voltados para Compras Governamentais, Acesso ao Crédito, Gestão Financeira, Mídias Digitais, Vendas, Fluxo de Caixa, Capital de Giro, entre outros temas.

As pessoas interessadas em participar, podem procurar o Sebrae, a Sala do Empreendedor do município e os canais digitais do Sebrae (Instagram e Facebook) para consultar a programação.

COSIP 2024: Codoenses já pagaram R$ 1,2 milhão em taxa de iluminação pública

A população do município de Codó, no Maranhão, já pagou R$ 1.207.555,47 em taxa de iluminação pública nos quatro primeiros meses de 2024.

Os dados constam no site oficial do município.

R$ 25 milhões em seis anos

Blog apurou que, entre os anos de 2018 a 2023, a Prefeitura de Codó arrecadou R$ 25,2 milhões para manutenção da iluminação pública (reveja aqui).

Paga mensalmente na conta de energia elétrica, o valor arrecadado é repassado pela concessionária, de forma integral, para os cofres do município.

A COSIP tem como objetivo auxiliar o Poder Executivo Municipal no custeio da instalação, manutenção e expansão da rede de iluminação pública, sendo vedado o uso do recurso para outras finalidades.

Enquanto o povo reclama, as autoridades silenciam

Diariamente, internautas utilizam as redes sociais para denunciar a péssima prestação de serviço de iluminação pública oferecida pela Prefeitura de Codó, bem como reivindicar melhorias no sistema, principalmente nos bairros da periferia.

Porém, estranhamente, nenhuma autoridade (vereadores e promotores de justiça) tem a disposição de investigar a fundo como o Poder Executivo utiliza os recursos financeiros.

O autor do blog solicitou, no ano de 2021, o apoio do Ministério Público para “abrir a caixa preta” da arrecadação da COSIP, porém o Processo Administrativo SIMP 000283-509/2021 permanece paralisado desde 2023.

Blog do Graciliano