Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Brandão convocará mais de mil professores seletivados no MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta quarta-feira (22) a convocação de mais de mil professores seletivados para suprir a demanda da rede estadual de ensino. A medida visa fortalecer o sistema educacional e garantir a qualidade do ensino oferecido aos estudantes maranhenses.

“Após avaliação técnica, consideramos a importância de reforçar nosso quadro de professores. Por isso autorizei a convocação de profissionais seletivados para atender às demandas das nossas escolas. As unidades regionais de ensino darão início à chamada imediata, por ordem de classificação e de acordo com a necessidade”, afirmou o governador.

Com essa iniciativa, o governo do Estado reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação no Maranhão, proporcionando um ambiente de aprendizado mais eficiente para os alunos da rede pública. A convocação dos novos professores será conduzida de maneira criteriosa e planejada, garantindo que cada escola receba o suporte necessário para suas atividades pedagógicas.

Brandão reforça a parceria com o presidente Lula pelo desenvolvimento do Maranhão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve com o presidente Lula nesta quarta-feira (22), em Brasília. O encontro reafirma a parceria entre o governo do Maranhão e o governo federal, com expectativas de trazer mais avanços e receber, mais uma vez, a visita de Lula ao estado.

“Concluímos as reuniões do dia em boa conversa com o nosso presidente Lula! Estamos cada vez mais estreitando os laços entre nosso @governoma e o governo federal. Uma forte parceria! Temos um líder que olha com atenção e sensibilidade para o nosso estado. Alinhamos também sua vinda ao Maranhão para entregar obras e ainda falamos sobre o cenário político partidário do Brasil”, postou Brandão em suas redes sociais.

Lula tem sido um grande aliado do Maranhão nos últimos anos. Entre as ações do presidente em prol do estado se destacam a Caravana Federativa, evento que contou com a participação de todos os ministérios do governo com a finalidade de acelerar repasses financeiros e programas aos municípios maranhenses. Bem como a visita aos locais atingidos pelas enchentes em 2023, dando total auxílio às vítimas e contribuindo com a reparação dos danos.

Em abril, o Maranhão foi contemplado com o Programa Minha Casa, Minha Vida, com a entrega do Residencial Renascer I e II, que garantiu o sonho da casa própria para 868 famílias em Chapadinha. Outra entrega simbólica e marcante foi a da BR-226, aguardada há mais de 50 anos, no trecho que vai do povoado Baú até Timon, aproximando o Maranhão do Piauí.

Carlos Brandão segue em constantes reuniões com os ministros do governo Lula, a fim de garantir investimentos ao estado. Recentemente, ele tratou da federalização de rodovias estaduais para que elas sejam recuperadas.

Segurança em primeiro lugar – Equatorial Maranhão reforça os cuidados com a energia elétrica

Fique atento as dicas e proteja-se contra os danos elétricos
Equatorial Maranhão reforça os cuidados com a energia elétrica | O Imparcial

A Equatorial Maranhão, além de levar eletricidade para os lares das famílias maranhenses, orienta constantemente a população sobre os cuidados com a rede elétrica. Apesar de ser um benefício para todos, a energia elétrica, quando não utilizada corretamente, pode colocar em risco a vida das pessoas. Com o objetivo de evitar eventuais acidentes e choques elétricos, a Distribuidora compartilha algumas dicas de segurança com a população.

• Não tente fazer manutenções por conta própria. É preciso ter conhecimento sobre a eletricidade e possuir as ferramentas necessárias, por isso, sempre contrate um profissional especializado para fazer essas manutenções;

• Não utilize os aparelhos celulares quando estiverem carregando;

• Ao construir telhados ou instalar antenas, execute as atividades longe da rede elétrica, respeitando a distância de segurança da rede. Certifique-se que, mesmo em caso de queda, os equipamentos não irão tocar ou se aproximar dos fios elétricos. O correto é fazer a construção ou instalação em tempo bom e sem chuva;

• Não faça ligação clandestina. O furto de energia traz risco para quem faz e prejuízos para a população, além de ser crime;

• Não deixe que as crianças empinem pipas perto da rede elétrica. O ideal é buscar lugares descampados, como praias e campos onde não tenha rede de energia nas proximidades e, caso a linha encoste na rede elétrica, nunca tente resgatá-la, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Jamais utilize linhas chilenas ou com cerol;

• Não sobrecarregue as tomadas. Se for usar mais de um aparelho eletrônico por vez, não utilize tomada “T” (benjamin), prefira filtros de linha. O ideal é contratar um eletricista para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;

• Cuidado com fios desencapados. Aparelhos velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios representam perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Sendo assim, nada de manter fios expostos em sua casa. O ideal é sempre fazer a substituição dos cabos elétricos com duplo revestimento.
• Mantenha distância quando deparar-se com cabos partidos nas ruas e avenidas da cidade, o indicado é entrar em contato imediatamente com o canal de atendimento no 116.

• Preste atenção ao realizar poda de árvores sozinho (a), certifique-se que os galhos não estejam tocando a fiação elétrica.

De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, é de extrema importância esse papel preventivo que a Distribuidora vem fazendo, em alertar a população para evitar acidentes de origem elétrica. “A energia elétrica proporciona muitos benefícios para a população, mas sabemos do perigo quando pessoas não habilitadas e autorizadas resolvem intervir na rede. Pedimos que a população faça a sua parte seguindo as dicas de segurança e respeitando as distâncias normatizadas na hora de construir ou realizar serviços em proximidade com a rede elétrica. Outra recomendação é que não se deve tocar e nem tentar retirar qualquer objeto que esteja preso a rede, somente os profissionais da Distribuidora possuem capacitação e autorização para intervir na rede elétrica e qualquer intervenção indevida pode agravar uma situação de risco. É muito importante tomar todos os cuidados para evitar acidentes com energia, pensando na sua segurança em primeiro lugar’’, enfatizou Gabriel.

A Equatorial orienta periodicamente a população sobre o uso seguro da eletricidade visando prevenir os acidentes de origem elétrica, por meio de palestras e ações sociais nas comunidades, empresas e obras, bem como a realização de investimentos na rede de energia substituindo cabos convencionais por redes multiplexadas (que são mais seguras para a população e o meio ambiente). Além disso, a Distribuidora fornece material educativo durante o ano todo e divulgação de conteúdos informativos através das redes sociais e canais oficiais.

A Equatorial reforça ainda que, caso presencie alguma vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, jamais tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, acione também a Distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Força Tática Conduz 2 Homens Acusados de Arrombamentos no Centro da Cidade de Codó-MA

Na noite desta Terça Feira (21) de maio de 2023 dois homens foram conduzidos a 4ª Delegacia Regional acusados de arrombamentos no Centro da cidade de Codó. O estabelecimento alvo dos criminosos fica localizada na rua Colatino Borborema, onde varias roupas foram encontradas em posse dos arrombadores.

Segundo informações obtidas pela Reporter Emanuelly Carvalho da TV Cidade os homens são identificados como Kayke Costa da Silva de 22 anos e Daniel da Silva de 18 anos, os arrombadores segundo eles vivem em situação de rua, o que não justifica tais atrocidades cometidas pela dupla.

Confira agora a reportagem de Emanuelly Carvalho que conservou com o sargento Fontenelle da Força Tática de Codó e nos trás mais detalhes:

A dupla agora estão na Delegacia de Codó, para os procedimentos cabíveis e ficarão a disposição da justiça.

Vereador Dr. José Mendes defende a instituição do Índice Municipal de Educação Inclusiva

Em seu discurso durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara de Codó, realizada na última terça-feira, dia 21 de maio, o vereador Dr. José Mendes, levou a tribuna da Casa temas de grande relevância para toda comunidade codoense, como a educação inclusiva no município.

Autor de vários Projetos de Lei sobre o tema, o parlamentar iniciou destacando a Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

O vereador defendeu o respeito a Lei em todas as esferas do poder público e o debate sobre o tema de forma ampla e abrangente, para a garantia de direitos, de tratamento e do ensino adequados. “É um tema de suma importância, que é a educação inclusiva no Brasil, no Maranhão e em Codó. Nós devemos tratar a educação inclusiva como prioridade no sistema educacional do município, no Maranhão e no Brasil. As pessoas portadoras com deficiência têm o mesmo direito das pessoas normais. O artigo 5º da Constituição diz que todos são iguais perante a lei. E o estatuto da pessoa com deficiência garante esse direito a essas pessoas. Precisamos dar acessibilidade, dar instrumento para que essas pessoas tenham aprendizado igualitário às pessoas normais. Devemos tirar o preconceito e trazer a pessoa portadora com deficiência como uma pessoa normal em nosso sistema educacional”, defendeu o edil

Projeto para o Índice Municipal de Educação Inclusiva

Para que Codó avance nas políticas públicas sobre o tema e garanta o tratamento e ensino adequado a esse público, o vereador anunciou que irá elaborar um Projeto de Lei para instituir o Índice Municipal de Educação Inclusiva (IMEI) no sistema municipal de ensino. “Iremos trazer para esta Casa o Projeto para instituir o Índice Municipal que vai calcular justamente essas distorções com relação aos portadores com deficiência e adequar a forma como devem ser tratados dentro do sistema educacional do município de Codó e vai proporcionar e existência de dados importantes para trabalhar essa importante questão e a adequação das escolas e trazer as famílias e comunidade escolar para o debate”. Justificou o vereador Doutor Mendes.

Brandão sanciona lei que destina parte dos precatórios do Fundef para a educação

O governador Carlos Brandão sancionou, nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei Estadual n° 12.279/2024, que regulamenta a utilização da parte que cabe ao Estado dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A assinatura contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e do deputado estadual Roberto Costa.

A nova lei estabelece que o percentual de 40% dos recursos do Fundef destinado ao Estado será investido em diversas ações voltadas para melhorias na educação. Entre as medidas previstas estão a reforma, construção e ampliação de equipamentos educacionais, além da concessão de bolsas de estudo, formação continuada dos profissionais da educação e outras atividades essenciais para o funcionamento adequado da rede pública estadual.

“Ao sancionar essa lei, reafirmamos nosso compromisso com a defesa e fortalecimento da rede estadual de educação. Esses recursos serão fundamentais para promover uma série de melhorias que beneficiarão diretamente nossos estudantes e profissionais da educação”, declarou o governador.

Cabe destacar que os recursos definidos pela Lei n° 12.279 dizem respeito somente ao montante destinado pelo governo federal ao governo estadual. A outra parte, destinada ao pagamento dos professores, está sendo cumprida conforme calendário divulgado pelo próprio governador.

A sanção representa mais um passo significativo na gestão dos recursos educacionais, garantindo que eles sejam aplicados de maneira eficiente e direcionado para atender às necessidades prioritárias do Maranhão.

Brandão sanciona projeto de lei que garante reajuste salarial para servidores do TJMA

O governador Carlos Brandão sancionou Projeto de Lei nº 040/2024, nesta terça-feira (21), concedendo reajuste salarial de 10% para as servidoras e para os servidores do Poder Judiciário do Maranhão. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio dos Leões, contando com a presença de importantes autoridades e representantes do setor.

No Palácio dos Leões, o evento reuniu o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), Froz Sobrinho; a presidente da Assembleia Legislativa (Alema), deputada Iracema Vale, membros da Diretoria do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus/MA), e o deputado Roberto Costa.

Após a aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa do Estado, o governador Brandão destacou que o reajuste é uma medida que trata de reconhecer o esforço e dedicação desses profissionais na prestação de serviços à população maranhense.

“Um reajuste justo, porque eles têm prestado um bom serviço. E por uma questão de mérito, precisava ser feito um realinhamento dos seus salários. Portanto, é uma data muito importante. Cumprindo o nosso dever, que é sancionar esta lei tão importante para os servidores do Tribunal de Justiça”, afirmou o governador.

O presidente do Sindjus/MA, George Ferreira, também comentou sobre a conquista. “Trata-se de um reajuste de dez por cento. Um projeto de muita luta do sindicato que o governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale e o presidente do TJ, o desembargador Froz atenderam pontualmente à solicitação do sindicato”, destacou.

Evimar Barbosa prestigia Festa das Mães promovida pelo Grupo Mulheres em Ação de Nina Rodrigues

O pré-candidato a prefeito de Nina Rodrigues, o engenheiro Sanitarista e de meio Ambiente Evimar Barbosa, prestigiou no último domingo (19) a grande Festa das Mães de Nina Rodrigues, promovida pelo Grupo Mulheres em Ação. O evento, que aconteceu no Centro de Formação São Benedito, contou com um grande público em um dia especial e festivo para homenagear aquelas que merecem toda admiração, respeito e carinho dos ninenses.

No grande encontro das mães ninenses, que contou com o apoio de muitos parceiros do município, foram realizados sorteios de brindes, várias apresentações culturais, música ao vivo, além de muitas e justas homenagens às mamães presentes e momentos de grande emoção. O pré-candidato a prefeito Evimar Barbosa e a pré-candidata a vice, Márcia Nunes, acompanharam cada momento especial e deixaram as suas mensagens em homenagem a todas as mães de Nina Rodrigues.

Muita satisfação e muita honra em poder ser convidado, junto com nossa amiga Márcia Nunes, e participar de uma festa desse tamanho e tão bonita. Uma gratidão enorme às mulheres de nossa cidade pelo honroso convite. Nossas mamães merecem. Já que não houve na cidade nenhum acontecimento alusivo ao Dia das Mães desse tamanho, com essa organização, com todo esse carinho, foi de muita valia a iniciativa do grupo Mulheres em Ação, que se organizaram e fizeram que esse dia não passasse em branco. Parabéns ao grupo Mulheres em Ação e a todas as nossas mamães ninenses. E que Deus nos abençoe“, declarou o pré-candidato Evimar Barbosa.

Comando do 17º BPM – RECONHECIMENTO, PROFISSIONALISMO E HOMENAGENS

RECONHECIMENTO, PROFISSIONALISMO E HOMENAGENS

O Comando do 17º BPM, homenageia o CB PM AMARO, pela ação exitosa desempenhada na tarde de ontem (20), em que durante sua folga, realizou a intervenção e prisão de um indivíduo que tentava realizar um assalto na cidade de Teresina, no bairro Dirceu.

Através da ação dele, além da prisão de um dos autores, uma motocicleta foi recuperada (o veículo havia sido roubado pela manhã) e uma arma de fogo, utilizada para realizar o roubo, foi apreendida.

O Comando do 17º BPM, bem como os demais Oficiais, Praças e Colaboradores Civis, homenageiam, reconhecem e parabenizam o Policial Militar por sua ação exitosa, onde mesmo com o risco da própria vida não mediu esforços para intervir e recuperar os bens da vítima.

17º BPM – “Sua segurança é a nossa missão!”

TC JOANILSON – CMT DO 17º BPM
ASCOM – 17º BPM

@governoma
@sspmaranhao
@mauricioribeiromartins
@pmmaoficial
@coronelpaulofernando
@cpi.pmma
@joanilsongusmao
@enny_goncalvys

Governo move recurso para garantir precatórios do Fundef exclusivamente aos educadores

Brandão em coletiva de imprensa no Palácio dos Leões

Durante coletiva de imprensa no Palácio dos Leões, nesta segunda-feira (20), o governador Carlos Brandão apresentou esclarecimentos sobre a recente ação movida pelo Governo do Estado, visando assegurar que os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) de 2003 sejam integralmente destinados aos profissionais da educação.

Brandão, acompanhado de representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/MA), explicou que o recurso busca impedir o bloqueio de 15% do total do precatório, valor que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) reivindica para pagamento de honorários advocatícios.

Ainda segundo o governador, tal bloqueio seria injustificado, visto que a ação para garantir o pagamento aos educadores foi movida em 2003, sem a participação de advogados sindicalistas.

Essa luta para o recurso do Fundef começou em 2003, quando eu era chefe de gabinete do governador Zé Reinaldo. Foram muitas discussões e entramos na justiça pelos direitos dos professores. Depois de 20 anos, houve decisão em favor dos educadores. E o que nos estranha muito é que o sindicato resolveu se habilitar em um processo que nem era parte, após a decisão favorável aos professores”, pontuou Brandão.

Na oportunidade, em reconhecimento ao papel fundamental que os professores desempenham no desenvolvimento educacional do Maranhão, o governador determinou que a PGE/MA atuasse na defesa dos interesses dos educadores, assegurando a valorização da classe trabalhadora, e que a totalidade dos recursos seja destinada diretamente a estes profissionais.

Após muito diálogo com advogados e procuradores, nós determinamos que a Procuradoria-Geral do Estado entrasse na justiça, para que os 15% sejam destinados aos professores, e não aos escritórios de advocacia. O nosso governo seguirá sempre em defesa dos professores”, garantiu.