Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

A vez dos suplentes do Maranhão na Câmara Federal

Dos 18 deputados federais eleitos pelos maranhenses em 2022, sete estarão de licença a partir do mês de dezembro de 2023.

Além dos dois deputados que estão na equipe do Governo Federal, Juscelino Filho (Ministério das Comunicações) e André Fufuca (Ministério dos Esportes), outros cinco deputados federais irão sair de licença.

O deputado e presidente do PL no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, confirmou que todos os quatro parlamentares do partido – Detinha, Pastor Gil, Júnior Lourenço e o próprio Josimar – irão tirar licença.

No fim da semana passada, em entrevista ao programa Ponto Final na Rádio Mirante AM, o deputado Aluisio Mendes (Republicanos) confirmou que sairia do cargo por 90 dias para se dedicar a reestruturação do partido para as eleições de 2024.

Sendo assim, a partir de dezembro teremos sete suplentes na titularidade da Câmara Federal representando a Bancada do Maranhão.

Juscelino Filho (União) – Dr. Benjamim

André Fufuca (PP) – Allan Garcês

Aluisio Mendes (Republicanos) – Mariana Carvalho

Detinha, Josimar de Maranhãozinho, Júnior Lourenço e Pastor Gil (PL) – Silvio Antonio, Paulo Marinho Jr, Luciano Galego e Henrique Junior.

Com informações Blog  do  Jorge Aragão

Gestão Zé Francisco vira alvo de ACP do Ministério Público

O Ministério Público do Maranhão moverá uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Poder Executivo no município de Codó.

Conforme apurado pelo Blog do Graciliano, a gestão do prefeito Zé Francisco não encaminhou os esclarecimentos requisitados pelo MPMA, sobre o Inquérito Civil 000091-259/2022, prejudicando o trabalho do órgão ministerial.

Instaurado no ano de 2022, o inquérito civil tem como objeto a apuração de pagamentos de altos salários, sob justificativas de plantões médicos, sem a prestação do respectivo serviço.

Diante da situação, o Promotor de Justiça de Codó, Carlos Augusto Soares, determinou a elaboração de uma minuta de representação criminal contra o Município e o Prefeito de Codó, por infração do artigo 10 da Lei de Ação Cvil Pública (LACP).

Empresa vence licitação por R$ 1 milhão para realizar serviço da Sec. de Finanças de Codó

A BCP Soluções e Tecnologias Ltda., empresa com sede localizada em São Luís/MA, foi a vencedora do Pregão Eletrônico nº 66/2023, realizado pela Prefeitura de Codó,

O processo licitatório teve como objeto o registro de preços para contratação futura de especializada para estudos, planejamentos, treinamentos, no desenvolvimento de ações com acompanhamento de procedimentos de auditorias técnicas especializadas visando o incremento de ativos financeiros e redução de despesas financeiras no tocante a energia elétrica, contribuição para iluminação pública, regularizações imobiliárias, atualização de cadastros imobiliários, planejamento, fiscalizações visando o incremento dos tributos municipais e promovendo justiça social e fiscal com redução de despesas públicas.

Pelo valor de R$ 1.043.500,00 (um milhão, quarenta e três mil e quinhentos reais), a empresa executará o serviço que, em tese, seria de responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, pasta comandada por Pedro da Silva Santos (foto).

Mais um exemplo da incompetência administrativa do prefeito Zé Francisco.

PF deflagra operação contra “laranjas” usadas em fraudes bancárias no MA

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. Nesta terça-feira (28), agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão em São Luís (MA).

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. Nesta terça-feira (28), agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão em São Luís (MA).

A PF informou que detectou, nos últimos anos, um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

Este “lucro fácil”, segundo a PF, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

A operação denominada “Não Seja um Laranja 3” tem apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados e faz parte da Força-Tarefa Tentáculos.

Fonte: Neto Ferreira

Projeto irá asfaltar estrada do Barracão-Mina de Gesso que passará ser MA-388

O vereador Araújo Neto esteve nesta segunda-feira (27) em São Luís, na Secretaria de Estado da Infraestrutura, com o secretário Aparício Bandeira, na companhia do deputado estadual Francisco Nagib, deputada federal Amanda Gentil, do diretor da Gessosul, Sr. Joeder e uma comissão de representantes das comunidades da região da Sentada, zona rural de Codó

Na ocasião, foi feita a reivindicação do asfaltamento da principal via que interliga aquela região. São 30 km de estrada que liga a comunidade do Barracão à mina de Gesso. O secretário Aparício Bandeira autorizou o início do projeto, para que seja calculado o custo da obra, e a partir de então a deputada Amanda Gentil e o deputado Francisco Nagib possam viabilizar os recursos para a execução da obra. “A união de forças nossas, junto aos nossos deputados e ao governador Carlos Brandão dará início esse tão sonhado asfalto daquela região, que é uma região muito próspera e que tem trazido muitos frutos, não só para Codó, mas para o Maranhão, declarou o vereador Araújo Neto

Encontro das MAs – 026 e 388

Para o vereador Araújo Neto, a obra é de grande importância e essencial para região, pois irá integrar toda região e fortalecer a indústria extrativista e produção agrícola de Codó. “A Gessosul tem trazido muitos dividendos para o município, para o estado, e demonstra a importância das comunidades na região que estavam e que estão sofrendo bastante. O município de Codó ganha e ganha muito, além do que a valorização da região como um todo, e o que é mais importante, que precisa ser dito: a MA-026 vai se encontrar com a MA-388 e que foi criada pelo Nagib, a pedido do vereador Araújo Neto, que é a região das Cajazeiras e a região da Sentada, também vai se chamar 388 para que a coisa aconteça”, concluiu o parlamentar.

Centro de Cultura de Codó sofre corte de energia por inadimplência da gestão Zé Francisco

 

Prefeito de Codó, Dr Zé Francisco

O prefeito Zé Francisco protagonizou mais um episódio vergonhoso da sua gestão na última segunda-feira (27), quando o Centro de Cultura, que abriga a Secretaria Municipal de Agricultura, ficou sem energia elétrica. A Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento, realizou o corte por falta de pagamento da prefeitura, que tem dívidas com o setor.

A administração municipal pagou a conta atrasada e pediu a religação da energia, mas não evitou a repercussão negativa do fato. A população de Codó ficou indignada com a situação vexatória e cobrou mais compromisso e responsabilidade do gestor municipal.

Equatorial orienta sobre pagamento da conta de energia de forma oficial e segura

Equatorial Maranhão orienta sobre pagamento da conta de energia de forma  oficial e segura | O Imparcial

A energia elétrica é uma necessidade na vida de toda a população e oferece conforto, bem-estar e até mesmo a garantia da sobrevivência. Por ser tão essencial, para que o fornecimento seja mantido, o pagamento desse serviço é prioridade no dia a dia da maioria dos brasileiros. No entanto, sabendo da frequência de pagamento desses serviços, pessoas mal-intencionadas podem tentar aplicar golpes financeiros. Por isso, é de utilidade pública conhecer as formas oficiais de pagamento oferecidas pela distribuidora.

Na Equatorial Maranhão, para levar facilidades aos clientes, é possível pagar as contas de luz de diversas formas, presencialmente nas agências de atendimento ou por meio dos canais digitais. O site oficial da empresa www.equatorialenergia.com.br é uma verdadeira agência virtual, por meio dele é possível encontrar muitos serviços e, até mesmo, pagamento por meio de cartão de crédito e ainda negociação de débitos, tudo on-line e sem filas. Além do site, é possível realizar o pagamento por meio do Pix, débito automático e ainda nas agências de atendimento e postos credenciados. Cabe informar, também, que algumas equipes de campo devidamente identificadas possuem e oferecem o pagamento por meio das maquinetas: são os negociadores, agentes de relacionamento e equipes que oferecem a opção de quitação dos débitos antes da realização da suspensão do fornecimento.

Diante disso, sabe-se que os clientes encontram muitas facilidades, principalmente nos meios digitais, mas com o crescimento de utilização para consultas ou transações financeiras pela web, todo o cuidado é pouco e essa praticidade precisa sempre estar acompanhada de atenção para evitar cair em golpes. Por isso, a Equatorial Maranhão traz importantes dicas sobre como garantir a segurança no pagamento das contas de luz:

– O pagamento das contas de energia só podem ser feitos pelos meios oficiais: QR Code do Pix que vem descrito na própria conta; internet banking, casas lotéricas e bancos; site oficial da Distribuidora; maquinetas de cartão disponíveis nas agências de atendimento, com os agentes de negociação e ainda com equipes de campo devidamente caracterizadas. Os colaboradores da Equatorial jamais recebem dinheiro em espécie ou por meio de chaves Pix (vale reforçar: o único jeito de pagar com o Pix é pelo QR Code disponível na conta de energia). Com os agentes de campo, nas agências e postos credenciados, os pagamentos sempre ocorrem por meio de maquinetas após identificação da conta contrato do cliente;

– Fique atento quando for acessar sua fatura por meio do site da Distribuidora. Não clique em sites encontrados nas buscas, sempre digite o endereço no navegador: www.equatorialenergia.com.br e observe este domínio, que é o oficial;

– Não caia em ofertas falsas de descontos para pagamento da conta de energia. A única forma de obter descontos na conta de energia é por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para famílias de baixa renda. E todo possível desconto relacionado à fatura vem descrito na própria conta de energia. Caso alguém ofereça vantagens como desconto do valor que está apresentado na fatura de energia, desconfie. Ligue imediatamente para a polícia e denuncie;

– Saiba como identificar os profissionais da Equatorial Maranhão. Preste atenção para alguns detalhes, como as cores padrão dos uniformes, o uso de crachá com o nome do profissional impresso, e a marca da Equatorial Maranhão, que é obrigatória em todo o uniforme. Além disso, os profissionais de campo utilizam veículos, devidamente emplacados, também padronizados pela empresa. Em alguns casos, é necessário que a equipe entre na sua residência, mas fique atento, o profissional da Equatorial Maranhão apresentará o crachá e terá em mãos o número da sua conta contrato e saberá identificar você pelo nome;

– Se você precisar pagar sua conta, mas não sabe onde guardou a fatura deste mês, a Clara (atendente virtual) pode ajudar. É só falar com ela pelo (98) 2055-0116, digitar o número da sua conta contrato, CPF ou CNPJ e em seguida solicitar Código de Barra para Pagamento. Essa é uma forma oficial e segura de acessar sua fatura, além de outros serviços.

Com essas dicas, as chances de cair em golpes diminuem, mas em casos de suspeitas de sites ou profissionais falsos, entre em contato com a Central de Atendimento 116. Por fim, a Equatorial Maranhão alerta que é importante sempre estar atento e conhecer os ambientes virtuais antes de disponibilizar dados pessoais. Segurança nunca é demais.

Vereador Pastor Max prestigia início da Copa da Amizade em Codó

No último sábado (25), o vereador Pastor Max esteve prestigiando o início da segunda edição da Copa da Amizade, que é um campeonato entre as escolas de base do município de Codó, na organização do professor Neto Coelho e professor Coqueiro. É um incentivo às escolas de base, que fazem futebol de base, principalmente trabalhando nas categorias sub-11, sub-14 e sub-16. O campeonato vai envolver essas três categorias com total apoio do vereador Pastor Max e do prefeito Dr. Zé Francisco.

A copa aconteceu no campo do Tiro de Guerra, no último sábado (25), aconteceram três rodadas do campeonato, que vai se estender até o dia 09 de dezembro, onde será feita a grande final do campeonato. A competição deu continuidade também no domingo (26) onde aconteceram mais jogos, e no próximo final de semana também será dada continuidade no campo do Tiro de Guerra, onde está acontecendo o palco principal desse torneio tão importante.

“O apoio às escolas de base é importantíssimo, porque as escolas têm feito um trabalho belíssimo, tanto social quanto um trabalho de revelar os talentos que o município de Codó tem na área do esporte, principalmente o futebol. E a nossa tarefa como homem público é justamente apoiar, incentivar e fazer com que cada vez mais o trabalho que tem sido feito com as escolas de base sejam reconhecidos e a gente possa proporcionar momentos como este que nós estamos fazendo, momentos de confraternização, de reunir essas escolas para demonstrar o talento que cada uma delas tem revelado. E nós estamos dando total apoio, agradecemos ao professor Coqueiro, ao professor Neto, agradecemos ao prefeito Dr. Zé Francisco pelo apoio e estamos aqui realmente para isso, para incentivar cada vez mais o esporte. Temos feito isso aqui na cidade, em todas as categorias, na zona rural, nós temos buscado apoiar o esporte, nós temos buscado incentivar e claro, esse tem sido o nosso grande trabalho ao longo do nosso mandato. Familiares têm aprovado, as crianças e as escolinhas de base estão agradecidas por realmente ter tido esse reconhecimento. E essa é uma forma de fortalecer e incentivar o esporte codoense e revelar tantos talentos, contem com o vereador Pastor Max”, finalizou o vereador.

Simone Tebet é cotada para o Ministério da Justiça com indicação de Dino ao STF

A provável indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) abre a disputa pela sucessão para o Ministério da Justiça. Um dos nomes que emerge entre integrantes do governo é o da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet. Advogada, ela se formou em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ela é especialista em ciência do direito pela Escola Superior da Magistratura e mestre em direito do Estado pela PUC de São Paulo. A nomeação de Tebet para o cargo ajudaria Lula (PT) a aplacar a contrariedade que deve surgir por não indicar uma mulher para o STF.

Com a saída de Rosa Weber e a entrada de Dino em seu lugar, a Suprema Corte contará apenas com uma mulher entre seus membros, a ministra Cármen Lúcia. Diversos nomes estão sendo cogitados para ocupar a vaga deixada por Dino.

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, membro do grupo Prerrogativas, conta com um expressivo apoio no PT. Filiado ao partido por três décadas, sua atuação na Operação Lava Jato foi considerada crucial para a libertação de Lula. Uma alternativa também em consideração é a possível nomeação do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para o cargo na Justiça.

Messias figurava entre os favoritos de Lula para substituir Rosa Weber no STF e, segundo movimentos também protagonizados pelo PT, sua ascensão pode ter sido tão significativa que ele não pode mais permanecer no mesmo cargo. Sua indicação para o Ministério da Justiça seria uma compensação política para o grupo que o apoiava. Na própria pasta há candidatos ao cargo. O secretário-geral da pasta, Ricardo Cappelli, seria uma substituição natural, e teria o apoio do próprio Dino para sucedê-lo.

(Com informações da FolhaPress – Mônica Bergamo)

Lula recebe Flávio Dino no Palácio da Alvorada; ministro deve ser indicado para o STF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, acaba de chegar ao Palácio do Alvorada, onde conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A expectativa é que ele seja anunciado ainda nesta segunda-feira, 27, como a indicação de Lula para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente da República embarcará nesta tarde para Riade, capital da Arábia Saudita, em uma viagem para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes. Depois, Lula seguirá para a Alemanha, retornando ao Brasil em 5 de dezembro.

Antes de viajar, ele também deve divulgar o nome de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR), como adiantou a Coluna do Estadão.

As indicações precisam passar pelo crivo do Senado, onde os dois nomes serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Após essa etapa, os nomes são submetidos ao plenário da Casa.

Lula promoveu um jantar no Alvorada, na quinta-feira, 23, com os ministros do STF Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin. Foi uma tentativa de distensionar o ambiente depois que o Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para restringir poderes da Corte. A PEC contou com o apoio do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o que foi considerado pelos magistrados como uma “traição”.

Dino e o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), também estavam presentes ao jantar. Messias e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, disputavam a vaga do STF com o titular da Justiça. Sob reserva, ministros disseram que, após a saída de Dino e de Messias da reunião no Alvorada, Lula confirmou a eles suas escolhas.

O Estadão apurou que Alcolumbre garantiu a Lula a marcação das sabatinas no menor tempo possível, antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de dezembro. Alcolumbre criou problemas para o presidente nos últimos tempos, mas, recentemente, se reaproximou do Palácio do Planalto.