Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Entre bens e serviços, Flávio Dino manda R$ 12 milhões ao Maranhão no governo Carlos Brandão

Ministro da Justiça entregou mais de R$ 12 milhões em bens e serviços ao Maranhão durante Caravana Federativa...

Ministro da Justiça entregou mais de R$ 12 milhões em bens e serviços ao Maranhão durante Caravana Federativa…

A Caravana Federativa foi criada para facilitar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, além de dar esse auxílio aos prefeitos para resolver as principais demandas das cidades.

O MJSP participa de maneira ativa da Caravana, com entregas de bens e anúncios de novos serviços. Foi repassado ao Governo do Maranhão, durante o evento, o valor de R$ 12,6 milhões, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de outras políticas. O Fundo Penitenciário Nacional repassou ao estado R$ 3,3 milhões.

A iniciativa também visa aproximar a comunidade de programas e políticas públicas federais, com acesso ao atendimento e aos recursos disponíveis para atender às necessidades dos municípios. O evento em São Luís foi executado com a parceria do Governo do Estado do Maranhão e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

“Os investimentos estão acontecendo e vão se ampliar na área de segurança. O presidente Lula determinou que a segurança seja parecida com o sistema de saúde e de educação, com integração. Quero homenagear a equipe de segurança, todos os policiais do Maranhão, porque o Maranhão é um dos estados que tem, hoje, tendência de queda dos indicadores de criminalidade”, destacou o ministro do MJSP, Flávio Dino.

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado

Durante a cerimônia, o ministro Flávio Dino também anunciou a constituição da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). “E, com isso, haverá no Estado uma equipe da Polícia Federal com a Polícia Civil do Maranhão, trabalhando juntas em inteligência e investigação. Evidentemente, em nenhum lugar do Brasil nós temos indicadores que gostaríamos, mas nós temos feito a nossa parte com a Polícia Federal e junto com os governadores.”

Negócios

No primeiro dia da Caravana Federativa no Maranhão foram feitos cerca de 1,8 mil atendimentos. A expectativa para esta sexta-feira (24) é de que sejam feitos entre 2 mil e 2,5 mil atendimentos.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, afirmou que o evento tem importância fundamental para o estado. “Nosso lema é unidade e parceria. O governo só funciona com parcerias. E o Ministério da Justiça e Segurança Pública tem nos ajudado muito, assim como o presidente Lula. Eu nunca vi isso, um Governo Federal se deslocar a todos os estados. Facilita muito a vida de prefeitas e prefeitos que não conseguem se deslocar para Brasília e têm dificuldades, às vezes, para conseguir uma mera certidão”, afirmou o governador.

Painéis

No Maranhão, a Caravana Federativa tem ampla programação, incluindo painéis como o do Ministério da Igualdade Racial com o tema “Sistema Nacional de Promoção de Igualdade e Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros”.

Também ocorrem dois painéis com bancos públicos. O primeiro, realizado pela Caixa, tem o tema “Soluções CAIXA para estados e municípios com foco na contratação OGU”. O segundo, do Banco do Brasil, aborda “Crédito no setor público”.

Equatorial Maranhão participa da Caravana Federativa

 

A Equatorial Maranhão esteve presente na quinta edição da Caravana Federativa do Governo Federal, que está acontecendo no Ceprama, em São Luís. O evento que iniciou nesta quinta-feira (23), vai até sexta-feira (24) e conta com palestras, oficinas, disponibilização de serviços e atendimento técnico de várias instituições federais, com o objetivo de promover engajamento institucional entre os Governos Federal, Estadual e Municipal para estabelecer a cooperação das ações e um canal permanente de comunicação entre os entes federados.

O convite para a participação no evento veio do Ministério de Minas e Energia por ocasião do Ilhas de Luz, projeto realizado pela Equatorial, que leva energia elétrica renovável para várias regiões “isoladas”. O projeto realizado em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Luz Para Todos (PLPT), prevê a construção de usinas solares e sistemas de armazenamento de energia em comunidades e aldeias da região amazônica, que utilizam energia por meio de geradores a diesel, que emitem gases poluentes.

O evento foi aberto à sociedade e contou com a presença do Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, demais representantes da Distribuidora, os Ministros Alexandre Padilha e Flávio Dino, o Governador Carlos Brandão, Deputados e Prefeitos de todo o estado entre outras autoridades.

O Diretor de Relações Institucionais, José Jorge Soares, comentou que a Caravana Federativa está com uma vasta programação que inclui palestras, oficinas, serviços e atendimento variados. “Esta é uma oportunidade excelente para alcançarmos nossos clientes que têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Nós enquanto Distribuidora, temos como principais parceiros a FAMEM e a SEDES que nos auxiliam na busca ativa desses clientes que ainda não se cadastraram. O nosso marco de mais de 1 milhão de clientes cadastrados foi alcançado por conta desse constante trabalho de busca e, que precisa ainda ser intensificado para que mais famílias possam receber este importante benefício que irá contribuir significativamente para a economia local”, enfatizou José Jorge.

(Foto: Divulgação)

Como distribuidora de energia do Estado, a Equatorial Maranhão está presente com foco na Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE, para famílias de baixa renda. Durante o evento a Equatorial está com um stand realizando cadastros e tirando dúvidas sobre esse importante benefício para os maranhenses.

De acordo com Francila Soares, Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, a Distribuidora é uma das referências no Brasil quando o assunto é tarifa social, pois desenvolveu parcerias e mecanismos de busca ativa para chegar até esse cliente que tem direito a receber desconto na conta de energia, mas não está com cadastro ativo. “Para isso, firmamos parcerias com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM e com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social- SEDES. O Maranhão é o segundo estado com maior aderência na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC. Atualmente, quase 1,1 milhão de clientes já possuem esse benefício, no entanto mais de 500 mil famílias maranhenses ainda podem usufruir do desconto, mas ainda não se cadastraram. Com o benefício a conta pode chegar até 65% de desconto”. Francila destaca ainda que além da Tarifa Social, “ a Caravana está sendo uma oportunidade para reforçarmos o relacionamento com os municípios maranhenses e atendermos demandas das Prefeituras e Vereadores”, conclui.

Além disso, a inclusão dessas famílias no benefício da TSEE significa uma importante economia e representa maiores oportunidades de destinar recursos do seu orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas. “É muito importante enfatizar que a Tarifa Social também gera impactos positivos para toda a economia que movimenta nosso estado, não só para os clientes cadastrados. De acordo com o levantamento da Equatorial, por meio da Tarifa Social, somente no ano passado, R$ 297 milhões de reais foram injetados na receita dos municípios maranhenses movimentando a economia local”, destacou Francila.

Saiba como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica

Os cadastros devem ser iniciados nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, onde os potenciais beneficiários devem se dirigir com documentação pessoal para cadastrar o Número de Identificação Social – NIS.

Quem possui o NIS atualizado, já pode se dirigir à segunda etapa do cadastro, buscando um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.

Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial. Vale ressaltar que a TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 

Brandão reúne 13 partidos para debater eleições de 2024

Na noite desta sexta-feira (24), o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reuniu os presidentes estaduais de 13 partidos no Palácio dos Leões.

O próprio Brandão, nas redes sociais, confirmou que o encontro já é um alinhamento para a disputa eleitoral de 2024, quando teremos eleições municipais.

“Fechamos a sexta em diálogo com presidentes de 13 partidos. Momento em que analisamos o cenário político das eleições municipais e reafirmamos o compromisso de caminharmos com unidade e parceria pelo bem do Maranhão!”, afirmou Brandão.

Na reunião, além dos presidente estaduais de partidos como: PSB, PT, MDB, PCdoB, Podemos, PP, PV, PSDB, Patriota, Cidadania e União Brasil, também esteve presente a senadora Eliziane Gama, que é do PSD, partido comandado no Maranhão pelo ex-deputado Edilázio Júnior e que tem o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

É aguardar e conferir, afinal reuniões como essa devem ser mais constantes a partir de agora.

Com informações ,Blog do  Jorge Aragão

Caravana Federativa: MA recebe mais de R$ 9 milhões para segurança pública

Teve início nessa quinta-feira (23) a Caravana Federativa, em São Luís. O objetivo é fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipais, garantindo um acesso mais amplo aos serviços federais.

O primeiro dia do evento foi marcado por entregas de equipamentos na área da segurança pública, somando mais de R$ 9 milhões.

A solenidade de abertura foi conduzida pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, que destacou a parceria e o diálogo com o Governo Federal para que as ações alcancem todos os brasileiros.

O primeiro conjunto de entregas realizado na quinta-feira foi voltado para o trabalho do sistema penitenciário e incluiu 12 veículos grandes, carros modelos SUV, caminhonetes e caminhões; e mais de 160 equipamentos entre rádios portáteis, computadores, portais com detector de metais, detectores de metais do tipo ‘raquete’, algemas, entre outros materiais; e maquinário para uma oficina de serralheria.

Mais 14 viaturas foram entregues ao Governo do Maranhão pelo Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas). Esses veículos serão utilizados pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em ações de preservação ao meio ambiente e no combate a crimes ambientais.

O pacote direcionado à segurança incluiu ainda o repasse de mais de R$ 3 milhões do Fundo Penitenciário Nacional, além do Acordo de Cooperação Técnica para base da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no âmbito da Polícia Federal. A FICCO estabelece um importante mecanismo de colaboração e cria uma força integrada entre a Polícia Federal e a Polícia Civil dos Estados para o combate à criminalidade.

O evento acontece no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama), na Rua São Pantaleão, no bairro Madre Deus, em São Luís, até esta sexta (24).

CN

Brandão anuncia datas de pagamento do salário de novembro e 13° para servidores

CARLOS BRANDÃO – Direita volver! “Esquerda vou ver!” | Hora Extra

O governador Carlos Brandão anunciou o pagamento do salário de novembro e da segunda parcela do décimo terceiro. O comunicado foi divulgado neste sábado (25), nas redes sociais.

De acordo com Brandão, os salários dos servidores estaduais, relativos ao mês de novembro, serão disponibilizados antes do fim do mês. Já a segunda parte do décimo terceiro será paga em dezembro.

“Informo que o pagamento dos salários dos servidores, referentes ao mês de novembro, será realizado no próximo dia 29 de novembro. E a segunda parcela do décimo terceiro estará disponível dia 13 de dezembro”, disse o governador na publicação.

Essa antecipação permitirá que os servidores possam contar com essa parcela adicional de seus vencimentos durante o período festivo de fim de ano.

A iniciativa reflete o compromisso do governo em assegurar o pagamento em dia dos salários dos servidores estaduais, proporcionando mais tranquilidade e estabilidade financeira para os colaboradores do Estado.

População acha que aumento dos assaltos violentos, inclusive com morte, na estrada Codó/Timbiras não está recebendo atenção suficiente da polícia

Vítima do latrocínio

Crime ocorrido ontem, 24, na rodovia MA-026,  entre as cidades de Codó que há vários dias vem registrando um número excessivo de assaltos violentos.

Abaixo o relato da PM:

“Informo-vos, que às 14h00min o COPOM do 17º BPM recebeu a informação que havia uma vítima alvejada com disparos de arma de fogo nas proximidades do Povoado “Poço do Boi`, zona rural de Codó.

Quando a GU chegou ao local, constatou a veracidade dos informes, atestando um latrocínio: o senhor aparentando ter uns 66 anos de idade fora abordado por dois meliantes, que conduziam a motocicleta fan de cor preta e tomaram de assalto a motocicleta da vítima, Bros de cor vermelha, seguindo rumo à cidade de Timbiras.

Esses fatos foram narrados por um morador próximo ao local do ocorrido.

Informo-vos, ainda, que a vitima se trata do Sr José Pereira Canuto e que provavelmente reside na cidade de Codó.

PM 17º BPM “.

Principalmente quem precisa trabalhar entre as duas cidades tem clamado por ajuda das Polícias Civil e Militar, mas não tem recebido a  devida atenção.

Camarão confirma gratificações a profissionais da educação

Um avanço para a Educação do Maranhão e, também, na valorização dos profissionais do setor educacional. O Governo do Estado divulgou, nesta quinta-feira (23), por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a relação de professores e servidores administrativos da rede pública de ensino que serão contemplados com gratificações, tanto por titulação quanto por estímulo profissional.

No total, serão mais de 1.650 profissionais beneficiados com as gratificações, entre professores e servidores, tanto da Seduc quanto do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

A previsão de pagamento é para ainda este mês de novembro. Já as listas das progressões e promoções serão publicadas em edição complementar do Diário Oficial da União.

As gratificações são um compromisso do Governo do Estado com a categoria, resultante de diálogos como o realizado em outubro deste ano, durante reunião do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acompanhado de comitiva da Seduc. Na ocasião, o gestor recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís.

Para Felipe Camarão, a atuação conjunta do Governo do Estado com a Seduc em benefício aos profissionais da Educação é uma marca forte da atual gestão, que reconhece o empenho e a prestação dos serviços oferecidos.

“Os professores e servidores que atuam na Educação do Maranhão têm um papel importante e decisivo na transformação e no desenvolvimento social de todo o nosso estado. Por meio deles, e junto a eles, conseguimos construir uma educação pública de qualidade para toda a nossa rede, sempre com foco primordial na valorização destes profissionais”, pontuou o secretário.

Vereador Pastor Max e Conselho de Pastores convidam população para a celebração do Dia do Evangélico em Codó

O vereador Pastor Max esteve juntamente com o Pastor Rafael Sena, pastor presidente do Conselho de Pastores de Codó (CPC)/pastor presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular, os mesmos convidaram a população de Codó a participar das comemorações do Dia do Evangélico, no dia 02 de dezembro em Codó, na Praça de São Sebastião, a partir das 20h, com participação de ministérios de louvor de igrejas locais e a atração principal, o renomado cantor Anderson Freire. O evento será aberto a toda a população.

O Dia do Evangélico é celebrado no dia 30 de novembro. A lei, determinando a data, foi criada a partir de Projeto de Lei do vereador Pastor Max, aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal.

O pastor Rafael Sena falou sobre esse importante momento: “É com imenso prazer que o Conselho de Pastores de Codó convida você e toda sua família, e toda a população codoense para participar conosco deste grande dia, esta data especial que é o Dia do Evangélico, dia 02 de dezembro, marque já sua agenda, aqui na Praça de São Sebastião, Anderson Freire estará aqui na nossa cidade, monte a sua caravana, marque já sua agenda, que é um dia que realmente vai ficar marcado na história da nossa cidade, então independentemente do seu credo religioso, junte-se a nós neste dia tão especial, a partir das 20h, esteja conosco aqui, Dia do Evangélico aqui em Codó, vai ser benção demais;”, ressaltou o presidente do Conselho de Pastores de Codó, pastor Rafael Sena.

Olá meus amigos, meus irmãos, graça e paz, paz do Senhor, Shalom e à comunidade codoense, nós estamos aqui pra fazer um convite muito especial, sábado dia 02 de dezembro, nós teremos um grande evento que é a comemoração ao Dia do Evangélico que vai acontecer aqui na Praça de São Sebastião a partir das 20h e você é o nosso convidado especial, você não pode perder, será uma grande atração com Anderson Freire abençoando a nossa cidade de Codó, será a maior comemoração de todos os tempos aqui para o Dia do Evangélico, você não pode perder!“, enfatizou o vereador Pastor Max.

Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na zona rural de Codó

Uma colisão entre um caminhão e uma motocicleta matou dois homens na noite desta sexta-feira (24), na rodovia BR-316, próximo do povoado Riacho Seco, na zona rural de Codó (MA). As vítimas ainda não tiveram seus nomes revelados.

De acordo com informações apuradas pelo Marco Silva Notícias, as vítimas estavam transitando em uma motocicleta na BR-316 quando teriam invadido a contramão provocando a colisão frontal com o caminhão.

Testemunhas relataram que o impacto foi tão violento que os dois ocupantes da motocicleta tiveram morte imediata. Os corpos foram encaminhados para o Morgue do Hospital Geral Municipal (HGM).

Com informações ,Blog do Marco silva

Bandidos armados invadem casa e matam jovem a tiros em Timbiras

Um jovem identificado como Railson Duarte Coutinho, de 20 anos, foi assassinado a tiros dentro da própria casa por dois bandidos armados. O crime ocorreu na noite desta sexta-feira (24), na Rua do Fio, no bairro Mutirão, em Timbiras (MA).

Segundo a Polícia Militar, a mãe do jovem estava na porta de casa quando dois bandidos chegaram em uma motocicleta e invadiram a residência. Ela contou que os criminosos agrediram seu filho e efetuaram pelo menos seis disparos de pistola.

Atingido por vários tiros, o jovem não resistiu aos graves ferimentos e morreu antes da chegada de uma ambulância do SAMU. O caso segue para suposta investigação da Polícia Civil.