Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Encontrada em Timbiras moto de idoso vítima de latrocínio na zona rural de Codó

Populares encontraram a motocicleta do senhor José Pereira Canuto, de 68 anos. Ele foi roubado e morto por dois bandidos armados na tarde desta sexta-feira, no povoado Poço do Boi, zona rural de Codó (MA).

Segundo informações apuradas pelo Marco Silva Notícias, a moto foi abandonado pelos criminosos dentro de um riacho no bairro Horta, em Timbiras (MA). O veículo foi levado pela Polícia Militar para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil Codó.

Latrocínio

De acordo com informações de testemunhas, a equipe de plantão da PM recebeu informações que dois bandidos em uma motocicleta abordaram José Pereira Canuto e anunciaram o assalto. Os criminosos sacaram uma arma de fogo e fizeram vários disparos.

Segundo a Polícia Militar, a vítima foi atingida por pelo menos um tiro na região do abdômen. José Pereira Canuto ainda teria corrido alguns metros pedindo socorro para populares. No entanto, ele não resistiu ao ferimento e morreu antes da chegada de uma ambulância do SAMU.

Os bandidos fugiram logo em seguida levando a motocicleta do idoso. O veículo foi localizado horas depois em Timbiras. As autoridades policiais continuam tentando identificar e prender os criminosos.

Bandidos matam e roubam moto de cidadão na zona rural de Codó

Um cidadão foi assassinado a tiros e teve sua moto roubada na tarde desta sexta-feira (24), no povoado Poço do Boi, zona rural de Codó (MA). A vítima, segundo a Polícia Militar, foi identificada como José Pereira Canuto, de 68 anos de idade.

De acordo com informações apuradas pelo Marco Silva Notícias, a equipe de plantão da PM recebeu informações que dois bandidos em uma motocicleta abordaram a vítima e anunciaram o assalto. Os criminosos sacaram uma arma de fogo e fizeram vários disparos.

Segundo a Polícia Militar, a vítima foi atingida por pelo menos um tiro na região do abdômen. José Pereira Canuto ainda teria corrido alguns metros pedindo socorro para populares. No entanto, ele não resistiu ao ferimento e morreu antes da chegada de uma ambulância do SAMU.

Os bandidos fugiram logo em seguida levando a motocicleta do cidadão, uma Honda Bros de cor vermelha. As autoridades policiais estão tentando identificar e prender os criminosos.

Com informações ,Blog do Marco silva

Maranhão terá última vacinação contra febre aftosa em abril de 2024

 

O Maranhão está apto a suspender a vacinação contra febre aftosa em todo o estado a partir do ano que vem. A decisão foi deliberada pela equipe gestora do plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), nesta quinta-feira (23), durante reunião nacional. Com a decisão, os próximos passos para validação do novo status sanitário do Maranhão de zona livre de febre aftosa sem vacinação vai incluir uma última etapa de vacinação durante o mês de abril de 2024 e uma série de estudos soroepidemiológicos para habilitar o estado para zona livre da doença sem vacinação.

“O Estado se empenhou muito em desenvolver ações significativas para que estivéssemos, hoje, preparados para a suspensão da vacina. É uma conquista que culmina com anos de trabalho. O próximo passo é seguirmos alinhados com o compromisso assumido pela vigilância, de forma que avancemos no status sanitário do Maranhão”, avaliou o governador Carlos Brandão.

O Maranhão caminha para a conquista do novo status sanitário de zona livre de febre e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), responsável pelas ações do programa de vigilância em todo estado, vai aguardar as demais diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária para validação do novo status e, posteriormente, obtenção do reconhecimento internacional a ser conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A conquista do status de zona livre da doença sem vacinação vai possibilitar abertura de mercado para a cadeia produtiva do gado e de seus produtos e subprodutos.

De acordo com o presidente da Aged, Cauê Aragão, o resultado da reunião foi extremamente positivo ao Estado e um reconhecimento do trabalho executado por gestores e servidores da agência para o avanço do status sanitário.

“O governador Carlos Brandão empreendeu uma série de investimentos na Aged que contribuíram significativamente para o avanço do Maranhão. Reformas dos escritórios, aumento da frota de veículos, robutez aos dados do Sistema de Gestão Agropecuária, valorização dos servidores foram algumas das medidas necessárias para essa conquista. O trabalho ao longo do tempo por todos da agência e as parcerias também foram fundamentais para este avanço”, comemorou.

Cauê Aragão ressaltou ainda o importante papel do produtor maranhense ao imunizar os animais durante as campanhas de vacinação, com índices acima de 90%, conforme preconizado pelo Ministério da Agricultura. “Esse resultado é uma conquista desta sólida parceria com o criador maranhense que sempre cumpriu seu papel ao vacinar os rebanhos. Obtivemos a primeira conquista de zona livre de aftosa com vacinação em 2014 e 10 anos depois vamos para o status de zona livre sem vacinação”, celebrou.

A Aged informou que os produtores devem ficar atentos aos prazos da vacinação e de comprovação da vacina nesta segunda etapa da campanha, que vão até dia 30 de novembro e 15 de dezembro, respectivamente. A comprovação deve ser feita nos escritórios da Aged onde o produtor tem a propriedade cadastrada ou fazer online pelo Sigama, no site da Aged.

É importante que o produtor continue a vacinar o rebanho e a cumprir junto com o Serviço Veterinário Estadual, desempenhado pela Aged, as diretrizes que virão do Ministério da Agricultura para que o novo status sanitário seja reconhecido nacionalmente e internacionalmente.

Empresário desabafa após assalto com reféns em Coroatá

Veículo foi encontrado abandonado em uma área de matagal (foto: repdodução)O empresário coroataense Alderico Sintra viveu momentos de terror no último dia 11 de novembro, quando sua residência no bairro da Maçaranduba foi invadida por três criminosos armados. Alderico, sua família e, principalmente, seu filho de apenas 9 anos, foram mantidos sob a mira de revólveres durante cerca de 40 minutos de um assalto.

A recuperação parcial do veículo, quase duas semanas depois, trouxe um alívio para o empresário, que expressou sua gratidão pelas mensagens de apoio que recebeu após o ocorrido. No entanto, em um desabafo, Alderico não poupou críticas à atual situação de insegurança em Coroatá.

Os assaltantes, além de levarem joias, dinheiro, TVs e aparelhos eletrônicos, também levaram um carro que estava na garagem da residência. A ação criminosa deixou não apenas prejuízos materiais, mas também abalou emocionalmente a família Sintra.

“Desesperador é ver meu filho de 9 anos sob a mira de um revólver. A gente trabalha tanto para conquistar as coisas, e um sujeito entra na nossa casa, rouba a gente e faz esse tipo de coisa. Como pode um ser humano ser capaz de tanta maldade?”, lamentou o empresário.

O comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Maurício, comentou sobre as ações em andamento para identificar e capturar os responsáveis pelos recentes assaltos na região. “Conseguimos prender já um indivíduo que praticou crimes similares. Mas sabemos que outros meliantes estão envolvidos nesses assaltos recentes. A Polícia Militar tem seu trabalho investigativo e, juntamente com a polícia civil, está trabalhando para tentar identificar essa quadrilha. Pedimos que a população fique atenta a qualquer suspeita e comunique a polícia”, afirmou o comandante.

Com informações ,coroata oline

Maranhão, São Paulo e Acre registraram queda no desemprego

Roraima registrou alta no desemprego

A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta quarta-feira (22).

No caso maranhense, o desemprego caiu de 8,8% para 6,7%. Os outros dois que registraram desocupação menor no período foram São Paulo (7,8% para 7,1%) e Acre (9,3% para 6,2%)

Roraima foi o único estado com alta, de 5,1% para 7,6%. Nas demais Unidades da Federação, a taxa ficou estável.

O Brasil encerrou o trimestre terminado em setembro com taxa de desemprego em 7,7%, patamar mais baixo registrado desde o trimestre terminado em fevereiro de 2015 e com recorde histórico de trabalhadores ocupados.

 

Lula sanciona projeto que libera R$ 15 bi para estados e municípios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei que libera R$ 15 bilhões para compensar a perda de arrecadação de estados, Distrito Federal e municípios. O texto também abre crédito especial de R$ 207,4 milhões para pagar despesas de oito ministérios.

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no início do mês. Do total de recursos para estados e municípios, R$ 8,7 bilhões vão cobrir perdas de arrecadação do ICMS. Outros R$ 6,3 bilhões compensam a redução nas transferências aos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM) em 2023.

O repasse para compensar as perdas com o ICMS está previsto na Lei Complementar 201, de 2023, sancionada em outubro. Segundo o texto, a União deve repassar R$ 27 bilhões a estados e ao Distrito Federal até 2025.

O presidente também assinou hoje uma Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 879,2 milhões a estados, municípios e o Distrito Federal

R$ 7 MILHÕES: gestão Zé Francisco abre mais duas licitações para compra de combustíveis

A gestão do prefeito Zé Francisco abriu, nesta terça-feira (21/11), mais duas licitações milionárias para aquisição de combustíveis.

Informações obtidas pelo Blog do Graciliano revelaram que a Prefeitura de Codó pretende adquirir mais de 01 (um) milhão de litros de combustíveis (gasolina e óleo diesel s-10) visando atender a demanda da Secretaria Municipal de Educação (SEMECTI) e da Saúde (SEMUS).

O valor total estimado é de R$ 7 milhões.

A realização das licitações está prevista para 06 de dezembro de 2023, no site Portal de Compras Públicas.

COSIP 2023: prefeitura de Codó arrecada R$ 353 mil em taxa de iluminação pública no mês de novembro

No mês de novembro, a Prefeitura de Codó arrecadou R$ 353.234,21 com a Contribuição de Custeio da Iluminação Pública (COSIP), popularmente conhecida como taxa de iluminação pública.

No acumulado do ano, a arrecadação da COSIP totaliza quase R$ 3,2 milhões.

R$ 21 milhões em cinco anos

Levantamento realizado pelo Blog do Graciliano apurou que, entre os anos de 2018 a 2022, os codoenses “contribuíram” com R$ 21,7 milhões para manutenção da iluminação pública.

Paga mensalmente na conta de energia elétrica, o valor arrecadado é repassado pela concessionária, de forma integral, para os cofres do município.

A COSIP tem como objetivo “auxiliar” o Poder Executivo Municipal no custeio da instalação, manutenção e expansão da rede de iluminação pública, sendo vedado o uso do recurso para outras finalidades. 

Vem aí a 2ª Escola de Verão em Matemática do CTM – Centro Timbirense de Matemática

Vem aí a 2ª Escola de Verão em Matemática do CTM – Centro Timbirense de Matemática.

Será um período de imersão intensiva em matemática olímpica nas férias de janeiro/2024. Formaremos turmas com estudantes das redes pública e privada, do 3º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental.

As aulas ocorrerão de 08 de janeiro a 02 de fevereiro/2024 na escola Lourdes Coelho, que fica na Travessa das Flores – Centro, Timbiras/MA.

Ficou interessado? As inscrições são gratuitas e presenciais, na escola Lourdes Coelho, e serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou enquanto houver vagas.

Não esqueça de apresentar, no ato da inscrição, a identificação do aluno e do responsável.

O critério de preenchimento das vagas é por ordem de inscrição, então fique atento!

Todos os estudantes que concluírem o curso com aprovação receberão certificado de participação.

Outra vantagem é que os estudantes com bom desempenho ao longo do curso terão vaga garantida nas turmas regulares do CTM em 2024.

QUANTIDADE DE VAGAS PARA A ESCOLA DE VERÃO:
Turma Pre Ecolier (3º e 4º. anos): 20 vagas
Turma Ecolier (5º e 6º. anos): 20 vagas
Turma Benjamin (7º e 8º. anos): 20 vagas
Turma Cadet (9º. ano): 20 vagas

Organização: CTM, SEMED/Timbiras, CCCO/UFMA.

SAIBA MAIS:
O CTM – Centro Timbirense de Matemática – é um projeto de extensão universitária do Centro de Ciências de Codó (CCCO/UFMA), Coordenado pelo Prof. Dr. Arlane Vieira, em parceria com a Secretaria de Educação de Timbiras/MA (SEMED).

A Equipe CTM conta ainda com professores da SEMED e bolsistas do Programa Foco Acadêmico do CCCO/UFMA.

Anualmente o projeto atende estudantes do 3º. ao 9º. ano da rede municipal de ensino de Timbiras/MA em suas turmas regulares de treinamento olímpico.

Todos os anos nossos estudantes conquistas medalhas nas mais diversas olimpíadas de matemática do país.

Para mais detalhes, acompanhe nosso instagram: @projeto.ctm

Gostou? Curta, compartilhe e faça essa oportunidade chegar a quem mais precisa.

Fonte : Centro Timbirense de Matemática ( CTM)

Ação Comunidade Viva tem início na localidade Sabiazal em Codó

No último fim de semana foi realizada na localidade Sabiazal, zona rural de Codó, a Ação Comunidade Viva, atividade que faz parte do Projeto Gabinete na Comunidade, de iniciativa do vereador Pastor Max. Na oportunidade, as moradoras participaram dos vibrantes exercícios de Zumba, em uma aula animada e cheia de energia, que proporciona as mulheres da comunidade, além da atividade física orientada, saúde física e emocional, integração, socialização, cidadania, inclusão e lazer.

A atividade física, que estará sendo realizada duas vezes por semana, faz parte do projeto Gabinete na Comunidade, que realiza ações de incentivo ao esporte, encontros para atender demandas dos moradores das localidades, campanhas educativas e ações de solidariedade e doações as famílias em vulnerabilidade social, levando mais qualidade de vida aos cidadãos de comunidades na zona urbana e rural do município de Codó.

Estamos dando continuidade ao nosso projeto, ampliando nossas ações sociais, nosso trabalho com a participação ativa dos cidadãos através do Gabinete na Comunidade. E a Ação Comunidade Viva é uma dessas atividades que promovemos, levando toda a nossa atenção, solidariedade e qualidade de vida, neste caso aqui, principalmente para as mulheres, mas também aos homens, jovens e crianças do campo, levando atividade física através da Zumba, e agora a comunidade contemplada é a comunidade do Sabiazal“, explicou o vereador.

A Ação Comunidade Viva foi lançada oficialmente no Residencial São Pedro, onde em breve as atividades serão retomadas, agora contempla os moradores do Sabiazal e chegará a mais bairros e comunidades rurais de Codó. “Desta forma positiva e saudável, da Ação Comunidade Viva, continuamos o nosso Projeto Gabinete da Comunidade, levando saúde, dignidade, a inclusão, solidariedade, socialização, qualidade de vida e entretenimento aos nossos irmãos codoenses moradores de bairros e comunidades ruais. O Sabiazal é mais uma comunidade contemplada com essas atividades na região. Fico muito feliz que os codoenses têm abraçado e têm entendido a importância dessas ações. Contem conosco, vamos dar continuidade, vamos ampliar ainda mais. Fazendo com que, realmente, todas as ações que temos feito, em toda a nossa comunidade, cheguem aqui de fato para cima. Contem conosco“, finalizou o vereador Pastor Max.