Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Moradores de Codó recebem geladeiras novas da Equatorial Maranhão nesta quinta (23)

 


Na manhã desta quinta-feira (23), os clientes inclusos na Tarifa Social Baixa Renda de Codó foram contemplados no sorteio do projeto E+ Geladeira Nova, da Equatorial Maranhão, e receberam suas geladeiras mais econômicas. Ao todo, foram sorteadas 50 geladeiras novas para os moradores que realizaram o cadastro nos dias 21 e 22 de novembro, na praça Ferreira Bayma. A ação faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Distribuidora e do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (EE/ANEEL).

O sentimento de alegria contagiou os ganhadores das novas geladeiras, que precisaram levar suas geladeiras antigas e em funcionamento para realizar a devida troca dos equipamentos. Para Sebastiana Salazar, uma das ganhadoras do sorteio, a gratidão pelo prêmio e oportunidade gerada pela Distribuidora são indescritíveis. “Agradeço, primeiramente, a Deus. Minha geladeira estava amarrada em uma liga para sustentar a porta. Agora, com a nova, será uma economia e sou grata demais à Equatorial por esse presentão”, expressa.

Quem compartilha do mesmo pensamento é a Yêda Martins, outra ganhadora da geladeira nova do programa da Equatorial Maranhão. Ela chegou cedo ao local de cadastro e sorteio na expectativa da ação e com a esperança de ser uma das contempladas. “Tudo que fazemos com fé, conseguimos realizar”, afirma, muito feliz. Ela ainda acrescenta que reconhece o trabalho da Distribuidora. “Parabenizo a equipe da Equatorial, pois todos são muito solícitos. Sem dúvida, a nova geladeira será uma economia, já que a minha anterior era muito antiga”, pontua a cliente.

Em sintonia com os propósitos e pilares da empresa, Ludmila Costa, Assistente Comercial da Equatorial Maranhão, marcou presença no evento e reafirmou que a Distribuidora tem como foco o cliente todos os dias. “Além de ajudar nossos clientes baixa renda, alertamos a população sobre a importância da Tarifa Social. Na ação, tivemos o sorteio das geladeiras e fomos além com assistência voltada à negociação de débitos e troca de lâmpadas”, conta. Além disso, “realizamos momentos de aprendizados, pois também falamos sobre economia, segurança com energia e pagamento de contas”, reforça.

Além das geladeiras, todos os clientes que marcaram presença nos dias do evento também puderam se cadastrar na Tarifa Social Baixa Renda, programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada – BPC, com descontos que podem chegar até 65%. Os codoenses ainda atualizaram o cadastro do NIS (Número de identificação social) e trocaram, de forma gratuita, até 05 lâmpadas fluorescentes e incandescentes, em funcionamento, por novas de LED, que são mais econômicas.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Desemprego no 3° trimestre só cai no MA, SP e AC

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas três estados diminuíram a taxa de desemprego no 3° trimestre de 2023.

Das 27 Unidades da Federação, somente os estados de São Paulo, Acre e Maranhão tiveram quedas de desemprego. Os números foram os seguintes: São Paulo (7,8% para 7,1%), Maranhão (8,8% para 6,7%) e Acre (9,3% para 6,2%).

Roraima foi o único estado com alta, de 5,1% para 7,6%. Nas demais Unidades da Federação, a taxa ficou estável.

O Brasil encerrou o trimestre terminado em setembro com taxa de desemprego em 7,7%, patamar mais baixo registrado desde o trimestre terminado em fevereiro de 2015 e com recorde histórico de trabalhadores ocupados.

1 comentário

Vereador Dr. José Mendes destaca execução do Projeto REURB (Escritura na Mão) em Codó

Durante a 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Dr. José Mendes usou seu espaço na tribuna para destacar o Projeto de Lei 013/2021, aprovado pelo Legislativo, e a Lei 1.927/2021 que trata sobre a regularização fundiária do município de Codó. O Programa REURB, está sendo realizado pelo Governo Municipal para regularização fundiária de milhares de famílias. A Regularização Fundiária Urbana (REURB) é o procedimento por meio do qual se garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados nas áreas urbanas.

“É um tema de extrema importância para grande parte da nossa população e de alcance social imenso, para as famílias que precisam ter legalizadas as suas moradias. O programa traz dignidade a classe mais humilde e justiça social. A regularização fundiária é importante para o aspecto social e econômico, o que irá gerar dividendos para o município. Com seus imóveis regularizados, os cidadãos terão suas escrituras e poderão ter acesso a crédito para obras e melhorias em seus empreendimentos. Isso trará geração de emprego e renda, além de impostos para receita do município e investimentos para Codó Ressaltamos aqui, parabenizamos o prefeito Dr. Zé Francisco pela coragem porque foi o prefeito que teve a coragem de implantar o programa”

Equatorial Maranhão promove mutirões de serviços gratuitos em diversas cidades

As ações desta semana acontecem em Codó, Governador Edson Lobão e São Luís, com diferentes datas e atendimentos.

Ao longo da semana, a Equatorial Maranhão está promovendo os mutirões de serviços gratuitos para atender as comunidades. Os mutirões acontecerão em diferentes municípios, onde serão realizadas trocas de geladeiras, trocas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas de LED, ações itinerantes do E+ Reciclagem, palestras, além de cadastros e atualizações na Tarifa Social, negociação de débitos, entre outros serviços. As ações desta semana acontecem em Codó, Governador Edson Lobão e São Luís, com diferentes datas e atendimentos.

(Foto: Divulgação/Equatorial Maranhão)

Confira mais informações sobre os mutirões de cada município:

São Luís – Ação Social “Pelo Cliente Todo Dia” em Parceria com o Cras

Na capital, o bairro contemplado esta semana é o Coroadinho. Será levada para a comunidade uma ação social com diversos atendimentos de forma gratuita. Lá será possível realizar cadastro e atualização na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada – BPC, com descontos que podem chegar até 65%.

(Foto: Divulgação/Equatorial Maranhão)

Além disso, haverá troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas de LED, além de negociação de débitos, troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia por meio do programa E+ Reciclagem, entre outros serviços oferecidos. A ação do Coroadinho acontecerá no dia 22, quarta-feira, de 9h às 16h30, na Associação de Moradores – Bairro Vila Dos Frades – Coroadinho.

Codó – Troca de Geladeiras

Nos dias 21 e 22 de novembro, as famílias baixas renda de Codó poderão se cadastrar para concorrer à troca de 50 geladeiras gratuitamente no projeto E+ Geladeira Nova. As inscrições acontecem das 8h às 17h na terça-feira (21) e das 8h às 12h na quarta-feira (22) na praça Ferreira Bayma.

Para participar, o cliente precisa ser cadastrado no programa Tarifa Social Baixa Renda, ser titular da conta, morar na cidade, possuir uma geladeira velha em funcionamento e estar em dia com a Equatorial Maranhão. É importante que tenha em mãos a última conta de energia RG e CPF para realização do cadastro. Os sorteados serão anunciados ainda na quarta-feira (22), às 18h, também na praça Ferreira Bayma.

Na oportunidade, os codoenses poderão também se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, atualizar o cadastro do NIS (Número de Identificação Social) e poderão também trocar, de forma gratuita, até 05 lâmpadas fluorescentes e incandescentes, em funcionamento, por novas de LED, que são mais econômicas.

Governador Edison Lobão – Mutirão de serviços gratuitos

Já os moradores do município de Governador Edison Lobão serão contemplados durante toda esta semana com o Mutirão de Serviços “Pelo Cliente Todo Dia”, um conjunto de ações gratuitas oferecidas pela Equatorial Maranhão, com diversos atendimentos para a população. A ação teve início nessa segunda-feira (20) e se estende até a próxima sexta-feira (24), das 8h00 às 17h30, na Praça de Eventos Moisés Santos, localizada em frente à Câmara Municipal de Vereadores do município.

Na ocasião, serão oferecidos os serviços de negociação de débitos, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, troca de lâmpadas, além de dicas de consumo consciente. Além do mutirão na praça, as equipes também estarão com serviços de podas de árvores e inspeções em medidores de energia elétrica na região.

Lembre-se: todos os serviços serão oferecidos de forma gratuita, e para participar da ação da Equatorial é preciso que cada cliente leve a última conta de luz, RG e CPF; caso queira realizar o cadastro na Tarifa Social, deve-se ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social) atualizado. É importante ressaltar que cada cliente poderá trocar até 5 lâmpadas (por conta-contrato) e que, para isso, deve levar as lâmpadas antigas em funcionamento.

Ações como essas fazem parte do E+ Comunidade, programa de Eficiência Energética (EE) da Distribuidora regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir o fornecimento de energia elétrica e oportunidades de economia aos clientes. Com foco na colaboração mútua com a sociedade, as ações em prol dos clientes fortalecem o compromisso da Equatorial com a população maranhense.

Maranhão terá mais de R$ 475 milhões para a educação em 2025

O Maranhão vai receber mais de R$ 475 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para obras e ações na educação pública, em 2025.

O acordo foi celebrado, nessa segunda-feira (20), durante reunião em Brasília que contou com a participação do ministro de Estado da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; do secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Margonary Marcos Vieira, representando o ministro Alexandre Padilha, titular da pasta; do ministro da Educação, Camilo Santana; além do governador do Maranhão, Carlos Brandão; e do procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia.

“Esse é um momento histórico para a educação do Maranhão, firmamos um acordo para receber os recursos do Fundef e vamos melhorar a educação no nosso estado com a construção de mais escolas em parceria com o Governo Lula”, disse o governador Carlos Brandão. Ele reiterou que o recurso vai chegar em 2025 e ajudar a promover um dos melhores momentos para a educação na história do estado.

“Com a orientação do presidente Lula, nós encontramos um entendimento e encerramos esse litígio que tramitava no Supremo Tribunal Federal há mais de 20 anos. Este acordo permitirá que a União pague mais de R$ 475 milhões para o Estado do Maranhão”, explicou ministro de Estado da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias. Segundo ele, a aplicação do recurso vai fortalecer as ações do governo estadual e do governo federal no Maranhão.

Com informações da Assessoria

Governador Brandão participa de cerimônia em favor das comunidades quilombolas

Foto Reprodução

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve presente na cerimônia “Brasil pela igualdade racial”, realizada nesta segunda-feira (20), em Brasília. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciou uma série de medidas para garantir os direitos das comunidades quilombolas de todo o país.

Entre as ações, o presidente Lula entregou títulos de terras a representantes de 23 comunidades quilombolas, sendo duas do Maranhão.

Professora Dácia Abreu alerta para cobrança de 48 mini-documentários culturais pagos pela Lei Paulo Gustavo que devem ser apresentados em Codó

Dácia Abreu

Lei PAULO GUSTAVO – Em breve teremos à disposição documentários sobre as culturas codoenses.

Publicado no último dia 9 de novembro o edital 192/2023 trouxe como assunto principal apresentar a sociedade o resultado das inscrições na Lei de apoio financeiro a manutenção da cultura brasileira.

Foram muitas reuniões para realizar a escuta e o diagnóstico de quais são as principais necessidades para a estruturação das culturas codoenses: desde as mais tradicionais como conjuntos de Forró até o movimento hip hop foram ouvidos na construção do processo seletivo.

Ouvimos a professora Dácia Abreu sobre o impacto dos valores injetados na nossa economia cultural.

– Primeira parte a se destacar que a gente espera que o setor educacional do município deve estreitar laços justamente com esse conjunto de indivíduos que somente na cultura podem falar dos seus direitos que está tendo reconhecimento. Outra parte significativa para a educação também é a quantidade de produtos de pesquisa e registro da história e da memória de Codó vai ser o resultado prático e concreto do apoio que a classe das artes está tendo em Codó.

A professora se refere aos 14 temas que são destinados a produzir e divulgar gravações em vídeo que tem como objetivo ajudar a manter nossas manifestações tradicionais.

Os temas são: PATRIMÔNIO HISTÓRICO CODOENSE; LITETATURA CODOENSE; MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS; BUMBA-MEU-BOI; TERREIROS; JUNINAS ESTILIZADAS; TAMBOR DE CRIOULA; MESTRES DA CULTURA POPULAR; COMUNIDADES QUILOMBOLAS; HIP HOP; CAPOEIRA; VIOLEIROS; REGGAE e CULTURA POPULAR.

Segundo o edital, distribuídos nesses temas, serão gravados 48 mini-documentários.

Eles vão ser de uma importância enorme para as juventudes conhecerem, valorizarem e divulgarem a história de Codó, em destaque a sua história negra também.

Dácia Abreu, mestre de saberes afrobrasileiros e Historiadora codoense, continuou comentando:

– Esses quase 50 filmes (de mais ou menos 10 minutos ou um pouco mais) sobre Codó fortalece muito a cultura agora: vendo os artistas produzirem mais artistas vão ser inspirados. E dá esperança para pensar em futuro com cinema, festival de cinema competições de documentários escolares em Codó.

Para quem se interessou pelo assunto o edital com o resultado está em links divulgados pela assessoria do governo municipal.

É só conferir os artistas codoenses contemplados.

Com informações ,Blog do Acelio trindade

Equatorial Maranhão realiza cadastro para troca de geladeiras em Codó

Nos dias 21 e 22 de novembro, as famílias baixa renda de Codó poderão se cadastrar para concorrer à troca de 50 geladeiras gratuitamente no projeto E+ Geladeira Nova, da Equatorial Maranhão. As inscrições acontecem das 8h às 17h na terça-feira (21) e das 8h às 12h na quarta-feira (22) na praça Ferreira Bayma. A ação faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Distribuidora e do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL).

Para participar, o cliente precisa ser cadastrado no programa Tarifa Social Baixa Renda, ser titular da conta, morar na cidade, possuir uma geladeira velha em funcionamento e estar em dia com a Equatorial Maranhão. É importante que tenha em mãos a última conta de energia RG e CPF para realização do cadastro. Os sorteados serão anunciados ainda na quarta-feira (22), às 18h, tambem na praça Ferreira Bayma.

Na oportunidade, os clientes de Codó também poderão se cadastrar na Tarifa Social Baixa Renda, programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada – BPC, com descontos que podem chegar até 65%. Além disso, os codoenses poderão atualizar o cadastro do NIS (Número de identificação social) e poderão também trocar, de forma gratuita, até 05 lâmpadas fluorescentes e incandescentes, em funcionamento, por novas de LED, que são mais econômicas. É necessário levar as lâmpadas antigas para realizar a troca.

A troca das geladeiras acontecerá na quinta-feira, dia 23 de novembro, às 8h, no mesmo local das inscrições.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Maranhão é o 17º no ranking dos estados brasileiros pelo tamanho da economia

O Maranhão ocupa a 17ª posição no ranking dos estados brasileiros, de acordo com cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as Contas Regionais, que mostram o Produto Interno Bruto (PIB) de cada uma das 27 unidades da federação, a variação entre um ano e outro e a participação de cada uma delas na riqueza do país.

O ranking relativo ao ano de 2021 acaba de ser divulgado e, nesse ano, São Paulo, apesar de se manter como a maior economia estadual, com 30,2% de participação, perdeu espaço: era de 31,2%. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais mantiveram suas posições no ranking no top 3 das maiores economias do país.

Diferentemente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ganharam participação na economia brasileira. No caso do primeiro, a fatia subiu de 9,9% em 2020 para 10,5% em 2021, enquanto no segundo caso passou de 9% para 9,5%. Os três Estados da região Sul estão nas posições seguintes do ranking de 2021: Rio Grande do Sul (6,5%), Paraná (6,1%) e Santa Catarina (4,8%).

Na outra ponta, Amapá e Acre são os Estados com menor participação no PIB nacional, cada uma com parcela de apenas 0,2%.

Confira, a seguir, o ranking completo das economias estaduais em 2021:

27 — Roraima, com PIB de R$ 18,2 bilhões, o equivalente a 0,2% do total

26 — Amapá, com PIB de R$ 20,1 bilhões, o equivalente a 0,2% de toda a produção no Brasil

25 — Acre, com PIB de R$ 21,3 bilhões, o equivalente a 0,2% da produção do país

24 — Tocantins, com R$ 51,7 bilhões, o equivalente a 0,6% da produção do país

23 — Sergipe, com PIB de R$ 51,8 bilhões, o equivalente a 0,6% da produção do Brasil

22 — Rondônia, com PIB de R$ 58,1 bilhões, o equivalente a 0,6% da produção do país

21 — Piauí, com PIB de R$ 64 bilhões, o equivalente a 0,7% da produção do Brasil

20 — Alagoas, com PIB de R$ 76,2 bilhões, o equivalente a 0,8% da atividade econômica nacional

19 — Paraíba, com PIB de R$ 77,4 bilhões, o equivalente a 0,9% da produção do país

18 — Rio Grande do Norte, com PIB de R$ 80,1 bilhões, o equivalente a 0,9% da economia brasileira

17 — Maranhão, com PIB de R$ 124,9 bilhões, ou 1,4% da produção nacional

16 — Amazonas, com PIB de R$ 131,5 bilhões, o equivalente a 1,5% do total

15 — Mato Grosso do Sul, com PIB de R$ 142,2 bilhões, o equivalente a 1,6% do total

14 — Espírito Santo, com PIB de R$ 186,3 bilhões, ou 2,1% de toda a economia brasileira

13 — Ceará, com PIB de R$ 194,8 bilhões, o que corresponde a 2,2% da produção do país

12 — Pernambuco, com PIB de R$ 220,8 bilhões, o que representa 2,5% da produção nacional

11 — Mato Grosso, com PIB de R$ 233,3 bilhões, ou 2,6% de toda a atividade no país

10 — Pará, com PIB de R$ 262,9 bilhões, o correspondente a 2,9% do total

9 — Goiás, com PIB de R$ 269,6 bilhões, o que equivale a 3% do total de todo o país

8 — Distrito Federal, com PIB de R$ 286,9 bilhões, ou 3,2% da produção nacional

7 — Bahia, com PIB de R$ 352,6 bilhões, o equivalente a 3,9% da economia brasileira

6 — Santa Catarina, com PIB de R$ 428,5 bilhões, o que equivale a 4,8% da produção do país

5 — Paraná, com PIB de R$ 549,9 bilhões, ou 6,1% de toda a produção nacional

4 — Rio Grande do Sul, com PIB de R$ 581,2 bilhões, o equivalente a 6,5% da economia brasileira

3 — Minas Gerais, com PIB de R$ 857,5 bilhões, ou 9,5% da atividade econômica do país

2 — Rio de Janeiro, com PIB de R$ 949,3 bilhões, o que corresponde a 10,5% do total

1 — São Paulo, com PIB de R$ 2,7 trilhões, ou 30,2% de toda a atividade econômica do Brasil

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Vereador Raimundo Carlos diz que prefeito Zé Francisco vai endividar Codó

O vereador de Codó, Raimundo Carlos, explicou porque votou contra o projeto apresentado pelo prefeito Dr. Zé Francisco para realizar empréstimo de mais de 8 milhões de reais, para adquirir placas fotovoltaicas para instalar sistema de energia solar no município.

Raimundo Carlos, que representa a população da região de Cajazeiras, considera o projeto de energia solar enviado para a Câmara dos Vereadores muito bom para a cidade de Codó. Porém, o vereador não acredita que o prefeito Zé Francisco realize realmente esse projeto. “Ele mandou um projeto que ninguém sabe nem o lugar, ninguém sabe nem o local. E até porque a gente está acreditando que ele (Zé Francisco) quer deixar o nosso município endividado para o próximo prefeito que vai vir aí”, declarou o vereador Raimundo Carlos.

O parlamentar lembrou dos problemas que o prefeito Zé Francisco está criando para muitas pessoas no município. “Nós codoenses estamos vendo as atitudes que o prefeito está fazendo dentro do município. Não está pagando os funcionários, não paga os aluguéis dos carros, não paga os aluguéis dos imóveis, não paga o precatório dos professores, não tem merenda nas escolas. O dinheiro que está vindo para comprar a merenda escolar ninguém sabe qual o destino que está tomando esse dinheiro. Não tá vindo para as escolas”, denunciou Raimundo Carlos.

Ele afirmou que em Cajazeiras não há merenda para os alunos. Raimundo Carlos afirma que muito dinheiro está vindo para Codó e não está sendo usado nas devidas áreas.

Na última eleição municipal, Raimundo Carlos foi eleito fazendo parte do grupo político de Zito Rolim e Chiquinho Oliveira. Porém, quando Zé Francisco assumiu a prefeitura, o vereador foi para a base do governo. Segundo ele, quando Zé Francisco ganhou lhe garantiu que iria levar benefícios para a região de Cajazeiras. Mas, não fez.

Raimundo Carlos disse que as mentiras que o prefeito de Codó fez para a população de Cajazeiras foram responsáveis por lhe levarem para a oposição. E daqui a seis meses irá decidir para qual pré-candidato irá apoiar para prefeito de Codó.

“Eu não apoio Zé Francisco, não. E o meu povo não apoia também. Não adianta que não vai para o lado dele, não. Eu tenho certeza. O pessoal daqui de Cajazeiras não vota no Zé Francisco”, garantiu o vereador Raimundo Carlos.

Com informações ,Blog dos cocais