No último dia 17 de outubro de 2023, por volta das 11:30 da manhã, o presidente da Câmara de Vereadores de Codó, Antônio Luz, realizou uma visita muito importante à comunidade Montevidéu 2. Durante a visita, o presidente teve a oportunidade de conversar com os moradores locais e ouvir suas preocupações e desafios cotidianos.
Entre os pontos destacados pelos moradores, a falta de iluminação e o difícil acesso noturno foram apontados como fontes significativas de sofrimento. Os residentes compartilharam suas angústias, ressaltando o risco constante de assaltos e arrombamentos devido à escuridão predominante na localidade durante a noite.
Prontamente o Vereador Antônio Luz fez uma indicação ao executivo, propondo a implementação de melhorias na infraestrutura local, especialmente no que diz respeito à iluminação pública. Sua proposta foi recebida com celeridade pelo executivo municipal, resultando em ações imediatas para atender às necessidades da comunidade Montevidéu 2.
Uma das famílias beneficiadas por essa iniciativa foi a família do Sr. Manoel, residente na comunidade há anos. Ele, como tantos outros, aguardava ansiosamente por uma solução para os desafios enfrentados diariamente. A ação rápida e eficiente do presidente Antônio Luz trouxe não apenas luz para as ruas da comunidade, mas também uma sensação renovada de segurança e alívio para todos os moradores, incluindo o Sr. Manoel.
Essa iniciativa do presidente Antônio Luz não apenas resolveu uma questão prática para os moradores, mas também destacou a importância da preservação das políticas públicas em prol do bem-estar da população codoense. Ao agir prontamente e com eficácia, Antônio Luz reforçou o compromisso da gestão pública com a dignidade e a qualidade de vida de todos os cidadãos.
Felipe Camarão participa de imersão educacional no Chile

A convite do Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, está em Santiago, no Chile, representando o Governo do Maranhão na “Imersão Educacional”, que iniciou nesta quarta-feira (15) e seguirá até a sexta-feira (17).
O objetivo é propagar o conjunto de políticas públicas chilenas dos últimos 20 anos, com foco ao combate à evasão escolar e ao abandono de estudantes no ambiente escolar, em especial no Ensino Médio. A missão é totalmente financiada pelo PNUD.
“Estamos aqui para estudar sobre educação, principalmente sobre evasão escolar e como levar para o nosso estado conhecimentos sobre como manter nossos jovens estudantes na escola”, declarou Felipe Camarão. Ele ressaltou que a educação chilena é uma das melhores do planeta. “Tenho certeza de que sairemos daqui com uma riquíssima bagagem para debater e implantar no Maranhão”, afirmou.
Camarão está participando de encontros e palestras na Faculdade de Educação, da Universidade Diego Portales (UDP), que é reconhecida por sua excelência acadêmica, compromisso com a qualidade do ensino e contribuição para o debate público educacional, tanto no Chile como internacionalmente.
“A partir das experiências que estamos vivenciando aqui, vamos debater sobre como a rede estadual, as redes municipais e, também, a rede privada podem combater o absenteísmo e manter as crianças e os jovens na escola”, explicou o vice-governador. Segundo ele, a viagem está sendo proveitosa para tratar de inovações no currículo escolar e estratégias para estimular a permanência dos estudantes nas escolas.
Além do combate à evasão escolar, outras temáticas como o Ensino Médio em tempo integral e Ensino Profissionalizante também vêm sendo abordadas durante a Imersão, e, nessa perspectiva, o vice-governador pode apresentar aos educadores chilenos experiências que já deram certo na Rede Estadual de Ensino do Maranhão, como a implantação dos Centros Educa Mais e Iemas.
“Debatemos sobre como esses modelos de ensino são importantes para a manutenção dos estudantes na escola e como auxiliam de maneira muito positiva para evitar a evasão escolar”, afirmou Camarão.
De acordo com o vice-governador, é satisfatório poder mostrar fora do Brasil o sucesso da experiência maranhense. “Em nossa Rede Estadual, dentro dos nossos Educa Mais e Iemas, os índices de evasão são mínimos, quase zero”, reiterou.
Ainda durante a estadia na Universidade Diego Portales (UDP), o vice-governador acompanhou uma aula de Licenciatura em Pedagogia, e pode conhecer um pouco do dia a dia de estudos nos laboratórios e bibliotecas. “Uma verdadeira excursão, muito proveitosa, porque vimos na prática como acontece a formação docente nessa que é uma das melhores instituições da América Latina. Uma experiência maravilhosa”, concluiu Felipe Camarão.
Francisco Nagib se solidariza com desembargador Antônio Bayma na AL

O deputado estadual Francisco Nagib usou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão desta quinta-feira,16, para se solidarizar com o Desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo, que foi afastado de suas funções no Tribunal de Justiça do Maranhão pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) devido às investigações de irregularidades nas obras de construção do Fórum de Imperatriz.
“O desembargador Antônio Bayma é um homem que nasceu aqui em São Luís, foi promotor público nas comarcas das cidades de Porto Franco, Vargem Grande, São Bento, Codó e São Luís. Foi nomeado procurador de Justiça em 1989. Em 1991, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça e foi presidente daquela Casa em 1998. Em sua administração, instalou comarcas em Governador Archer, Eugênio Barros, Paulo Ramos, Santo Antônio dos Lopes e Anajatuba. Enfim, teve a oportunidade também de presidir o TRE durante o ano de 1993”, afirmou Nagib sobre o magistrado.
“Quero aqui externar o meu apoio a esse homem íntegro, que conheço muito bem, sei da sua honestidade, da sua seriedade, jamais se meteria em algo que pudesse corromper a sua dignidade. Que o CNJ possa analisar e reverter, identificar os responsáveis realmente desse caso que trouxe o afastamento injusto deste grande desembargador, que muito julgou decisões importantes para o bem-estar do povo maranhense, defendendo sempre a verdade, fazendo a Justiça prevalecer. Antônio Bayma é um homem ético, correto demais, incorruptível. Está feita aqui a minha a minha nota de repúdio e apoio também a este desembargador”, concluiu Francisco Nagib.
Flavio Dino recebe moção de apoio da AL do MA e título de cidadão no CE

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), recebeu duas homenagens nas últimas horas, mesmo diante das polêmicas visitas de Luciane Barbosa Farias, conhecida como a “Dama do Tráfico”, no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Luciane é casada com o traficante Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, um dos líderes da organização criminosa Comando Vermelho e que cumpre pena num presídio no Amazonas.
Na Assembleia Legislativa do Maranhão, a maioria dos deputados estaduais decidiram por aprovaram uma moção de apoio ao ministro Flávio Dino. O requerimento, entre os presentes, só teve dois votos contrários – Mical Damasceno (PSD) e Yglésio Moyses (sem partido).
A iniciativa foi apresentada pelo deputado Rodrigo Lago (PCdoB), e subscrita por Carlos Lula (PSB) e Júlio Mendonça (PCdoB).

Título – Já no Ceará, Flávio Dino receberá o título de cidadão cearense. A informação foi confirmada pelo próprio governador cearense, Elmano de Freitas (PT).
Durante evento em Fortaleza, quando Dino anunciou novas medidas para fortalecer a Segurança Pública do Ceará, o governador elogiou o trabalho do ministro e destacou a capacidade dele de dialogar com os governadores de todos os estados, independente do partido.
“Queria apenas dar uma informação de que nós estamos muito gratos, ministro Flávio Dino, ao que vossa excelência tem feito pelo Ceará e pelo Brasil. Vamos fazer uma manifestação, com nossos parlamentares. Hoje vou poder assinar uma sanção de lei que lhe dá o título de cidadão cearense”, afirmou, antecipando a homenagem.
Flávio Dino, obviamente, agradeceu.
Com informações ,Blog do Jorge Aragão
Mais de 10 mil empregos devem ser criados até 2024 no Maranhão
Cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos gerados desde 2022 e a abertura de 3.040 vagas temporárias até 2024 no Maranhão, ou seja, 5.540 novos postos de trabalho em três anos. Esses números representam apenas os empregos gerados a partir da modernização do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar). Mas a expectativa é que, até o próximo ano, mais de 10 mil vagas sejam disponibilizadas no estado com apoio do poder estadual.

Essa é a projeção quando também são consideradas as vagas de emprego anunciadas, no mês passado, durante o lançamento de outro importante investimento para o Maranhão: a pedra fundamental de unidade do Grupo Inpasa Brasil na cidade de Balsas. A empresa estima que 3.700 postos de trabalho sejam abertos nas fases de construção e operação de uma unidade de etanol, proteína e óleo de milho no Maranhão.
A geração de oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da renda dos maranhenses estão entre as principais bandeiras defendidas pela administração Carlos Brandão e tanto os investimentos da Alumar quanto do grupo Inpasa contam com a parceria do Governo do Maranhão.
“Somos grandes entusiastas da chegada de investimentos para o Maranhão. A Alumar tem contribuído com a geração de mais de 5.500 empregos em nosso estado. Cresce a economia, aumentam as expectativas e todos só temos a ganhar com este anúncio”, comemorou Brandão durante o anúncio da modernização da Alumar, na sexta-feira (10).
Ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, Carlos Brandão participou, em São Luís, da cerimônia de comemoração a um novo marco atingido pela Alumar no Maranhão: R$ 3 bilhões de investimentos no estado em apenas três anos.
Dos R$ 3 bilhões anunciados pelo consórcio, um terço já foi investido no religamento da fábrica de alumínio da Alcoa, que ocorreu em abril do ano passado. Entre 2023 e 2024, serão mais R$ 2 bilhões em melhorias e modernização da produção, que terá energia 100% renovável, segundo a empresa.
Em outubro, Alckmin esteve em Balsas e também participou do lançamento da pedra fundamental da unidade Inpasa no Maranhão. Líder em transformação de cereais em energias limpas e renováveis da América Latina, a Inpasa escolheu Balsas como o lar de sua quinta unidade na região Nordeste, a partir dos esforços dos governos federal e estadual.
“Essa é a neoindustrialização. Feita com inovação e sustentabilidade”, celebrou o vice-presidente Geraldo Alckmin.
De acordo com a Inpasa, o investimento inicial no projeto será de R$ 1,2 bilhão, podendo chegar até R$ 2,5 bilhões. A unidade irá processar 1 milhão de toneladas de cereais para uma produção de 460 milhões de litros de Etanol, 230 mil toneladas de DDGS, 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.
Francisco Nagib alerta, na Assembleia, para problemas na educação de Timbiras
O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) alertou, durante a sessão plenária desta quina-feira,16, na Assembleia Legislativa, problemas na educação municipal do município de Timbiras.

“A Polícia Federal está investigando fraude em licitação de recurso do Fundeb, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação. Na semana passada, a PF instaurou uma operação, chamada WO, para investigar denúncias feitas pelo Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, que apontou irregularidades em dois pregões presenciais realizados pela Prefeitura, em 2020, para contratação de empresa para fornecimento de material de informática e limpeza. Segundo a PF, a empresa alvo da investigação apontou documentos fora do prazo, omitiu documentos obrigatórios, falsificou assinatura e simulou cotação de preço em uma sessão pública que teria sido realizada no dia 12 de outubro, feriado nacional. Eu quero compartilhar esse absurdo que está acontecendo na cidade de Timbiras”, disse, na tribuna, Francisco Nagib.
O parlamentar, afirmou que recebeu muitas ligações da cidade de Timbiras de pessoas reclamando de problemas na educação municipal. “O mais grave de tudo é que a educação da cidade de Timbiras vai de mal a pior, segundo denúncias que chegam até mim. Falta infraestrutura para os alunos terem condições de assistem aula; há escolas de taipa; sem ventilador, imagine com ar-condicionado, isso seria um sonho. Falta merenda escolar regularmente, ou seja, não tem merenda todos os dias, principalmente, nas escolas da zona rural. Essas informações que recebi mostram também a falta de compromisso do gestor público com relação ao piso salarial dos professores. A prova disso é que a categoria entrou na Justiça para tentar receber o seu piso salarial atualizado do piso de 2018”, denunciou o parlamentar.
Nagib aproveitou e prestou solidariedade a todas as famílias de Timbiras, colocando-se à disposição para ajudar no que for necessário para que os estudantes tenham ensino de qualidade nas escolas. “Muitas vezes, os professores não têm condições de ter o material didático, o material básico. Enquanto isso, há suspeita de desvios de materiais de informática, que poderiam ser utilizados melhorar a qualidade do ensino de nosso município de Timbiras. A todos os timbirenses, a minha solidariedade, e me coloco sempre à disposição dos irmãos para trabalharmos juntos”, afirmou Francisco Nagib.
Comerciante é assassinado com vários tiros em Coroatá
Um comerciante identificado como Francisco Edmar Ferreira Moreira, de 69 anos, conhecido como ‘Seu Chico do Comércio’, foi assassinado a tiros. O crime ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, na Vila Cilene, em Coroatá.

De acordo com informações de populares, a vítima estava em frente ao seu estabelecimento comercial, quando foi surpreendido por dois homens armados que chegaram no local efetuando disparos de arma de fogo.
O comerciante foi alvejado por sete tiros e tombou morto.
Francisco Edmar havia sofrido ameaças. Dois filhos da vítima também foram assassinados, sendo um na cidade de Pirapemas e outro em Coroatá.
O caso será investigado pela Polícia Civil do Maranhão.
Com informações do jornal Itaqui-Bacanga
Equatorial Maranhão orienta sobre pagamento da conta de energia de forma oficial e segura

A energia elétrica é uma necessidade na vida de toda a população e oferece conforto, bem-estar e até mesmo a garantia da sobrevivência. Por ser tão essencial, para que o fornecimento seja mantido, o pagamento desse serviço é prioridade no dia a dia da maioria dos brasileiros. No entanto, sabendo da frequência de pagamento desses serviços, pessoas mal-intencionadas podem tentar aplicar golpes financeiros. Por isso, é de utilidade pública conhecer as formas oficiais de pagamento oferecidas pela distribuidora.
Na Equatorial Maranhão, para levar facilidades aos clientes, é possível pagar as contas de luz de diversas formas, presencialmente nas agências de atendimento ou por meio dos canais digitais. O site oficial da empresa é uma verdadeira agência virtual, por meio dele é possível encontrar muitos serviços e, até mesmo, pagamento por meio de cartão de crédito e ainda negociação de débitos, tudo on-line e sem filas.
Além do site, é possível realizar o pagamento por meio do Pix, débito automático e ainda nas agências de atendimento e postos credenciados. Cabe informar também, que algumas equipes de campo devidamente identificadas, possuem e oferecem o pagamento por meio das maquinetas: são os negociadores, agentes de relacionamento e equipes que oferecem a opção de quitação dos débitos antes da realização da suspensão do fornecimento.

Diante disso, sabe-se que os clientes encontram muitas facilidades, principalmente nos meios digitais, mas com o crescimento de utilização para consultas ou transações financeiras pela web, todo o cuidado é pouco e essa praticidade precisa sempre estar acompanhada de atenção para evitar cair em golpes. Por isso, a Equatorial Maranhão traz importantes dicas sobre como garantir a segurança no pagamento das contas de luz:
- O pagamento das contas de energia, só podem ser feitos pelos meios oficiais: QR Code do Pix que vem descrito na própria conta; internet banking, casas lotéricas e bancos; site oficial da Distribuidora; maquinetas de cartão disponíveis nas agências de atendimento, com os agentes de negociação e ainda com equipes de campo devidamente caracterizadas. Os colaboradores da Equatorial jamais recebem dinheiro em espécie ou por meio de chaves Pix (vale reforçar: o único jeito de pagar com o Pix é pelo QR Code disponível na conta de energia). Com os agentes de campo, nas agências e postos credenciados, os pagamentos sempre ocorrem por meio de maquinetas após identificação da conta contrato do cliente;
- Fique atento quando for acessar sua fatura por meio do site da Distribuidora. Não clique em sites encontrados nas buscas, sempre digite o endereço no navegador e observe este domínio, que é o oficial;
- Não caia em ofertas falsas de descontos para pagamento da conta de energia. A única forma de obter descontos na conta de energia é por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para famílias de baixa renda. E todo possível desconto relacionado à fatura vem descrito na própria conta de energia. Caso alguém ofereça vantagens como desconto do valor que está apresentado na fatura de energia, desconfie. Ligue imediatamente para a polícia e denuncie;
- Saiba como identificar os profissionais da Equatorial Maranhão. Preste atenção para alguns detalhes, como as cores padrão dos uniformes, o uso de crachá com o nome do profissional impresso, e a marca da Equatorial Maranhão, que é obrigatória em todo o uniforme. Além disso, os profissionais de campo utilizam veículos, devidamente emplacados, também padronizados pela empresa. Em alguns casos, é necessário que a equipe entre na sua residência, mas fique atento, o profissional da Equatorial Maranhão apresentará o crachá e terá em mãos o número da sua conta contrato e saberá identificar você pelo nome;
- Se você precisar pagar sua conta mas não sabe onde guardou a fatura deste mês, a Clara (atendente virtual) pode ajudar. É só falar com ela pelo (98) 2055-0116, digitar o número da sua conta contrato, CPF ou CNPJ e em seguida solicitar Código de Barra para Pagamento. Essa é uma forma oficial e segura de acessar sua fatura, além de outros serviços.
Com essas dicas, as chances de cair em golpes diminuem, mas em casos de suspeitas de sites ou profissionais falsos, entre em contato com a Central de Atendimento 116. Por fim, a Equatorial Maranhão alerta que é importante sempre estar atento e conhecer os ambientes virtuais antes de disponibilizar dados pessoais. Segurança nunca é demais.
Aprovado empréstimo de mais de R$ 8 milhões para prefeitura de Codó
Os vereadores aprovaram autorização para prefeitura de Codó realizar empréstimo junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 8.238.497,67 (oito milhões, duzentos e trinta e oito mil, quatrocentos e noventa e sete reais e sessenta e sete centavos) para adquirir placas fotovoltaicas para instalar sistema de energia solar no município.

Atualmente a prefeitura tem uma despesa mensal, com energia elétrica nos prédios públicos municipais, de cerca de 480 mil reais. Pelo projeto de Lei apresentado pelo prefeitura codoense a instituição financeira dá uma carência de 36 meses para inciar o pagamento mensal num valor aproximado de 300 mil reais. Isso provocaria uma economia de quase 200 mil reais mensais.
A intenção, segundo o projeto da prefeitura, é com o sistema de energia solar municipal poder abastecer as escolas, Unidades Básicas de Saúde, hospital municipal e outros prédios públicos.
Com informações, Blog dos cocais
Palestra sobre Direito e Arte será realizada em Codó no dia 1º de dezembro

No dia primeiro de dezembro, sexta-feira, acontece a palestra “Direito & Arte – As interconexões do Cinema, da Literatura e da Música com enfoque na formação do saber jurídico”, no auditório da Faculdade Pitágoras na cidade de Codó. A palestra acontece a partir das 18 horas.
Participam da temática os palestrantes: Doutora em Ciências Criminais pela PUC/RS, Rosália Mourão; o Mestre em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Pedro Rhuan, e; a Mestra em Cultura e Sociedade pela PGCULT/UFMA, Suellen Souza.
A palestra está sendo organizada pela Turma II – 2023.1 do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pelo Centro Acadêmico de Direito XXII de Agosto e pela UEMA.
A inscrição para a palestra custa 30 reais.