

Governador Brandão destaca importância do agronegócio para o Maranhão na Abertura da Agrobalsas 2023
Na Fazenda Sol Nascente, o governador Carlos Brandão participou da abertura da Agrobalsas 2023, nesta terça-feira (16). O evento reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio de todo o Maranhão e do Brasil para discutir tendências, tecnologias e oportunidades do setor. Na ocasião, o governador foi homenageado com o Título de Cidadão Balsense, em agradecimento aos benefícios realizados à cidade.

Nesta 19ª edição, que acontece até sábado (20) e tem como tema “Responsabilidades Compartilhadas”, o Governo segue marcando presença por meio de, aproximadamente, 20 secretarias e órgãos estaduais, apresentando serviços e programas voltados para os produtores, atividades para o público em geral, além de apoio às empresas que estão realizando exposições, comercialização de produtos agrícolas, entre outras oportunidades de negócios.
Durante o evento, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância do agronegócio para a balança comercial do Brasil e destacou o papel de Balsas como a capital do agronegócio no estado do Maranhão. “O agronegócio tem sustentado a balança comercial do Brasil. E em Balsas, a capital do agronegócio no Maranhão, a gente sempre se faz presente para fortalecer, discutir com os pecuaristas, agricultores rurais e industriais que fazem o grande agronegócio no nosso estado”, afirmou Brandão.
Brandão também ressaltou a evolução da Agrobalsas em relação ao apoio aos pequenos, médios e grandes produtores. O governador mencionou, ainda, a importância da presença de representantes das secretarias e órgãos do estado na feira para a prestação de orientações, a exemplo do Porto do Itaqui, que é um ponto central de exportação de milho e soja para o exterior.
“A AgroBalsas tem evoluído no que diz respeito aos pequenos e médios produtores, antigamente eram só os grandes. Nós entendemos, claramente, a importância deles aqui, essa feira traz um momento diferente de venda de equipamentos, para capacitação e melhoria do aprendizado dos pequenos, médios e também dos grandes. Além dos investimentos, o Governo se faz presente com os estandes das nossas secretarias, com a abertura do espaço para tirarem dúvidas, inclusive, temos a presença do Porto do Itaqui, onde é concentrada toda a exportação do milho e soja para o exterior”, disse o governador Carlos Brandão.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale, enfatizou a importância da abertura da Agrobalsas para o estado, destacando o papel impulsionador do agronegócio no desenvolvimento do Maranhão.
“A abertura da AgroBalsas é um momento importante para o Maranhão, o agronegócio impulsiona muito o desenvolvimento do estado. Hoje, em comitiva de deputados, estamos atentos e parceiros, torcendo para que o AgroBalsas seja um sucesso e que o agronegócio continue alavancando e ajudando o estado do Maranhão”, disse a presidente da Alema.
O prefeito de Balsas, Erick Silva, expressou sua gratidão pela presença do governador Carlos Brandão no evento e ressaltou o impacto positivo da Agrobalsas na economia local.
“A visita do governador Carlos Brandão estava sendo muito esperada por toda a população de Balsas. A gente quer agradecer o incentivo, o apoio que o governador sempre deu à Balsas e todo o Sul do Maranhão. O evento da AgroBalsas, que é a maior feira do agronegócio do nosso estado, sempre teve o apoio do governador Carlos Brandão. É muito bom para aquecer a nossa economia, trazer mais investimentos para a nossa região. A AgroBalsas tem esse potencial de trazer os olhos do estado e do país à cidade de Balsas”, disse o prefeito de Balsas.
Paulo Roberto Kreling, membro da organização do AgroBalsas, expressou sua satisfação em receber o governador Carlos Brandão na abertura da feira. Ele frisou o apoio constante e o papel do governador como incentivador do evento.
“Esta é a 19ª edição do AgroBalsas, a maior feira do agronegócio do Maranhão. É uma alegria muito grande, é uma honra poder contar com a presença do governador Carlos Brandão na abertura, ele sempre tem nos dado total apoio e é um incentivador do AgroBalsas. É uma feira que movimenta todo o agronegócio, comércio, prestação de serviços, gera empregos e renda; e representa todo o potencial agrícola da nossa região”, destacou Kreling.

A superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Gisela Introvini, sublinhou a importância do evento para a construção de um Maranhão cada vez mais sustentável, equilibrando o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental.
“Hoje, nós temos a comprovação de que somos um grande celeiro que representa a minimização das diferenças sociais, dos riscos agropecuários. Inclusive, o tema proposto é ‘Responsabilidades compartilhadas’. Somos o grande celeiro que alimenta e vai alimentar as futuras gerações e dar a segurança que precisamos na produção de alimentos e na preservação de todos os biomas que contém o nosso Maranhão. Isso representa o AgroBalsas e a grande parceria com o Governo do Estado”, afirmou Introvini.
Governo participa da inauguração de base para distribuição de combustíveis, novo posto da PRF e entrega estrada entre Balsas e Tasso Fragoso

O Governo do Maranhão tem buscado novos investimentos para a geração de emprego e renda e garantiu a implantação da nova base de distribuição da Petrobahia em Balsas, região sul do Maranhão. A empresa baiana, referência no ramo de combustíveis, investiu R$ 8,5 milhões na implantação do projeto que inicia a interiorização das atividades no estado. A inauguração da unidade aconteceu nesta terça-feira (17) e contou com a presença do governador Carlos Brandão, que também esteve presente na inauguração do novo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, e na entrega de trecho de estrada pavimentada até Tasso Fragoso.
A nova unidade da Petrobahia está localizada no Distrito Industrial de Balsas e integra a política de crescimento e interiorização da empresa na região que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida como MATOPIBA. Os investimentos impactam a região de forma positiva, movimentando a cadeia produtiva local e desenvolvendo a economia da cidades no entorno.
Durante a inauguração da unidade, o governador Carlos Brandão destacou que a Petrobahia vai fortalecer o fornecimento de combustível no estado e em Balsas, trazendo rápidos resultados para o pequeno produtor da região. “Com esta empresa instalada aqui nós temos a garantia de que o combustível vai chegar de forma prática e econômica às areas produtivas e com isso vamos facilitar a vida dos produtores rurais, gerando mais empregos e renda no nosso estado, que é o principal objetivo do nosso governo”, afirmou o governador Carlos Brandão.
O prefeito de Balsas, Erik Silva, afirmou que a chegada da Petrobahia representa a geração de empregos no estado. “A Petrobahia vai gerar mais empregos na nossa região e trazer melhorias para a infraestrutura do agronegócio e da nossa cidade. Com o início das operações, o combustível vai chegar mais rápido nas propriedades rurais, diminuindo os custos, melhorando a economia da nossa cidade”, disse.
Base da Petrobahia
Para a construção do empreendimento foram investidos R$ 8,5 milhões. As obras foram concluídas em apenas 4 meses, seguindo todas as normas de segurança operacional e com tecnologia pensada para servir aos seus motoristas e clientes. Ao todo, são 1.265,55 metros quadrados de área construída.
O diretor-presidente da Petrobahia, Thiago Andrade, informou a importância da nova unidade. “A gente está muito feliz de estar aqui no estado do Maranhão e já estamos com planos de ampliar esta unidade inaugurada aqui em Balsas, dada a sua relevância para a região. E isto não seria possível sem a parceria do Governo do Estado, que garantiu celeridade em todo o processo necessário para a implantação da empresa. Temos certeza que esta base vai gerar muitas oportunidades para o agronegócio e a população”, explicou.
Ainda segundo Thiago Andrade, devem ser movimentados 78 milhões de litros combustíveis só nos primeiros 12 meses de operação.
A Petrobahia é considerada a 4ª distribuidora de combustíveis que mais cresce no Brasil e segue investindo de forma permanente em sua expansão. Atualmente, já atende em 13 Estados, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
O presidente da Maranhão Parcerias (MAPA) disse que todos os órgãos do governo estadual trabalham para trazer investimentos que geram desenvolvimento econômico e social para o Maranhão. “A inauguração da base da Petrobahia é mais um resultado deste trabalho e ficamos felizes que já está no planejamento a ampliação desta unidade, o que vai gerar mais emprego e renda no estado”, comentou.
Posto da PRF
Ainda em Balsas foi inaugurado um novo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A nova estrutura conta com área de fiscalização, pátio para veículos recolhidos, estacionamento de visitantes e servidores, auditório e toda a estrutura necessária para o desempenho das atividades administrativas e operacionais da PRF. A unidade tem acessibilidade e estruturas adequadas para o serviço policial e o atendimento do cidadão.
“Estamos realizando um sonho de décadas, que é a inauguração deste posto da Polícia Rodoviária Federal junto com uma delegacia em uma área que não tinha um posto. Agora, com essa expansão, a cidade ficará mais segura, pois vamos ampliar o trabalho de fiscalização, combate às drogas e outros crimes”, afirmou o governador Carlos Brandão.
Segundo Francinácio Medeiros, superintendente da PRF no Maranhão, o trabalho da instituição será feito de forma integrada com o Governo do Estado. “É muito bem-vinda essa disposição do Governo do Estado em trabalhar de forma integrada com a Polícia Rodoviária Federal, pois com isso vamos trazer bons resultados para a sociedade no combate à criminalidade e na segurança viária”, informou.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, disse que o posto da PRF em Balsas é um avanço importante para o estado. “A presença da PRF na BR que corta a cidade de Balsas vai dar mais segurança para a região. E nós asseguramos que as forças de segurança pública do Estado trabalharão em parceria com a PRF em prol do estado do Maranhão”, garantiu.
Pavimentação asfáltica
Outra inauguração importante realizada nesta terça-feira (17) foi a da pavimentação asfáltica no trecho que vai da Rodovia Serra do Penitente (MA-141) ao Povoado São Pedro (MA-006), contemplando ainda a ladeira Pisa no Freio em Tasso Fragoso. As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e beneficiam o escoamento de grãos produzidos na região, principalmente a soja, um incentivo a mais para a movimentação e crescimento da economia local.
Os moradores da região comemoram o resultado do trabalho. “Aqui antes era uma buraqueira só. Daqui para frente seria só poeira por causa da estiagem. Agora é uma estrada bonita. Estou feliz demais”, contou Raimundo Gomes, morador do Povoado São Pedro.
Já Antônio Neres Silva, lavrador e morador do Povoado São Pedro, disse que antes das obras de pavimentação muitas vezes só era possível andar a pé. “É uma diferença muito grande em comparação a como era antigamente. Eu moro a 7 quilômetros daqui e a gente fazia esse percurso com dificuldade. Agora está 100%”, comemorou.
Cota de gênero: TSE cassa seis vereadores de Vitória do Mearim

A Justiça Eleitoral segue implacável com partidos e políticos que fraudaram a legislação na cota de gênero. De uma só vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de seis vereadores na cidade de Vitória do Mearim, no Maranhão.
Os seis vereadores cassados pertenciam a três partidos (MDB, PL e AVANTE) – Aleilson Santos e Cristiano Falcão (ambos do MDB); Jonath Lopes e Salma Faray (ambos do PL); Cebola e Jânio Batalha (AVANTE).
Todos foram cassados pelo fato do TSE entender que existiu fraude na cota de gêneros pelos três partidos. Clique aqui e veja as decisões do PL, MDB e AVANTE.
O caso mais curioso se refere a filha do atual prefeito de Vitória do Mearim, Nato da Nordestina (PL). A filha de Nato, Fernanda Vieira Silva (PL), que pela denúncia além de não ter obtido nenhum voto, não realizou atos de campanha, tampouco computou receitas ou despesas eleitorais, tendo sido sua candidatura lançada com o único propósito de cumprir a formalidade legal.
A situação simplesmente fez com que os vereadores Jonath Lopes e Salma Faray, respectivamente, atual e ex-presidente da Câmara de Vitória do Mearim fossem cassados.
O imbróglio tem feito muita gente questionar a postura do prefeito Nato da Nordestina, que permitiu a candidatura de sua filha que prejudicou aliados.
É aguardar e conferir, mas a Justiça Eleitoral segue implacável com políticos e partidos que fraudam a cota de gênero.
“O clima esquentou”? Saiba como economizar energia em dias mais quentes
Equatorial Maranhão orienta sobre hábitos simples que podem incentivar um consumo consciente

As chuvas ainda caem no Maranhão, mas tem sido perceptível o quanto o clima está mais quente no estado. E o calor faz com que as pessoas utilizem mais os seus aparelhos elétricos e acabem tendo um consumo maior de energia. Por isso, é importante mantermos os cuidados para evitar desperdícios e garantir economia no orçamento.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou que a bandeira tarifária permanece verde para esse mês de maio, mas, mesmo assim, não se pode descuidar e é fundamental adotar hábitos sustentáveis, ficar atento ao uso adequado dos eletrodomésticos, escolher aparelhos eletrônicos mais eficientes e com menor consumo de energia.
Segundo o Analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Luís Emílio Filho, durante estes dias quentes, é comum o uso de aparelhos para climatizar o ambiente. “É importante sempre estar atento aos hábitos dos moradores da casa para que não haja desperdício. Por isso, durante os dias quentes, utilize aparelhos como ar-condicionado com consciência, colocando na temperatura de 23º e programando para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar. Opte sempre por ventiladores com selo A procel, que são mais econômicos. E outra dica simples é manter as janelas de todos os cômodos abertas para aproveitar a ventilação natural”, destaca.
Confira outras dicas que podem ser muito úteis no dia a dia das famílias:
• Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Uma dica importante é deixar uma garrafa de água com gelo do lado fora para evitar abri-la sempre.
• Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.
• Tenha cuidado com o uso excessivo de eletrodomésticos. O chuveiro elétrico é um dos principais vilões no consumo de energia. Dê preferência a utilizá-lo no modo verão.
• Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia.
• Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.
• Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.
• Uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia.
Para as famílias de baixa renda, há ainda uma forma pagar mais barato na conta de energia. Para isso, é preciso se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica. A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem milhares de famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia. As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.
Seguindo as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais.
Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão
Homem é morto com tiro no peito após discussão em bar na zona rural de Codó
Um homem identificado como Valter Viana, de 53 anos, foi morto com um tiro no peito após uma discussão em um bar, na tarde desta terça-feira (16), no povoado Pratinha, zona rural de Codó (MA).

De acordo com informações repassadas por familiares para a jornalista Emanuela Carvalho, a vítima estava em um bar consumindo bebidas alcoólicas quando teria se envolvido com uma discussão com o proprietário do estabelecimento.
Valter Viana estava armado com um facão e durante a confusão acabou sendo baleado com um tiro de espingarda na região do tórax. Ele não resistiu a gravidade do ferimento e morreu antes da chegada de uma ambulância do SAMU.
A Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu localizar o suspeito do crime. O caso será investigado pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó.
Com informações blog do Marco silva
Livros de “reforço escolar” custarão R$ 2,8 milhões aos cofres de Codó

O governo Zé Francisco pretende gastar R$ 2,8 milhões com a aquisição de livros de “reforço escolar”.
Conforme apurado pelo Diário Codoense, a Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contratou uma empresa para o fornecimento de 22.855 livros de reforço escolar da Língua Portuguesa e Matemática, para uso dos alunos dos anos iniciais (4º e 5º) e anos finais (8º e 9º), da rede municipal de ensino público de Codó.
A aquisição dos livros custará R$ 2.877.030,00 (dois milhões, oitocentos e setenta e sete mil e trinta reais) aos cofres do município.
Com sede localizada em Fortaleza/CE, a FUNDAMENTUS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA, nome fantasia EDITORA FUNDAMENTUS, será a empresa responsável pelo fornecimento dos livros.
FONTE: DIÁRIO CODOENSE
SEMUS de Codó gastará R$ 1 milhão com materiais descartáveis
A Secretaria Municipal de Saúde de Codó pretende gastar mais de um milhão de reais com a compra de materiais descartáveis.
Conforme apurado pelo Diário Codoense, a SEMUS de Codó contratou duas empresas para o fornecimento de materiais descartáveis até o final de 2023. A soma dos contratos totaliza R$ 1.065.941,50 (um milhão, sessenta e cinco mil, novecentos e quarenta e um reais e cinquenta centavos).
Veja os dados abaixo:
– PEDRO DOMINGOS DE JESUS NETO EIRELI, nome fantasia DOMINGOS DISTRIBUIDORA, faturou R$ 788.627,50. Localizada na Rodovia BR 316, nº 5087 sala 03, KM 565, em Caxias/MA, a empresa está registrada no nome de PEDRO DOMINGOS DE JESUS NETO;
– M. MONTEIRO SILVA DE SOUSA EIRELI, nome fantasia MONTEIRO, faturou R$ 277.314,00. A empresa possui sede na Rua João Pessoa, nº 381, em Codó/MA, e está registrada no nome de MARCELO MONTEIRO SILVA DE SOUSA.
Os contratos são oriundos do Pregão Eletrônico nº 25/2023, aberto em março de 2023, que teve como objeto o registro de preços com a finalidade de contratação de pessoa jurídica para o fornecimento de materiais descartáveis junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Na época, a Prefeitura de Codó licitou R$ 2.067.745,00 (dois milhões, sessenta e sete mil e setecentos e quarenta e cinco reais) em materiais descartáveis somente para a SEMUS.
FONTE: DIÁRIO CODOENSE

