Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Vereador Pastor Max fala sobre investimentos na educação e nova escola para zona rural de Codó

 

Utilizando a tribuna da Casa Legislativa, na sessão da última terça-feira (23), o vereador Pastor Max comemorou mais uma obra que será entregue na zona rural de Codó. Desta vez, a Escola Municipal Chebs Tânios que será inaugurada neste sábado, 27 de maio, no povoado Flexeiras.

“Aqui vai o nosso agradecimento ao prefeito Dr. Zé Francisco, sábado agora será entregue a comunidade Flexeiras uma belíssima escola, que nos orgulha pela qualidade, estrutura, é de uma importância sem tamanho para a comunidade que há tanto tempo sonhava e pedia aquela escola e hoje é uma realidade”, expressou o parlamentar.

O vereador parabenizou o povoado pelos benefícios conseguidos à comunidade e destacou que é testemunha do que o prefeito tem realizado pela zona rural do município. “Muito mais do que foi feito por todos os prefeitos anteriores, uma vez que em toda a história dessa cidade, daquele povoado, o Dr. Zé Francisco teve a coragem e o compromisso de fazer aquela tão sonhada escola que hoje nos orgulha, para que isso fosse possível, foi necessário compromisso estratégico de um governo que tem esse olhar para a educação e investir tanto pela zona rural e pela sede, a população só tem a ganhar”, disse o edil

De volta com a palavra, o edil ressaltou sobre todos os investimentos na educação do município em relação a livros didáticos, merenda escolar e reforçou: “No que depender do vereador Pastor Max e do prefeito será feito. O trabalho vai continuar e não pode parar. Estaremos reivindicando muito mais pelo nosso povo, fazendo a nossa parte”, finalizou o vereador Pastor Max.

Vereador Evimar Barbosa analisa documento e denuncia reajuste abusivo do SAAE de Codó

O vereador Evimar Barbosa utilizou seu tempo na Tribuna da Câmara nesta terça-feira, 23 de maio, durante a 14ª Sessão Ordinária, para analisar e contestar um relatório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que chegou a Câmara, a pedido do colega de vereança Leonel Filho. O parlamentar, que também é engenheiro sanitarista e especialista em saneamento básico, analisou, parágrafo a parágrafo, o documento e revelou uma série de inconsistências e irregularidades nas justificativas para os reajustes nas contas de água feitas pela autarquia.

Manobras e reajustes acima de inflação

O vereador falou de informações ocultadas no relatório, como o reajuste de 2021, e também analisou os talões de contas de usuários do serviço, constatando o que chamou de uma manobra usada pela autarquia para deixar o consumo de água mais caro até para a faixa dos mais pobres, aqueles que consomem na casa dos 20 metros cúbicos/mês. O edil mostrou que, enquanto a inflação de 2021 a março de 2023 foi de 20,37%, o reajuste total na conta de água chegou a 32,92%,

O relatório falta com a verdade, pois diz que no período de três anos, de 2012 à 2023 houve apenas dois reajustes. O que não é verdade, pois constatamos três reajustes nas contas analisadas, incluindo o reajuste de julho de 2021, de 8,10%, de março de 2022, de 6,95% e no mês de março de 2023, ouçam e pasmem, um reajuste de 19,96%, enquanto que a inflação do período, no caso de ano anterior, foi de 5,79%. Foi feita uma manobra para prejudicar o usuário. Se o dispositivo direto na faixa for acionado e provocar um aumento acima da inflação, esse reajuste tem que passar pela câmara para ser aprovado”, revelou.

Reajuste Progressivo X Direto Na Faixa

Evimar Barbosa, que já foi diretor do SAAE, explicou de forma bem clara a diferença sobre os dois tipos de reajustes e seus efeitos no bolso do consumidor. De acordo com o vereador, o justo seria aplicar o chamado reajuste progressivo, mas o que a autarquia fez foi ‘aplicar direto na faixa”, fato que aumenta, significativamente, o resultado que aparece na conta que chega à casa do consumidor codoense.

Como exemplo na casa dos mais pobres citou que uma conta que seria de pouco mais de 30 reais sobe para R$ 42,76 quando a aplicação do reajuste é direto na faixa, como defendeu que vem ocorrendo. “O reajuste progressivo é aquele que funciona desta forma: Quem consome 20 metros cúbicos mês pagaria os primeiros 15 metros cúbicos a R$ 1,80 e o restante (de 16 a 20 metros cúbicos) pagaria R$ 2,03. O QUE É APLICAR NA FAIXA? é pegar os 20 metros cúbicos e multiplicar pelo total de R$ 2,03”, pontuou.

‘Olha como fica a diferença, se eu usasse a tabela progressiva o consumidor de 20 metros cúbicos mês pagaria uma conta de R$ 35, 52, se for aplicado direto na faixa essa conta passa para R$ 42,76. Então, foi um aumento acima da inflação  porque primeiro eles aplicaram o reajuste e, depois, mudaram de faixa, por isso que gerou um aumento acima da inflação de 19,87%”, explicou Evimar

Justificativa infundada

Evimar criticou uma justificativa do relatório na parte do ‘CONSIDERANDO” (parte introdutória deste tipo de documento oficial). Nela o SAAE escreveu, de acordo com o vereador, que ‘considerando o fato de que tem uma inadimplência de R$ 466.127,00, ou seja, contas a receber, isso justifica o reajuste que deu apenas duas vezes e não três como defende inclusive o Ministério Público na Justiça.

“Pasmem, disseram aqui que ainda temo uma inadimplência de, em março, de R$ 466.127,00. Ora, você justificar um aumento acima da inflação porque na companhia há uma inadimplência, é falta de gestão, é como se você punisse – como tem algumas pessoas que não pagam eu vou aumentar o valor da conta daqueles que pagam, olha a lógica que eles utilizaram aqui. Não consegue, se você aumenta (o valor) você aumenta, inclusive, a inadimplência”, criticou o vereador

Criança de três anos morre em trágico acidente após explosão na zona rural de Codó

 

Uma criança de apenas três anos, identificada como José Ricardo de Jesus da Silva perdeu a vida em um acidente trágico envolvendo combustível inflamável. O incidente ocorreu enquanto a criança brincava próximo a um fogo, juntamente com outras crianças e seu irmão.

De acordo com informações do jornalista Wellyngthon Sampaio, uma das crianças teria encontrado um pequeno recipiente contendo o combustível, cujo tipo não foi especificado, e o arremessou ao fogo. A explosão resultante gerou temperaturas elevadas, que queimaram gravemente o corpo do pequeno José Ricardo.

Desesperados, os pais do garoto o levaram imediatamente ao Hospital Geral Municipal de Codó, onde ele foi transferido às pressas para a capital, São Luís. Infelizmente, no final da tarde desta terça-feira, 23, foi confirmado o trágico desfecho: José Ricardo não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

A família da criança reside no povoado Montevidéu 2, mas atualmente estava prestando serviços na fazenda do Grupo Rocha, onde ocorreu a fatalidade. A propriedade rural do Grupo Rocha está localizada na região após a Fábrica de Cimento, próxima à fazenda do ex-prefeito Zito Rolim.

É comum nas famílias da zona rural de Codó a prática de armazenar combustíveis, a fim de evitar a necessidade de deslocamentos até a cidade para aquisição dos mesmos. Entretanto, acidentes trágicos como este reforçam a importância de tomar as devidas precauções e garantir a segurança das crianças, a fim de evitar consequências devastadoras.

Com informações do Blog do Wellyngthon Sampaio

Em São Paulo, Brandão participa do lançamento do Pacto Contra a Fome

Nenhuma pessoa passando fome no Brasil até 2030 e todos os habitantes do país bem alimentados até 2040. Essas são, respectivamente, as perspectivas de curto e longo prazo do movimento Pacto Contra a Fome, iniciativa suprapartidária e multissetorial criada para contribuir no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos no Brasil.

Nesta terça-feira (23), solenidade a ser realizada no Teatro Santander, em São Paulo, marcará o lançamento oficial do movimento. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participa da cerimônia, onde apresenta as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol do combate à fome e debate novas parcerias para enfrentar o problema, que segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Brasil, atualmente assola 33 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Além da apresentação do Pacto Contra a Fome, sua governança e pilares de atuação, durante o evento será realizado o lançamento do Pacto Hub, plataforma voltada para promover conexão e dar visibilidade para iniciativas públicas e privadas.

Na cerimônia será lançado ainda, o Prêmio Pacto Contra a Fome, desenvolvido por meio da cooperação entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A ideia é condecorar iniciativas de destaque da sociedade civil, voltadas para o combate à fome.

Maior rede de Restaurantes Populares da América Latina

Brandão deve apresentar durante o evento os resultados obtidos com o programa de Segurança Alimentar do Governo do Maranhão, que atualmente dispõe de mais de 150 Restaurantes Populares, a maior rede de segurança alimentar da América Latina. O tema do combate à fome é uma das prioridades da gestão estadual, como enfatizou Carlos Brandão em mensagem nas redes sociais, ainda em janeiro de 2023, no início do seu novo mandato.

“Nosso governo terá 4 pilares muito claros: desenvolvimento econômico e sustentável com geração de emprego e renda; educação digna; combate à fome e à insegurança alimentar; e regularização fundiária para assegurar a paz no campo”, afirmou o governador.

A programação de lançamento do movimento Pacto Contra a Fome prevê, ainda, a composição de três mesas de debates sobre ‘terceiro setor’, ‘setor privado e filantropia’ e ‘políticas públicas’.

Entre os debatedores, nomes como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e Juliana Tângari, diretora do Instituto Comida do Amanhã.

Todos contra a fome

A meta do movimento Pacto Contra a Fome é engajar toda a sociedade para erradicar a fome de maneira estrutural e permanente, com redução no desperdício de alimentos. A identificação dos principais desafios dos governos, parceria por meio da inteligência e parceria por meio da articulação, são algumas das propostas do Pacto Contra a Fome.

O Pacto Contra a Fome também visa, por exemplo, a ativação do setor privado na articulação com a cadeia de alimentos, além da facilitação da captação de recursos e a aproximação entre financiadores e iniciativas

Governo do Maranhão entrega Prêmio Escola Digna e Selo Prefeito da Educação

O Governo do Maranhão realizou a entrega do Prêmio Escola Digna e do Selo Prefeito(a) da Educação nesta sexta-feira (19). A cerimônia, que aconteceu no Salão de Eventos Zeca Belo, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, foi um grande encontro para celebrar os avanços da educação no estado. Para marcar o dia, além da entrega dos prêmios, foram assinados editais para a oferta de vagas para cursos profissionalizantes e termos de cooperação entre o governo estadual e os municípios.

O objetivo do prêmio e do selo é reconhecer e estimular o desenvolvimento da excelência, equidade e da qualidade social dos sistemas públicos educacionais no Maranhão e valorizar a gestão educacional com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Além da mobilização da comunidade escolar para implementação de ações didático-pedagógicas, o que favorece o alcance das metas do Plano Estadual de Educação, aprovado pela Lei nº 10.099, de 11 de junho de 2014.

O governador Carlos Brandão destacou que hoje foi um grande dia para a educação do Maranhão não apenas por causa da entrega dos prêmios, mas também pelos novos investimentos que estão sendo feitos pelo governo estadual.

“Hoje é uma data histórica. Primeiro porque estamos entregando o Prêmio Escola Digna para as escolas que tiveram bom desempenho no ano passado. Também entregamos o Selo Prefeito da Educação aos gestores e gestoras que fizeram um bom trabalho para o desenvolvimento da educação nas suas cidades. Esses prêmios são uma forma de incentivar a busca de resultados cada vez melhores e uma forma de ajudarmos os municípios a fortalecerem a educação na base para que estes estudantes possam chegar ao ensino médio mais preparados. Além disso, estamos assinando novos incentivos e investimentos para a educação. Somente assim vamos conseguir avançar no ensino no estado”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Já o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou sobre a importância do Prêmio Escola Digna. “Este prêmio é um reconhecimento pelos esforços feitos por cada escola para dar ensino de qualidade aos estudantes. Com o valor do prêmio cada escola tem autonomia para fazer as melhorias que precisar como reformas, a compra de novos equipamentos e outras melhorias. Mas a premiação de hoje é também uma sinalização para 2024, pois a legislação do FUNDEB [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica] mudou e aqui no Maranhão nós implementamos a legislação do ICMS Educacional. Portanto, a partir do ano que vem, nós vamos não apenas reconhecer o esforço das escolas e dos seus municípios, mas garantir o maior repasse dos recursos dessas duas fontes de investimentos”, informou.

Prêmio Escola Digna

Esta é a 2ª segunda edição do Prêmio Escola Digna, que foi instituído pela Lei nº 11.515, de 29 de julho de 2021 e que este ano entregou R$ 2.165 milhões, sendo R$ 1.450 milhão para as 35 escolas com melhor desempenho e R$ 715 mil para apoio pedagógico.

Este ano, foi reconhecido o desempenho de 35 escolas públicas municipais que tiveram os melhores desempenhos de aprendizagem, com base no Índice de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (IDE-MA). As escolas foram premiadas e receberam, ao todo, mais de R$ 2 milhões em prêmio em dinheiro. O IDE-MA é o equivalente estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal, usado para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

As 35 escolas com melhor desempenho receberam prêmios entre R$ 40 mil a R$ 50 mil. A premiação baseou-se no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, a partir do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (SEAMA), realizado em 2022. Entre as escolas com melhor desempenho, aquelas com maior número de alunos ganharam o prêmio de maior valor.

A legislação do prêmio prevê, também, a realização de contribuição financeira às escolas públicas que obtiverem os menores resultados nas avaliações do SEAMA, expressos pelo IDE – Alfabetização, IDE – 5º ano e IDE – 9º ano, que são denominadas Escolas Apoiadas. Os valores são depositados diretamente na conta da escola, que pode aplicá-lo de acordo com suas necessidades e prioridades.

Entre as 35 escolas vencedoras está a Unidade Integrada Professor André dos Santos Brito, que atende a 240 alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Maranhãozinho. A escola recebeu um prêmio de R$ 40 mil.

A gestora da escola, Maria Lúcia Ribeiro Matos, disse que o prêmio é fruto da dedicação. “É um trabalho bem árduo, mas nós procuramos trabalhar priorizando a habilidade de cada estudante, fortalecendo o fazer pedagógico dos professores e sempre com o objetivo de alcançar resultados cada vez melhores”, comentou.

Selo Prefeito(a) da Educação

Já o Selo Prefeito da Educação, que está na sua primeira edição, contemplou 117 prefeituras, e é uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão para valorizar os gestores e gestoras municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades no estado. Os selos foram divididos nas categorias ouro, prata e bronze, conforme o nível de desempenho obtido por cada prefeitura. Por meio do selo, o Governo do Estado quer incentivar que cada município faça cada vez mais investimentos para melhorar a rede municipal de ensino.

O prefeito de Paulo Ramos, Adailson Machado, foi um dos que recebeu o Selo Ouro. “Estamos muito gratos por este reconhecimento. Nosso município tem quatro escolas entre as 35 premiadas. Isso é a prova do esforço que temos feito para melhorar a educação do nosso município e, principalmente, fruto do trabalho dos nossos profissionais de educação e a dedicação dos nossos alunos”, disse.

A prefeita de Altamira do Maranhão, Ileilda do Queijo, recebeu o Selo Prata e disse que ao longe deste ano vai trabalhar para conquistar o Selo Ouro. “Estamos felizes pelo incentivo do Governo do Estado. Nós nos preocupamos em incentivar a educação com diversas atividades como feiras e muitas outras. E ano que vem com muito trabalho e pela vontade de Deus vamos levar o Selo Ouro”, comentou.

Com o Selo Bronze em mãos, o prefeito João Martins, de Bequimão, disse que se sente estimulado a buscar o Selo Prata ou Ouro no próximo ano. “É uma iniciativa louvável do Governo do Estado, pois estimula os gestores municipais a priorizar a educação e demonstra que o Governo assumiu a responsabilidade de transformar a educação em um dos pilares do nosso estado”, contou.

Mais investimentos na Educação

Além da entrega dos prêmios, o Governo do Maranhão fez novos investimentos para ampliar e fortalecer a educação no estado com assinatura do edital de inscrição com oferta de 600 vagas em cursos de formação inicial e continuada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Esta é uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e de Administração Penitenciária junto com o Ministério da Educação.

Foi assinado o Edital de chamada pública dos articuladores pedagógicos municipais do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e o Acordo de Cooperação Técnica do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem.

Também foi assinado o edital para o preenchimento de vagas para cursos profissionalizantes nas unidades vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e para cursos de qualificação profissional na modalidade Ensino à Distância (EAD) ofertados pela plataforma Maranhão Profissionalizado.

O governador Carlos Brandão e o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, assinaram, ainda, o Termo de Cooperação Técnica com as prefeituras maranhenses para a viabilização do acesso gratuito às ferramentas da plataforma Google Workspace for Education.

Fechando o dia de novos investimentos na educação, foi feita a entrega simbólica e 292 kits esportivos a escolas da rede estadual de ensino público. Cada kit tem 10 bolas de vôlei, 10 bolas de futsal, 5 bolas de basquete, 5 bolas de handebol, 1 rede de vôlei, 30 bolas de ping-pong, 6 raquetes de ping-pong e 40 cones, totalizando 107 itens. Os kits foram adquiridos com emenda parlamentar, no valor de R$ 3 milhões, do deputado federal Márcio Jerry.

Diversas autoridades estaduais e municipais bem como representantes de órgãos, entidades e associações da sociedade civil e da iniciativa privada compareceram à entrega dos prêmios.

No dispositivo de honra, ao lado do governador Carlos Brandão e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, estiveram o deputado federal Márcio Jerry; o deputado estadual Rodrigo Lago, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa; o prefeito de Presidente Médici e diretor de Educação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Caçula Coelho; Marcony Pinheiro, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão; Soraia Raquel, presidente do Conselho Estadual da Educação; Veveu Arruda, diretor Executivo da Associação Bem Comum (ABC); José Henrique Paim Fernandes, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Fernanda Fingerl, gerente de Metodologias Sociais da Fundação Vale; Giselly Pinto, gerente de Relações Institucionais da Vale Maranhão; Maria Slemenson, diretora de Políticas Educacionais do Instituto Natura; Ramiro Esteves, Relações Institucionais da Eneva Maranhão.

MAIS
LISTA DAS ESCOLAS PREMIADAS EM 2023
EM Novo Horizonte
Unidade Escolar Silvio de Freitas Diniz
UI Adinisio Abreu
UI Manoel José de Santana
Creche Municipal São José
UI Dr. Ruy Carvalho
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Felicidade de Matos
UE Aldenora Bello
CE Luis Cheivan
Unidade Integrada Professor André dos Santos Brito
UE Ulysses Guimarães
EM de 1º e 2º Grau Deputado João Silva
EMEF Deputado Alexandre Costa
Unidade de Educação Básica Antônio Joaquim de Sousa
UE Ely Bezerra Ribeiro
Escola Municipal Padre José de Anchieta
Escola Municipal Frei Estevão
Unidade Integrada Educandário da Paz
Unidade Integrada Nazeu Oliveira Souza
UE Conego Bonfim
EM Princesa Isabel
EM José do Egito Coelho
Centro Educacional Conselheiro Hilton de Oliveira Rodrigues
EM Paulo Freire
EM Governador Eugenio Barros
EM Liceu Ribamarense
Unidade Escolar Deputado Francisco Coelho
Escola Municipal Professora Raimunda Ramos
EMEF Padre Fabio
Escola Municipal José Carlos Mota Silva
EM Fernandes Rocha
EM Nagib Haickel
EM Diolinda Gusmao
Unidade Integrada José Joaquim de Araújo
EM Liceu Ribamarense

PREFEITURAS QUE RECEBERAM O SELO PREFEITO(A) DA EDUCAÇÃO
Selo Ouro:
Brejo de Areia
Centro do Guilherme
Feira Nova do Maranhão
Fortuna
Governador Luiz Rocha
Mata Roma
Morros
Paulo Ramos
Sambaíba
São Bento
Vila Nova dos Martírios
Zé Doca

Selo Prata:
Altamira do Maranhão
Amapá do Maranhão
Bernardo do Mearim
Bom Jesus das Selvas
Cândido Mendes
Capinzal do Norte
Centro Novo do Maranhão
Gonçalves Dias
Governador Archer
Governador Nunes Freire
Itaipava do Grajaú
Lago do Junco
Lago Verde
Loreto
Matões
Mirador
Olinda Nova do Maranhão
Paulino Neves
Peritoró
Pio XII
Presidente Médici
Presidente Vargas
Ribamar Fiquene
Rosário
Santa Quitéria do Maranhão
Santana do Maranhão
São João do Sóter
São Vicente Ferrer
Satubinha
Tasso Fragoso
Trizidela do Vale
Tufilândia
Urbano Santos
Vargem Grande

Selo Bronze:
Açailândia
Alcântara
Alto Alegre do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Alto Parnaíba
Amarante do Maranhão
Araguanã
Axixá
Bacabeira
Bacurituba
Barra do Corda
Barreirinhas
Benedito Leite
Bequimão
Boa Vista do Gurupi
Bom Jardim
Cachoeira Grande
Cantanhede
Carolina
Carutapera
Cedral
Esperantinópolis
Fernando Falcão
Fortaleza dos Nogueiras
Governador Edison Lobão
Governador Eugênio Barros
Graça Aranha
Grajaú
Humberto de Campos
Igarapé Grande
Itinga do Maranhão
Lago da Pedra
Lago dos Rodrigues
Lagoa Grande do Maranhão
Matinha
Milagres do Maranhão
Miranda do Norte
Mirinzal
Nova Colinas
Palmeirândia
Parnarama
Penalva
Pindaré-Mirin
Pirapemas
Santa Filomena do Maranhão
Santa Inês
Santa Luiza do Parauá
Santo Amaro do Maranhão
Santo Antônio dos Lopes
São Bernardo
São Domingos do Azeitão
São Domingos do Maranhão
São Félix de Balsas
São Francisco do Brejão
São João do Caru
São João do Paraíso
São José dos Basílios
São Luís Gonzaga do Maranhão
São Raimundo das Mangabeiras
São Raimundo do Doca Bezerra
São Roberto
Senador Alexandre Costa
Senador La Rocque
Sítio Novo
Sucupira do Norte
Sucupira do Riachão
Timbiras
Turiaçu
Turilândia
Tutóia
Vitória do Mearim

Francisco Nagib entrega ambulância para codoenses

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) doou, por meio de Indicação, uma ambulância para a UPA de Codó. A entrega foi feita nesta segunda-feira,22, pelo governador Carlos Brandão; o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; e a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, durante solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque. No total, foram doadas, em parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, 44 ambulâncias para 40 municípios maranhenses.

O veículo foi entregue ao deputado Francisco Nagib e à diretora Administrativa da UPA de Codó, Rossana Araújo. Participaram, também, os vereadores codoenses Leonel Filho, Evimar Barbosa e Rodrigo Figueredo; a subsecretária de Articulação Política do Governo do Estado, Agnes Oliveira; o deputado federal Marcio Jerry; e a senadora Eliziane Gama.

Francisco Nagib disse que essa ambulância reforçará o trabalho de transporte de pacientes da UPA de Codó para outras unidades, pois a única existente já não tem mais condições de atender à grande demanda.

Codó necessita muito desse apoio, pois, se a unidade de saúde não tem condições de fazer o atendimento, então, temos que garantir o transporte para a transferência do paciente para outras cidades. E essa ambulância significa muito para a população, pois me preocupava muito o fato de haver somente um veículo na UPA, que, inclusive, está em condições precárias, para atender toda a demanda da unidade. Os pacientes ficavam aguardando serem transferidos, sofrendo, e isso era degradante. Então, fiz a indicação da ambulância a mim destinada como parlamentar, para Codó, cidade onde obtive mais de 20 mil votos. Agradeço ao governador Carlos Brandão; ao secretário de Saúde, Tiago Fernandes, e à presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, por essa nobre ação em prol da população maranhense”, disse o deputado estadual.

A ambulância está totalmente equipada, com maca, prancha, respirador, umidificador, desfibrilador, cadeira de rodas e outros importantes equipamentos de primeiros socorros, e medicamentos. O veículo também serve como unidade de suporte avançado.

E em breve, Codó ganhará outra ambulância, também por indicação do deputado estadual Francisco Nagib. “Codó é merecedora e, de todas as minhas bases, é a cidade que mais precisa, atualmente, devido à precariedade da Saúde municipal. O nosso maior patrimônio é nossa saúde e, eu, como parlamentar, atuo para garantir à população um serviço de saúde pública de qualidade e acessível a todos”, complementou Nagib.

Ascom

Equatorial Maranhão orienta sobre poda de árvores

Entenda de quem é a responsabilidade pelas podas de árvores nas ruas e terrenos particulares

A poda de árvores vai além do paisagismo ou controle do crescimento. O procedimento é necessário para que elas se mantenham seguras e não cresçam desordenadamente. Mas, você sabe de quem é a responsabilidade pelas podas de árvores nas ruas e terrenos particulares?

Por questão de segurança, e para evitar que cresçam a ponto de atingir a rede elétrica, toda manutenção da arborização localizada em espaços e vias públicas é de responsabilidade dos órgãos de paisagismo urbano da prefeitura de cada município, que devem podá-las sempre que necessário para evitar que cheguem até a rede elétrica e afetem o fornecimento de energia. Já nos casos de árvores localizadas em imóveis ou terrenos privados, o proprietário deve podá-las sempre e evitar que atinja a rede elétrica.

Porém, nas situações em que os galhos já estejam em contato com a fiação, a Equatorial Maranhão realiza as podas com suas equipes especializas para evitar que haja a interrupção do fornecimento de energia ou até acidentes. Por isso, a Distribuidora alerta a população sobre a importância da prevenção e cuidados na hora da prática.

De acordo com Renato Mendes, Gerente de Relacionamento com cliente da Equatorial, as equipes da Distribuidora realizam constantemente ações de poda de galhos de árvores quando já estão em contato com a rede de distribuição de energia. “De janeiro a abril de 2023 a Distribuidora já realizou mais de 38 mil serviços de podas. A empresa executa esse serviço em seu plano de manutenções com o intuito de manter o fornecimento de energia aos clientes e garantir a segurança da população. Somente este ano, mais de 7 milhões de reais foram investidos nesse serviço tão importante para a integridade da rede elétrica”, destacou.

Para solicitar o serviço de poda de árvores que estejam em contato com a rede elétrica, o cliente deve acionar a Equatorial, por meio da Central 116.

A Equatorial atenta ainda sobre os riscos de intervenções em árvores próximas da rede elétrica. Somente pessoas habilitadas devem realizar essa prática. Por isso, é importante que jamais tentem podar por conta própria as árvores que estejam tocando ou próximas da rede elétrica.

*Alguns cuidados importantes:*

– Sempre busque profissional habilitado para realizar a poda em casos de árvores em locais privados;

– Não realize podas em dias de chuva. Além do risco com a eletricidade, os ventos fortes podem ocasionar a queda da árvore;

– Se a árvore frutífera estiver em contato com a fiação, não se deve subir e nem tentar apanhar a fruta usando varas metálicas;

– Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica;

– Em casos de árvores localizadas em espaços públicos, entre em contato com a prefeitura do seu município para solicitar a poda;

– Em casos de galhos caídos ou apoiados na rede de energia, comunique imediatamente à Equatorial Maranhão, por meio da Central 116.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Governo do Maranhão beneficia Codó e outros municípios com entrega de ambulâncias

O Governo do Maranhão entregou 44 ambulâncias novas e totalmente equipadas a municípios do estado. A solenidade de entrega aconteceu nesta segunda-feira (22), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. A medida tem como objetivo fortalecer a gestão e ampliar a assistência em saúde nos municípios, garantindo o transporte adequado e seguro de pacientes entre serviços de referência ou entre municípios.

As ambulâncias foram adquiridas com recursos do Tesouro Estadual e entregues aos municípios de acordo com as indicações feitas pelos deputados estaduais, fortalecendo, assim, a harmonia e o trabalho em parceria do Governo do Maranhão com a Assembleia Legislativa.

“Hoje, nós fazemos aqui um ato muito importante que é a entrega destas 44 ambulâncias que vão salvar muitas vidas, facilitando o transporte entre as unidades de saúde dos municípios, que fazem a atenção básica, e as do Governo do Estado, que fazem os atendimentos de média e alta complexidade. Respeitando a independência entre os poderes e fortalecendo o nosso trabalho em parceria, estamos entregando as ambulâncias para aqueles municípios que foram indicados pelos deputados, que estão lá na ponta e sabem quem está precisando mais neste momento”, destacou o governador Carlos Brandão.

A presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), ressaltou a importância que as novas ambulâncias farão para os serviços de saúde nos municípios. “Uma ambulância não é um simples transporte. Ela representa a diferença entre chegar a uma unidade de saúde e receber o atendimento a tempo de salvar uma vida ou não. Como ex-prefeita sei da grande diferença que estas ambulâncias vão fazer para os municípios. Vi ser, com certeza, um grande diferencial na qualidade do atendimento”, afirmou.

Durante a solenidade o governador Carlos Brandão informou, ainda, que já está em processo de aquisição uma nova leva de mais 50 ambulâncias para beneficiar municípios que não foram contemplados na ação desta segunda-feira (22). “Sabemos das necessidades dos demais municípios, por isso, já encomendamos esta nova leva. Desta forma, nós fortalecemos a política municipalista do nosso governo de dar todo o apoio às prefeituras”, disse.

Além destas 44 ambulâncias, o Governo do Maranhão já entregou outras 7 neste ano, somando 51 ambulâncias distribuídas a municípios maranhenses em apenas quatro meses. Com mais 50 previstas, serão 101 novas ambulâncias para facilitar o transporte entre hospitais nas cidades do estado em 2023.

No ano de 2022, outras 15 ambulâncias foram entregues pelo governador. O que significa que já são R$ 17,3 milhões investidos pela gestão Carlos Brandão até o momento nesses equipamentos que reforçam a qualidade do atendimento de saúde nos municípios.

Ambulâncias equipadas

As ambulâncias entregues hoje são do tipo unidade básica, porém com suporte para sistema avançado de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Também podem ser equipadas, ainda, como Unidade de Suporte Avançado (USA). Os veículos dispõem de pranchas, maca, umidificador, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio e bala de transporte para oxigênio e inversora de 1000w.

As ambulâncias têm custo de R$ 263.060,00 cada. Os municípios, bem como as unidades de saúde que receberam os veículos, serão responsáveis por manter os veículos.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, disse que as novas ambulâncias vão qualificar a assistência em saúde no Maranhão. “Hoje, entregamos estas novas ambulâncias aos municípios por meio de um Termo de Cooperação Federativa entre o governo e as prefeituras. Com isso, vamos conseguir oferecer uma saúde com ainda mais qualidade à população do Maranhão, principalmente lá na ponta, nos municípios, onde é feita a atenção básica”, comentou.

Municípios beneficiados

Da Região Metropolitana de São Luís, o município de Paço do Lumiar recebeu duas ambulâncias. “Essas ambulâncias vão fazer uma grande diferença no transporte dos pacientes para as unidades de urgência e emergência. Agradecemos ao Governo do Estado em nome de toda a população de Paço do Lumiar que só tem a ganhar com essa parceria”, disse a prefeita Paula Azevedo.

O prefeito de Satubinha, Santos Franklin, informou que com o veículo entregue hoje a rede municipal passa a ter três ambulâncias. “Nossas ambulâncias estão sucateadas, por isso, ações como a de hoje são muito importantes, pois são as que chegam lá na ponta e beneficiam diretamente a população. Somos um município muito carente e que precisa muito de todo apoio e deste trabalho parceiro”, comentou.

O prefeito de Loreto, Germano Coelho, destacou que a nova ambulância vai facilitar o transporte dos pacientes para as cidades-polo que são referência no atendimento de média e alta complexidade. “Nosso município fica a praticamente 700 quilômetros de São Luís e 500 quilômetros de Imperatriz, que são referências em média e alta complexidade. Então, essa ambulância vai fazer toda a diferença, pois vai garantir o transporte de qualidade dos nossos pacientes”, declarou.

A solenidade de entrega das ambulâncias contou com a presença dos deputados estaduais e outras autoridades estaduais e municipais. No dispositivo de honra, ao lado do governador Carlos Brandão; da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; e do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; também estavam a senadora Eliziane Gama; o deputado federal Márcio Jerry, coordenador da Bancada Maranhense no Congresso Nacional; e o prefeito de Caxias, Fabio Gentil.

Também estiveram presentes na solenidade os deputados federais Duarte Júnior e Marreca Filho.

MUNICÍPIO BENEFICIADOS:

Amarante, Apicum-Açu, Araioses, Arari, Barra do Corda, Bequimão, Bom Lugar, Buriti, Buriticupu, Cajari, Caxias, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Feira Nova do Maranhão, Governador Edson Lobão, Governador Newton Belo, Grajaú, Icatu, Imperatriz, Jatobá, Lago Verde, Loreto, Matinha, Matões, Mirador, Miranda do Norte, Paço do Lumiar, Poção de Pedras, Riachão, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São Luís, São Roberto, Satubinha, Sucupira do Norte, Urbano Santos, Viana

UNIDADES DE SAÚDE ESTADUAIS BENEFICIADAS:

Hospital Regional de Barra do Corda, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó

UNIDADE DE SAÚDE MUNICIPAL BENEFICIADA:

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Imperatriz

FONTE: GOVERNO DO MARANHÃO

INDICAÇÃO DO VEREADOR PASTOR MAX É ATENDIDA PARA INFRAESTRUTURA DO BAIRRO SÃO FRANCISCO EM CODÓ

Mais uma Indicação do vereador Pastor Max foi atendida para a infraestrutura de Codó. O parlamentar solicitou ao Executivo Municipal para que determinasse ao secretário municipal de Infraestrutura, por meio da Indicação N° 149/2023, a recuperação do trecho da Rua Gonçalves Dias com a Rua Minas Gerais, bem como o recapeamento da Rua Minas Gerais, Rua do Acre, entre a Rua Piauí e a Rua Paraguai, localizadas no bairro São Francisco. O edil alegou que os trechos estavam com pavimento bastante deteriorado e precisava ser recuperado o mais rápido possível para melhorar as condições de tráfego.

A recuperação e recapeamento destas ruas do bairro São Francisco são essenciais para garantir o deslocamento seguro para os codoenses. A pavimentação das ruas é muito importante para facilitar a circulação de pessoas pelas ruas, sabemos que qualquer estrutura sofre desgastes causados por diversos fatores ao longo do tempo, tornando-se necessária a realização de serviços visando a conservação ou reparo, assegurando a qualidade e o bem estar de todos. Agradecemos ao prefeito Dr. Zé Francisco por atender mais uma Indicação nossa”, justificou o vereador Pastor Max.

Empresário Nonato Sampaio leva alegria e presentes para mães do Povoado Livramento, em Codó

Empresário Nonato Sampaio leva alegria e presentes surpresa para mães do Povoado Livramento, em Codó

 

O empresário Nonato Sampaio, proprietário das Lojas Tropical, emocionou e surpreendeu as mães do Povoado Livramento, localizado na zona rural do município de Codó. Em uma iniciativa especial para celebrar o Dia das Mães, Nonato Sampaio presenteou as mães da comunidade com diversos prêmios surpresa, incluindo máquinas de lavar, fogões, bolsas de viagem e outros presentes.

O evento, que ocorreu no último sábado (20), reuniu as mães do Povoado Livramento em um ambiente festivo e acolhedor. A expectativa era grande enquanto a comunidade aguardava a chegada de Nonato Sampaio, conhecido pela sua generosidade e comprometimento com ações sociais.

“Vejam só esses rostinhos radiantes! Fico emocionado em poder proporcionar um momento especial e ver a felicidade estampada em cada mãe aqui presente”, destacou Nonato Sampaio durante o evento.

A iniciativa de Nonato Sampaio foi amplamente elogiada pela comunidade do Povoado Livramento e também por moradores de outras regiões de Codó. Sua atitude demonstrou não apenas seu sucesso empresarial, mas também sua preocupação em retribuir à comunidade e valorizar o papel das mães na sociedade.

Nonato Sampaio finalizou o evento agradecendo a presença de todos e reafirmando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade.

As mães presentes saíram com os corações cheios de alegria, reconhecendo o gesto generoso do empresário e das Lojas Tropical.

Com iniciativas como essa, Nonato Sampaio demonstra que a generosidade e a responsabilidade social são valores fundamentais.