Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Vereador Teonilo do Garra diz que “só não vê quem brinca de pata cega” ao destacar obras da gestão Chiquinho FC em Codó

O vereador Teonilo do Garra utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Codó, durante a sessão desta terça-feira (28), para comentar as ações realizadas no município durante as comemorações pelos 130 anos de emancipação política.
Em seu discurso, o parlamentar defendeu a forma como a data foi celebrada, destacando que, em vez de festas com shows, a gestão municipal priorizou inaugurações e entrega de benefícios à população.

Segundo Teonilo, diversas obras já foram realizadas ou estão em andamento em diferentes bairros da cidade, além de ações voltadas para a zona rural, como a perfuração de poços artesianos e recuperação de estruturas públicas.
Ao rebater críticas sobre a falta de eventos festivos, o vereador afirmou que as melhorias são visíveis em toda a cidade. “Quem não quiser ver vai ter que usar aquela brincadeira antiga, a pata cega, para andar em Codó e não enxergar as obras que estão sendo feitas”, declarou.

O parlamentar também destacou anúncios feitos durante o aniversário da cidade, como a construção de uma policlínica federal e a previsão de implantação de um hospital macro regional, além da chegada de recursos para infraestrutura.

Teonilo do Garra concluiu parabenizando o município pelos 130 anos e reforçou que, na sua avaliação, a atual gestão tem priorizado ações concretas em benefício da população.

Eliziane e Weverton serão os candidatos apoiados pelo PT em 2026…

Eleitos juntos em 2018, atuais senadores vão para a reeleição com apoio oficial do partido de Lula, mesmo em chapas separadas

ELIZIANE E WEVERTON VÃO SER OS CANDIDATOS DE LULA, apoiados pelo PT, nas eleições de outubro

Na mesma decisão que confirmou a candidatura do vice-governador Felipe Camarão ao governo, a direção nacional do PT também informou aos petistas maranhenses a decisão de apoiar a reeleição dos senadores Eliziane Gama (PT) e Weverton Rocha (PDT).

  • Os dois senadores foram eleitos juntos, na mesma chapa, nas eleições de 2018 e hoje tentam renovar os mandatos;
  • A decisão do PT nacional indica que Eliziane e Weverton são os candidatos do presidente Lula no Maranhão.

A petista e o pedetista, porém, estarão em chapas diferentes.

Eliziane é a candidata oficial do PT e estará na chapa do vice- governador; Weverton deve concorrer pela chapa do ex-secretário Orleans Brandão (MDB).

Tanto Orleans quanto Camarão ainda devem completar suas chapas, com mais um candidato a senador.

Entre os nomes há outro aliado de Lula, o ex-ministro André Fufuca (PP), cogitado nos principais palanques que disputam o governo.

A escolha deve se dá até as convenções, que ocorrem entre os meses de julho e agosto.

BLOG. Marco Aurélio D’Eça

Codó 130 anos: Vereador Nunes do Náutico destaca grande agenda de inaugurações e reafirma apoio à gestão municipal

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (28), o vereador Nunes do Náutico utilizou a tribuna para parabenizar os 130 anos de emancipação política de Codó, destacar ações recentes da gestão municipal e reforçar seu compromisso com o desenvolvimento da cidade.

Em seu pronunciamento, o parlamentar iniciou agradecendo a Deus pela oportunidade de falar na tribuna e também saudou os presentes na sessão, incluindo estudantes que estiveram no plenário. Ele também parabenizou o presidente da Casa pela escolha do tema da pauta do dia, voltada para a economia do município.

Codó 130 anos: Intensa agenda de ações e inaugurações

Nunes do Náutico destacou a programação comemorativa pelos 130 anos de Codó, ressaltando as inaugurações e anúncios de obras realizados pela gestão municipal. Segundo ele, a cidade tem recebido importantes investimentos em diversas áreas.

Entre as ações mencionadas, o vereador citou o lançamento de obras como escolas, CAPS, CRAS, policlínica e equipamentos esportivos, destacando que essas iniciativas representam avanços para a população codoense. O parlamentar também enfatizou a importância do trabalho conjunto entre os vereadores. De acordo com ele, os avanços no município são resultado da atuação dos 19 parlamentares da Casa Legislativa, independentemente de posição política.

Durante o discurso, o vereador reafirmou seu apoio à gestão do prefeito Chiquinho FC e ao trabalho do deputado estadual Francisco Nagib, destacando ações e investimentos destinados ao município.

REURB e o apoio e incentivo ao esporte codoense

Na área do esporte, Nunes do Náutico mencionou a reinauguração do campo de futebol do povoado Montevideu, na zona rural de Codó. Segundo ele, a melhoria do espaço contou com apoio da gestão municipal, que disponibilizou máquinas para a infraestrutura do local, atendendo a uma demanda da comunidade. O vereador também destacou iniciativas relacionadas à regularização fundiária por meio da REURB, mencionando que áreas destinadas a campos de futebol estão sendo legalizadas para garantir que esses espaços esportivos permaneçam disponíveis para a população.

Deputado Francisco Nagib e Governo do Maranhão em prol de Codó

Ao encerrar sua fala, o parlamentar reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando ao lado da gestão municipal, do deputado estadual Francisco Nagib, do deputado federal Juscelino Filho, do governador Carlos Brandão e de Orleans Brandão, destacando que seguirá contribuindo para o desenvolvimento de Codó. “Seguimos firmes no compromisso de cuidar da nossa cidade e trabalhar para que Codó continue avançando e sendo uma cidade cada vez melhor para o nosso povo”, concluiu o vereador.

PT lança Camarão, mas já garante apoio a Orleans em eventual 2º turno

Ao anunciar à direção maranhense do PT a decisão do partido de lançar a candidatura do vice-governador, Felipe Camarão, ao Governo do Estado, o presidente nacional da sigla, Edinho Silva, fez questão de salientar que a determinação não representava um rompimento com o governador Carlos Brandão.

Segundo dirigentes locais da sigla, o comunicado sobre a chapa majoritária chegou, também, com a antecipação de uma estratégia para um possível segundo turno: nesse caso, a resolução é para uma composição com o MDB, do pré-candidato Orleans Brandão.

Por conta disso, os petistas que ainda seguem no governo Brandão sequer precisam deixar seus cargos.

Vereador Teonilo do Garra destaca grandes obras e anúncio de hospital macrorregional para Codó

Durante a sessão ordinária realizada na última terça-feira (28), na Câmara Municipal de Codó, o vereador Teonilo do Garra utilizou a tribuna para comentar as ações e investimentos anunciados no município durante as comemorações pelos 130 anos de emancipação política de Codó. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou que a programação do aniversário da cidade foi marcada principalmente pela entrega de obras, lançamentos de novos projetos e anúncio de investimentos voltados para diferentes áreas do município.

Grande número de obras importantes

Segundo o vereador, a decisão de priorizar inaugurações e melhorias estruturais foi uma forma de direcionar as comemorações para ações que possam gerar benefícios duradouros para a população. Entre os pontos mencionados, Teonilo do Garra ressaltou obras realizadas em bairros da zona urbana e também iniciativas voltadas para comunidades da zona rural, incluindo perfuração de poços artesianos e melhorias em estruturas públicas.

Gestão municipal de resultados

O vereador também comentou críticas relacionadas à ausência de grandes eventos festivos durante o aniversário da cidade, afirmando que as obras e os investimentos realizados no município demonstram o foco da gestão em ações práticas para a população.

Durante o discurso, o parlamentar ainda destacou anúncios feitos durante o período comemorativo, como a construção de uma nova policlínica e a previsão de implantação de um hospital macrorregional em Codó, estrutura que deverá ampliar o atendimento em saúde para o município e região.

Ao finalizar sua fala, Teonilo do Garra parabenizou a cidade pelos 130 anos de história e reforçou a importância de continuar investindo em infraestrutura e serviços públicos que contribuam para o desenvolvimento do município e para a melhoria da qualidade de vida da população. O vereador encerrou pedindo um minuto de silencio em razão do falecimento da servidora pública estadual Maria Monteiro.

Diretoria da ACRIVI intensifica agenda de reuniões em preparação para a 52ª ExpoCodó

Em preparação para a 52ª ExpoCodó, um dos eventos mais aguardados da região, a diretoria da ACRIVI iniciou uma série de visitas institucionais e reuniões com parceiros estratégicos. A iniciativa faz parte da organização do evento, que promete ser mais uma grande vitrine para o agronegócio, a cultura e o comércio local.

Entre os parceiros visitados estão instituições e entidades importantes para a realização da feira, como SAGRIMA, AGED, FAEMA, FUNDEPEC e Ação pela Cidadania. Durante os encontros, também houve a visita ao grande apoiador do agro no Maranhão, Zé Henrique Brandão. As reuniões tiveram como objetivo fortalecer parcerias, alinhar estratégias e definir as contribuições de cada instituição para o sucesso da 52ª edição da ExpoCodó. Na ocasião, a diretoria também realizou a entrega de troféus de agradecimento aos parceiros e apoiadores, reconhecendo a importância de cada um na construção do evento.

Entre os principais objetivos das visitas estão o fortalecimento do relacionamento com parceiros antigos e a criação de novas colaborações, além do alinhamento de estratégias para ampliar a visibilidade da feira e planejar ações conjuntas que aumentem o alcance da ExpoCodó. Outro ponto importante discutido durante as reuniões foi a definição das contribuições financeiras e logísticas de cada parceiro, bem como o estabelecimento de cronogramas e responsabilidades para garantir uma organização eficiente.

Paralelamente às visitas institucionais, a equipe organizadora segue trabalhando em outros preparativos fundamentais, como a montagem dos estandes, a logística de transporte e a programação cultural que promete animar o público durante os dias de evento. A expectativa da comunidade é grande. A ExpoCodó é vista não apenas como uma oportunidade de negócios, mas também como um momento de celebração, integração e valorização da identidade regional. A feira reúne produtores, empresários, expositores e famílias, fortalecendo o agronegócio e movimentando a economia local.

Com todos os preparativos em andamento, a 52ª ExpoCodó se consolida mais uma vez como um dos principais eventos econômicos e culturais da região, prometendo uma edição marcada por inovação, parcerias e grandes oportunidades.

A presidente da ACRIVI, Inalda Beder, destacou a importância das visitas e do fortalecimento das parcerias para a realização da feira. “Estamos realizando essas visitas para agradecer aos parceiros que sempre caminham conosco e também para alinhar os preparativos da nossa ExpoCodó. Esse diálogo é fundamental para que possamos construir uma edição ainda mais organizada e fortalecida. A ExpoCodó é um evento que movimenta a economia, valoriza o agronegócio e reúne toda a comunidade em um grande momento de celebração”, afirmou.

Programa Saúde no Campo promove capacitação e orientações a técnicos da região em Codó

O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) sediou mais um importante encontro do programa Saúde no Campo, iniciativa que busca promover a saúde, segurança e qualidade de vida de produtores rurais, trabalhadores e seus familiares assistidos pelo programa ATeG. Durante a reunião, técnicos e profissionais da área da saúde participaram de atividades educativas e de alinhamento sobre as ações desenvolvidas no campo. O encontro também abordou temas fundamentais, como a segurança no trabalho rural e o uso correto de defensivos agrícolas.

De acordo com Wendel, agente de segurança do trabalho do Senar Maranhão, a reunião foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos que serão levados diretamente aos produtores durante as visitas técnicas. “Hoje estivemos aqui em Codó, no Sindicato dos Produtores Rurais, para falar sobre saúde no campo e o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. Tivemos a participação dos técnicos do programa e pudemos contribuir com informações importantes que eles irão disseminar nas visitas realizadas junto aos produtores”, destacou.

A supervisora do programa Saúde no Campo, Flávia Marins, explicou que o encontro faz parte das atividades educativas do Módulo II do programa, reunindo profissionais que atuam em diversos municípios da região. “Estivemos realizando aqui nossa reunião de trabalho e atividade educativa com técnicos que atendem os municípios de Codó, Coroatá, Timbiras, Peritoró, São Mateus, Bacabal, Miranda do Norte, Matões do Norte e Vargem Grande”, afirmou.

O superintendente do Senar Maranhão, Luís Figueiredo, também acompanhou a reunião e ressaltou a importância do momento para alinhar ações e fortalecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais no campo. “Essa é a reunião mensal dos técnicos do Programa Saúde no Campo, principalmente enfermeiras e enfermeiros. O objetivo é discutir temas importantes, novas normas e oferecer palestras para que esses profissionais levem as informações às pessoas assistidas pelo programa, garantindo um trabalho cada vez mais qualificado e digno dos produtores da região”, explicou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, agradeceu à FAEMA e ao Senar pela realização do encontro no município e reforçou o compromisso da entidade em apoiar iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor rural. “Estamos recebendo aqui no sindicato a equipe que trabalha com a saúde no campo, voltada para a área de enfermagem. Aproveitamos para agradecer à FAEMA e ao Senar por escolherem o nosso sindicato para sediar esse encontro mensal. O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó está sempre de portas abertas para atividades que contribuam com o fortalecimento do homem e da mulher do campo”, declarou.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições parceiras em levar informação, prevenção e assistência de qualidade às comunidades rurais, fortalecendo a saúde e a segurança no ambiente de trabalho no campo.

Vereador Araújo Neto recebe resposta contundente do governo do estado para o Hospital Macrorregional de Codó

Durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara de Codó realizada na última terça-feira (28), o vereador Araújo Neto utilizou a tribuna para comentar as ações e anúncios realizados durante as comemorações pelos 130 anos de emancipação política de Codó. O parlamentar iniciou sua fala destacando a presença do governador Carlos Brandão no município durante o período comemorativo, ressaltando a importância da visita para o anúncio de novas obras e compromissos com a cidade.

Mais investimentos na Saúde

Entre os pontos mencionados, Araújo Neto destacou que, durante a programação do aniversário de Codó, foram realizadas inaugurações e lançamentos de obras em diversas áreas. Na ocasião, a Câmara Municipal também recebeu do Governo do Estado uma caminhonete destinada a auxiliar nas atividades institucionais do Legislativo. O vereador também ressaltou a necessidade de investimentos na área da saúde no município. Segundo ele, Codó já contou no passado com mais unidades hospitalares, enquanto atualmente grande parte da demanda está concentrada no Hospital Geral Municipal (HGM), administrado pela prefeitura.

Resposta para a construção do Macrorregional em Codó          

Durante seu discurso, Araújo Neto lembrou que levou ao governador a reivindicação pela implantação de um hospital macrorregional na cidade, estrutura que poderá ampliar o atendimento em saúde para Codó e municípios da região. Além da área da saúde, o parlamentar destacou obras de infraestrutura realizadas no município, citando melhorias em ruas de bairros como o Santo Antônio, além de projetos voltados para o Residencial São Pedro. Ele também mencionou investimentos anunciados por autoridades presentes na programação do aniversário da cidade, como o senador Weverton Rocha e o deputado federal Juscelino Filho.

Melhorias constantes para as comunidades rurais

Araújo Neto também comentou ações realizadas na zona rural, incluindo a recuperação de estradas e melhorias no acesso a comunidades, medidas que, segundo ele, contribuem para facilitar o deslocamento da população e o acesso de estudantes às escolas. Ao finalizar seu pronunciamento, o vereador afirmou que o município ainda enfrenta desafios em diversas áreas, mas ressaltou que o trabalho conjunto entre o Legislativo, o Executivo municipal e o Governo do Estado pode contribuir para ampliar os avanços e melhorar os serviços oferecidos à população de Codó.

Orleans Brandão recebe apoio de prefeitos e lideranças municipais

É cada vez mais crescente o movimento de lideranças políticas de todo o Maranhão em apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado. Ele iniciou esta semana recebendo em São Luís prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos, ex-vereadores e outros líderes de Brejo, Araioses, Fortaleza dos Nogueira, Santana do Maranhão, Coelho Neto, Duque Bacelar, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, Presidente Médici, Santo Antônio dos Lopes, Água Doce do Maranhão, Timon, Urbano Santos, São Luís Gonzaga, Santa Luzia do Tide, Esperantinópolis e Senador La Roque, que querem a continuidade da gestão municipalista.

“É gratificante receber o apoio de tantas lideranças que entendem que a boa política se faz conversando, entendendo os problemas da população e estabelecendo parcerias para juntos buscarmos a solução. Abrimos as portas para estreitar essas relações com quem representa o povo, para que possamos trabalhar ainda mais pelo Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.

Os ex-prefeitos de São Bernardo, João Igor Carvalho, e Igarapé do Meio, Herlânio Xavier, ambos pré-candidatos a deputados pelo (PDT), foram algumas das lideranças recebidas por Orleans Brandão, acompanhados de vereadores de Brejo (Marcelo Rufino, Emerson Moreira, Edilson Júnior), do prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado, do vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão. Ao apresentar os líderes políticos municipais ao pré-candidato a governador, João Igor justificou o apoio afirmando que nunca o Governo do Estado esteve tão presente na região do Baixo Parnaíba.

“Antigamente era muito difícil conseguirmos uma operação tapa-buracos, e agora, apesar de o inverno rigoroso estar castigando nossas estradas, as equipes do Governo Estado já estão trabalhando para garantir a trafegabilidade para nossos municípios. Além de inúmeras políticas públicas que estão beneficiando a população, como os restaurantes populares, as unidades do Viva Procon, e os programas Educação de Verdade e Maranhão Livre da Fome. Por isso, confiamos nesse grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão e temos certeza que o Orleans vai trabalhar ainda mais por todo o Maranhão”, destacou João Igor

Ampliando o diálogo com os representantes dos municípios, Orleans ouviu as demandas e falou de suas propostas para o prefeito de Senador Alexandre Costa, Nilo Arouche; o ex-prefeito Raimundo de Oliveira Tavares e o ex-vice-prefeito Regis Farias, de Santana do Maranhão; Jackson Coelho (Pastos Bons); o vereador Odilson do Povo (São Domingos do Azeitão); Olívia Caldas e Chico Caldas (Brejo); e Carlos Barroso (presidente municipal do PDT de Esperantinópolis).

Com a deputada Iracema Vale, Orleans Brandão recebeu ainda o prefeito Caçula e vereadores de Presidente Médici; o prefeito Oswaldo Tratorzão (de Água Doce do Maranhão); o vereador Gilmar (Santo Antônio dos Lopes) e lideranças de Urbano Santos.

O dia de diálogo com lideranças municipais incluiu também o prefeito de Santa Luzia, Juscelino Marreca; o ex-prefeito de São Luiz Gonzaga, Dr. Júnior; a ex-prefeita de Timon e pré-candidata a deputada estadual Dinair Veloso; e um grupo de representantes de Santo Antônio dos Lopes: a vice-prefeita Maria Lia, e os vereadores Ivon Corrêa, Cássia Cabral, Evaneide e Ivo Barbosa.

Francisco Nagib esclarece que não foi alvo de operação da Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira, dia 29, foi realizada uma operação da Polícia Civil na rua onde moro, no município de Codó (MA), fato que gerou especulações completamente equivocadas.

O deputado estadual Francisco Nagib divulgou nota de esclarecimento e disse não ter sido alvo dessa operação e lamentou o uso indevido do seu nome na imprensa.

“Esclareço que não fui alvo de nenhuma ação. A operação teve como foco um blogueiro que reside próximo à minha casa.

Tenho total respeito ao trabalho da imprensa e das instituições, especialmente da Polícia Civil, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Lamento que, mais uma vez, meu nome esteja sendo associado de forma indevida a situações que não me dizem respeito, o que contribui para a disseminação de informações incorretas.

Reafirmo meu compromisso com a verdade, com a responsabilidade e com o respeito ao povo do Maranhão”, destcou o deputado Francisco Nagib.