Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Saiba como será o atendimento da Equatorial Maranhão no feriado do Dia do Trabalhador nesta sexta-feira (1º)

Agências de atendimento presencial e postos do E+ Reciclagem estarão fechados no feriado

Nesta sexta-feira, 1º de maio de 2026, é celebrado o Dia do Trabalhador. Em razão do feriado, a Equatorial Maranhão informa que não haverá funcionamento nos Pontos de Atendimento Presencial e nos Postos do E+ Reciclagem em todo o estado.

No sábado (02/05), os postos do programa E+ Reciclagem funcionarão das 8h às 12h, com exceção das unidades localizadas na UEMA e no bairro da Areinha, em São Luís, que permanecerão fechadas. As agências de atendimento presencial retomam o funcionamento normal na segunda-feira (04/05).

Canais digitais funcionam 24h durante o feriado

Para garantir comodidade e agilidade durante o feriado e ao longo do fim de semana, a Distribuidora reforça seus canais digitais, que seguem disponíveis normalmente para atendimento aos clientes. Entre as opções estão o site oficial (www.equatorialenergia.com.br), o WhatsApp da assistente virtual Clara, pelo número (98) 2055-0116, a Central de Atendimento 116, que funciona 24 horas, e o aplicativo móvel da empresa, disponível para sistemas Android e iOS.

A assistente virtual Clara permite a solicitação de diversos serviços, como registro de falta de energia, religação, consulta de débitos, emissão de segunda via de fatura, geração de código de barras para pagamento, cadastro na Tarifa Social Baixa Renda, além de serviços como cadastro de data certa e recebimento de faturas via WhatsApp ou e-mail. Também é possível informar ocorrências emergenciais, como situações de risco à vida, incluindo fios caídos, incêndios na rede elétrica e acidentes com postes.

Para quem prefere o atendimento por telefone, a Central 116 permanece operando ininterruptamente, inclusive durante o feriado, com ligação gratuita. O site oficial da Equatorial Maranhão também funciona como uma agência virtual completa, reunindo diversos serviços de forma prática. Já o aplicativo móvel “Equatorial Energia” oferece uma alternativa leve e acessível para atendimento direto pelo celular, bastando buscá-lo nas lojas de aplicativos.

A Distribuidora reforça que, mesmo com as alterações no atendimento presencial, todos os canais digitais seguem disponíveis para garantir suporte aos clientes durante o feriado.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Equatorial Maranhão amplia comunicação com clientes e passa a informar ocorrências sobre fornecimento de energia pelo WhatsApp

_Novo canal permitirá envio de informações em tempo real sobre interrupções causadas por eventos climáticos severos, seguindo as diretrizes da Aneel_

A Equatorial Maranhão passa a disponibilizar, ao longo desta semana, um novo canal de comunicação com seus clientes por meio do WhatsApp para envio de informações relacionadas a interrupção no fornecimento de energia em situações provocadas por eventos climáticos severos, como chuvas intensas, ventos fortes e outras ocorrências que possam impactar a rede elétrica.

A iniciativa atende às diretrizes da Resolução Normativa nº 1.137 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece medidas para ampliar a resiliência do setor elétrico e reforçar a transparência na comunicação com consumidores durante ocorrências críticas.

Por meio do novo serviço, os clientes poderão receber mensagens com informações como localidade afetada, causa provável da interrupção, quantidade estimada de clientes impactados e previsão de restabelecimento da energia. Sempre que necessário, também serão enviadas atualizações sobre o andamento do atendimento.

Comunicação mais rápida, direta e multicanal

O novo canal via WhatsApp da Equatorial Maranhão complementa os canais de atendimento já disponibilizados pela distribuidora e fortalece o relacionamento com os clientes, especialmente em situações emergenciais.

Além das mensagens via aplicativo, a distribuidora também utilizará seus canais oficiais de comunicação, como redes sociais, site e agências de atendimento, para ampliar o alcance das informações e manter os clientes atualizados.

Segurança e orientação ao cliente

A Equatorial Maranhão orienta que os clientes fiquem atentos para interagir apenas com perfis e canais oficiais da empresa. O envio de informações e atualizações relacionadas ao fornecimento de energia será feito, exclusivamente, por meio dos números abaixo:

• Central de atendimento: 116

• Clara, assistente virtual no WhatsApp: (98) 2055-0116

Além disso, seguem disponíveis os demais canais digitais e presenciais da distribuidora para solicitações de serviços.

“Acreditamos que uma comunicação eficiente faz toda a diferença no atendimento ao cliente. Por isso, na Equatorial Maranhão, seguimos investindo em canais mais ágeis e acessíveis, especialmente para situações que exigem rapidez, como eventos climáticos. Nosso compromisso é estar cada vez mais próximos da população, com transparência e responsabilidade. Estamos trabalhando por você”, afirma o presidente da Equatorial Maranhão.”, destaca o presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio.

A atualização cadastral é um passo importante para receber informações com mais rapidez. Sempre que houver mudança de telefone ou e-mail, o cliente deve atualizar seus dados e pode acessar os canais da Equatorial Maranhão: pelo site www.equatorialenergia.com.br, pela Central de Atendimento 116 (disponível 24h), pela Clara, assistente virtual no WhatsApp, no número (98) 2055-0116, e pelas agências presenciais, reforçando o compromisso com um atendimento cada vez mais próximo dos maranhenses.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Eleições 2026: prazo para regularizar pendências termina em uma semana

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os eleitores que pretendem votar nas eleições de outubro têm até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral.

O prazo deve ser observado pelo cidadão que quer tirar o primeiro título de eleitor, regularizar o documento, cadastrar biometria, transferir o domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais.

A partir do dia 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e não serão permitidas alterações nos dados dos eleitores.

Para resolver as pendências, o eleitor pode acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pela plataforma, é possível enviar os documentos solicitados para cada tipo de serviço e acompanhar o andamento da solicitação.

O eleitor também pode procurar os cartórios eleitorais ou postos de atendimento presenciais em todo o país. A localização pode ser encontrada no site do tribunal.

Alguns serviços, como a coleta de biometria e a solicitação do primeiro título, só podem ser realizados presencialmente.

Regularização

Para verificar se o título está regular, o eleitor pode acessar a página do TSE na internet e clicar no menu Consultas. Em seguida, basta clicar em Situação do Título.

O passo a passo para a regularização será indicado pelo sistema eletrônico.

Cancelamento

O prazo de regularização também deve ser seguido por quem teve o título cancelado por deixar de votar por três eleições seguidas (três turnos consecutivos) e não justificou ausência.

Além de não conseguir votar nas eleições de outubro, a manutenção do cancelamento pode causar diversas restrições para o cidadão, como não conseguir tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.

Primeiro título

De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e quem tem mais de 70.

Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do primeiro título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.

Eleição

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 4 de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Eventual segundo turno para os cargos de governador e presidente ocorrerá no dia 25 do mesmo mês.

Maranhão soma 11 mil mortes por doenças do coração e AVC; Brasil atinge 350 mil óbitos

Silenciosa e muitas vezes negligenciada, a hipertensão arterial continua sendo o principal fator de risco para as duas causas que mais matam no Brasil: o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Em 2025, o Brasil registrou 346.306 óbitos decorrentes de eventos cardiovasculares (infarto, AVC e insuficiência cardíaca), segundo dados da Organização Nacional de Acreditação (ONA) baseados no DATASUS. No Maranhão, o cenário é igualmente preocupante, com 11.189 mortes registradas no mesmo período.

A hipertensão é classificada como “silenciosa” por raramente apresentar sintomas. Segundo o cardiologista Dr. Paulo Meirelles, membro da ONA, a doença pode causar lesões progressivas no coração e no cérebro antes mesmo do paciente suspeitar do problema.

“Infelizmente, muitos recebem o diagnóstico apenas após um evento grave. A identificação precoce é a estratégia mais eficaz para reduzir mortes evitáveis”, alerta o especialista.

As novas diretrizes de 2025 indicam que níveis acima de 120 por 80 mmHg já exigem atenção, pois estão associados ao aumento do risco cardiovascular, mesmo em indivíduos aparentemente saudáveis.

AVC e Infarto: sinais que salvam vidas

O tempo é o fator determinante para evitar sequelas irreversíveis ou óbito. Confira os principais alertas:

Como reconhecer um AVC (Escala de Cincinnati):

  • Sorriso: Peça para a pessoa sorrir. Observe se há assimetria na face.
  • Abraço: Peça para levantar os braços. Verifique se há perda de força em um dos lados.
  • Fala: Note se a fala está enrolada ou se a pessoa tem dificuldade de compreensão.
  • Outros sinais: Perda de equilíbrio, alteração na visão e dor de cabeça súbita e intensa.

Sintomas de Infarto:

  • Dor ou pressão no peito (pode irradiar para braço, mandíbula ou costas).
  • Falta de ar e suor frio.
  • Náuseas, tontura e desconfortos abdominais (muitas vezes confundidos com problemas digestivos).

Falhas graves no atendimento

O relatório da ONA aponta que muitas mortes poderiam ser evitadas se não fossem as falhas no sistema de saúde, tais como:

  1. Diagnóstico tardio: Confusão dos sintomas de AVC com enxaqueca ou vertigem.
  2. Atraso em exames: Demora na realização de tomografias.
  3. Janela terapêutica: Perda do tempo ideal para o uso de medicamentos que dissolvem coágulos.
  4. Pós-alta deficiente: Falta de planos de reabilitação e investigação da causa raiz, o que aumenta o risco de novos episódios.

Para combater esse cenário, a adoção de protocolos rígidos de qualidade — como os modelos de acreditação da ONA — tem se mostrado vital. Instituições acreditadas operam com monitoramento eficiente e maior integração entre equipes, o que garante decisões baseadas em evidências e rapidez no atendimento crítico.

“Quando falamos de coração e cérebro, cada minuto conta. Serviços organizados salvam vidas”, conclui o Dr. Paulo Meirelles.

Resumo dos Dados (2025)

Localidade Infarto AVC Insuficiência Cardíaca Total
Brasil 177.810 104.363 64.133 346.306
Maranhão 5.626 3.800 1.763

Quase 30% dos maranhenses já emitiram a nova Carteira de Identidade

Quase 30% dos maranhenses já emitiram a nova Carteira de Identidade
Mais de 27% da população maranhense já possui a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os dados são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Para alavancar a emissão da CIN no estado, o MGI celebrou recentemente um contrato de repasse de R$ 12,8 milhões com o governo do Maranhão.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Fomento à Gestão e Emissão da Carteira de Identidade Nacional (ProCIN), que tem por objetivo possibilitar o apoio técnico, financeiro e operacional aos estados e ao Distrito Federal, que são os responsáveis pela emissão da nova carteira.

As peças da campanha são focadas em como a CIN pode beneficiar trabalhadores, pescadores artesanais, pessoas que estão perto de se aposentar e pessoas com deficiência. Além dessas orientações, os cards e spots também trazem informações gerais sobre os benefícios da CIN, como o número único (CPF), a maior segurança a partir do QR Code e a validade em todo o território nacional e nos países do Mercosul, além de ter a 1ª via gratuita.

Instrumento de cidadania, a CIN é base da Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil. A partir dela, haverá uma melhora dos cadastros dos diferentes programas sociais, possibilitando tanto a melhor gestão dos benefícios pelo setor público, como seu acesso pela população. Com isso, a administração pública terá mais qualidade em todas as suas bases de governo que compõem a Infraestrutura Nacional de Dados (IND).

Juscelino Filho intensifica encontros políticos pelo Maranhão

Em mais um fim de semana de agenda pelo Maranhão, o deputado federal Juscelino Filho (PSDB/MA) participou da entrega de 23 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida em Vitorino Freire. O parlamentar também esteve em Altamira do Maranhão, Brejo de Areia e Santa Inês, onde se reuniu com lideranças políticas e dialogou com a população.

“Nossa caminhada pelo Maranhão segue firme, ouvindo de perto cada pessoa e entendendo suas necessidades. É assim que transformamos demandas em resultados, com compromisso e trabalho em Brasília, sempre com o propósito de melhorar a vida dos maranhenses”, destacou Juscelino Filho.

Em Vitorino Freire, ao lado do prefeito Ademar Fogoió; do presidente da Câmara Municipal, Gil da Judith; de vereadores, Juscelino Filho entregou as chaves das novas casas a famílias dos povoados Sentada, Recanto da Ema, Alto de Areia e Custa Vê. Ao todo, o município foi contemplado com 200 unidades habitacionais, entre zona rural e urbana, fruto de articulação do parlamentar junto ao Governo Federal. O investimento chega a R$ 7,3 milhões.

“Ver o sonho da casa própria se tornar realidade é o que nos motiva a seguir trabalhando. Com o apoio do presidente Lula, conseguimos avançar com o Minha Casa, Minha Vida e garantir dignidade ao nosso povo”, afirmou o deputado durante a entrega, que beneficiou moradores como dona Maria Mercedes, de 84 anos.

A agenda seguiu em Altamira do Maranhão e Brejo de Areia, onde Juscelino esteve acompanhado da pré-candidata a deputada estadual Luanna Rezende. Nas cidades, participou de encontros com lideranças locais, como a ex-prefeita Ileilda do Queijo e o ex-prefeito Chico Eduardo e do empresário Eraldo Mendes, reforçando alianças e debatendo projetos para os municípios.

Em Brejo de Areia, o parlamentar destacou ações realizadas em gestões anteriores, como a pavimentação de mais de 40 km de estradas, além de investimentos em infraestrutura, educação e saúde. “Todos sabem como era o município e o quanto trabalhamos na gestão do ex-prefeito Chico Eduardo. Fizemos mais de 40 km de asfalto, melhorando a vida do povo da sede e zona rural. Levamos asfalto na Palestina, Igarapé do Meio, São Domingos, no São João dos Pretos, Lagoa Bonita, São Miguel, isso é compromisso pela cidade. Também entregamos máquinas, ônibus escolar, casas populares, sem falar na área da saúde. É resultado de trabalho sério e parceria. Nosso compromisso é seguir avançando e levando melhorias para a população”, pontuou.

Encerrando a agenda, Juscelino Filho esteve em Santa Inês, onde participou da final do 3º Campeonato de Inverno, no povoado Campo Novo, ao lado de lideranças políticas locais, incluindo o o vice-prefeito Felipe Bringel e o ex-prefeito Robert Bringel; além dos vereadores Danilo Vieira e Ademarzinho.

Estudantes devem corrigir cadastro para garantir emissão da carteira estudantil em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), emitiu um alerta importante para os estudantes que solicitaram a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) 2026. De acordo com o órgão, foram identificadas inconsistências em parte dos cadastros enviados, principalmente relacionadas a erros nas informações pessoais e ao envio de fotografias fora do padrão exigido.

Segundo a Secretaria, a regularização é obrigatória para que o documento seja emitido. Caso as pendências não sejam corrigidas dentro do prazo, o estudante poderá ficar sem a carteira estudantil e, consequentemente, sem acesso aos benefícios garantidos, como meia-entrada e descontos em estabelecimentos conveniados.

Um dos principais problemas apontados está no envio das fotos. Para ser aceita, a imagem precisa seguir o padrão 3×4, com fundo claro, boa iluminação, rosto centralizado e totalmente visível, além de não permitir o uso de filtros, acessórios ou elemento que comprometa a identificação.

O prazo para regularização vai até o dia 29 de abril. Os estudantes devem procurar a Assessoria de Comunicação da Prefeitura ou enviar a fotografia correta, acompanhada do nome completo, para o número (99) 98421-1302.

O secretário municipal da Juventude, Valdeci Calixto da Silva Filho, reforçou a importância da atenção aos critérios estabelecidos. “É fundamental que os estudantes façam as correções dentro do prazo para garantir a emissão do documento o mais breve possível”, destacou.

A Secretaria ressalta que a colaboração dos estudantes é essencial para assegurar que todo o processo ocorra dentro do cronograma previsto.

ASCOM

Mestre Augusto Serra toma posse na Academia São-Mateuense e reforça compromisso com a cultura maranhense

O mestre Augusto Serra tomou posse como membro correspondente da Academia São-Mateuense de Ciências, Artes e Letras no último sábado (25), em cerimônia realizada no salão paroquial, na cidade de São Mateus. A indicação do novo acadêmico marca o reconhecimento de uma trajetória construída com dedicação à cultura, à educação e às lutas sociais no Maranhão.

De origem humilde, Augusto Serra é filho do agricultor Augustinho Ribeiro Serra e da costureira Joana Silva Serra. Sua formação foi moldada pelos valores do trabalho, da dignidade e da resistência. Graduado em Filosofia e com estudos voltados às questões afro-brasileiras, encontrou na cultura um caminho para promover transformação social.

Ao longo de sua trajetória, atuou em diversas áreas profissionais, mas consolidou sua atuação como agente e gestor cultural, educador social e militante. Seu trabalho envolve a participação em políticas públicas, desenvolvimento de projetos culturais e ações afirmativas voltadas à valorização da cultura popular, à igualdade racial e ao combate à intolerância.

Na música, na poesia e nas manifestações populares, o mestre reafirma a importância da ancestralidade e da identidade do povo maranhense. A honraria recebida destaca os relevantes serviços prestados à cultura do estado, com indicação feita pelo presidente da Academia, Jorge Luiz Sturt Junior, e aprovação dos demais membros.

Durante a cerimônia, Augusto Serra destacou que o título representa mais do que um reconhecimento individual. “Seguirei firme, com o coração na ancestralidade e os olhos no futuro, reafirmando meu compromisso com a ciência, com a arte e com a literatura”, afirmou.

Vereador Hermínio da Farmácia e prefeito Chiquinho FC entregam poço e levam água de qualidade ao Povoado Vista Alegre

Neste domingo (26), a comunidade Vista Alegre, na zona rural de Codó, viveu um momento histórico com a entrega de um poço que garante acesso à água de qualidade após mais de seis décadas de espera. A ação faz parte das comemorações do aniversário de 130 anos do município.

A obra é resultado de uma indicação do vereador Hermínio da Farmácia, que foi atendida pelo prefeito Chiquinho FC. A partir da demanda apresentada, a gestão municipal mobilizou toda a equipe do SAAE, sob a direção de Carlos Flávio, para viabilizar a execução do serviço e levar água potável às famílias da localidade.

A iniciativa representa um avanço significativo para os moradores, que por anos enfrentaram dificuldades com o abastecimento e a falta de água adequada para o consumo.

Nas redes sociais, o vereador destacou a importância da conquista:

Hoje é um dia histórico para a comunidade Vista Alegre. Após mais de 60 anos sem acesso à água potável, finalmente esse direito básico chegou às famílias.

Fico muito feliz em fazer parte desse momento tão importante. Agradeço à equipe do SAAE, em nome do diretor Carlos Flávio, ao prefeito Chiquinho FC e ao deputado estadual Francisco Nagib, pelo compromisso e apoio nessa conquista.

A ação evidencia a importância da articulação entre o Legislativo e o Executivo municipal na busca por soluções concretas para as demandas da população, especialmente nas áreas mais necessitadas da zona rural.

Brandão inaugura 21ª Policlínica do Maranhão e entrega pacote de obras em Pedreiras

O governador Carlos Brandão esteve em Pedreiras neste domingo (26), durante as comemorações pelos 106 anos do município, para inaugurar a 21ª Policlínica do Maranhão e entregar uma série de obras e benefícios nas áreas da saúde, educação, cidadania, infraestrutura e tecnologia.

A nova policlínica vai ampliar o atendimento especializado para toda a região do Médio-Mearim. A unidade terá capacidade para 1.560 consultas especializadas por mês, mais de 5 mil atendimentos multiprofissionais e cerca de 8 mil exames de diagnóstico mensais.

Brandão destacou que os investimentos reforçam o compromisso do governo com ações concretas que melhoram a vida da população.“Essa é uma agenda municipalista, comemorando os 106 anos de Pedreiras. Essa policlínica é um equipamento que vai ajudar toda a região. Entregamos tablets para estudantes e agentes de saúde, veículos e muito mais. Trabalhamos ouvindo as pessoas, sempre em parceria com as prefeituras”, finalizou.

Além da policlínica, foram entregues mais de 4 mil tablets para alunos do ensino médio de Pedreiras e região, tablets e fardamento para agentes comunitários de saúde, sistemas de abastecimento de água nos povoados Angical I, Pau d’Arco, Tira Leite e Marianópolis, nova unidade do Viva/Procon, Estação Tech, Ciretran reformada e a Ponte Mista Antônio Eugênio dos Santos, que liga Pedreiras a Lima Campos. O governador também autorizou a reforma da delegacia e do quartel da Polícia Militar no município.

A prefeita Vanessa Maia ressaltou a importância da parceria entre Estado e município para garantir novos avanços à cidade. “É sempre uma grande alegria trazer o nosso governador. Sempre que ele vem é trazendo ótimas notícias para Pedreiras. São 106 anos comemorando com a entrega de vários benefícios. Tenho certeza que a população está muito feliz com o dia de hoje”, ressaltou Vanessa.

Flávio Castro, diretor-geral da Policlínica de Pedreiras, explica sobre o impacto do novo equipamento para a saúde da região. “Mais uma obra impactante para Pedreiras e região. Serão atendidos em torno de 8 mil a 10 mil pacientes por mês. É um serviço especializado, onde a população será muito beneficiada, pois são serviços que não eram ofertados nem mesmo na rede particular. Cerca de 250 mil habitantes da região terão serviços de radiologia, reumatologia, ultrassom, Raios-X, exames laboratoriais”, ressaltou Vanessa.

Moradores comemoraram as entregas realizadas no aniversário de Pedreiras e os benefícios levados ao município. A estudante Anne Carolyne Silva, do Iema Pleno de Pedreiras, falou dos avanços para a educação. “Em nome de todos os estudantes do Iema, agradeço ao governador pelo compromisso com a educação maranhense e pela entrega dos tablets. Recebemos essa iniciativa com muito carinho e gratidão”, agradeceu Anne Carolyne.