Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Weverton Rocha comenta cenário político, rebate polêmicas e explica aliança com Brandão

Senador participou de entrevista no podcast UQ, apresentado pelo jornalista Jeisael Marx, com participação da jornalista Sílvia Teresa

 

WEVERTON FALOU SOBRE TODOS OS TEMAS QUE LHE DIZEM RESPEITO na entrevista ao podcast UQ

O senador Weverton Rocha concedeu entrevista nesta quinta-feira, 23, ao podcast UQ, comandado pelo apresentador Jeisael Marx, com participação da jornalista Silvia Tereza. Durante a conversa, ele abordou temas nacionais e estaduais e comentou o cenário eleitoral do Maranhão, incluindo sua pré-candidatura à reeleição para o Senado nas eleições de 2026.

Weverton Rocha confirmou que trabalha pela sua reeleição a senador e reforçou confiança no apoio do presidente Lula, com que mantém relação estreita como vice-líder do governo no Senado. Sobre seus possíveis adversários nas eleições, Weverton preferiu não apostar em nomes e disse que a composição final de cada chapa dependerá das estratégias partidárias que se desenrolarão até o período das convenções.

Ao falar sobre pesquisas eleitorais, o senador demonstrou cautela e criticou levantamentos que, segundo ele, não possuem credibilidade. Weverton Rocha afirmou que, em cenários mais consistentes na disputa pelo Senado nas eleições de 2026, seu nome aparece de forma competitiva e acredita que o desempenho tende a crescer com o avanço da pré-campanha e a consolidação de alianças políticas.

O senador Weverton Rocha também destacou sua atuação no cenário nacional, especialmente no Senado Federal. Ele lembrou que foi relator da indicação do atual ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino e, mais recentemente, assumiu a relatoria da indicação de Jorge Messias para a Suprema Corte. Segundo Weverton, essas missões reforçam sua relação de confiança com o presidente Lula e evidenciam sua atuação estratégica em pautas importantes para o país.

  • DISPUTA PELO GOVERNO

Um dos pontos centrais da entrevista foi a relação política com o governador Carlos Brandão. Questionado sobre o reencontro após a disputa eleitoral de 2022, Weverton fez questão de destacar que não houve um “retorno”, mas sim uma convergência natural. Segundo ele, ambos pertencem ao mesmo campo político, alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador explicou que, logo após o resultado das eleições, entrou em contato com Brandão para cumprimentá-lo  e tem colaborado com o governo estadual sempre que necessário, contribuindo com articulações em Brasília e apoio a projetos importantes para o estado.

Weverton Rocha destacou ainda que essa postura de diálogo e cooperação ajudou a reconstruir a relação política entre os dois grupos. Para ele, a aliança atual é fruto de maturidade política e do entendimento de que projetos coletivos devem prevalecer sobre disputas individuais. “Não foi um caminho de volta, foi um caminho de encontro”, resumiu.

  1. INSS

Ao ser questionado sobre a repercussão de sua inclusão nas discussões da CPMI do INSS, o senador afirmou que o assunto tem sido explorado com fins políticos. Segundo ele, há interesses eleitorais por trás da tentativa de dar maior peso ao tema, especialmente em um momento de forte polarização nacional.

Weverton ressaltou que todas as investigações realizadas não encontraram qualquer irregularidade envolvendo seu nome. Ele lembrou que houve quebra de sigilos e análises detalhadas, sem que fosse identificada qualquer movimentação financeira suspeita relacionada a ele. Para o senador, adversários políticos tentam transformar o episódio em desgaste eleitoral.

O senador Weverton Rocha reafirmou que seguirá focado na defesa de seu mandato e na construção de alianças, apostando no trabalho realizado ao longo dos anos como principal trunfo para a disputa eleitoral.

“Muito boa”, festeja Brandão, sobre conversa com presidente nacional do PT…

Governador comemorou com interlocutores nesta quinta-feira, 25, após ser recebido por Edinho Silva e  ter conseguido adiar decisão do partido sobre o Maranhão

 

BRANDÃO TEM CONSEGUIDO IMPEDIR UMA DECISÂO NACIONAL DO PT em favor de Felipe Camarão, o que já é uma vitória pessoal

Em Primeira Mão

O governador Carlos Brandão  (sem partido) festejou com interlocutores nesta quinta-feira, 24, o r4esultado da conversa com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.

“Muito Boa”, disse Brandão a quem conversou com ele, sem entrar em maiores detalhes, mais garantindo o bom andamento da relação com o PT.

  • Brandão foi a Brasília para tentar neutralizar a decisão do PT, que tendia ao apoio ao vice-governador Felipe Camarão;
  • na quarta-feira, 24, ele já havia sido recebido pelo ministro das relações institucionais do governo Lula, José Guimarães.

Independentemente das razões para festejo do governador, o fato é que ele mantém vantagem sobre os dinistas no que diz respeito ao apoio do PT; só o fato de a direção nacional do partido adiar uma decisão que tendia favorável a Camarão mostra que Brandão ainda tem influência direta no processo.

  • mesmo depois de negar apoio a Felipe Camarão, isolar os dinistas e lançar seu próprio candidato;
  • mesmo depois de fechar as portas para qualquer discussão envolvendo a inclusão de dinistas na chapa.

Brnadão conseguiu, mesmo assim, subverter uma lógica política petista, apontando que, no fim das contas, o presidente Lula, e o PT, vão o0ptar por quem lhe garantir maiores chances de vitória no Maranhão. E isso não deixa de ser uma derrota para Felipe Camarão e seus parceiros,

Mas os dinistas ainda insistem que está tudo dentro do script político.

Embora, hoje, se agarrem apenas as ainda possíveis soluções extremas.

Ou supremas, como queiram.,.

POR .Marco D’Eça

Orleans Brandão recebe apoio de prefeitos e lideranças do Maranhão

A pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do Maranhão segue ampliando apoios entre prefeitos e lideranças de diversas regiões. Nesta quarta-feira (22), ele dialogou com representantes de Paraibano, Gonçalves Dias e São José dos Basílios, dando continuidade às escutas voltadas ao fortalecimento do municipalismo no estado.

Orleans conversou com a prefeita de Paraibano, Vanessa Furtado, sobre parcerias e projetos para a cidade e para os municípios do Sertão Maranhense. Também se reuniu com Valdison Dias, de Gonçalves Dias, e Farinha Paé, de São José dos Basílios.

O movimento tem se repetido em diferentes regiões e evidencia a marca da pré-campanha de escuta ativa e o diálogo direto com quem vive a realidade dos municípios. Ao priorizar o contato com lideranças locais e com a população, Orleans constrói um projeto alinhado às demandas reais de cada região.

Essa postura tem sido vista como um diferencial. Em vez de promessas genéricas, ele aposta na proximidade e na construção conjunta de soluções, fortalecendo a confiança e ampliando pontes com gestores municipais.

Como resultado, o número de apoios cresce de forma consistente. Lideranças de diferentes correntes políticas têm aderido ao projeto, impulsionadas pela capacidade de articulação e pelo perfil dialogador de Orleans, consolidando sua pré-candidatura em todo o Maranhão.

 

Grupo Equatorial lança Pix Automático para pagamento de faturas de energia

O Grupo Equatorial avança mais uma vez na modernização da experiência do cliente com o lançamento do Pix Automático, e no Maranhão essa inovação chega para transformar ainda mais a forma como os clientes da Equatorial Maranhão realizam o pagamento de suas faturas. A solução de pagamento recorrente proporciona mais praticidade, segurança e autonomia, posicionando a Equatorial como a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a operar com essa tecnologia e reforçando seu protagonismo em inovação e eficiência, especialmente no estado.

 

A nova funcionalidade permite ao cliente autorizar, de forma rápida e segura, o pagamento automático das faturas mensais de energia elétrica diretamente pelo aplicativo do seu banco, em um ambiente protegido e regulamentado pelo Banco Central. O Pix Automático está disponível desde quarta-feira (15), incluindo o Maranhão como um dos primeiros estados a receber a tecnologia, beneficiando diretamente os clientes da Distribuidora. A adesão está disponível para faturas emitidas a partir de 15/04/2026.

“Com o Pix Automático, oferecemos aos nossos clientes uma solução simples e inteligente, que representa uma verdadeira mudança de hábito. É mais do que uma nova forma de pagar, é uma forma de viver com mais tranquilidade, organização e autonomia”, destaca Baltazar Lira Araújo Junior, Executivo de Gestão e Operação da Arrecadação do Grupo Equatorial.

Como funciona – Para aderir ao Pix Automático, o cliente da Equatorial Maranhão deve, primeiramente, verificar se a fatura foi emitida a partir de 15/04/2026. Em seguida, deve acessar o aplicativo do seu banco e realizar o pagamento utilizando o QR Code disponível na fatura de energia. Durante o processo, o aplicativo exibirá uma mensagem convidando o cliente a aderir ao pagamento pelo Pix Automático. Basta autorizar o Pix recorrente e concluir o pagamento da fatura atual.

A partir dessa autorização, o cliente ativa o Pix Automático e estabelece a recorrência dos pagamentos em um ambiente seguro e regulado pelo Banco Central. Isso garante segurança, integridade das transações e elimina a necessidade de novas ações mensais. Assim, todas as faturas seguintes serão pagas automaticamente, sem qualquer custo adicional, oferecendo mais praticidade e evitando atrasos para os clientes no Maranhão.

Mesmo com os pagamentos automáticos, o cliente mantém total autonomia: pode definir limites de valor, acompanhar cada Pix realizado e cancelar a função a qualquer momento.

A adesão ao Pix Automático está disponível para clientes com cadastro atualizado e que utilizam a modalidade de pagamento Boleto/Pix do Banco do Brasil. Caso seja necessário atualizar os dados cadastrais, o cliente pode realizar a atualização diretamente no site da Equatorial Energia (https://www.equatorialenergia.com.br) ou presencialmente em uma Agência de Atendimento da Equatorial Maranhão.

Para mais informações, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 116, disponível 24h por dia, ou procurar uma agência presencial da Equatorial Maranhão em sua cidade.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Grupo Equatorial reforça combate de furtos de materiais elétricos com a Operação Equi-Cobre

Grupo Equatorial reforça combate de furtos de materiais elétricos com a Operação  Equi-Cobre – Equatorial Energia Piauí

Maranhão está entre os estados com atuação intensificada da ação realizada simultaneamente em toda a área de concessão do Grupo

O Grupo Equatorial realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a primeira edição de 2026 da Operação Equi-Cobre, uma iniciativa estratégica com foco preventivo, educativo e de fiscalização para combater o furto e a receptação de cabos de cobre e equipamentos elétricos. A ação ocorreu de forma simultânea nos sete estados onde a companhia atua na distribuição de energia: Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul.

Ao todo, 101 locais foram vistoriados em 22 cidades. No Maranhão, a Fase 1 da Operação EquiCobre concentrou esforços em áreas estrategicamente mapeadas pela Segurança Empresarial e forças policiais. Embora a ação não tenha registrado prisões ou apreensões, o balanço foi positivo: alcançamos um alto índice de abordagens com foco educativo. O trabalho priorizou a orientação direta a proprietários e funcionários de estabelecimentos, reafirmando o compromisso da nossa área no combate à receptação de materiais furtados e na fiscalização rigorosa do setor de reciclagem.

A Operação Equi-Cobre visa ainda combater o comércio ilícito de materiais pertencentes à concessionária, fortalecer a atuação conjunta com os órgãos de segurança pública e conscientizar a sociedade sobre os riscos, impactos e prejuízos causados por esse tipo de crime, que compromete diretamente a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia, especialmente no Maranhão, onde esse tipo de ocorrência tem impacto direto na qualidade do serviço prestado à população.

“Essa iniciativa contribui diretamente para a proteção da infraestrutura elétrica, reduz riscos à população e garante a continuidade do fornecimento de energia, reforçando o compromisso do Grupo Equatorial com a segurança, a eficiência operacional e a responsabilidade social”, afirma Johnathan Costa, gerente de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial.

A Operação Equi-Cobre foi realizada em parceria com as forças de segurança, aliando ações preventivas, educativas e de fiscalização. A iniciativa contou com o apoio das Polícias Militar e Civil, das Secretarias de Segurança Pública e das Guardas Civis Municipais (GCMs) nos estados participantes, incluindo atuação integrada no Maranhão, com reforço das equipes locais.

Resultados no Maranhão e nos demais estados – Em 2025, a operação recuperou, além de cabos de cobre e alumínio, cerca de 20 transformadores, diversos materiais elétricos e 184 postes desviados. As ações também resultaram em 159 prisões. O Rio Grande do Sul concentrou o maior valor recuperado, com R$ 930,8 mil e 135 postes reinstalados. Goiás registrou o maior volume de cabos recolhidos (36.608 kg) e contabilizou 29 prisões.

O Piauí realizou 53 operações, recuperando 4.485,50 kg de cabos, avaliados em R$ 162,4 mil. O Pará recolheu 6.427,50 kg, somando R$ 72.235,32. No Maranhão, foram registrados 1.525,40 kg de cabos recuperados, totalizando R$ 54,2 mil, reforçando a importância das ações de combate a esse tipo de crime no estado. Alagoas contabilizou 2.420,90 kg, com R$ 24,3 mil em materiais recuperados. No Amapá, não houve recuperação de cabos ao longo do ano, mas foram apreendidos materiais diversos avaliados em R$ 7,5 mil.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Parecer de ex-juiz do TRE-MA reforça candidatura de Francisco Nagib para 2026

Um novo parecer jurídico reforçou a elegibilidade do deputado estadual Francisco Nagib para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão nas eleições de 2026. O documento foi elaborado pelo advogado eleitoralista Dr. Tarcísio Almeida Araújo, reconhecido por sua atuação no Direito Eleitoral e por sua recente passagem pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

No parecer, o jurista conclui que não existem impedimentos legais capazes de comprometer o registro da candidatura do parlamentar. A análise tem como base a recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) no julgamento que revisou uma condenação relacionada à prestação de contas do período em que Francisco Nagib era prefeito de Codó.

Inicialmente, o processo apontava supostas irregularidades na aplicação de recursos federais destinados à educação infantil em 2017, o que resultou em condenação para ressarcimento ao erário. Entretanto, a defesa apresentou documentação comprovando que os valores foram efetivamente utilizados em obras de reforma de unidades educacionais e na aquisição de materiais pedagógicos.

Com base nas provas apresentadas, o TCU decidiu afastar integralmente o débito por meio do Acórdão 2689/2025, reconhecendo que não houve dano ao patrimônio público nem desvio de recursos.

Segundo Dr. Tarcísio Almeida Araújo, a permanência de uma multa administrativa aplicada apenas por atraso na prestação de contas não configura motivo suficiente para gerar inelegibilidade dentro dos critérios estabelecidos pela Lei da Ficha Limpa.

O advogado destaca que o entendimento está respaldado pelo § 4º-A do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90, dispositivo que afasta a inelegibilidade em casos nos quais não há imputação de débito e a penalidade aplicada se restringe à multa administrativa. A interpretação já foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema 1.304 e vem sendo adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na conclusão do parecer, o especialista afirma que a decisão do TCU elimina qualquer fundamento jurídico para impedir a candidatura do deputado.

“O afastamento do débito pelo TCU retira o suporte fático-jurídico necessário para a incidência da inelegibilidade, restando o deputado Francisco Nagib plenamente elegível”, concluiu o jurista.

Plataforma de vendas online divulga item mais vendido no MA

Plataforma de vendas online divulga item mais vendido no MA

O levantamento “Mapa Shopee 2026”, divulgado pela Shopee, aponta que os consumidores do Maranhão têm priorizado itens automotivos nas compras online. O destaque no estado é o processador de áudio automotivo, produto mais vendido entre outubro de 2025 e março de 2026.

O dado acompanha uma tendência observada em todo o Nordeste, onde a categoria Auto & Moto se destaca, com forte procura por itens como retrovisores, escapamentos e acessórios para veículos.

De forma geral, o estudo mostra que os brasileiros têm buscado principalmente produtos utilitários do dia a dia, como ferramentas, itens domésticos e acessórios de uso frequente. Também houve crescimento na procura por produtos para pets, enquanto categorias como moda e entretenimento apresentaram queda.

Destaques por estado

Nordeste
• Alagoas: mocassim
• Bahia: sandália
• Ceará: friso de roda personalizado
• Maranhão: processador de áudio automotivo
• Paraíba: retrovisor
• Pernambuco: processador de áudio automotivo
• Piauí: escapamento de moto
• Rio Grande do Norte: friso personalizado
• Sergipe: retrovisor

Norte
• Acre: kit câmera de segurança
• Amapá: notebook
• Amazonas: mangueira de moto
• Pará: relógio
• Rondônia: kit relógio
• Roraima: relógio de quarto
• Tocantins: esticador automático

Sudeste
• Espírito Santo: pneu de moto
• Minas Gerais: câmara de ar
• Rio de Janeiro: cortina
• São Paulo: areia biodegradável para gato

Centro-Oeste
• Distrito Federal: acessórios para computador
• Goiás: bota coturno masculino
• Mato Grosso: drone
• Mato Grosso do Sul: rádio comunicador

Sul
• Paraná: lanterna
• Rio Grande do Sul: bola oficial de vôlei
• Santa Catarina: óleo essencial

Maranhão conquista prêmio nacional de turismo de base comunitária

Turismo
Com foco no desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, o Programa Trilha dos Saberes para o Turismo garantiu ao Maranhão o prêmio M&E Awards – Destinos do Ano 2026, concedido pela revista Mercado & Eventos, na categoria “Turismo de Comunidade”.

Os vencedores da premiação foram anunciados nesta semana durante a WTM Latin America 2026, maior evento B2B de viagens e turismo da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Desenvolvido pela Superintendência de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), o Programa Trilha dos Saberes para o Turismo tem como meta a identificação de oportunidades para a estruturação da atividade turística em comunidades tradicionais, promovendo a valorização da cultura, da história, dos saberes e das tradições.

Atualmente, o projeto atende 12 comunidades tradicionais do Maranhão e atua no desenvolvimento de habilidades e na preparação das pessoas nativas para trabalharem com o turismo de base comunitária.

“Estou muito feliz e orgulhosa com a conquista desse prêmio. Desenvolvemos um trabalho magnífico com as comunidades tradicionais. São experiências maravilhosas que revelam o potencial turístico atrelado às riquezas culturais, naturais e históricas do Maranhão. Nossa ideia é aperfeiçoar a experiência turística em comunidades originárias, enfatizando saberes ancestrais e fortalecendo a atividade econômica em localidades que antes estavam fora da rota dos turistas”, comemorou a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.

O prêmio M&E Awards – Destinos do Ano 2026 contou com mais de 84 mil votos registrados, entre integrantes do trade e leitores da revista Mercado & Eventos. Para receber a premiação, a Setur-MA levou a líder comunitária Elida Torres, representante da comunidade quilombola de Santa Maria de Guaxenduba, em Icatu, uma das localidades beneficiadas com ações do Trilha dos Saberes.

Em 2025, a equipe do Programa Trilha dos Saberes para o Turismo esteve no quilombo Santa Maria, onde foram desenvolvidas ações de qualificação, incluindo a oferta dos cursos de hospedagem e alimentação, roteirização turística e produção associada ao turismo, com foco no artesanato.

“Que bom participar desse evento representando todas as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas do Maranhão, especialmente o meu quilombo, Santa Maria de Guaxenduba. Maravilha! Gratidão por estar aqui hoje com esse trabalho belíssimo”, afirmou Elida Torres.

Revista e Mapa do Turismo Responsável

Também no ano passado, o Programa Trilha dos Saberes para o Turismo foi aprovado na chamada de atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) que mapeia roteiros, experiências e destinos que pratiquem boas práticas de turismo responsável.

Durante a WTM Latin America 2026, a Setur-MA apresentou ao trade turístico a revista do Trilha dos Saberes, lançada oficialmente em março deste ano, dentro da programação da ExpoTurismo Maranhão.

A publicação reúne relatos, reflexões e registros das atividades realizadas nas comunidades participantes, valorizando seus saberes, modos de vida, cultura e relação com o território, ao mesmo tempo em que evidencia o potencial dessas experiências para o desenvolvimento sustentável do turismo no Maranhão.

“Este ano, nós lançamos a revista, com 12 comunidades sendo atendidas. É um trabalho de referência que se soma a esse prêmio e nos dá ainda mais vontade de ir até essas comunidades. Temos outras lideranças superempolgadas e com ainda mais vontade de entregar resultados nesse projeto”, enfatizou Antônio Castro, superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA.

Orleans amplia articulação e recebe apoio de vereadores e do grupo politico de Chiquinho FC em Codó

A pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) a governador do Maranhão segue ganhando densidade política e capilaridade no interior do Maranhão. Em mais um movimento de fortalecimento de sua base, ele participou, na noite desta quarta-feira (15), de uma reunião com vereadores de Codó e todo o grupo político liderado pelo prefeito Chiquinho FC, consolidando apoios que têm peso direto na dinâmica política local.

Além do prefeito Chiquinho FC, participaram da reunião os vereadores Roberto Cobel, presidente da Câmara Munipal; Araújo Neto, Leonel Filho, Leda Torres, Rodrigo Figueiredo, André Jansen, Hermínio da Farmácia, Antônio Luz, Teonilo e Roselia. O deputado estadual Francisco Nagib e o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, também estiveram presentes no encontro, entre outras lideranças políticas e comunitárias locais.

A adesão de mais um grupo político de peso reforça ainda mais a pré-candidatura de Orleans e avança para uma construção baseada em alianças territoriais alinhadas às demandas reais da população, devido à forte presença que os vereadores exercem nas comunidades, assim como pela legitimidade popular que possuem.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e senso de responsabilidade e me coloco à disposição para trabalhar pela cidade. Essa união fortalece o nosso projeto e nos dá ainda mais motivação para seguir trabalhando por avanços concretos para a população codoense”, afirmou Orleans Brandão.

A convergência de esforços em favor da pré-candidatura de Orleans foi classificada pelo prefeito Chiquinho FC como de suma importância para que Codó continue se desenvolvendo. “Todo o nosso grupo vai com
Orleans porque acredita na continuidade do excelente trabalho que está sendo executado pelo governador Brandão”, frisou.

Na reunião, o deputado Francisco Nagib também afirmou que a pré-candidatura de Orleans surge como uma alternativa viável para dar continuidade ao desenvolvimento que o Maranhão vivencia atualmente. “Ele tem demonstrado preparo, sensibilidade política e compromisso com as demandas da população, características que fortalecem seu nome e o crendenciam ao governo do estado”, disse o parlamentar.

Ainda durante o ato de apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, o presidente da Câmara Municipal de Codó, Roberto Cobel, também destacou a união dos vereadores e o alinhamento em torno do seu projeto político, reforçando o compromisso do grupo em seguir trabalhando pelo desenvolvimento do município.

“Tenho conversado bastante com cada um dos meus colegas, fortalecendo essa parceria que é fundamental para que possamos continuar avançando. Sabemos da responsabilidade que temos e vamos fazer a nossa parte. Seguiremos firmes, trabalhando juntos, sempre buscando o melhor para nossa cidade”, assegurou o vereador.

Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio

Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio
As Eleições Gerais de 2026 se aproximam e a Justiça Eleitoral (JE) faz um alerta importante: o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar pendências ou atualizar dados cadastrais vai até o dia 6 de maio, ou seja, termina em menos de um mês.

Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e não será possível fazer alterações até depois do pleito. O encerramento ocorre 150 dias antes da eleição, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Como o 1º turno do pleito deste ano ocorrerá em 4 de outubro, o dia 6 de maio é a data-limite para o alistamento eleitoral ou para a regularização de pendências perante a JE.

Quais serviços podem ser feitos até 6 de maio?

Até o fechamento do cadastro, eleitoras e eleitores podem:

  • tirar o primeiro título de eleitor;
  • solicitar transferência de domicílio eleitoral;
  • atualizar informações cadastrais;
  • regularizar a situação eleitoral, em caso de pendências.

Esses serviços podem ser solicitados em qualquer unidade da Justiça Eleitoral, conforme os canais e as orientações dos tribunais regionais eleitorais (TREs).

Primeiro título de eleitor e o direito de votar

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para as brasileiras e os brasileiros maiores de 18 anos e facultativos para as pessoas analfabetas, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.

No entanto, o primeiro título de eleitor pode ser solicitado a partir dos 15 anos, conforme a Resolução TSE nº 23.659/2021, que trata da gestão do cadastro eleitoral. O artigo 30 do texto estabelece que, “a partir da data em que a pessoa completar 15 anos, é facultado o seu alistamento eleitoral”.

Porém, a eleitora ou o eleitor de 15 anos que fizer o alistamento somente poderá exercer, de forma facultativa, o direito de voto nas eleições deste ano se tiver completado 16 anos até a data do pleito (4 de outubro).

Atendimento garantido

O modelo de atendimento ao público nesse período está definido no Provimento nº 5/2025 da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) no dia 25 de novembro de 2025. A norma estabelece que os cartórios eleitorais e as centrais de atendimento funcionarão em horários definidos pelos TREs.

Todas as pessoas que comparecerem aos locais de atendimento dentro do horário de expediente até o dia 6 de maio terão o atendimento garantido, inclusive no último dia do prazo.

Para evitar imprevistos, a recomendação da Justiça Eleitoral é não deixar para a última hora. Se você precisa tirar o título, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação ou atualizar dados cadastrais, faça isso até 6 de maio.