Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Energia com segurança no campo: cuidados essenciais para proteger vidas

Equatorial Maranhão orienta sobre práticas seguras em áreas rurais e alerta para riscos durante tempestades e descargas atmosféricas

O cuidado com a energia elétrica deve ser sempre redobrado. Dentro ou fora de casa, é essencial que a população esteja atenta às situações envolvendo eletricidade. Isso inclui também a zona rural.  O avanço de atividades agropecuárias em todo o Maranhão convive com um risco silencioso e, muitas vezes, subestimado: acidentes envolvendo energia elétrica em áreas rurais.

Em uma região marcada por forte incidência de tempestades e descargas atmosféricas, práticas inadequadas na instalação de cercas têm elevado o potencial de ocorrências graves, incluindo mortes.

Nessas áreas, por exemplo, é comum a instalação de cercas de arame para delimitar propriedades, garantir a proteção das famílias que residem na localidade, a seguridade dos animais e a integridade das plantações. Contudo, se as cercas não forem instaladas corretamente ou não seguirem os padrões técnicos e de segurança, podem colocar em risco a vida das pessoas e dos animais.

Considerando a alta incidência de tempestades e descargas atmosféricas na região, é imprescindível realizar um aterramento eficiente das cercas de arame. Além disso, o seccionamento – descontinuidade – adequado é fundamental para proteger tanto a cerca quanto as famílias e os animais, em caso de raios.

Dicas de Segurança que Salvam Vidas

De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, a principal recomendação é “jamais fazer a instalação de cercas de arame de forma improvisada. Para realizar a construção de cercas em zonas rurais, é necessário contar com profissionais qualificados para que tudo seja feito da forma correta, seguindo os critérios de segurança, pois se eventualmente um raio cair e atingir a cerca, não haverá a propagação da descarga elétrica e a população estará mais segura’’, afirmou Gabriel Vieira.

Seguem mais dicas de segurança:

·       Escolha do material adequado: Consulte especialistas para selecionar o tipo de arame mais adequado às condições locais, levando em consideração o clima e outros fatores;

·       Disposição das estacas: Determine a distância ideal entre as estacas para garantir a estabilidade da cerca. Profissionais devem ser consultados para oferecer orientações precisas sobre essa disposição;

·       Aterramento e seccionamento: Certifique-se de realizar um aterramento adequado e o seccionamento correto das cercas para proteger contra raios e curtos-circuitos, proporcionando maior segurança para todos;

·       Manter distância segura entre cercas metálicas e redes elétricas aéreas;

·       Não utilize materiais improvisados ou reaproveitados sem avaliação técnica;

·       Não manusear estruturas metálicas durante tempestades;

·       Inspecionar periodicamente as instalações da propriedade;

·       Nunca se aproximar ou tocar em fios caídos ou estruturas energizadas.

Atenção redobrada com cabos partidos

Outro risco que ocorre principalmente durante o período chuvoso é a ocorrência de cabos de energia partidos, que podem ser provocados por raios, queda de árvores, ventos fortes ou acidentes. Nesses casos, a orientação é clara: nunca se aproximar ou tocar em fios caídos, mesmo que aparentem estar desligados. A Equatorial Maranhão deve ser acionada imediatamente pelo número 116. É fundamental manter uma distância segura, pois o risco de choque elétrico é grande.

Em caso de acidentes, é fundamental manter a calma e acionar os serviços de emergência adequados, como o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192). Se o acidente envolver fios da rede de distribuição de energia, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão (116).

Movimento VC+ Seguro

Essas orientações fazem parte do Movimento VC+ Seguro, uma campanha permanente da Equatorial Maranhão que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos envolvendo a energia elétrica. A iniciativa reforça a importância de atitudes seguras no dia a dia, orienta sobre como agir em situações de perigo e busca prevenir acidentes, levando informação de forma acessível para comunidades urbanas e rurais.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Após nova decisão no TCU, Nagib está elegível para 2026

O deputado estadual e ex-prefeito de Codó, Francisco Nagib (MDB), comemorou uma nova decisão do Tribunal de Contas da União e que assegurou sua elegibilidade para as eleições de 2026.

Durante julgamento no TCU sobre processo que analisava a aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ficou decidido pelo afastamento da inelegibilidade do ex-prefeito de Codó.

O melhor para Nagib é que a decisão foi por unanimidade, o que demonstra a segurança do resultado. O TCU deu provimento parcial ao recurso apresentado pelo parlamentar maranhense e excluiu o débito de R$ 171 mil anteriormente imputado. O relator do caso, ministro Antônio Anastasia, considerou a documentação apresentada suficiente para comprovar que os recursos foram destinados corretamente a ações voltadas à educação infantil.

Na decisão, o TCU destacou que, apesar de uma omissão inicial na prestação de contas, não houve dano ao erário nem prática de ato doloso de improbidade administrativa. Com isso, foram afastados os critérios que poderiam enquadrar o parlamentar na Lei Complementar nº 64/1990, conhecida como Lei da Inelegibilidade.

O entendimento está alinhado à jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exige a presença simultânea de irregularidade insanável e ato doloso para configurar inelegibilidade. Sem esses elementos, a restrição não se aplica.

Com isso, Nagib tem garantido a possibilidade de disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Juscelino lança agenda legislativa da Frente de Telecomunicações

O deputado federal Juscelino Filho (PSD/MA) lançou, nesta quarta-feira (7), em Brasília (DF), a Agenda Legislativa e Regulatória de 2026 da Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais. À frente da iniciativa, o parlamentar tem conduzido debates estratégicos no Congresso Nacional, promovendo a articulação entre o poder público e o setor produtivo para impulsionar a conectividade e o desenvolvimento digital no país.

“O setor de telecom hoje é muito estratégico para o país, ele precisa estar forte e de pé. Essa Frente Parlamentar vem para se somar a várias outras no Congresso, mas não para ser mais uma delas. Nasceu para ficar, para representar esse setor e fazer com que ele tenha uma voz ainda mais forte, mais firme dentro do Parlamento. A gente veio para ajudar a construir um setor cada vez mais forte, que entregue um Brasil melhor para os brasileiros”, disse Juscelino.

O lançamento da Agenda Legislativa e Regulatória da Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais reuniu senadores, deputados federais e representantes de entidades e empresas dos setores de telecom e da radiodifusão. O documento reúne 134 proposições e atos prioritários, dos quais 82 á estão em estágio urgente ou avançado.

Pautas prioritárias – Entre os principais temas da agenda de 2026, estão o PL 270/2025, sobre política nacional de infraestrutura de cabos submarinos; as propostas ligadas ao FUST; o projeto sobre compartilhamento de postes e condutos; o leilão da faixa de 700 MHz, marcado para 30 de abril; o marco da inteligência artificial; a discussão sobre incentivos para provedores regionais; o ReData; e a consulta pública da Anatel sobre cibersegurança.

Os temas estão divididos em eixos: infraestrutura e crítica e soberania; expansão e última milha; espectro terrestre e não-terrestre; cibersegurança e resiliência; economia digital; radiodifusão e OTT; inovação e novas tecnologias; e conectividade social e acesso remoto

Mais de 19 mil motoristas maranhenses economizaram com renovação da CNH

Mais de 19,4 mil motoristas maranhenses deixaram de pagar pela renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que gerou uma economia de R$ 18.347.825, entre 10 de dezembro de 2025 e 19 de março de 2026.

A Medida Provisória nº 1.327/2025, chamada de MP do Bom Condutor, passou a permitir a renovação automática da CNH para motoristas que não cometeram infrações com pontuação nos últimos 12 meses. Com isso, eles não precisam pagar pela renovação nem passar por processos burocráticos.

Em todo o Brasil, mais de 1,65 milhão de pessoas deixaram de pagar pela renovação da CNH no mesmo período, somando uma economia de aproximadamente R$ 1,24 bilhão.

Entre as regiões, o Sudeste teve a maior economia, seguido pelo Nordeste (com destaque para Bahia, Ceará e Pernambuco), depois Sul, Centro-Oeste e Norte.

Fonte: Central de Notícias Brasil

Dia do Autismo é celebrado com ações educativas e sociais em Codó

A cidade de Codó realizou, na quarta-feira (08), uma ampla mobilização em alusão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, com ações voltadas à conscientização e à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa foi organizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

O evento contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), autoridades municipais, estudantes, comunidade escolar, familiares e equipes da organização.

A ação teve como principal objetivo sensibilizar a população sobre o autismo, além de fortalecer políticas públicas de inclusão e reafirmar o compromisso do município com o acolhimento de famílias e estudantes neurodivergentes da rede pública.

A programação começou com uma passeata de conscientização, reunindo estudantes e a comunidade em geral. A mobilização teve início no Centro de Cultura e seguiu até a Praça Alcebíades Silva, onde foram realizadas diversas atividades e ofertados serviços gratuitos à população.

No local, o público participou de estações temáticas que integraram atividades educativas, culturais e de cuidado. A “Estação Minhas Pinturas” apresentou exposições artísticas produzidas por alunos, além de pintura em telas e pintura facial. Já a “Estação de Talentos” destacou apresentações culturais, incluindo música, poesia e dança.

Outro destaque foi a “Estação do Cuidado”, que contou com o apoio da Carreta do SENAC, oferecendo serviços como corte de cabelo, barba, design de sobrancelhas e cuidados com as unhas. A ação buscou promover bem-estar e autoestima para os participantes.

A “Estação Informativa” orientou famílias sobre direitos das pessoas com TEA, serviços públicos disponíveis e formas de acesso a atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A Secretaria Municipal de Educação também participou com atividades lúdicas e inclusivas, como desenho livre e pintura, além do espaço “AEE em Ação”, que apresentou práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas nas escolas, com exposição de materiais do Atendimento Educacional Especializado.

Na área da saúde, foram disponibilizadas informações sobre atendimentos e terapias oferecidas pelo Centro de Especialidades Clínicas (CEC), bem como orientações sobre consultas e acompanhamento profissional. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social apresentou programas como o Criança Feliz, além de serviços relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico), ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ao Bolsa Família.

A realização do evento reforça o compromisso da gestão municipal em promover a inclusão e ampliar o debate sobre o autismo, destacando a importância do apoio coletivo para garantir o desenvolvimento, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com TEA em Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

8ª Sessão: Mobilização da classe política na Semana Santa é destaque na Câmara de Codó

A grande mobilização da classe política para a distribuição de pescado durante a semana santa foi a principal pauta dos vereadores durante a 8ª Sessão da Câmara Municipal de Codó. “A união de toda classe política foi fundamental para o grande sucesso de distribuição de pescado durante a Semana Santa. Com a união do Executivo e Legislativo, do Governo do Estado, deputado estaduais e representantes da nossa região no Congresso Nacional, conseguimos beneficiar milhares de famílias carentes de nosso município e propiciar uma Semana Santa mais abastada para muitas pessoas e praticamente todas as comunidades”, explicou o vereador Valber Cabral

Os parlamentares também fizeram suas colocações sobre o cenário político para as próximas eleições. “Uma sessão muito proveitosa, onde hoje, aqui a gente relatou o grande sucesso da Semana Santa, com uma grande entrega de peixes, entrega de peixe muito proveitosa, onde a gente atendeu a zona urbana e a zona rural. Iniciamos três horas da manhã, entregando o peixe da zona rural. Então assim, e essa demanda, ela só pôde acontecer por intervenção do deputado federal, Pedro Lucas, e o nosso secretário, Paulo Casé, e tantos outros políticos que se movimentaram pelo nosso município. Quem saiu ganhando foi a nossa população, que merece cada vez mais o nosso empenho e esforço, principalmente nesta data tão importante”, concluiu o vereador Dedé do Zé Garimpeiro.

Roberto Cobel destaca volume de obras em Codó e reafirma apoio ao grupo de Carlos Brandão

Em um discurso contundente na tribuna da Câmara Municipal de Codó na última terça-feira (07/04), o presidente da Casa, Roberto Cobel, fez um balanço detalhado das frentes de serviço que estão transformando a infraestrutura do município.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para esclarecer a origem dos recursos de diversas obras, rebatendo afirmações de que os investimentos seriam exclusivamente do Governo do Estado.

Asfalto e Infraestrutura: Parceria Federal e Municipal

Cobel detalhou que a pavimentação asfáltica de três ruas no bairro Trizidela e a extensão de quase 4 km em direção à localidade Cajazeiras são frutos de emenda parlamentar do deputado federal Juscelino Filho.

“Não procede a informação de que são obras apenas do estado. Estou aqui provando, e com documentos se necessário, de onde vem o recurso. É muito trabalho do prefeito Chiquinho Oliveira e do deputado Nagib através de emendas parlamentares”, pontuou o presidente.

O vereador anunciou ainda que o recurso para a pavimentação que liga a sede de Codó à Santa Velha, na zona rural, já está em conta e o serviço deve iniciar em maio. Além disso, confirmou para o dia 22 o “start” das obras que ligam a Bacabinha ao Axixá, fruto de articulação direta do prefeito com vereadores da região.

Reforma de Escola no Santo Antônio dos Pretos

Outro anúncio importante foi a reforma completa da Escola Ana Maria, situada no povoado Santo Antônio dos Pretos. Segundo Cobel, a obra foi conquistada por meio de sua articulação conjunta com o deputado Francisco Nagib. A unidade será modernizada com forro, área de garagem e estacionamento frontal.

Gratidão e Alinhamento Político

Roberto Cobel fez questão de registrar um agradecimento especial ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de um pleito que beneficiou todos os vereadores da Casa –  a distribuição de peixes para a comunidade.

“Fico feliz porque foi um pedido que fiz e ele atendeu, assim como outros colegas também já haviam solicitado. Temos que ter humildade para dividir os méritos”, afirmou, demonstrando espírito de união no legislativo.

Ao encerrar sua fala, o presidente da Câmara selou o destino político do grupo liderado pelo prefeito Chiquinho Oliveira para as próximas disputas:

“O prefeito Chiquinho não tem dúvida. Ele está definido, junto com seu grupo de líderes, que nós iremos apoiar Orleans Brandão”, cravou Cobel, consolidando a aliança com a base governista estadual.

18 milhões em emendas para Codó: Vereador Araújo Neto destaca apoio do deputado Nagib à gestão municipal

Durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (07), o vereador Araújo Neto utilizou a tribuna para abordar diversos temas relevantes para o município. Em seu pronunciamento, o parlamentar prestou esclarecimentos sobre o Portal da Transparência, comentou sobre as ações sociais realizadas na Semana Santa e também analisou o cenário político com foco nas próximas eleições.

Portal da Transparência à disposição da população

Abrindo seu discurso, Araújo Neto destacou o cumprimento de um compromisso assumido anteriormente na Câmara, relacionado à disponibilização de informações no Portal da Transparência da Prefeitura de Codó. De acordo com vereador, a atualização já está disponível para consulta pública e com todas as informações referentes aos servidores municipais já podem ser acessadas pela população.

Hoje já está disponibilizada no Portal da Transparência toda a relação dos funcionários da Prefeitura Municipal de Codó. Cabe a quem se interessar entrar no portal e verificar as informações, que são uma obrigação do poder público. Quero parabenizar o secretário de Administração, Daniel, pelo trabalho realizado. Sabemos que houve mudanças e adaptações exigidas pelo Tribunal de Contas do Estado, e mesmo assim o compromisso foi cumprido.”

Distribuição de pescado na Semana Santa

Outro ponto destacado pelo vereador foi a grande ação social realizada no município durante o período da Semana Santa, com a distribuição de toneladas de pescado para famílias codoenses. Araújo Neto ressaltou que a iniciativa contou com a participação de diversos agentes políticos e beneficiou moradores de todas as regiões do município. “Foi um final de semana de muito trabalho em Codó, onde pudemos distribuir muitas toneladas de pescado para os codoenses. Todos tiveram a oportunidade de participar dentro das suas condições e de seus espaços políticos. Essa distribuição de pescado já acontece todos os anos, mas agora foi ampliada pelo prefeito, chegando aos quatro cantos do município

Deputado Francisco Nagib já destinou 18 Milhões em emendas para Codó

Ao analisar o cenário eleitoral, o vereador destacou o arrojado posicionamento político do deputado estadual Francisco Nagib, que se filiou ao MDB. Segundo Araújo Neto, a escolha demonstra força política. Ele também ressaltou o desempenho eleitoral de Nagib em Codó, além da grande contribuição para o desenvolvimento do município, por meio de emendas, que já alcançaram a cifra de 18 milhões em recursos.

Enquanto alguns candidatos procuram legendas menores para se eleger com menos votos, o deputado Nagib escolheu se filiar a uma das maiores agremiações políticas do Maranhão, que é o MDB. Nagib foi o deputado estadual mais votado de Codó nas últimas eleições, com cerca de 20 mil votos e esse ano faremos mais. E ele respondeu a população a altura de sua expressiva votação. Nos últimos dois anos, o deputado Nagib já destinou mais de 18 milhões de reais em emendas para ajudar a administração do prefeito Chiquinho.”

O parlamentar encerrou afirmando que o grupo político já se encontra preparado para as próximas eleições e cobrou ao estado mais atenção política para Codó e o Hospital Macro Regional para o município.

Vereador Teonilo do Garra destaca união política nas ações da Semana Santa e defende fortalecimento de Codó

Durante a Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (07) na Câmara Municipal de Codó, o vereador Teonilo do Garra utilizou a tribuna para destacar a grande mobilização da classe política durante a distribuição de peixes da Semana Santa e defendeu seu posicionamento em relação aos seus pré-candidatos para o pleito de outubro.

Logo no início de sua fala, o parlamentar fez questão de lembrar o Dia do Jornalista. A data, instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), marca a memória de Líbero Badaró, jornalista assassinado em defesa da liberdade de imprensa. “Quero parabenizar todos os representantes de nossa imprensa pelo Dia do Jornalista, que é celebrado em 7 de abril no Brasil, homenageando a profissão essencial para a democracia, a apuração dos fatos e o combate à desinformação. Parabéns a todos”.

Grande união solidária na Semana Santa

O vereador também destacou a grande mobilização solidária realizada durante a Semana Santa na cidade, ressaltando que nunca havia presenciado uma distribuição tão ampla de pescado para as famílias codoenses. Teonilo parabenizou a classe política municipal e estadual e os muitos voluntários pela iniciativa, que contou com a participação de diversos grupos políticos e lideranças que se uniram para garantir alimento na mesa da população.

Eu particularmente nunca tinha visto tanta entrega de peixe em uma Semana Santa como este ano. Graças a Deus e ao empenho de todos os políticos — Executivo, Legislativo, situação, oposição e Governo do Estado — foi possível atender a nossa população. Parabéns a todos os grupos que distribuíram peixe. Aqueles que levantaram cinco horas da manhã para receber e sair de casa em casa levando o alimento para as famílias do nosso município.”

Teonilo ainda agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo envio de pescado para ser distribuído pelos parlamentares, e reconheceu o apoio da gestão municipal nas ações sociais. “Quero parabenizar o governador Carlos Brandão, que enviou peixe para que nós vereadores pudéssemos distribuir para nossa população. Também parabenizo o prefeito Chiquinho FC pela oportunidade de levar peixe, cesta básica e chocolate para as famílias de nossas comunidades.”

Eleições 2026

Durante o pronunciamento, o vereador também comentou sobre o cenário político e a importância de a população analisar bem seus representantes. Ele mencionou o trabalho do deputado estadual Francisco Nagib e do prefeito Chiquinho FC, ressaltando ações realizadas no município.

É importante quando todos se unam, quando todos os políticos e pessoas que têm responsabilidade com Codó trabalham juntos pelo bem da cidade. Nagib é filho de Codó e tem feito várias ações na cidade. Das suas emendas, já foram destinados cerca de 18 milhões de reais para Codó. Ele sempre leva o nome da nossa cidade por todo o Maranhão. Agora ele tem uma força maior, porque tem o apoio do prefeito Chiquinho FC e de um grupo maior. Tenho certeza que será novamente um dos deputados mais votados da cidade”, declarou

Ao final de sua fala, o vereador reforçou a importância de alianças políticas voltadas ao desenvolvimento do Maranhão e destacou o trabalho do Governo do Estado e da continuação do trabalho. “O Governador Carlos Brandão realizou um grande trabalho, com feitos históricos para o estado e este desenvolvimento precisa continuar. Orleans Brandão conhece o Maranhão, conhece as necessidades do nosso povo e tem trabalhado para melhorar a vida da população, combatendo a pobreza e a fome.”

Instituto Equatorial lança 2ª edição do Edital Jornada Equatorial

Programa oferece 300 vagas para capacitação gratuita de organizações da sociedade civil em elaboração de projetos e captação de recursos, em sete estados brasileiros

O Instituto Equatorial lançou, nesta terça-feira (07/04), a 2ª edição do Edital Jornada Equatorial, com 300 vagas gratuitas para formação de organizações da sociedade civil (OSCs) com foco no fortalecimento institucional, elaboração de projetos e captação de recursos.  A iniciativa contempla os sete estados de atuação do Grupo Equatorial por meio de suas Distribuidoras: Maranhão (MA), Pará (PA), Piauí (PI), Alagoas (AL), Goiás (GO), Amapá (AP) e Rio Grande do Sul (RS).

 

Podem participar organizações com, no mínimo, um ano de CNPJ ativo, que atuem nas áreas de educação, empregabilidade, empreendedorismo, geração de renda ou biodiversidade, desde que alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As inscrições podem ser realizadas na plataforma Prosas, no endereço eletrônico: jornadaequatorial.prosas.com.br.

A proposta do Edital Jornada Equatorial é fortalecer organizações comprometidas com o desenvolvimento de suas comunidades, por meio de uma trilha formativa que combina conteúdos teóricos e atividades práticas. “Fortalecer as organizações da sociedade civil é investir diretamente no desenvolvimento dos territórios. O Instituto Equatorial atua como parceiro nesse processo, apoiando a estruturação e o crescimento dessas iniciativas, que são fundamentais para a transformação social”, destaca Janaína Ali, Coordenadora do Instituto Equatorial.

A metodologia do projeto foi estruturada conforme o nível de experiência das organizações participantes:

• Iniciantes terão acesso à formação em elaboração de projetos sociais;

• Organizações de nível intermediário irão aprofundar conhecimentos em projetos voltados às leis de incentivo;

• Já as mais experientes receberão orientações específicas sobre captação de recursos para projetos incentivados.

Além das formações, o programa oferece assessorias individuais, ampliando a capacidade técnica das OSCs e contribuindo para a sustentabilidade e o impacto social das iniciativas apoiadas.

As inscrições para a 2ª edição do Edital Jornada Equatorial seguem abertas até 24 de abril, na plataforma Prosas. Para apresentar os detalhes do edital e esclarecer dúvidas, o Instituto Equatorial realizará um encontro on-line no dia 15 de abril, às 19h (horário de Brasília), com transmissão pelo YouTube.

Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial que é estratégia social do Grupo Equatorial e que atua na promoção do desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial está presente. A instituição desenvolve programas estruturados com foco em escuta ativa, parcerias e geração de impacto social duradouro, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento do protagonismo local.

Serviço:

Inscrições: de 07 a 24 de abril

Plataforma: jornadaequatorial.prosas.com.br ou Instagram @institutoequatorial

Vagas: 300

Público: Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dos estados de AL, AP, PA, PI, MA, GO e RS

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão