Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Em 72 dias, CODÓ teve 33 mortes por CORONAVÍRUS, revela novo boletim do governo de Dr. ZÉ FRANCISCO

Quando o último boletim da era Nagib foi lançado, em 30/12/20, eram 93 mortes por Covid-19.

72 dias depois, este boletim do governo de ZÉ FRANCISCO registra 126 óbitos.

33 vidas perdidas a mais por causa do Coronavírus.

POR FAVOR, use máscara, evite aglomeração, lave as mãos, fique em casa o máximo que puder.

PALAVRA DO NOVO GOVERNO

Ao ler esta postagem, o secretário de Saúde, Dr. Mário Braga, afirmou que de 1º de janeiro de 2021 até hoje, 12/03, o governo CIDADE DE TODOS só contabilizou 20 mortes.

“A questão Acélio é que muitos óbitos a gestão anterior não divulgou, só isso, mas de janeiro até agora foram 20 óbitos”, nos escreveu.

Prefeitura de Peritoró entrega Kits de materiais de trabalho para agentes comunitários de saúde

A Prefeitura de Peritoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nessa quinta-feira (11) kits de instrumentos de trabalhos para os agentes comunitários de saúde da sede e localidades do município. A entrega aconteceu no Ginásio Municipal e contou com a presença do prefeito Dr. Júnior, da Presidente da Câmara, vereadora Lurdes, do secretário de saúde Valderson Rodrigues e servidores.

Cada agente comunitário de saúde recebeu um kit acompanhado de bolsa, camisa, colete, protetor solar, prancheta, álcool gel. O secretário de Saúde Valderson Rodrigues destacou os avanços dos primeiros meses da secretaria de Saúde e da gestão do governo O Progresso Chegou. “Foram meses de empenho e muito trabalho. Desta forma nossa equipe vem desenvolvendo um trabalho compromissado para a saúde dos peritoroenses, atendendo as metas estabelecida pelo prefeito Dr. Júnior. Esse momento faz parte de uma ação que beneficia os agentes comunitários de saúde, renovando os seus instrumentos de trabalho”.

“Hoje é um dia muito feliz para nós, onde estamos reequipando e valorizando uma classe fundamental dentro da estrutura da saúde: os nossos agentes comunitários. Estamos renovando os seus instrumentos de trabalho. Tenho certeza que terão avanços no que se refere à melhoria das ações e condições de trabalho. E aproveitei para anunciar que estamos desenvolvendo um sistema de gestão deste serviço, onde cada agente comunitário de saúde terá o seu tablet para ter todos os dados e acompanhar as famílias. E também estou muito feliz por termos superado as metas de vacinação contra o coronavírus, graças ao trabalho desses valorosos profissionais”, declarou o prefeito Dr. Júnior.

Ascom – PMP

Homem condenado por tráfico de Drogas é preso no bairro da Trizidela em Coroatá

Foto arquivo/Coroatá na TV

Policia Civil do Maranhão por intermédio da Delegacia de Coroatá,  cumpriu nesta quinta-feira11/03 um mandado de prisão em desfavor de um homem condenado por tráfico de drogas.

Daniel Oliveira dos Santos, de 30 anos foi preso em flagrante em Outubro de 2015 em sua casa no bairro da Trizidela, na época policiais encontraram 23 Kg de maconha na casa do acusado. Na mesmo operação a Policia Civil ainda prendeu dois elementos da cidade de Codó, que veio a Coroatá buscar o entorpecente na casa de Daniel OIiveira.

Daniel, na quele momento foi preso, mas depois saiu da cadeia e respondeu o processo em liberdade, mais no final do ano passado Daniel Oliveira foi condenado a 6 anos de cadeia pelo tráfico de drogas. O rapaz foi conduzido nesta quinta-feira11/03 para o Presídio da cidade.

Todas as informações foram repassadas pela Delegacia de Coroatá.

Caminhão-trator é consumido por chamas na BR-316 em Codó

No final da noite de quinta-feira, 11 de março de 2021, um incêndio consumiu uma carreta no km 498 da BR-316, município de Codó/MA. Ninguém se feriu no acidente.

O veículo envolvido é um caminhão-trator M. BENZ/1938 S, placa de Minas Gerais, e um semirreboque ainda não foi identificado, pois o número do chassi não foi localizado.

Os levantamentos realizados pela equipe PRF que atendeu a ocorrência mostram que o veículo seguia o fluxo e incendiou espontaneamente. Evidências sugerem problemas de superaquecimento dos freios.

Emenda Parlamentar garante nova ambulância e pavimentação asfáltica para Peritoró

Esta semana o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, esteve em São Luís, reunido com o deputado estadual Zito Rolim e o deputado federal Márcio Jerry. No encontro, foi garantido ao prefeito, pelo deputado federal Márcio Jerry, uma nova ambulância para o município, por meio de Emenda Parlamentar, via Estado do Maranhão.

Além do novo veículo para saúde, foi garantido para Peritoró um milhão de reais para a colocação de pavimentação asfáltica. O investimento é resultado de Emenda Parlamentar do deputado estadual Zito Rolim (PDT).

Na oportunidade, o prefeito Dr. Júnior agradeceu aos deputados por terem indicado Peritoró para receber as emendas e ao governador Flávio Dino, pela atenção e empenho para que o progresso chegue a cada dia no município.

“Estes são mais dois importantes investimentos que o povo de Peritoró conquista, recebendo uma nova ambulância para reforçar nossa rede de saúde e um milhão para pavimentar as ruas que precisam ser recuperadas e importantes vias da cidade. Com a parceria dos deputados Márcio Jerry, Zito Rolim e do governador Flávio Dino, estamos conseguindo investimentos em saúde e infraestrutura, permitindo que a cidade avance em seu desenvolvimento e aumente a qualidade de vida das pessoas. Tenho compromisso e muito amor por esta cidade. Vou continuar trabalhando para melhorar a autoestima dos peritoroenses e juntos, todos nós faremos o progresso chegar pra ficar”, comemorou o prefeito.

Nota: Asscom – PMP

Governador vai anunciar medidas mais restritivas sexta-feira (12), mas descartou o lockdown

Em entrevista concedida hoje ao Bom Dia Mirante, o governador informou que anunciará amanhã, sexta-feira (12), se vai prorrogar as atuais medidas restritivas ou se teremos posições mais severas no combate ao novo coronavírus, considerando o quadro difícil que se apresenta atualmente no Brasil e no Maranhão.

Flávio Dino fala em 'quadro congelado' para restrições e liberações no  Maranhão | Maranhão | G1

Flávio Dino só deixou claro que aqui no Maranhão não haverá necessidade do decreto de lockdown e lamentou que novas variantes da covid-19 tenham elevado o quadro de casos registrados, assim como o aumento de óbitos diários, como o de ontem que foi de 35 mortes.

O governador maranhense não quis explicar as medidas que serão anunciadas amanhã, mas nas entrelinhas ficou claro que teremos medidas mais restritivas e uma delas deve alcançar as igrejas, que estão funcionando normalmente acumulando em regime fechado nos seus templos.

A união dos governo federal, estadual, municipal, e dos poderes foi defendida por Flávio Dino, considerando o estado alarmante hoje no país e citou o recorde de mortes registrados ontem, que foi mais de 2,200 em um só dia.

Weverton sobre 2022: “Flávio terá total competência para construir um bom caminho e ouvir a voz das ruas”

Questionado sobre especulações dando conta que o governador Flávio Dino teria escolhido o seu vice, Carlos Brandão para sua sucessão, o senador Weverton Rocha declarou que não dará ouvidos a conversa e que Flávio Dino está ocupado combatendo a Covid-19.

O governador tem um colégio de 16 partidos aliados e, com certeza, vai conversar sobre os destinos de forma democrática. A época de escolher candidato em quatro paredes, apontando o dedo, acabou. Ele não vai escolher dessa forma. Flávio terá total competência para construir um bom caminho e ouvir a voz das ruas, a voz do povo”, disse Weverton ao programa Ponto Continuando.

O governador Flávio Dino não fez, até o momento, nenhum anúncio quanto o nome que apoiará no pleito de 2022.

Segundo o blog apurou, até o fim do ano, após ouvir os partidos, as lideranças e a população, Dino deve anunciar quem apoiará ao governo.

fonte: johncutrim.

Pesquisa exclusiva CNN mostra Bolsonaro em 1º, dez pontos à frente de Lula


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece na liderança das intenções de voto em pesquisa realizada pela parceria CNN/Instituto Real Time Big Data sobre as eleições presidenciais de 2022.

O levantamento indica Bolsonaro com 31% dos votos, dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Este é o primeiro levantamento após a decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações de Lula na operação Lava Jato, o que o torna elegível para as próximas eleições.

A pesquisa traz como possível cenário para a eleição presidencial uma disputa entre oito candidatos. Atrás de Bolsonaro e Lula, há um empate técnico no terceiro lugar entre quatro candidatos: Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (7%) e João Doria (4%).

Os possíveis candidatos João Amoêdo e Marina Silva também empatariam tecnicamente, segundo a pesquisa. Amoedo registou 2% das intenções de voto e Marina Silva somou 1%.

Votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam.

Segundo turno

Considerando o cenário de um segundo turno entre os candidatos que lideram a pesquisa, Bolsonaro e Lula, a pesquisa estimulada registrou 43% das intenções de votos para o atual presidente, e 39% para o ex-presidente Lula.

Levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados no segundo turno.

Ainda considerando um possível segundo turno em 2022, a pesquisa aponta que votos brancos e nulos somam 15%. Já 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa.

No cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o presidente atinge 43%, enquanto o pedetista soma 36%. Brancos e nulos somam 16%. Não sabem ou não responderam 5%.

Já no cenário contra Sergio Moro, Bolsonaro atinge 41% ante 38% do ex-juiz. Branco e nulos somam 17%. Não sabem e não opinaram 4%.

Quando a disputa é contra Luciano Huck, Bolsonaro registra 46% das intenções e voto, enquanto o apresentador soma 31%. Brancos e nulos somam 16%. Já 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa.

Decisão de Fachin

A pesquisa foi conduzida entre os dias 8 e 9 de março, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anular, em decisão monocrática, as condenações de Lula definidas pela 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba.

Os entrevistados foram questionados se concordam com a decisão do ministro em anular as condenações do ex-presidente Lula. Os resultados mostram que 36% do público concorda com a decisão de Fachin, enquanto 54% não concordam. 10% não sabem ou não responderam.

Condução da pesquisa

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil, sendo que a margem de erro é de três pontos (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro, em 95 oportunidades.

A metodologia adotada foi a quantitativa, realizada via abordagem telefônica, com entrevistadores humanos. A divisão regional da pesquisa foi realizada por setores:

Setor 1 – Sul (15%)

Setor 2 – Sudeste (42%)

Setor 3 – Nordeste (28%)

Setor 4 – Norte / Centro-Oeste (15%)

A pesquisa não é registrada no Tribunal Superior Eleitoral, pois a lei só permite registro em período eleitoral.

Fonte: CNN Brasil

Ex-vereadora de codó dra Maria Paz toma posse como Gestora da Regional de Saúde de Codo

No dia 10 de março dra.Maria Paz acompanhada de seu esposo dr. Cláudio Paz , vereadores Leonel Filho, Itamar Muniz, Araújo Neto, Valdeci Calixto , Evimar Barbosa e ex vereador Milson da Gabriela foi recebidos na Regional de Saúde de Codo pelo Coordenador do Núcleo Roosevelt Cardoso onde foram apresentados a estrutura da Unidade

A nova Gestora agradeceu a Deus e a indicação e apoio do Governador Flavio Dino, Senador Weverton , Deputado Federal Márcio Jerry, Deputado Estadual Zito Rolim, Diretor Geral do Detran Francisco Nagib e Secretário de Juventude André Vitral; disse que assumir a Gestão de Saúde nesse momento de Pandemia da Covid 19 além de todas as outras Ações de Saúde que são atribuição da Regional será um grande desafio que irá enfrentar junto com os seus auxiliares e parcerias com os seis municípios compõem a região: Codo, Coroata, Timbiras,Peritoro, Alto Alegre e São Mateus .
No enfrentamento da Covid 19 irá articular junto a Secretaria Estadual de Saúde ações para aumentar a testagem, diagnósticoe apoio na Distribuição de Vacinas.

 

Codó se destaca entre os municípios que mais cadastraram famílias na tarifa social de energia elétrica em 2020

O Maranhão encerrou 2020 com mais de 918 mil famílias beneficiadas no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal. Com isso, o Maranhão se destaca hoje como o 2º melhor estado no Brasil em desempenho na Tarifa Social. No entanto, mais de 251 mil famílias que são potenciais beneficiários, ainda não estão inscritas no programa.

 O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica dá até 65% de desconto na conta de luz das famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, ou que tenham integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Famílias indígenas que possuem o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), ou quilombolas também têm direito ao benefício e possuem 100% de desconto até o consumo de 50kWh/mês.

 Somente em 2020, mais de 157 mil famílias passaram a receber o benefício e conquistaram descontos significativos na conta de energia elétrica, o que significa um crescimento de 20% em relação à 2019. Esses valores economizados pelos clientes, foram destinados a outras necessidades básicas familiares, latentes durante a pandemia, que provocou um aquecimento na economia do estado, com mais de 300 milhões de reais injetados por meio da Tarifa Social. O consumidor deixou de destinar recurso às contas de energias para comprar alimentos, remédios e suprir outras necessidades básicas da família.

 Segundo o Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, o Maranhão ainda precisa avançar bastante. “Ainda temos mais 251 mil famílias potenciais e ainda 206 mil com cadastros desatualizados. Este ano vamos avançar ainda mais nesses cadastros para que estas famílias recebam seus benefícios.  Com a ausência dessas famílias, além de deixarem de pagar menos na conta de energia, mais de 11 milhões de reais deixam de circular na economia do estado”, enfatizou Dantas.

 *Codó está entre os 10 municípios que mais cadastraram famílias em 2020, com mais de 3 mil famílias cadastradas somente no ano passado. Mas o município possui ainda 3.989 famílias que têm os pré-requisitos para receberem o benefício, mas por falta do cadastro ou apenas da atualização cadastral, ainda não estão aproveitando o desconto na conta de energia.*

 Como se cadastrar – Os cadastros devem ser iniciados nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, onde os potenciais beneficiários devem ser dirigir com documentação pessoal para cadastrar seu NIS. Quem possui o NIS atualizado, já pode se dirigir à segunda etapa do cadastro, buscando um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003. 

 Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial. Vale ressaltar que a TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC.