Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

 17º BPM apreende arma de fogo e prende acusado de efetuar disparos

Por volta do meio dia desta terça-feira (16), o 17º Batalhão de Polícia Militar recebeu uma solicitação de apoio à uma equipe médica do Hospital Geral Municipal de Codó, informando a entrada de um indivíduo que havia sido vítima de disparo de arma de fogo. No Hospital, a Equipe da Polícia Militar, conversou com o indivíduo e este informou que reconheceu o autor dos disparos. A equipe realizou buscas e localizou o autor, que ainda postava uma arma de fogo do tipo garrucha. O homem foi apresentado na 4º Delegacia De Polícia Civil, de Codó. De acordo com a equipe médica, a vítima não corre risco de morte.

*MATERIAL APREENDIDO *

– 01 arma de fogo, tipo garrucha.

17º BPM, SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO!

DISQUE DENÚNCIA: 98857-2397

Jovem leva tiro em Codó

Um jovem indentificado apenas como “Prequinho” foi levado para o hospital (HGM) após ser atingido por um tiro.

O crime ocorreu na manhã desta terça-feira (16) na 1° Travessa de Maio, no bairro São Francisco, em Codó – MA.

De acordo com as informações de testemunhas “Prequinho” estava em sua residência quando foi supreendido por outro outro homem indentificado apenas como João Brinquedo, que sacou uma arma e atirou na vítima.

“Prequinho” foi levado para o hospital da Cidade e seu estado de saúde não foi informado pela a equipe médica. O suspeito fugiu e ainda não foi localizado.

Ex-prefeito de Codó, Francisco Nagib, sai em defesa de Flávio Dino

O ex-prefeito de Codó, Francisco Nagib, saiu hoje,16, em defesa do governador Flavio Dino, afirmando que os avanços ocorridos na área da saúde no município foram alcançados devido à parceria e ao apoio do governador do Maranhão.

“Hoje, Codó tem UTI graças à parceria que firmamos com o governador”, garante Francisco Nagib.

“Eu, na condição de ex-prefeito e como cidadão codoense, sou testemunha do quanto o governador Flávio Dino ajudou o município de Codó. E com destaque para a área da Saúde”, enfatiza.

“Com a ação e apoio do governador Flávio Fino, durante a minha gestão, conseguimos levar muitos avanços para Codó, e o mais importante foi a UTI do Hospital Geral HGM, que hoje só existe graças à parceria, realizada à época, por mim como prefeito de Codó, e o governador Flávio Dino”, afirma Nagib.

“É importante destacar que o custo mensal desta UTI para o Estado do Maranhão é de mais de R$ 250 mil, pois os médicos, medicamentos e o oxigênio são custeados pelo Governo do Estado. Até hoje esta UTI está ativa e salvando vidas”, destaca Francisco Nagib.

“E foi graças ao apoio do governador que, hoje, Codó conta com 10 leitos de UTI, que, com a pandemia da Covid-19 estão sendo essenciais para salvar a vida de codoenses. Agradeço muito ao governador Flávio Dino por esse fundamental apoio”, conclui Nagib.

Duzentas famílias de Peritoró serão beneficiadas com Sorteio do projeto Minha Casa Melhor

Previsto para o próximo dia 20 de março, sábado, o sorteio do projeto Minha Casa Melhor, realizado pelo Governo do Maranhão por, meio da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), irá contemplar (200) duzentas famílias do município de Peritoró.

Os ganhadores (representantes familiares já cadastrados no CadÚnico), receberão um cartão de débito com o saldo de R$ 600,00 para a compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos, proporcionando conforto e dignidade às famílias maranhenses de baixa renda.

Para saber mais

Os sorteios serão transmitidos pela TV aberta e também pode ser acompanhados por diversas plataformas de mídia do Governo do Estado, instagram: @governoma, pelo Youtube GovernoMA e facebook.

É possível acompanhar o cronograma dos sorteios com datas, horários e municípios abrangentes pelo site https://minhacasamelhotr.ma.gov.br.

O número total de beneficiários foi dividido por faixas de forma proporcional ao número de cadastrados no CadÚnico por município.

Entrega dos cartões

Seguindo todas as normais de segurança e saúde, os cartões de débito serão entregues de forma presencial em todos os municípios. Será disponibilizado 1 (um) cartão para cada beneficiário, obedecendo a ordem alfabética dos favorecidos. Os sorteados serão avisados por SMS, divulgação massiva nos municípios e pelo site do projeto Minha Casa Melhor.

Os sorteados terão até 90 dias para utilizar o cartão do programa Minha Casa Melhor.

Asscom – PMP

Veja o que muda no novo decreto que passa a vigorar nesta terça-feira 16 em Codó

Novo decreto reduz presença nas igrejas para 30% até 31 de março

O novo decreto, Nº 4.281/2021, que começa a vigorar nesta terça-feira, 16, e vai até 31 de março, limita número de fiéis nas igrejas.

Art. 4º  – Visando reduzir aglomerações as autoridaes eclesiásticas devem zelar para que nos cultos, missas, cerimônias e demais atividades religiosas de caráter coletivo seja observado o nível de ocupação máxima de 30% da capacidade do templo ou congênere.

Comércio continua abrindo 9h em Codó, Supermercados têm novas regras

O comércio continuará abrindo às 9h e fechando às 18, entre 16 e 31 de março de 2021 pelo novo decreto.

Serviço essencial (farmácias, supermercados) não precisam cumprir este horário (de  9h às 18h), mas os supermercados agora só podem deixar entrar 2 pessoas por família e só disponibilizar 50% dos carrinhos.

Restaurantes só com 50% da capacidade, Bares fechados até 31 de março em Codó

Restaurantes vão funcionar de segunda a sábado, das 11h às 21h, com apenas 50% de sua capacidade de público. Aos domingos devem ficar fechados.

BARES não podem funcionar com atendimento presencial entre 16 e 31 de março, em Codó. Aos domingos, deve ficar fechado. Neste período a venda de bebida alcoólica só pode ser feita por delivery ou drive-thru.

Escolas continuam sem aulas presenciais e Prefeitura sem atendimento presencial

Aulas presenciais em escolas públicas e particulares continuam suspensas entre 16 a 31 de março de 2021.

O atendimento presencial da Prefeitura de Codó também só voltará em 31 de março, diz o decreto no art. 8º “FICA SUSPENSO O ATENDIMENTO PRESENCIAL NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES VINCULADAS AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, RESSALVADOS OS CASOS DE URGÊNCIA, COM MANUTENÇÃO DE EXPEDIENTE INTERNO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS, EXCETO NOS ÓRGÃOS ESSENCIAIS”.

O decreto sugere que servidores laborem em regime de teletrabalho e que fiquem a disposição da convocação feita pelo prefeito municipal para qualquer eventualidade. Dirigente de órgãos deverão adotar sistema híbrido, revezando servidores em trabalho remoto, mantendo o funcionamento presencial exclusivamente nas atividades estritamente necessárias.

Holandinha, Braide e Wellington são incluídos em pesquisa para governador

O instituto Emet decidiu iniciar uma série de pesquisas eleitorais sobre a sucessão do governador Flávio Dino (PCdoB) em 2022.

O primeiro levantamento começou nesta segunda-feira (15) e conta com a inclusão de nomes com os do ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PDT), do atual prefeito, Eduardo Braide (Podemos) e do deputado estadual Wellington do Curso (PSDB).

Além destes, também serão avaliados o senador Weverton Rocha (PDT), o vice-governador, Carlos Brandão (PRB), o senador Roberto Rocha (sem partido), o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) e o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bomfim (PSL).

Como ainda não estamos em ano eleitoral, não há necessidade de registro desse tipo de consulta.

Fonte: Gilberto Lêda

Covid-19: MP investiga fura fila em Codó

Após denúncia sobre fura fila para vacinação contra a Covid-19, o Ministério Público instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a imunização no município de Codó. De acordo com informações, a instituição se sustenta na determinação do Ministério da Saúde que prioriza pelo plano nacional de vacinação os trabalhadores de saúde, população indígena, pessoas de 60 anos ou mais e pessoas com deficiência institucionalizadas.

Ainda de acordo com informações, no dia 14 de janeiro o Ministério da Saúde editou a Portaria GM/MS nº 69, que institui a obrigatoriedade de registro de aplicação de vacinas contra a Covid-19 no seu sistema de informação. Para acabar com a imoralidade, O MP desempenhou a técnica ministerial Paula Brito da Silva, para acompanhar o caso.

PERITORÓ E REGIÃO – Senador Weverton destina emenda parlamentar para Conselho Tutelar de Peritoró

O Conselho Tutelar do Município de Peritoró irá receber, por meio de emenda parlamentar do senador Weverton (PDT), equipamentos que vão beneficiar diretamente as crianças e adolescentes que são assistidas pelo órgão, além de dar melhores condições de trabalho aos conselheiros tutelares.

O “Kit Conselho Tutelar” é composto por 01 veículo 0 km, 05 computadores, 01 impressora, 01 bebedouro e 01 refrigerador. Com os novos equipamentos, o Conselho Tutelar de Peritoró e seus conselheiros terão condições em melhorar a estrutura e o serviço que cuida diretamente das crianças e adolescentes e atender com mais eficiência a sociedade.

Através de uma solicitação do prefeito Dr. Júnior, o “Kit Conselho Tutelar” foi adquirido por meio de emenda parlamentar do senador Weverton. O senador, por consistente articulação política, também conseguiu que seja instalada a torre e os serviços da operadora de telefonia TIM no povoado Independência.

“Eu fico muito feliz em testemunhar como o compromisso, a vontade política e a responsabilidade de trabalhar pelo povo encontram terreno fértil em políticos que se colocam a disposição da sociedade, como o senador Weverton, que prontamente atendeu nosso pedido e conseguiu emenda para beneficiar o Conselho Tutelar e as crianças e adolescentes atendidos em Peritoró, e por meio de sua articulação política conseguiu a instalação da torre da operadora TIM no povoado Independência, que irá facilitar a comunicação e qualidade de vida de seus moradores. Muito obrigado e o povo de Peritoró também se sente prestigiado”, agradeceu o prefeito Dr. Júnior.

Nota – Asscom – PMP

Governo do MA realiza nova distribuição de vacinas contra a Covid-19 nesta segunda

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia a distribuição de nova remessa da CoronaVac para as cidades no interior do estado nesta segunda-feira (15). Serão enviadas as doses para a vacinação de trabalhadores da saúde e idosos de 75 a 84 anos. No total, 14.800 pessoas serão vacinadas com a 2ª dose (D2) e 31.783 com a 1ª dose (D1), sendo esta da última remessa enviada ao Maranhão.

Para garantir rapidez à distribuição, o Governo do Maranhão disponibilizou helicópteros e avião, além de caminhão refrigerado para a distribuição em cidades com proximidade da Grande Ilha. A logística prevê que as vacinas sejam entregues aos municípios em três dias.

Painel de Vacinação

Até sábado (13), os municípios haviam aplicado 98,55% das 98 mil doses recebidas da Astrazeneca/Fiocruz no Maranhão. Das 290.471 doses distribuídas da CoronaVac/Butantan, 142.908 da D1 e 76.399 da D2 haviam sido aplicadas em todo o estado.

Diretor-geral do DETRAN-MA, Francisco Nagib, é destaque no Jornal Pequeno falando sobre modernização do órgão com ‘tecnologia em tempos de pandemia”

O novo diretor-geral do DETRAN-MA, Francisco Nagib, teve estampado numa página do JORNAL PEQUENO, de São Luís, neste domingo, 14/03, um editorial com o tema A TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Traça um perfil  da importância da tecnologia a partir do século XX no âmbito empresarial.

“A princípio era apenas um instrumento para facilitar e agilizar a prestação de serviços por empresas, órgãos públicos, instituições e entidades e a rotina do próprio cidadão na resolução de questões cotidianas”, inicia

O texto avança até chegar na parte em que o diretor-geral afirma que vai melhorar o acesso dos maranhenses ao site do DETRAN-MA seguindo normativa adotada pelo governador Flávio Dino diante da pandemia do novo Coronavírus.

“A estratégia é eficaz , segundo estudos preliminares, por isso mesmo a adotamos no DETRAN-MA, seguindo igual medida adotada pelo governador Flávio Dino e tantos outros  gestores de outros  Estados e municípios”, destaca seguindo:

“E para que a população possa usufruir da melhor forma o atendimento on-line, iremos promover melhorias no site do DETRAN-MA, ampliando serviços, facilitando o acesso e implantando novas tecnologias para que a plataforma atenda plenamente a todos  e o cidadão possa ter suas demandas resolvidas com maior rapidez e comodidade”, escreve.