Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

VIOLÊNCIA EM COROATÁ: HOMEM É EXECUTADO A FACADAS NA MANHÃ DESTA QUINTA (07)

Um homem (identificado por Marcone da Silva, 35 anos) foi executado a facadas no bairro da União na manhã desta quinta-feira na cidade de Coroatá. O autor do crime identificado apenas por “ACOCHADINHO” já tinha uma rixa antiga com a vítima. Marcone da Silva também já vinha há dias tentando matar o vulgo “ACOCHADINHO”. Na manhã desta quarta, os dois se encontraram no bairro na União, enquanto Marcone da Silva, estava de posse de uma faca e durante a briga, “ACOCHADINHO” acabou tomando a faca de Marcone e vários  golpes foram desferidos contra seu algoz (dois dos golpes atingiram o pescoço e um outro abaixo do umbigo).

APÓS O FATO

Após o fato “ACOCHADINHO” procurou a UPA de Coroatá porque também ficou ferido, a polícia esteve no local do crime e depois foi a UPA para dar voz de prisão a “ACOCHADINHO”.

Eleição da Famem projeta cenário para 2022

Carlos Brandão e Weverton Rocha trabalham para eleger seus aliados e ter forte apoio em 2022

No próximo dia 14, acontece a eleição para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), e o resultado deve projetar o cenário para as eleições em 2022.

Na disputa pela Famem estão: o prefeito reeleito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), atual presidente da instituição, que tem como seu vice na chapa o prefeito reeleito de Pinheiro, Luciano Genésio; e o prefeito reeleito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos).

Nos bastidores das eleições da Famem, articulam os possíveis candidatos ao Governo do Maranhão em 2022. Entre eles estão o senador Weverton Rocha (PDT), apoiando seu correligionário; o governador em exercício Carlos Brandão (Republicanos) e o deputado federal Josimar do Maranhãozinho (PL), ambos apoiadores de Fábio Gentil.

O prefeito de Caxias ainda tem o apoio do deputado federal Cléber Verde, seu correligionário, além do chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; e do deputado federal André Fufuca, líder estadual do Partido Progressista no Maranhão.

Os grupos políticos estão se arregimentando para traçar alianças e definir nomes para 2022. O resultado da Famem deve favorecer e fortalecer politicamente um dos pretensos candidatos ao governo.

Dr. Zé Francisco disputa eleição da FAMEM em chapa de Fábio Gentil

O prefeito eleito de Codó, Dr. Zé Francisco (PSD) aparece na composição de chapa encabeçada pelo prefeito reeleito de Caxias, Fábio Gentil, (Republicanos), que disputará a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para o biênio 2021 e 2022. Dr Zé Francisco aparece na  disputa pela Diretoria de Saúde.

A eleição será realizada no dia 14 de janeiro de 2021, das 08h às 18h, na sede da FAMEM, em São Luís, por votação direta e secreta em cédula única.

A escolha do próximo presidente da FAMEM é uma disputa entre grupos políticos maranhenses com interesse nas eleições de 2022.

Com Informações do Leonardo Alves

EM TIMBIRAS, “CUPIM” QUASE MATA “MOICANO” A FACÃOZADA AGORA À NOITE

UM jovem identificado por  “MOICANO”  (com várias passagens pela polícia) sofreu grandes perfurações de arma branca na noite desta quarta-feira (06). MOICANO é acusado de agredir uma criança, quando um parente dessa criança (identificado por CUPIM) foi em casa pegar um facão para desferir vários golpes que perfuraram o corpo de MOICANO que está em estado grave. O fato aconteceu na Vila 70, município de Timbiras. Até o fechamento dessa matéria MOICANO – o conhecidíssimo da polícia em Timbiras – estava na sala de cirurgia. O BLOG não vai divulgar o vídeo por ter imagens fortes e entendemos que elas não acrescentam nada à divulgação da matéria.

Policiais Militares de Timbiras apreendem arma de fogo e arma branca

Na tarde da última terça-feira, os policiais militares do 3º Pelotão do 17º Batalhão de Polícia Militar,localizado em Timbiras, realizavam rondas ostensivas e preventivas naquele município quando populares abordaram a viatura informando sobre indivíduos armados que estariam ameaçando moradores de uma rua do bairro Forquilha.
Imediatamente a equipe deslocou até o endereço citado, no local haviam dois homens que portavam uma arma de fogo e uma arma branca; Porém, ao avistarem a aproximação da viatura, os mesmos empreenderam fuga abandonando uma garrucha é um facão nos fundos de uma residência.
Os policiais militares realizaram diligências com o objeto de localizar os dois homens porém não foi possível localizá-los; Assim a equipe encaminhou os materiais apreendidos para a Delegacia de Polícia Civil.
*MATERIAL APREENDIDO *
– 01 arma de fogo do tipo Garrucha;
– 01 arma branca (facão).

*17º BPM, SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO!*
*⚠️☎️ DISQUE DENÚNCIA: 98857-2397*

Construtora Branco e Oliveira continua ajudando você a realizar o sonho da casa própria com as melhores condições do mercado

A Construtora Branco e Oliveira continua ajudando você a realizar o sonho da casa própria com as melhores condições do mercado imobiliário da cidade. Nossa cliente Francimar Lima, é mais um felizarda com sua mais nova casa. Agora ele e toda a sua família terão um espaço aconchegante para melhor morar.

“Quero agradecer a Construtora Branco e Oliveira por me ajudar a alcançar a realização desse sonho. As casas são de boa qualidade, atendendo todas as necessidades que uma família precisa pra morar bem”. Disse Francimar Lima.

Um bom negócio está sempre a sua espera na Construtora Branco e Oliveira, temos casas prontas, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e muito mais.

Casas com zero de entrada, com parcelas mensais que cabem no seu bolso, e mais, todas as despesas de cartório são por nossa conta.

Então na hora de transformar em realidade o sonho da casa própria, escolha a construtora que conta com as melhores oportunidades

Visite – nos, na Rua Tiradentes, 1951, são Pedro, ou entre em contato pelo telefone 9 9953 7418.

Construtora Branco e Oliveira

Presente nas melhores da sua vida

Dedé do Zé Garimpeiro: o candidato independente que fez sua campanha valer ouro

Em política costumamos dizer que para obter sucesso nas urnas é preciso: ou ter muito dinheiro, ou ter muito ardil e experiência política, ou ter partido forte, ou bons padrinhos, ou ser subservientes a grandes grupos políticos, ou um poder de persuasão sobrenatural, etc,etc.

No entanto, em Codó, no pleito de 2020 para o parlamento municipal, os grandes “experts” em política ficaram de queixo caído quando o candidato independente, Dedé do Zé Garimpeiro conseguiu chegar ao Legislativo.

De origem humilde e sem estar ligado aos grandes conglomerados da política como os de Zé Francisco e o de Zito Rolim, Dedé se manteve independente, alternativo, original, livre das pressões e dos empréstimos, e mesmo sem padrinho algum e sem recursos chegou a Câmara Municipal de Codó contando apenas com a vontade do voto popular e espontâneo.

Parabéns pela coragem, originalidade e dignidade de Dedé, que soube garimpar seus valiosos votos e transformá-los em pepitas de ouro.

Prefeito de Peritoró recebe estrutura da administração pública totalmente sucateada

Assim como em muitos municípios do país, o atual prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, encontrou a administração pública completamente abandonada e sucateada. O gestor e seu secretariado terão como grande desafio iniciar o governo com a total ausência de dados e informações sobre o funcionalismo, com danos ao patrimônio público e a falta de pagamentos deixados pelo antecessor.

Sede da prefeitura – estrutura entregue totalmente saqueada para a atual gestão

Na sede da prefeitura, quase todo o mobiliário e equipamentos foram levados. “A atual administração está recebendo a prefeitura sem nenhuma documentação referente ao exercício anterior e também dos últimos quatro anos. E fica difícil tocar a administração de agora para frente porque nós não temos nenhuma informação. Também encontramos as estruturas físicas de todas as secretarias abandonadas“, relatou o secretário de finanças e administração Chico Miguel.

 

A Prefeitura foi entregue sem documentação alguma para a atual gestão

 

Uma das pastas mais afetadas pelo descaso dos últimos oito anos foi a saúde, onde as unidades básicas foram deixadas em total abandono, sem veículos, e sem as mínimas condições para atender a população. De acordo com o secretário municipal de saúde, Valderson Rodrigues, o principal posto de saúde foi deixado sem equipamentos e não possui uma ambulância se quer para prestar assistência ao público.

É muito triste constatar a irresponsabilidade, descaso e falta de sensibilidade do prefeito antecessor em deixar a saúde chegar nesse estado de calamidade, com as unidades sucateadas, saqueadas, em um verdadeiro estado de abandono total e sem condições de prestar serviços em saúde para nossa população. Agora iremos mapear tudo o que está deteriorado, o que está faltando e o que precisamos para recuperar nossa estrutura, e então passar para o prefeito. Temos certeza que muito em breve teremos uma saúde pronta para atender a todos“.

Saúde sucateada e saqueada

Providências do governo O Progresso Chegou

De acordo com informações da administração O Progresso Chegou, o objetivo do governo é analisar os relatórios apresentados por todos os secretários e criar um plano emergencial para reestruturar, reorganizar o município, colocar os serviços públicos de Peritoró em funcionamento e atender a população, valorizando a saúde, educação e o social, com coragem, competência e determinação.

Ascom – PMP

Assembleia do Maranhão passa a ter a maior bancada feminina da sua história

Betel Rodrigues e Socorro Waquim estão entre as mulheres com assento no Parlamento Estadual maranhense

Com a posse das deputadas Betel Gomes (PRTB) e Socorro Waquim (MDB), na manhã desta segunda-feira (4), a Assembleia Legislativa do Maranhão passa a ter a maior bancada feminina de toda a sua história. Agora, são dez mulheres com assento no Parlamento Estadual maranhense, o que corresponde a 24% do total das vagas, percentual maior do que a atual presença feminina na Câmara Federal, que é de 15%.

Betel Gomes e Socorro Waquim deixaram a condição de suplentes e passaram a ser titulares de mandatos na atual legislatura, ao lado das deputadas Ana do Gás (PCdoB), Andreia Rezende (DEM), Cleide Coutinho (PDT), Daniella Tema (DEM), Detinha (PR), Thaiza Hortegal (PP), Helena Duailibe (Solidariedade) e Mical Damasceno (PTB).

Betel Rodrigues e Socorro Waquim deixaram a condição de suplentes e passam a ser titulares de mandato na atual legislatura

Durante a posse das duas parlamentares e de Fábio Braga (Solidariedade), que também passou da condição de suplente a titular, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a importância do aumento da representatividade das mulheres no Parlamento Estadual maranhense. “É um momento marcante, que reforça a bancada feminina. Se comparada com a nacional, a média no Maranhão está acima dos outros estados”, ressaltou.

Othelino Neto enfatizou que o seu desejo é que as mulheres ocupem cada vez mais espaços na política e que, nas próximas eleições, em 2022, a bancada feminina aumente ainda mais na Assembleia do Maranhão.

Mesa Diretora

Outro ponto relevante que confirma a força da presença feminina na Assembleia Legislativa do Maranhão é que dos nove membros da Mesa Diretora, cinco são mulheres. São elas: as deputadas Detinha (2ª Vice-Presidente), Thaiza Hortegal, (3ª Vice-Presidente), Andreia Martins Rezende (1ª Secretária), Cleide Coutinho (2ª Secretária) e Daniella Tema (4ª Secretária).

De acordo com Othelino, a expressiva representatividade de mulheres na Mesa Diretora da Assembleia do Maranhão também é algo que não existe em outro estado do Brasil. “Concretamente, isso significa que a mulher, no Legislativo maranhense, vem ocupando um lugar de destaque”,