Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

JECOS 2026 encerra edição histórica com recorde de participação e fortalecimento do esporte estudantil em Codó

Os Jogos Escolares Codoenses (JECOS) 2026 chegaram ao fim consolidando-se como a maior edição da história da competição estudantil de Codó. Promovido pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Educação, o evento contou com mais de 4 mil inscrições e a participação de 62 escolas das redes pública e privada, movimentando o município durante 16 dias de intensas disputas, integração entre estudantes e valorização do esporte escolar.

A abertura oficial aconteceu no dia 22 de maio e reuniu estudantes, professores, gestores escolares, autoridades municipais e a comunidade esportiva em uma grande celebração do esporte educacional. As competições foram realizadas entre os dias 23 de maio e 7 de junho, envolvendo modalidades individuais e coletivas distribuídas em diversos espaços esportivos da cidade.

Ao longo da programação, os JECOS foram muito além da disputa por medalhas e troféus. A competição promoveu valores fundamentais para a formação dos jovens, como respeito, disciplina, inclusão, espírito de equipe, cidadania e superação, reafirmando sua importância como instrumento de desenvolvimento educacional, social e esportivo.

Entre os destaques da edição de 2026 estiveram as modalidades coletivas, que mobilizaram grande número de atletas e torcedores, além das provas individuais, que revelaram novos talentos do esporte local. Outro ponto marcante foi o fortalecimento do esporte paralímpico por meio do Parajecos, que mais uma vez garantiu espaço e oportunidades para atletas com deficiência demonstrarem talento, determinação e espírito esportivo.

O encerramento aconteceu neste domingo (07), no Parque Ambiental de Codó, com as provas de atletismo. O momento marcou o fechamento de uma edição histórica, reunindo atletas de todas as regiões do município em um ambiente de confraternização, integração e competição saudável.

Campeões gerais

Após a soma dos resultados obtidos nas diversas modalidades, o título de Campeão Geral dos JECOS 2026 ficou com o tradicional Colégio Batista de Codó, que manteve um desempenho consistente ao longo da competição e confirmou sua força no esporte estudantil codoense.

Já no Parajecos 2026, a Escola Lalá Ramos conquistou o título de Campeã Geral, destacando-se pela participação expressiva e pelos excelentes resultados alcançados por seus atletas nas modalidades paralímpicas.

Legado para o esporte e a educação

A edição de 2026 ficará marcada pelos números expressivos, pela organização das competições e pelo forte envolvimento da comunidade escolar. O evento demonstrou o crescimento contínuo dos Jogos Escolares Codoenses e reforçou o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte, à educação e à formação cidadã dos estudantes.

Com recorde de inscrições, ampla participação das escolas e disputas de alto nível técnico, os JECOS 2026 encerram mais um capítulo de sucesso na história do esporte estudantil de Codó. O legado deixado pela competição inclui a integração entre as instituições de ensino, a descoberta de novos talentos esportivos e a promoção de hábitos saudáveis por meio da prática esportiva.

Assessoria de Comunicação

100 prefeitos declaram apoio à pré-candidatura de André Fufuca ao Senado

O deputado federal e ex-ministro do Esporte André Fufuca (PP) divulgou nesta semana um vídeo em suas redes sociais reunindo o apoio público de 100 prefeitos maranhenses à sua pré-candidatura ao Senado Federal. A mobilização é vista como uma demonstração de força política do parlamentar na corrida eleitoral de 2026 e reforça sua presença em diferentes regiões do estado.

Entre os gestores que declararam apoio ao projeto de Fufuca estão prefeitos de importantes colégios eleitorais do Maranhão, como Imperatriz, Timon, Caxias, Açailândia, Balsas, Santa Inês, Pinheiro, Barra do Corda e Chapadinha. O movimento reúne lideranças de municípios que concentram parcela significativa da população maranhense, ampliando o alcance político da pré-candidatura.

Aliados do ministro destacam que o apoio é resultado de uma articulação construída ao longo dos últimos anos, período em que Fufuca atuou como deputado federal e, posteriormente, assumiu o comando do Ministério do Esporte. Nesse período, o parlamentar manteve interlocução constante com prefeitos e lideranças municipais, participando da destinação de recursos e da viabilização de investimentos para diversas cidades.

Ao comentar as manifestações de apoio, Fufuca afirmou que sua caminhada rumo ao Senado está sendo construída de forma coletiva. “Uma caminhada nunca se faz sozinho. Graças a Deus, a nossa caminhada ao Senado tem vários amigos que estão me apoiando. Por isso, eu queria agradecer a todos que estão comigo nesse projeto que é construído ao lado de pessoas e que hoje cresce em todo o Maranhão”, declarou.

A lista divulgada pelo parlamentar reúne gestores de todas as regiões do estado e consolida, até o momento, uma das maiores demonstrações públicas de apoio a uma pré-candidatura majoritária no Maranhão.

Prefeitos que declararam apoio à pré-candidatura de André Fufuca ao Senado:

  1. Imperatriz – Rildo Amaral
  2. Timon – Rafael Brito
  3. Caxias – Gentil Neto
  4. Codó – Chiquinho FC
  5. Açailândia – Benjamin Oliveira
  6. Balsas – Alan da Marisol
  7. Santa Inês – Felipe dos Pneus
  8. Pinheiro – André da Ralpnet
  9. Barra do Corda – Rigo Teles
  10. Chapadinha – Belezinha
  11. Santa Luzia – Juscelino Marreca
  12. Tutóia – Viriato Cardoso
  13. Viana – Carrinho Cidreira
  14. São Bento – Dino Penha
  15. Coelho Neto – Bruno Silva
  16. Santa Helena – Joãozinho Pavão
  17. Araioses – Neto Carvalho
  18. Turiaçu – Edésio Cavalcanti
  19. Amarante do Maranhão – Vanderly Miranda
  20. Pedreiras – Vanessa Maia
  21. Tuntum – Fernando Pessoa
  22. Santa Quitéria do Maranhão – Sâmia Moreira
  23. Capinzal do Norte – Abnadar Portela
  24. São Raimundo das Mangabeiras – Accioly Cardoso
  25. Paulo Ramos – Adailson Machado
  26. São Vicente Ferrer – Adriano Freitas
  27. Lago Verde – Alex Almeida
  28. Pindaré-Mirim – Alexandre Colares
  29. Carutapera – Amin Quemel
  30. Buriti – André Gaúcho
  31. Pio XII – Aurélio Sousa
  32. Senador La Rocque – Bartolomeu Gomes
  33. Passagem Franca – Chicão da Parabólica
  34. Bom Jardim – Cristiane Varão
  35. Santo Antônio dos Lopes – Cibelle Napoleão
  36. Cedral – Danilo Moraes
  37. Trizidela do Vale – Deibson Balé
  38. Porto Franco – Deoclides Macedo
  39. Lago dos Rodrigues – Didi Moita
  40. Alto Alegre do Pindaré – Didi do PP
  41. São João dos Patos – Dr. Alexandre
  42. Presidente Médici – Dr. Caçula Coelho
  43. Peritoró – Dr. Júnior
  44. Monção – Dra. Bárbara
  45. Fortaleza dos Nogueiras – Dra. Fernanda Lima
  46. Tufilândia – Emanuel Ricardo
  47. João Lisboa – Fábio Holanda
  48. Duque Bacelar – Flávio Furtado
  49. Ribeirãozinho – Flávio Soares
  50. Bom Jesus das Selvas – Franklim Duarte
  51. Brejo de Areia – Geise Costa
  52. Penalva – Henrique Guerra
  53. Lageado Novo – Itaires Tratorzão
  54. Miranda do Norte – Ivaldo Ribeiro
  55. Apicum-Açu – Jadeco
  56. Lima Campos – Jailson Fausto
  57. Carolina – Jayme Fonseca
  58. Aldeias Altas – Kedson Lima
  59. São João do Paraíso – Marcos Vinícius
  60. Bacuri – Márcio Hominho
  61. Matões – Nonatinho
  62. Morros – Paraíba
  63. Itinga do Maranhão – Paula do Quininha
  64. Timbiras – Paulo Vinícius
  65. Conceição do Lago-Açu – Professora Cici
  66. Paulino Neves – Raimundo Lídio
  67. São Pedro dos Crentes – Rômulo Arruda
  68. Cajapió – Rômulo Marques
  69. Fortuna – Sebastião Costa
  70. Maracaçumé – Tio Gal
  71. Buritirana – Tony Brandão
  72. Olinda Nova do Maranhão – Valdenir Diniz
  73. Davinópolis – Zé Pequeno
  74. Graça Aranha – Bira
  75. Bernardo do Mearim – Júnior Xavier
  76. Marajá do Sena – Neném Machado
  77. Olho d’Água das Cunhãs – Vaval Gomes
  78. Matinha – Nilton Everton
  79. Loreto – Germano Coelho
  80. Poção de Pedras – Jhulio Sousa
  81. São Domingos do Azeitão – Júnior do Posto
  82. Bom Lugar – Marlene Miranda
  83. Benedito Leite – Rodrigo Coelho
  84. São João do Caru – Peteca
  85. São Pedro da Água Branca – Samuel Ribeiro
  86. Bela Vista do Maranhão – Adilson do Guri
  87. Cururupu – Aldo Lopes
  88. Sítio Novo – Antonio Coelho
  89. Nova Olinda do Maranhão – Ary Menezes
  90. Senador Alexandre Costa – Dr. Nilo Arouche
  91. Sambaíba – Fátima Dantas
  92. São Raimundo do Doca Bezerra – Jacinto Neto
  93. Formosa da Serra Negra – Juceni
  94. São João Batista – Mecinho
  95. Riachão – Paula Coelho
  96. Presidente Juscelino – Pedro Paulo
  97. Vargem Grande – Preto
  98. Satubinha – Santos Franklin
  99. Icatu – Walace Azevedo
  100. Água Doce do Maranhão – Eliane Dias

ACRIVI intensifica preparativos para a 52ª EXPOCODÓ com foco na juventude do agro e ações de sustentabilidade

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) segue avançando nos preparativos para a 52ª EXPOCODÓ, que neste ano traz como tema “A Força Jovem no Agro”. A tradicional feira agropecuária promete uma programação inovadora, com destaque para ações voltadas à juventude rural e iniciativas de preservação ambiental.

Entre as novidades está o planejamento do “Dia D do Jovem no Agro”, que acontecerá durante a programação da feira e terá como objetivo aproximar os jovens do setor agropecuário, promovendo conhecimento, capacitação e troca de experiências. Para alinhar as ações, integrantes da Comissão ACRIVI Jovem participaram de uma reunião virtual com a presidente da ACRIVI, Inalda Béder, e a professora Christina Belo, do IFMA. Durante o encontro, foram discutidos temas dos painéis, palestrantes, parcerias, logística, estratégias de divulgação e atrações voltadas ao público jovem.

Segundo a professora Christina Belo, a participação da juventude é fundamental para o fortalecimento do setor. “A nova geração de empreendedores do agro deve ser estimulada a ocupar seus espaços como protagonista na sucessão familiar, inovando e trazendo tecnologias para o crescimento local e regional. Nesse contexto entra a ACRIVI Jovem, um espaço reservado para aprendizado e compartilhamento de vivências entre produtores rurais e seus filhos. Toda a programação do dia 4 de agosto foi planejada para promover conhecimento, capacitação técnica e a inserção dos jovens nas atividades do setor produtivo”, destacou.

presidente da Comissão ACRIVI Jovem, Ana Clara, ressaltou a importância da construção coletiva da programação. “Essa troca de ideias é fundamental para garantir que o evento seja não apenas educativo, mas também envolvente e motivador. Discutimos palestras com representantes da CNA Jovem, especialistas do setor e painéis com jovens compartilhando suas experiências. Esse planejamento nos conecta ao mundo da agropecuária de forma inovadora e sustentável”, afirmou.

Para João Bello, o encontro demonstrou a força da participação da juventude na construção do futuro da região. “Essa reunião foi uma prova de que, quando temos um espaço para participar e contribuir, podemos realmente fazer a diferença em nossa região”, ressaltou.

Sustentabilidade também faz parte da programação

Além das ações voltadas para a juventude, a ACRIVI também fortalece seu compromisso com o meio ambiente. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Codó (SEMMAM), foi realizada uma ação de plantio de mudas no Parque Walter Zaidan, integrando os preparativos da feira e reforçando a preocupação com a preservação ambiental. A iniciativa busca promover a conscientização ecológica e contribuir para a revitalização do espaço, envolvendo estudantes, voluntários e membros da comunidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, destacou a relevância da parceria. “É com grande satisfação que celebramos a parceria com a ACRIVI no projeto de revitalização do Parque Walter Zaidan. O plantio de mudas não apenas embeleza o parque, mas também contribui para a melhoria da qualidade do ar, a conservação da biodiversidade e a sensibilização da população sobre a importância da sustentabilidade. Estamos construindo um legado verde para as futuras gerações”, afirmou.

A presidente da ACRIVI, Inalda Béder, reforça que a iniciativa vai além da preparação para a feira agropecuária. “Este projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Codó, não apenas embeleza nosso espaço público, mas também reforça nosso compromisso com o meio ambiente e o futuro de nossa cidade. Juntos, podemos cultivar uma cidade mais verde e saudável para todos.”

Com uma programação voltada para o fortalecimento da juventude no campo e ações concretas de sustentabilidade, a 52ª EXPOCODÓ se consolida como um espaço de inovação, aprendizado e compromisso com o desenvolvimento do agronegócio e da comunidade codoense.

MULTIDÃO EM PERITORÓ: MOVIMENTO DE ORLEANS BRANDÃO REÚNE LIDERANÇAS E FORTALECE PRÉ-CANDIDATURA NO MÉDIO MEARIM

O município de Peritoró foi palco, neste sábado (6), de uma das maiores mobilizações políticas do Médio Mearim.

Liderado pelo pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, o movimento “Por Todo o Maranhão” reuniu milhares de pessoas, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e lideranças de diversas regiões do Estado.

Visivelmente emocionado com a recepção popular, Orleans Brandão agradeceu o apoio recebido e destacou o crescimento do movimento em todo o Maranhão. Segundo ele, a participação popular demonstra a confiança da população em um projeto voltado para o desenvolvimento do Estado.

“Ver essa multidão reunida e sentir o carinho das pessoas nos fortalece ainda mais. Estamos construindo um projeto que nasce da escuta dos maranhenses e que tem como objetivo fazer o Maranhão continuar avançando”, afirmou.

Novo investimento anunciado para a região

Durante o evento, Orleans anunciou o compromisso de implantar um Matadouro Regional em Peritoró, projeto que, segundo ele, será estratégico para fortalecer a cadeia produtiva, atrair investimentos e ampliar a geração de emprego e renda no Médio Mearim.

“Queremos criar oportunidades para nossa gente, fortalecer a economia regional e estimular a instalação de novas empresas e indústrias”, destacou.

Investimentos realizados no Médio Mearim

Ao longo do discurso, o pré-candidato relembrou obras e ações executadas pelo Governo do Estado na região durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

Entre os investimentos citados estão pavimentação asfáltica, implantação da Estação Tech, Areninha, Viva/Procon, ampliação do abastecimento de água, revitalização de escolas, parques públicos, além da autorização da Policlínica e da Casa da Mulher Maranhense em Pedreiras.

Brandão destaca continuidade do projeto

Presente no evento, o governador Carlos Brandão ressaltou os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos e destacou a participação de Orleans em importantes ações do governo.

“Orleans acompanhou de perto os projetos que transformaram a realidade de muitos municípios maranhenses. Ele conhece os desafios do Estado e participou diretamente da construção dessas conquistas”, afirmou.

União de lideranças fortalece movimento

O prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, anfitrião do encontro, destacou a união das lideranças políticas em torno do fortalecimento dos municípios e do municipalismo.

“Hoje vemos prefeitos, vereadores e lideranças de diferentes regiões reunidos em um mesmo propósito: continuar avançando e fortalecendo os municípios maranhenses”, declarou.

O evento contou com a presença de dezenas de prefeitos de várias regiões do Maranhão, além do senador Weverton Rocha, vereadores, ex-prefeitos e representantes da sociedade civil.

O ato consolidou Peritoró como um dos principais polos de mobilização política do Médio Mearim e reforçou a presença de Orleans Brandão na região.

    

Orleans Brandão dialoga com lideranças e destaca obras em Trizidela do Vale

Em visita a Trizidela do Vale na última sexta-feira (5), o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro organizado pelo ex-prefeito Paulo Maratá, com a presença do deputado estadual Júnior Cascaria, do prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, e de representantes políticos de diversos municípios do Médio Mearim.

“É uma satisfação retornar a Trizidela do Vale e ver o entusiasmo de quem deseja o avanço do nosso estado. Como ex-secretário, entendo que a gestão eficiente nasce da escuta ativa. O que fizemos até aqui foi apenas o começo e estou preparado para levar esse modelo de trabalho para todo o Maranhão”, afirmou Orleans.

As lideranças presentes destacaram a importância de um projeto voltado para as demandas dos municípios. O ex-prefeito Paulo Maratá falou sobre a confiança no trabalho desenvolvido por Orleans.

“Reunimos nosso grupo para reafirmar o compromisso com quem conhece a realidade das cidades. Confiamos na experiência e no trabalho sério de Orleans para continuar transformando nossa gente”, declarou

 

Já o deputado Júnior Cascaria ressaltou a importância da união entre lideranças de diferentes municípios em torno de um projeto voltado ao desenvolvimento regional. Segundo ele, a experiência acumulada por Orleans no diálogo com as prefeituras e no acompanhamento das demandas locais credencia seu nome para os desafios futuros do estado.

“Estamos convergindo forças em torno de quem tem serviço prestado. A visão municipalista de Orleans é o motor que o nosso estado precisa para seguir progredindo”, afirmou.

Durante o encontro, Orleans falou sobre ações voltadas à infraestrutura do município, como a ampliação da pavimentação e a melhoria do sistema de abastecimento de água.

“Nosso compromisso é com a resolutividade. Estamos trabalhando para viabilizar a estação de tratamento de água, um pleito histórico, além de garantir novas obras de pavimentação que levam dignidade a cada lar”, disse.

Ao final da agenda, o pré-candidato falou sobre a importância de seguir percorrendo o Maranhão e acompanhando de perto as demandas dos municípios.

“Tenho percorrido o Maranhão de ponta a ponta com a convicção de que entregamos resultados, mas podemos fazer ainda mais. Com a união de todos vocês, vamos escrever um futuro de muito mais desenvolvimento para Trizidela do Vale e para todo o nosso estado”, concluiu.

Brandão confirma apoio a Weverton e indica que segunda vaga ao Senado ficará com União Brasil-PP

O governador Carlos Brandão (MDB) confirmou, na noite deste sábado (6), o apoio à reeleição do senador Weverton Rocha durante evento de pré-campanha de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão, realizado no município de Peritoró. Ao chamar o pedetista para o palco, Brandão destacou a atuação parlamentar de Weverton e afirmou que, apesar de terem estado em lados opostos na eleição de 2022, o senador foi um dos que mais trabalhou em favor do estado.

Durante o discurso, o governador também revelou que a segunda vaga ao Senado na chapa governista será destinada à Federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas. Segundo ele, a definição do nome será anunciada na próxima semana, juntamente com a escolha do candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Orleans Brandão.

“A gente já tomou a decisão de que a vaga será da federação União com o PP. Precisamos de um senador que seja leal ao nosso projeto, um senador que seja parceiro e amigo, aliado do nosso grupo”, declarou Brandão, ao enfatizar que a escolha está sendo conduzida com cautela para garantir alinhamento político ao projeto do grupo governista.

Na disputa interna pela indicação da federação aparecem como principais nomes os deputados federais André Fufuca e Pedro Lucas Fernandes. Embora o anúncio oficial ainda não tenha sido feito, integrantes do grupo avaliam que o evento em Peritoró produziu sinais favoráveis a Pedro Lucas, que participou do ato ao lado do governador. Fufuca, por sua vez, não esteve presente, mas continua sendo considerado uma das opções para compor a chapa ao Senado.

As declarações reforçam o desenho da aliança política que deverá sustentar a candidatura de Orleans Brandão em 2026. Com a confirmação de Weverton Rocha como primeiro nome ao Senado e a indicação de que a segunda vaga ficará com a Federação União Progressista, o grupo governista avança na definição da composição majoritária. Nos bastidores, a tendência é de que a ex-governadora Roseana Sarney fique fora da disputa ao Senado na chapa apoiada por Brandão.

Apoiando talentos da terra: Prefeito Chiquinho FC, deputado Nagib e vereador Nunes do Náutico patrocinam teste de atleta codoense na Ferroviária de São Paulo

O incentivo ao esporte e a valorização dos talentos locais ganharam mais um importante capítulo em Codó. O prefeito Chiquinho FC e o vereador Nunes do Náutico, além do deputado Francisco Nagib uniram esforços para garantir que uma jovem atleta codoense tenha a oportunidade de realizar um teste na Ferroviária, tradicional clube de futebol do estado de São Paulo.

Durante o encontro que marcou a despedida da atleta e de sua família, o prefeito destacou a importância de abrir caminhos para que jovens talentos possam buscar novas oportunidades e realizar seus sonhos. “Os codoenses precisam que a gente dê oportunidade a essas pessoas. Com a sua mãe, a Luana, aqui nesse momento, através do vereador Nunes, nós estamos mandando para São Paulo. Ela vai fazer o teste da Ferroviária. O vereador Nunes já contribuiu com as passagens aéreas e o prefeito com as despesas. Portanto, essa é a nossa preocupação: dar uma oportunidade realmente a quem precisa. Abrimos as portas para São Paulo em busca de uma oportunidade. Quero que vocês sejam muito felizes e que o vereador Nunes continue ajudando muitos outros também”, afirmou Chiquinho FC.

Apoio constante aos talentos da nossa terra

O vereador Nunes do Náutico ressaltou a alegria de participar desse momento e reforçou o compromisso da gestão municipal em apoiar crianças e jovens que sonham com um futuro melhor por meio do esporte. “É uma grande alegria. Hoje a gente sabe do potencial que essas crianças têm dentro da cidade de Codó, e o nosso prefeito demonstra mais uma vez sensibilidade e compromisso. Esse trabalho começou há meses, mas o convite só chegou agora. Com todo o apoio do prefeito Chiquinho FC, do deputado Francisco Nagib e do nosso mandato, ela está indo para São Paulo fazer esse teste. Torcemos para que dê tudo certo e que ela não seja a única. Todos que tiverem uma oportunidade terão o nosso apoio para correr atrás dos seus sonhos”, destacou o vereador.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal e de seus parceiros com o desenvolvimento da juventude codoense, investindo não apenas em infraestrutura e serviços, mas também em oportunidades que podem transformar vidas por meio do esporte.

Governo do Maranhão lança Operação Mulher Segura 2026 e entrega 22 novas viaturas policiais

O governador Carlos Brandão e a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, lançam, na próxima segunda-feira (8), a Operação Mulher Segura 2026. A solenidade oficial também será marcada pela entrega de 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento das ações de combate e enfrentamento à violência de gênero no Maranhão.

Os novos veículos serão distribuídos estrategicamente entre as Delegacias Especiais da Mulher (DEMs) e as frentes da Patrulha Maria da Penha (PMPs). O objetivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) é descentralizar os serviços de acolhimento, agilizar o tempo de resposta para chamados de urgência e ampliar o acompanhamento fiscalizatório em diversas regiões do território maranhense.

Fortalecimento da rede de proteção interna

A incorporação das novas viaturas reforça a estrutura logística da rede estadual de proteção de direitos. Atualmente, o Maranhão conta com Delegacias Especiais da Mulher distribuídas em todas as suas 22 regionais da Polícia Civil, assegurando cobertura investigativa especializada no interior e na capital.

Para os municípios de menor porte que ainda não possuem sedes exclusivas da Delegacia da Mulher, o Governo do Estado mantém em funcionamento 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, estruturas operadas em parceria direta com as prefeituras locais.

A malha de proteção é complementada pela atuação de 25 Patrulhas Maria da Penha, unidades da Polícia Militar responsáveis por:

  • Monitorar e fiscalizar o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs);
  • Realizar visitas periódicas de acolhimento e acompanhamento das vítimas;
  • Fiscalizar o cumprimento das decisões expedidas pelo Poder Judiciário;
  • Desenvolver ações comunitárias e preventivas para evitar o ciclo de reincidência criminal.

Indicadores criminais registram queda no estado

Os investimentos na infraestrutura de segurança pública ocorrem em paralelo à retração dos indicadores de crimes violentos baseados em gênero no estado. Dados estatísticos oficiais apontam que, entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 ocorrências de feminicídio, contra 24 notificações contabilizadas no mesmo período de 2025 — o que representa uma redução de 33,3% no índice de letalidade.

O recorte específico do mês de maio também demonstrou queda nas estatísticas. Foram computados cinco casos em 2026 frente a nove registros no mesmo mês do ano anterior, gerando um declínio de 44,4%. No mesmo intervalo de cinco meses avaliado pela SSP-MA, a atuação das forças policiais resultou na prisão de 16 suspeitos formalmente acusados pelo crime de feminicídio.

Cronograma da Operação Mulher Segura

A Operação Mulher Segura terá um cronograma de execução contínuo com duração de sete meses, estendendo-se de junho até dezembro de 2026. O plano de ação integrada prevê o desenvolvimento de blitze educativas, intensificação no cumprimento de mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça, fiscalização ostensiva de medidas protetivas e a realização de mutirões integrados entre as polícias Civil e Militar para sufocar os índices de criminalidade doméstica no estado.

Juscelino Filho entrega obras e anuncia novos investimentos em Sucupira do Riachão e São João dos Patos

Em agendas nas duas cidades, ao lado dos prefeitos, o parlamentar reforçou sua atuação municipalista e o compromisso com o fortalecimento dos municípios maranhenses por meio de investimentos em infraestrutura, educação, inclusão digital e desenvolvimento social, beneficiando mais de 30 mil pessoas

A sexta-feira (5) do deputado federal Juscelino Filho (PSDB/MA) foi marcada por uma intensa agenda de trabalho e entregas em dois importantes municípios do Leste Maranhense. Ao lado dos prefeitos Walter Azevedo, de Sucupira do Riachão, e Dr. Alexandre Magno, de São João dos Patos, o parlamentar participou de inaugurações, visitas técnicas e encontros com lideranças políticas, reforçando parcerias e garantindo novos investimentos para a região.

O dia começou em Sucupira do Riachão, onde Juscelino Filho participou de uma vasta programação junto do prefeito Walter Azevedo, com entregas importantes, como a urbanização da Avenida Josivan Ferreira de Sousa, antiga Norte-Sul, que recebeu asfalto e nova iluminação pública; a reforma e modernização do Ginásio Poliesportivo Henrique Severino de Oliveira; a pavimentação das ruas do povoado Riachinho; melhorias em mais de 40 quilômetros de estradas vicinais; e a revitalização da Praça Pedra Alves de Sousa, na entrada da cidade.

A agenda também contemplou avanços na educação e inclusão digital. Em meio à comunidade escolar, o deputado participou da entrega de novos laboratórios de informática nas escolas municipais Professora Rosália Oliveira e Humberto de Campos. Por articulação de Juscelino Filho, o município já recebeu mais de 100 computadores e internet de qualidade nas escolas, ampliando o acesso dos estudantes à tecnologia e fortalecendo o ensino na rede pública.

“Fico feliz em ver o resultado das parcerias e ações concretas que construímos com o município e com o prefeito Walter Azevedo, que tem compromisso e muito trabalho prestado por Sucupira do Riachão. Quando vemos nosso trabalho sendo reconhecido pela população, não tem preço. São investimentos que chegam para melhorar a vida das pessoas, fortalecer a educação, garantir inclusão digital, infraestrutura e promover desenvolvimento para o Maranhão. Seguiremos sendo instrumento dessa transformação por meio do nosso mandato em Brasília, com a graça de Deus e o apoio dos maranhenses”, destacou Juscelino Filho, anunciando também o início da construção de um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida na cidade.

Após as inaugurações, o parlamentar participou de um almoço de confraternização com vereadores, secretários municipais e lideranças políticas da região. Também estiveram presentes os ex-prefeitos Claudimê Lima e Raimundo Silva, além de lideranças de Barão de Grajaú; o ex-prefeito Gordinho e a liderança Dr. Raul do Gordinho, de Passagem Franca, e grupos de municípios vizinhos.

Mais investimentos para São João dos Patos- Já no período da tarde, a agenda seguiu em São João dos Patos, onde Juscelino Filho foi recebido pelo prefeito Dr. Alexandre Magno, pelo vice-prefeito Paulo do Zeca, secretários municipais, vereadores e pela população. Durante a visita, o deputado inaugurou laboratórios de informática implantados na rede municipal de ensino e confirmou a destinação de 100 computadores para as escolas do município por meio do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, fortalecendo o acesso à tecnologia e contribuindo para a formação de milhares de estudantes.

“Aqui nas escolas Newton Belo e Sá Sobrinho estamos entregando laboratórios de informática novinhos, além de vários computadores para que São João dos Patos avance na inclusão digital e na formação dos jovens. Fico feliz com a notícia de que todas as escolas do município foram atendidas pelo programa. Também percorremos várias ruas que serão contempladas por um grande mutirão de obras que vamos realizar em parceria com o prefeito Dr. Alexandre, que tem feito um grande trabalho na cidade. Os recursos já estão garantidos e essas melhorias vão ampliar a mobilidade urbana, a segurança e a qualidade de vida da população, atendendo ao desejo de famílias que há muitos anos sonham com uma rua digna para morar”, afirmou Juscelino Filho, que esteve junto com os moradores e o prefeito, visitando a Travessa Hermes da Fonseca, a Rua Dominguinhos e a Rua da Pedra, que serão contempladas pelas obras de pavimentação.

Para o prefeito Dr. Alexandre Magno, as ações conquistadas em parceria com o deputado representam um momento histórico para o município. “Nosso povo está feliz em receber o deputado federal Juscelino Filho, que tem compromisso e palavra. Hoje é um dia histórico, com a entrega de laboratórios de informática nas nossas escolas, fortalecendo a capacitação dos nossos alunos. Também percorremos ruas que serão contempladas com asfalto, atendendo uma demanda antiga da população. Serão mais de 30 ruas beneficiadas nesse pacote de obras, fruto de uma parceria séria e comprometida que está gerando mais desenvolvimento e qualidade de vida para nossa cidade”, afirmou o prefeito, anunciando ainda a reforma completa da Creche Municipal e da Escola Eduardo Coelho Mendes.

À noite, o parlamentar participou de um grande encontro político com lideranças locais, vereadores e representantes de municípios vizinhos, reforçando o diálogo sobre projetos e ações voltadas ao desenvolvimento regional.

Juscelino Filho ressaltou que a união entre os mandatos parlamentares e as administrações municipais tem sido fundamental para garantir avanços concretos à população maranhense. “Nosso trabalho é estar presente nos municípios, ouvindo as pessoas, acompanhando as demandas e buscando soluções. Seguiremos fortalecendo essas parcerias para levar mais investimentos, oportunidades e qualidade de vida aos maranhenses”, concluiu.

Em sua 3ª edição, CapaciTech amplia oportunidades de formação em tecnologia para todo o Brasil

_Idealizado pelo EQT Lab, em parceria com a Oracle, programa oferece capacitação gratuita em tecnologia, inteligência artificial e inovação para jovens e adultos de todo o país._

O CapaciTech, programa idealizado pelo EQT Lab, laboratório e hub de inovação do Grupo Equatorial, em parceria com a Oracle, chega à sua 3ª edição ampliando ainda mais seu alcance: agora, jovens e adultos de todo o Brasil poderão participar da jornada de capacitação gratuita voltada ao universo da tecnologia, inovação e inteligência artificial. Com foco no desenvolvimento de talentos e na aproximação com o mercado de trabalho, o programa busca conectar aprendizado, prática e novas oportunidades profissionais, oferecendo uma experiência formativa alinhada às demandas do presente e do futuro.

Ao longo da jornada, os participantes terão acesso a conteúdos sobre inteligência artificial, agentes inteligentes, automação de fluxos e inovação tecnológica, além de mentorias exclusivas, networking com pessoas de diferentes regiões do país e certificações reconhecidas. O programa também proporciona uma experiência prática de desenvolvimento, passando por diferentes etapas de aprendizagem, incluindo desafios colaborativos em formato de hackathon para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Transformando trajetórias
Além da formação técnica, o CapaciTech tem impulsionado histórias de transformação profissional. Foi o caso de Joana Dayse Silva de Lima, participante da edição 2024/2025, que conheceu o programa por meio de um familiar. Antes do CapaciTech, Joana já havia tentado ingressar em outros programas de formação em tecnologia, mas encontrou barreiras relacionadas ao acesso e à complexidade dos processos seletivos. A oportunidade de estudar por meio da plataforma Alura, referência na área, foi um dos fatores decisivos para sua inscrição. “Sempre tive vontade de estudar pela plataforma, mas os valores estavam muito longe da minha realidade naquele momento. O CapaciTech acabou abrindo uma porta muito importante para mim”, conta.

Ao longo da formação, Joana enfrentou os desafios do ensino online com disciplina e dedicação. Seu desempenho a levou a uma conquista importante: ao final do programa, participou do processo seletivo para estágio e conquistou uma oportunidade alinhada ao seu perfil profissional. Outro marco da sua trajetória foi a participação no projeto de conclusão do curso, no qual ela e outra colega foram as únicas mulheres a apresentar o trabalho, conquistando o 3º lugar na competição.

Hoje, Joana atua como Desenvolvedora Júnior no EQT Lab, contribuindo em diferentes frentes tecnológicas, como projetos, sistemas de reservas de salas e a calculadora de TRL, reforçando o potencial do programa em aproximar formação e mercado de trabalho. “Hoje trabalho em um time com 11 desenvolvedores, sendo a única mulher da equipe. Me sinto realizada por ocupar esse espaço e espero que minha trajetória possa inspirar outras meninas a acreditarem que elas também pertencem à tecnologia”, destaca.

O que os participantes encontrarão nesta 3ª edição?
• Mentorias exclusivas;
• Cursos sobre tecnologia, IA e inovação;
• Networking com participantes de todo o Brasil;
• Hackathon com desafios práticos;
• Certificações com assinatura One Oracle Next Education.

Quem pode participar?
Pessoas com 18 anos ou mais, que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública, de qualquer região do Brasil.

Inscrições
As inscrições ocorrerão entre 1º e 13 de junho de 2026.
Para participar, basta acessar https://carrera.aluracursos.com/imersao-one-br e realizar o cadastro no site da Oracle, preenchendo as informações solicitadas. Na pergunta “De qual empresa você vem?”, selecione a opção EQUATORIAL.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão