Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Dra. Ana Thamires realizará o adesivaço do 45 amanhã em Timbiras

Amanhã, 24 de outubro durante toda a manhã estará acontecendo em Timbiras o adesivaço do 45, com Dra. Ana Thamires, PSDB. O movimentado acontecerá no comitê central.

Então leve sua moto, seu carro, sua bicicleta e adesive com o número da vitória. Não esqueça o dia e nem a hora, é nessa quarta, 24, das 08 às 12 da manhã no comitê central da futura Prefeita de Timbiras, Ana Thamires.

#VemComAnaPrefeita.

Segurança em casa: renove suas instalações elétricas internas periodicamente

Segurança em casa: renove suas instalações elétricas internas periodicamente

_Previna-se e evite acidentes que podem ser ocasionados pela sua fiação elétrica_

Quando o assunto é o bem estar e a segurança dos nossos familiares, os cuidados devem ser redobrados. Em relação às instalações elétricas da casa é necessária muita atenção aos mínimos sinais de perigo. Por ser, na maioria das vezes, embutida, a fiação interna acaba sendo esquecida na hora de realizar reparos e manutenções em casa, o que é um problema, visto que instalações e fiações muito antigas podem trazer sérios riscos, como: choque elétrico, curto-circuito e até mesmo incêndios.

Segundo o Anuário 2019 realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), as instalações elétricas internas lideram o ranking de incêndios por sobrecarga elétrica no Brasil. No ano passado foram registrados 363 casos, com 22 vítimas fatais. O Maranhão está em sexto lugar no ranking de incêndios por sobrecarga no Nordeste, de acordo com o anuário divulgado.

O técnico de segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túllio Conceição, destaca que para evitar acidentes desse tipo, o projeto elétrico do imóvel precisa atender a norma técnica NBR 5410 regularizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A diretriz que está em rigor desde 2004, determina as condições e as regras para instalações elétricas de baixa tensão de até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.

“A cada 5 anos a fiação precisa de revisão, para evitar maiores transtornos em casa, situações como: elevação do valor da conta energia sem motivo aparente; aquecimentos de interruptores e tomadas; cheiro de queimado; picos de energia frequentes ou aparelhos danificados. Tudo isso pode significar que sua instalação precisa de reparo imediato.”, recomenda o técnico de segurança sobre os sinais de riscos.

Ele ainda reforça que, para realizar manutenções nas instalações de forma segura, é primordial a contratação de um profissional com qualificação na área elétrica. “Apesar de parecer um serviço simples, instalar a fiação elétrica é um trabalho muito perigoso para quem não tem formação, por isso, não tente economizar fazendo você mesmo”, comenta.

Outras orientações – Para uma maior segurança, antes de qualquer serviço que envolva o contato com eletricidade em casa, é fundamental o desligamento do disjuntor no quadro de distribuição, assim você pode evitar possíveis acidentes.

Além disso, ao realizar manutenções na fiação, é necessário que o projeto elétrico do imóvel seja feito de acordo com a carga da residência, considerando todos os aparelhos e/ou lâmpadas sendo utilizadas simultaneamente.

A Equatorial Maranhão informa ainda que, em casos de acidentes elétricos, a população deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial pelo 116 e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Candidatos e partidos têm até domingo para enviar prestação parcial das contas de campanha

Até domingo (25), partidos políticos devem enviar à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial referente às Eleições Municipais 2020. Todos os candidatos, independentemente de estarem com o registro deferido ou não, deverão encaminhar a prestação de contas parcial por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

Devem constar da prestação de contas parcial toda a movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida do início da campanha até o dia 20 de outubro, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.627/2020, que instituiu o novo calendário das Eleições 2020, em razão da pandemia de Covid-19.

De acordo com o artigo 47, parágrafo 6º, da Resolução TSE nº 23.607/2019, a não apresentação da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave, salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral, que será apreciada no julgamento da prestação de contas final.

Os dados das prestações de contas parciais serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 27 de outubro, por meio do sistema DivulgaCandContas.

Sobre a prestação de contas – A prestação de contas é um dever de todos os candidatos, inclusive vices e suplentes, e dos diretórios partidários. Essa é uma medida que garante a transparência e a legitimidade da atuação partidária no processo eleitoral.

O candidato que renunciar à candidatura, dela desistir, for substituído, ou tiver seu pedido de registro indeferido pela Justiça Eleitoral deverá prestar contas correspondentes ao período em que participou do processo eleitoral, mesmo que não tenha realizado campanha. Se houver dissidência partidária, os dissidentes também deverão prestar contas.

Elaboração e prazos para envio

Para elaborar as prestações de contas, parciais e finais, a Justiça Eleitoral disponibiliza o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Importante ressaltar que a ausência de prestação de contas parciais pode repercutir na regularidade das contas finais, bem como na apresentação de contas cuja movimentação não corresponda à realidade.

ATENÇÃO AUTORIDADES: IDOSO AGONIZA EM LEITO DE HOSPITAL EM CODÓ A ESPERA DE TRANSFERÊNCIA

Um idoso, cujo o nome é Raimundo da Cunha (88 anos) foi vítima de um acidente, no último dia 16 de outubro no povoado Canoeiro, Zona Rural de Codó. O acidente aconteceu por volta das 09h00 da manhã, ele bateu a cabeça após cair no chão. Segundo relatos dos profissionais do SAMU para uma pessoa ligada ao idoso (que foi repassada ao BLOG) foi informado que: “o paciente estaria com o quadro de agitação psicomotora e posterior sonolência e rebaixamento de nível de consciência”. Ainda de acordo com relatos ao BLOG DO DE SÁ na noite desta quinta-feira (23), dão conta de que o SAMU passou cerca de 50 minutos após o acontecido por conta de que a ambulância estaria em outra ocorrência e por isso toda a demora.
ALÔ AUTORIDADES DE CODÓ
O idoso de 88 anos, seu Raimundo da Cunha, está num leito do hospital HGM de Codó desde o dia do acontecido e até hoje não houve uma transferência do mesmo para um hospital mais avançado. A transferência é necessária para que os médicos possam tentar salvar a vida do Sr. Raimundo, já que ele sofreu um grande trauma na cabeça, como podemos ver no relatório dos boletins médicos mostrados abaixo.por Leandro de Sá

 

Policiais Militares do 17º BPM apreendem arma de fogo e indivíduos suspeitos de praticar assaltos

Na noite da quinta-feira (22), durante  rondas na Avenida Santos Dumond, dois indivíduos em uma motocicleta HONDA BROSS de cor preta, ao avistarem a viatura, empreenderam fuga tentando escapar da abordagem policial. Os indivíduos foram reconhecidos pela equipe de policiais militares devido a informações repassadas por vitimas, como sendo possíveis autores de assaltos anteriores.

Houve um acompanhamento tático e os indivíduos acabaram sendo interceptados pela guarnição, que ao realizar uma busca pessoal, encontrou em poder dos elementos uma arma de fogo de fabricação caseira, que calça munição calibre 38.

Mediante a situação, os conduzidos foram apresentados na delegacia de policia sem lesão corporal para que s providências cabíveis sejam tomadas.

MATERIAL APREENDIDO:

-01 arma de fabricação caseira;

-01 moto HONDA BROSS de cor preta, de chassi 9C2KD1000HR033732;

17°BPM, SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO!

VEJA OS NÚMEROS: Nova pesquisa ESCUTEC mostra quem venceria eleição em Codó se as eleições fossem hoje

A NOVA pesquisa feita pela ESCUTEC, foi registrada  pelo sistema PESQUELE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL sob o protocolo nº MA-03426/2020, no dia 17/10/2020, portanto liberada para divulgação só a partir de 23/10/2020.

O relatório metodológico diz que ela foi feita entre 14 e 15 de outubro de 2020, ouviu 400 eleitores acima de 16 anos de idade em 10 bairros da cidade de Codó e nos povoados Cajazeiras, Boa Vista e Km 17. A margem de erro 4% para mais ou para menos.

O PRIMEIRO CENÁRIO FOI DA PESQUISA COM RESPOSTA ESPONTÂNEA (sem indicação de nomes).

SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE em quem que o Senhor(a) votaria para prefeito?

Zito Rolim – 39%

Dr. Zé Francisco – 32%

Em Ninguém – 2%

N/S, Não responderam – 27%

O SEGUNDO CENÁRIO, para a mesma pergunta, (em quem você votaria?),  FOI ESTIMULADO (com apresentação dos nomes dos candidatos): Resultado foi, segundo a Escutec:

Zito Rolim – 45%

Dr. Zé Francisco 38%

Cabo Bezerra – 1%

Nenhum deles – 3%

N/S, Não responderam – 13%

A pesquisa realizada entre 14 e 15 de outubro ouvindo 400 eleitores, num universo de  72.921 que temos em Codó aptos a votar segundo o TSE,  também fez pesquisa sobre REJEIÇÃO e perguntou de forma ESTIMULADA:

SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE, E SENDO ESTES OS CANDIDATOS, EM QUEM O SENHOR (A) NÃO VOTARIA PARA PREFEITO?

Cabo Bezerra – 42%

Zito Rolim – 19%

Dr. Zé Francisco – 15%

Nenhum deles – 4%

NS, Não responderam – 20%

A pesquisa só tem estes três questionamentos sobre intenção de voto. Os questionamentos seguintes que aparecem no relatório enviado ao blogdoacelio são sobre aprovação do governo de Jair Bolsonaro, Flávio Dino e Francisco Nagib.

ESCUTEC mostra nível de aprovação em Codó dos governos de Bolsonaro, Flávio Dino e Francisco Nagib

A pesquisa realizada nos dias 14 e 15 de outubro de 2020, com 400 eleitores, pela ESCUTEC também perguntou sobre aceitação/aprovação dos governos de JAIR BOLSONARO, Flávio Dino e Francisco Nagib, que assim ficou:

O SENHORA APROVA OU DESAPROVA O GOVERNO DO PRESIDENTE?

APROVA –  54%

DESAPROVA – 37%

N/S, NÃO RESPONDERAM – 9%

COMO O SENHOR (A) AVALIA A ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO?

Ótima – 12%

Boa – 46%

Regular – 23%

Ruim – 9%

Péssima – 7%

N/S, Não responderam – 3%

COMO O SENHOR (A) AVALIA A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO FRANCISCO NAGIB?

ÓTIMA – 8%

Boa – 35%

Regular – 23%

Ruim – 15%

Péssima – 16%

NS/NR – 3%

O SENHOR(A) APROVA OU DESAPROVA A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO FRANCISCO NAGIB?

APROVA – 55%

DESAPROVA – 42%

NS/NR – 3%

A NOVA pesquisa feita pela ESCUTEC, foi registrada  pelo sistema PESQUELE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL sob o protocolo nº MA-03426/2020, no dia 17/10/2020, portanto liberada para divulgação  a partir de 23/10/2020.

O relatório metodológico diz que ela foi feita entre 14 e 15 de outubro de 2020, ouviu 400 eleitores acima de 16 anos de idade em 10 bairros da cidade de Codó e nos povoados Cajazeiras, Boa Vista e Km 17. A margem de erro 4% para mais ou para menos.

PM apreende maconha, crack, revólver e prende dois suspeitos de tráfico em CODÓ

17° BPM: POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
CPAI-4/17º BPMOCORRÊNCIA: TRAFICO DE ENTORPECENTES / POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
LOCAL: RUA BRASILIA, RES. SANTA RITA
CONDUZIDO 01: ROGIRLAN FERREIRA DOS SANTOS, 21 ANOS
CONDUZIDO 02: RAIMUNDO SILVA PEREIRA, 45 ANOS

HISTÓRICO:

Durante diligencias no referido local a guarnição flagrou o momento em que o conduzido 02 comprava entorpecentes na residência do conduzido 01. Momento este em que tentaram empreender fuga adentrando a residência. Fato este caracterizando o flagrante delito.

A equipe conseguiu imobilizar ambos e o conduzido 02 confessou ter comprado o ilícito e conduzido 01 confessou possuir a citada arma de fogo onde se encontrava parte dos entorpecentes. Ambos foram apresentados sem lesão corporal juntamente com o material apreendido.

MATERIAL APREENDIDO:
01 revolver cal. 32 #738407 com 04 munições intactas
01 aparelho celular Samsung
10 porções de substancia semelhante a maconha (aproximadamente 9g)
01 porção de substancia semelhante a CRACK (aproximadamente 31g)
01 porção de substancia semelhante a cocaína (aproximadamente 25g)
Diversos materiais plásticos utilizados na embalagem de entorpecentes
01 porta cédulas (conduzido 02)
R$530,00 (conduzido 02)
R$327,45 (conduzido 01)
01 relógio de pulso
01 motocicleta placa HPX 8387

17°BPM, SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO.

Prefeitura e Governo do Estado inauguram 10 leitos de UTI em Codó

Prefeitura e Governo do Estado inauguram 10 leitos de UTI em Codó

Reivindicação antiga da população codoense,l a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Municipal (HGM) foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (22) pela Prefeitura e o Governo do Estado. O evento foi transmitido ao vivo através das redes sociais da Prefeitura de Codó.

A cerimônia, restrita para evitar o contágio do novo coronavírus, contou com a presença do prefeito Francisco Nagib e de autoridades políticas e religiosas do município, além de convidados ligados ao sistema de saúde do município. O governador Flávio Dino e o deputado federal Márcio Jerry participaram virtualmente da solenidade.

“Este é um sonho realizado após muita luta. O espaço anexo ao hospital foi reformado seguindo as normativas obrigatórias. Antes, não tínhamos leitos de UTI. Agora, teremos 10 para atender a população”, comemorou a primeira-dama Agnes Oliveira.

O conjunto de 10 leitos será destinado para todos os tipos de pacientes, incluindo os que estiverem infectados pelo coronavírus. A ideia, segundo o prefeito Francisco Nagib, é que o governo do Estado arque com os custos para manter o setor até o final do ano. Os recursos virão por meio de uma emenda do deputado federal Márcio Jerry.

“Isso só está acontecendo graças a uma parceria que temos com o governador Flávio Dino e o deputado federal Márcio Jerry, que através de uma emenda de bancada destinou para a cidade de Codó R$ 3.245.000,00 para manter a UTI de Codó”, revelou Nagib.

A UTI foi nomeada Dr. Osnir Maranhão Piorsky, homenagem a um dos médicos mais queridos da população codoense, que prestou 55 anos de serviço e faleceu aos 82 anos de Covid-19.

O governador Flávio Dino destacou a importância dos leitos de terapia intensiva para a região leste do Maranhão e garantiu que a implantação da unidade só foi possível graças à parceria da Prefeitura de Codó com o Governo do Estado.

“Realizamos muito na infraestrutura, na educação, no apoio a produção, em todas as áreas. Porém, havia esta lacuna, agora preenchida. Nós temos uma grande presença do Governo do Estado na região, porém havia na cidade de Codó essa justa demanda e faço questão de sublinhar que sua concretização só é possível em razão da união de esforços, da comunhão de ideias, entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Codó”, destacou o governador.

Ascom