Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

PM deflagra operação contra facções criminosas em Coroatá

O 24ºBPM após intensificar as ações contra a criminalidade em Coroatá e Peritoró para identificar e capturar pessoas envolvidas em diversos crimes, com foco naqueles indivíduos que tenham relação com crimes violentos contra a vida desencadeou operações de saturação em locais com incidência de alvos envolvidos com facções criminosas, homicídios e tráfico de drogas, no intuito de desarticular esses grupos criminosos.

Durante a Operação Saturação realizada em Coroatá, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (08), as equipes do Serviço de Inteligência e Força Tática efetuaram as prisões de sete indivíduos, apreensão de armas de fogo e munições e grande quantidade de drogas semelhantes a crack e maconha.

A operação foi desencadeada após monitoramento das células de facções criminosas, que disputavam a atuação em Codó e Peritoró e estavam migrando para Coroatá após confrontos entre si. A PM atendeu no dia 18/09/2020, na cidade de Peritoró, uma ocorrência de disputa de tráfico de drogas entre esses grupos rivais, onde foram efetuados 12 disparos de armas de fogo de diversos calibres com um alvejado no confronto.

Em um dos locais das prisões, bairro Tresidela, funcionava um laboratório de drogas em que os conduzidos produziam crack e, ainda, tentaram dispersar a droga pelo vaso sanitário.

Foram 07 indivíduos presos, entre adultos e um menor, sendo 01 por mandado de prisão em aberto e 06 capturadas por tráfico de drogas, integrantes de facções rivais. O conduzido João Carlos dos Santos Nascimento, encontrava-se com mandado de prisão em aberto na cidade de Imperatriz pelo crime de homicídio qualificado e estava homiziado no Povoado Centro do Chico, em Coroatá.

Material apreendido:
02 armas de fogo, tipo revólver; munições de cal. 0.38 e .40;
02 motocicletas;
02 balanças de precisão;
Grande quantidade de drogas semelhantes à crack (quase 300g) e maconha (aproximadamente 5kg;
01 caderno de anotações.
ASCOM

JUÍZA dá prazo de 5 dias para que todos os bancos de Codó abram as contas de campanha dos candidatos da Coligação de ZITO

A COLIGAÇÃO FORTE É O POVO, liderada pelo PDT, do candidato a prefeito Zito Rolim, entrou na Justiça contra Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Bradesco e Banco do Nordeste.

A alegação foi a de que os candidatos, desta coligação, estão sendo impedidos de abrirem suas contas de campanha, seja porque o agendamento não observa o prazo de 3 dias para a referida abertura, seja porque alguns bancos estão, até mesmo, se negando a atender esta demanda justificando-se com falta de estrutura em razão da pandemia que diminuiu o número de funcionários em trabalho presencial.

Dra. Flávia Barçante considerou justo o requerimento da coligação e determinou, após analisar as provas que incluíram matéria jornalística a respeito, que os bancos abram as contas de campanha, e tão somente elas, para todos os candidatos da Coligação FORTE É O POVO, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00.

A juíza eleitoral da 7º zona também deixou claro que os bancos deverão provar no processo que cumpriram o referido prazo.

CÂMARA DE VEREADORES APROVA IMPORTANTES INDICAÇÕES E O NOVO PLANO DIRETOR PARA CODÓ

Por: Acélio Trindade

CÂMARA DE VEREADORES APROVA IMPORTANTES INDICAÇÕES E O NOVO PLANO DIRETOR PARA CODÓ

A Câmara Municipal de Codó aprovou ontem, terça-feira, dia 6 de outubro o projeto do novo Plano Diretor para o município. O projeto foi aprovado com unanimidade e agora será encaminhado para a sanção do prefeito Francisco Nagib. Importantes indicações também foram aprovadas durante 26ª sessão ordinária da Câmara, como a do vereador Delegado Rômulo, que solicita uma nova ponte para ligar o centro a região da Trizidela.

“Hoje nós formalizamos essa ideia e a conversa que já tivemos em Brasília com o Senador Roberto Rocha, que se comprometeu em efetivar esse projeto, essa importante obra para os codoenses, por meio da Codevasf, e melhorar a vida da população”, explicou o autor.

Indicações para as áreas da saúde e trânsito da cidade também foram aprovadas. “Precisamos reduzir o número de acidentes no trânsito, muitos deles que são gerados pela falta de sinalização, principalmente na marcação de pintura dos quebra-molas. Por isso estamos solicitando ao Executivo e a secretaria de desenvolvimento urbano e rural, que isso seja feito com a maior celeridade”, explicou o vereador Valdeck Frota.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Leonel Filho, os objetivos centrais do novo Plano Diretor incluem a criação de novas centralidades de comércio e serviços, a revitalização do espaço urbano e a dinamização da habitação social, além da proteção ao patrimônio histórico e ambiental.

“Mesmo nesse momento de agenda muito apertada para os vereadores que irão disputar o próximo pleito, nesse momento democrático, conseguimos aprovar com unanimidade e muita responsabilidade o nosso novo Plano Diretor, com novas diretrizes, novos ajustes, novas referências para nossa cidade. Um grande avanço alcançamos hoje em benefício da população” destacou o presidente Leonel Filho.

Homem que se encontrava no regime semiaberto é preso em Codó por agredir uma mulher

A ocorrência aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro São Pedro; na situação, o autor (T.S.L) havia agredido uma mulher, a vítima apresentava escoriações na região da cabeça e braço esquerdo.
No momento da prisão, o autor encontrava-se bastante agressivo; chegando até mesmo a ameaçar a guarnição que efetuou sua prisão, afirmando que futuramente “atentaria contra a vida” dos policiais militares.
O agressor, que encontrava-se em regime semiaberto devido a processo judicial, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Codó para que fossem tomadas as devidas providências.

ASSCOM 17ºBPM

*17º BPM, sua segurança é nossa missão!”*

Depois da repercussão negativa na imprensa, Câmara de Codó vai mudar regimento, lascar falta e descontar no salário dos preguiçosos

Depois da repercussão do vídeo do blogdoacelio denunciando que até papagaio pode justificar uma falta dos vereadores de Codó, conforme permite o Regimento Interno, ontem, 06/10, o presidente da Casa Leonel Filho, o decano Domingos Reis e a vereadora Maria Paz tomaram uma brilhante iniciativa.

Deram entrada num projeto de RESOLUÇÃO DA MESA DIRETORA que vai alterar o REGIMENTO INTERNO em seu art. 111 que passará a ter a seguinte redação:

“SERÁ AUTOMATICAMENTE ATRIBUÍDA FALTA AO VEREADOR QUE NÃO COMPARECER ÀS SESSÕES PLENÁRIAS OU ÀS REUNIÕES ORDINÁRIAS DE COMISSÕES PERMANENTES, SALVO MOTIVO JUSTO COMPROVADO”

O novo parágrafo primeiro vai dizer o que é MOTIVO JUSTO COMPROVADO:

Parágrafo primeiro “PARA EFEITO DE JUSTIFICAÇÃO DAS FALTAS, CONSIDERAM-SE MOTIVOS JUSTOS: DOENÇA, NOJO OU GALA, LICENÇA-GESTANTE OU PATERNIDADE E DESEMPENHO DE MISSÕES OFICIAIS DA CÂMARA”

O falta deverá swr certificada pela Secretaria da Câmara para efeito de dedução sobre o salário (remuneração) do vereador na proporção de 1/30 avos por mês.
Por: Acélio Trindade

Nada de aulas presenciais na rede pública em 2020

Agora é oficial. O secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, confirmou oficialmente que não teremos o retorno das aulas presenciais na rede publica estadual de ensino neste ano de 2020.

“Nós não iremos retomar as aulas presenciais este ano, vamos concluir o ano letivo de forma remota. O ano de 2020 de toda a rede estadual será concluída de maneira remota, com mediação de tecnologia e no ano que vem, vamos preparar a comunidade escolar para o retorno híbrido”, disse o secretário em entrevista exclusiva ao repórter Sidney Pereira da TV Mirante.

Vale destacar que, por duas vezes, o Governo do Maranhão, através de questionários, ouviu a comunidade escolar, mas a decisão, nas duas oportunidades, foi pelo não retorno das aulas presenciais e continuidade das aulas através do sistema remoto.

2021 – Também nesta terça-feira, o CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou a prorrogação do ensino remoto na educação básica e superior até o dia 31 de dezembro de 2021. Até então, a medida valeria até dezembro, quando se encerra o estado de calamidade pública aprovado pelo Congresso.

O documento do órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) também não recomenda a reprovação em 2020. É sugerido que se adotem “anos escolares contínuos”, juntando a série em que o estudante está neste ano com a de 2021.
fonte.. blog do Jorge Aragão

PL é o partido que mais lançou candidatos no MA, seguido pelo PDT, PCdoB e Republicanos

O partido do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, o PL, lidera o ranking dos partidos que mais apresentaram candidaturas no Maranhão.

São 1.830, entre candidatos a prefeitos, vices e vereadores, o que representa 8,87% de todos os 20.629 registros de candidaturas dos 31 partidos no site do TSE.

O PDT, do senador Weverton Rocha, vem em segundo lugar no ranking, com 1.821 candidatos (8.83%) e o PCdoB é o terceiro colocado com 1.603 registros, equivalente a 7.77%.

O Republicanos é o quarto colocado com 1.463 registros e o PT é o quinto com 1.218 candidatos.

fonte.. blog do domingos costa

Equatorial Maranhão realiza mutirão de serviços no residencial Santa Rita em Codó

Nesta quarta-feira (07), a Equatorial Maranhão realiza mutirão de serviços na Escola José Alves Torres, localizada no Residencial Santa Rita, em Codó. Na oportunidade, a comunidade poderá realizar o cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda e terá a chance de trocar lâmpadas residenciais incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, mais econômicas, gratuitamente. Além disso, a população poderá realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios todos os meses para os consumidores que estão com as contas de energia em dia.

A ação vai das 9h às 13h e acontece em parceria com a prefeitura de Codó por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e visa ampliar o benefício da tarifa social baixa renda na região. “Vamos realizar ações como essa em vários bairros da cidade com o objetivo de multiplicar os beneficiados do programa”, ressaltou Silvia Vasconcelos – Analista Comercial da Equatorial Maranhão.

Atualmente no Maranhão já são mais de 870 mil famílias beneficiadas. Mas muitas ainda não estão usufruindo do desconto na conta de energia por não realizarem o cadastro ou apenas não atualizarem os dados junto ao CRAS. Somente em Codó, cerca de 4.683 clientes podem ter o benefício, mas ainda não se cadastraram.

Para fazer o cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda é necessário que o cliente esteja com os seguintes documentos:

• CPF, documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI, no caso de indígenas;
• Número da conta contrato que será beneficiada;
• Número de identificação social – NIS e/ou o Código Familiar no Cadastro Único ou o Número do Benefício – NB quando do recebimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC; e
• Apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico, somente nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos.

Para a troca de lâmpadas, é preciso que o titular da conta ou parente de primeiro grau tenha em mãos RG, CPF e a fatura de energia mais recente. Para cada residência poderão ser trocadas até três lâmpadas.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão