Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Novo Diretor Geral do Detran-MA Francisco Nagib tomou posse em solenidade

Nesta segunda-feira, 01, o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, representando o Governador Flávio Dino, empossou o novo Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Francisco Nagib Buzar de Oliveira, que assumiu o cargo em lugar de Larissa Abdalla Britto. Formado em Administração, o novo gestor, que foi prefeito do município de Codó, tem a missão de dar continuidade aos programas do Governo do Estado, fortalecendo as ações estratégicas e políticas públicas na área de trânsito.

Em nome do Governador Flávio Dino, o Secretário Jefferson Portela, declarou, oficialmente, o cargo de Diretor Geral do Detran-MA, a Francisco Nagib Buzar de Oliveira. “O Detran-MA foi elevado ao respeito da sociedade maranhense e das autoridades de trânsito do país. Acreditamos que o compromisso do novo gestor será de gerir ações para manter um trânsito mais organizado e seguro”, afirmou.

Francisco Nagib Buzar de Oliveira falou da grande missão que é assumir a direção do Órgão de regulamentação de trânsito no Estado. “Recebo este importante convite como uma demonstração de apreço e confiança do Governador Flávio Dino”, afirmou, destacando o trabalho realizado pela ex-diretora Larissa Abdalla Britto, juntamente, com sua diretoria, com destaque para o trabalho de educação para o trânsito.

“Quero dizer aos presentes que estou aqui para somar com todos os projetos exitosos realizados nesses anos de trabalho. Pretendo contribuir com ideias e políticas públicas para salvar vidas no trânsito”, ressaltou.

O Diretor Administrativo do Detran-MA, José Rorício Aguiar de Vasconcelos Junior, afirmou que o novo diretor do Órgão irá trazer a sua experiência de gestão pública para contribuir com o legado realizado nestes últimos anos. “Tudo que foi feito no Órgão deve permanecer com as futuras realizações do novo gestor”, disse.

FORMAÇÃO – O novo diretor Geral do Detran-MA, Francisco Nagib Buzar de Oliveira, é maranhense, formado em Administração de Empresas,  e foi prefeito de Codó, no período de 2017 a 2020. Filho do empresário Francisco Carlos de Oliveira e de Therezinha Buzar de Oliveira, ele é casado com Agnes de Oliveira e tem um filho, Francisco Oliveira Neto.

A cerimônia contou, ainda, com presença do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Pedro Ribeiro, do Comandante do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Joanilson Gusmão Mota, diretores, de chefes de setores e servidores do Detran-MA, além do prefeito de Peritoró, Josué Pinho da Silva Jr, os vereadores de Codó, Leonel Filho, Valdeci Calixto, Itamar Miniz, Araújo Neto, do deputado estadual Zito Rolim e do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Phil Camarão, além de servidores e colaboradores do Detran-MA.

UMA MULHER É ASSASSINADA E OUTRA FICA GRAVIMENTE FERIDA A TIROS EM PERITORÓ

Gardênia de Sousa / Foto: Rede social
Duas mulheres foram baleadas na noite deste domingo (28), na rua da Cemar, em Peritoró – MA, por cerca de cinco homens em duas motocicletas, que chegaram ao local atirando.
De acordo com as informações, a senhora Martinha Alves da Silva, 55 anos, moradora da rua do Saco, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do crime.
Uma outra mulher, identificada por Gardênia de Sousa Cintra, 38 anos, também foi atingida pelo tiros e levada para o Hospital Geral de Peritoró.
De acordo com relatos de testemunhas, dona Martinha estava na varanda da casa de Gardênia, quando os elementos chegaram atirando.
Ninguém sabe até os momento os motivos do ato de tamanha violência contra as duas mulheres, mas a Polícia Civil deve investigar o caso para tentar descobrir os autores e a motivação do crime.

homem é encontrado morto com um golpe de facão na cabeça em Codó

Um homem  foi encontrado na manhã desta segunda-feira (1°) com um golpe de facão na cabeça. O crime ocorreu na Rua – Goiânia, bairro Santo Antônio.

De acordo com  as informações pleliminares da Polícia Militar, uma mulher encontrou o corpo ao abrir a porta ao abrir a porta de sua residência. O homem estava caído na calçada de um bar e aparentava ter sido morto com um golpe de facão na cabeça. A vítima foi indentificada como José Maria.
Testemunhas informaram que a vítima passou o dia consumindo bebidas alcoólicas e o bêbado teria decicido durmir na calçada do bar. O autor do crime não foi indentificado pela Polícia Militar.

Homem é morto pelo visinho com tiro no pescoço em Codó

Um homem identificado como Raimundo Nonato Gomes, 35 Anos, foi assassinado com um tiro no pescoço. O crime ocorreu na noite deste sábado (27), no distrito de Cajazeiras, zona rural de Codó.
De acordo com as informações apuradas pelo Blog, o crime foi praticado pelo vizinho da vítima, que usou uma “garruncha” e fugiu logo após o ocorrido.
Uma equipe equipe da Polícia Militar esteve no local colhendo informações e tentar identificar e prender o suspeito.

Equipe realiza primeira noite de fiscalização do cumprimento do decreto municipal contra o CORONAVÍRUS

TEXTO ENVIADO  – Em determinação do Prefeito Dr. José Francisco a Secretaria Municipal de Governo na pessoa do Secretario Pedro Belo em observância do comprimento das medidas de combate ao COVID-19 àpos reunião no salão nobre, sexta feira 26, uma Força Tarefa de Segurança composta por Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Dmtrans, Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militares foi as ruas para fiscalizar à aplicasibilidade do Decreto Municipal N° 4.275 de 23 de fevereiro.

Na oportunidade foram alvo das fiscalizações: bares, restaurantes, casas de show e similares.

Todos foram verificados quanto as medidas de diminuição da capacidade de atendimento ao publico, para não gerar aglomeração, as medidas sanitárias de proteção como:

todos os colaboradores quanto ao uso de máscara e no ambiente a disposição álcool gel, pia para lavar as mãos, tambem foram orientados quanto o horario de funcionamento como o decreto preconiza:

De segunda a quinta-feira até as 22:00 horas e de Sexta a Domingo até as 00:00 horas. Uma equipe mista dos órgãos fiscalizadores realizou uma visita prévia na parte da tarde informando das fiscalizações e orientando as medidas restritivas.

“*Todo serviço transcorreu dentro dos padrões da normalidade e os ambientes fiscalizados atenderam de forma integral as medidas impostas no decreto”, disse o Comandante José Fernandes – Diretor do Departamento de Segurança do Município.

Neste SÁBADO – UTI com 4 pacientes graves de Covid-19 e ala exclusiva do HGM com 80% de ocupação

UTI do HGM amanheceu neste sábado, 27, com 4 pacientes de Covid-19 internados em estado grave.

A ala Covid-19 do Hospital Geral Municipal está com 6 pacientes internados em estado moderado, restam apenas 2 leitos livres para ocupação de 100%.

Ontem, 26/02, não houve mortes.

Do dia 20  ao dia 25 de fevereiro morreram 7 CODOENSES VÍTIMAS DE CORONAVÍRUS.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Tribunal de Justiça do Maranhão suspende efeito e vigência de leis do governo de ZÉ FRANCISCO aprovadas com desrespeito ao Regimento Interno da Câmara de Codó


Já está nos autos do processo número  0801223-62.2021.8.10.0034 (1ª Vara de Codó), uma decisão assinada pelo desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Neste processo os vereadores Leonel Filho, Araújo Neto, Valdeci Calixto, Evimar Barbosa e Itamar Muniz entraram com um recurso (Agravo de Instrumento) contra uma decisão do juiz da comarca de Codó.

Na ação original, os vereadores pedem que seja anulada a sessão extraordinária que aprovou dois projetos de lei de autoria do Executivo já no governo de Zé Francisco (REFORMA ADMINISTRATIVA DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE CODÓ – aquela que define cargos e salários/ REFORMA ADMINISTRATIVA DA AUTARQUIA SAAE).

A alegação dos parlamentares do bloco de oposição foi a de que o presidente Domingos Reis desrespeitou o regimento interno a partir do rito que deve ser seguido para a convocação da uma sessão extraordinária.

O desembargador do Tribunal de Justiça do MARANHÃO concordou com os argumentos da defesa dos parlamentares, assinada pelo advogado Clélio Guerra Álvares Júnior.

Jamil Gedeon disse que ao analisar o art. 183 do Regimento Interno da Câmara de Codó é possível verificar que “NÃO FORA OBSERVADO O PROCEDIMENTO REGIMENTAL DE COMUNICAÇÃO MÍNIMA DE 3 DIAS DE ANTECEDÊNCIA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA”. Depois deixa claro que sequer o prazo de 24h, do art.  184 do Regimento foi respeitado.

O  desembargador suspendeu a tramitação dos dois projetos aprovados na sessão extraordinária do dia 07/01/2021, além da vigência e da eficácia das leis aprovadas naquela data, até o julgamento final do Agravo de Instrumento.

Por Acelio Trinidade

Vereador Dr. José Mendes e autoridades falam sobre o lançamento do Projeto CT Maranhão/Pé de Asa 2021 em Codó

Vereador Dr. José Mendes, Prefeito Dr. Zé Francisco e secretário Rogério Cafeteira

Foi realizado na Câmara Municipal de Codó na manha desta sexta-feira (26) o lançamento Projeto CT Maranhão/Pé de Asa 2021, que contou com a presença do Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro Filho, o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, o secretário municipal de Juventude e atleta olímpico, José Moreira, o líder do governo na Câmara, vereador Dr. José Mendes, entre outras autoridades municipais.

O projeto CT Maranhão/Pé de Asa foi um sucesso ano passado, será um sucesso maior este ano e será perpetuado, pois o Maranhão é um grande celeiro de atletas e Codó é uma das poucas cidades do nordeste a ter um medalhista olímpico, que é o nosso José Carlos Moreira, secretário da juventude, e que também conta com o apoio fundamental de autoridades engajadas no desenvolvimento do esporte e da juventude, como o vereador Dr. José Mendes, líder do governo na Câmara. Parabéns”, declarou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro Filho.

O CT Maranhão/Pé de Asa vai contar com recursos captados através da lei estadual de incentivo ao esporte. Vão ser quatro bases voltadas à formação de atletas nas cidades maranhenses de São Luís, Timon, Caxias e Codó. Para o vereador Dr. José Mendes, o projeto é de grande importância para a inclusão social, para formação de atletas de base e para incentivar também os atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais.

É com muito orgulho que possamos todos juntos, Executivo e Legislativo municipal, CBA e Governo do Estado, apoiar um projeto tão necessário e importante, liderado pelo ex-velocista e hoje nosso secretário municipal de juventude, José Carlos Moreira, o Codó, está pronto para ser lançado em sua edição 2021 no Maranhão, com foco na base do esporte, ajudando na formação e inclusão social de nossos adolescentes e jovens, mas também contando com atletas de alto rendimento. E Codó será um desses centros de treinamento. Parabéns a todos”, declarou o líder do governo na Câmara de Codó.

Ascom

Carro capota na MA-235 entre Coroatá a Timbiras

O veículo só parou após se chocar contra um poste de energia. Apesar do susto ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu no início da tarde de quarta-feira (24) no povoado Santo Izídio, zona rural de Coroatá. Um homem identificado como José Riancelos, de 40 anos, conduzia uma caminhonete quando ao tentar desviar de um buraco acabou perdendo o controle capotando diversas vezes até para em um poste de energia.

Além de Riancelos, que é irmão do empresário Ribamar, dono do Supermercado Central, na Trezidela, no veículo estava também um outro homem que não foi identificado. Ambos saíram ilesos do acidente.

“Chovia na hora, aí o veículo descontrolou, batemos num poste, mas graças a Deus estamos bem, só ficou mesmo danos materiais”, disse Riancelos.

Governador Flávio Dino envia novos equipamentos para UTI do HGM de CODÓ estreitando relação com Zé Francisco

Na tarde desta sexta-feira, 26/02, o governador Flávio Dino enviou para Codó respiradores, um aparelho de raio X portátil e oxímetro para a UTI do HGM.

“Estou comunicando que estamos recebendo mais três respiradores, um RX portátil e oxímetros pra UTI COVID”, disse ao blogdoacelio o secretário de Saúde Dr. Mário Braga